Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Filosofando com o pai Chico Toicinho: O que nos distancia da verdade universal?


Guest Honeymoon

Recommended Posts

Guest Honeymoon

O que nos distancia da verdade universal?
Os ídolos.

Eles são de 4 tipos: Ídolos da tribo; Ídolos da caverna; Ídolos do foro e Ídolos do teatro.
--> Ídolos da tribo: se apoiam na família ou no seu grupo social mais cotidiano. Desta forma há uma confusão mental quando o intelecto sofre influência dos afetos, de forma a confundir a natureza das coisas com aquilo que projetamos delas.
--> Ídolos da caverna: Cada indivíduo tem uma caverna pessoal, da qual não se desprende facilmente (ver em O Mito da Caverna).
--> Ídolos do foro: Palavras trocadas com outros homens que penetram no intelecto, da qual pode ocorrer inadequadas interpretações.
--> Ídolos do teatro: Adesão a diversas doutrinas filosóficas e por causa das péssimas regras de demonstração delas (que se compara à atuação de atores no palco), deturpam o significado maior de sua existência.

Todos nós temos um pouco dessas quatro, algumas em maior profundidade e outras nem tanto. Por isso, a função primordial da teoria dos ídolos é conscientizar os homens das falsas noções que barram o caminho rumo a verdade universal.

(PS.: Chico Toicinho = Fancis Bacon)

Link to comment
Share on other sites

Agradeço o relato Caroline. Acredito em Deus, no mundo espiritual e nos anjos/seres benignos que nos ajudam. Mas estes fazem com AÇÕES, MILAGRES, etc..

Ok, o que nos distancia da verdade universal.. interessante... Mas Como pode um bebê aprender a andar sozinho? As vezes, tenho a impressão que quem quer que seja que faz esse tipo de critica está zombando dos esforços dos humanos, pois esquecem de dar soluções verificáveis. Criticar os  "4 tipos" que está figurado nessa linguagem é fácil, mas e a solução melhor cadê? 

São as formas que os humanos até agora encontraram para seguir em frente. Talvez seja mais útil perguntar: COMO VERIFICAR A REALIDADE DO PLANO ESPIRITUAL ATRAVÉS DA CIÊNCIA? ou Me ensinem a ciência que utilizam no mundo espiritual? etc...

Eles falam de maneira sofisticada, mas SIMBÓLICA, e é isso que eu queria entender, por que ocultam tanto o conhecimento e nos ocultam do QUE ESPECIFICAMENTE? "Verdade Universal", Ok mas eles, que estão do outro lado, podem por favor explicar o que exatamente ela é? 

Os 4 tipos de ciências descobertas frutos dos esforço dos humanos abençoados por MILAGRE(= fonte: DEUS),, cansados de ouvirem criticas sem soluções, desenvolveram e compilaram observações humanas através de anos para compreender a realidade humana: Arte, Aritmética, Geometria e Astronomia (juntos formando o Quadrivium), os 4 ensinos das primerias universidades criadas pela Igreja, 4 linhas para entender e estudar a REALIDADE ensinadas somente após aprendido o Trivium (referente ao estudo da linguagem e raciocínio[gramática, retórica e lógica]).

 

Pois então, seja um humano ou não, para vir criticar algo produzido com esforço, estudo e inspiração, para SOLUCIONAR questões e problemas, se for para criticar que apresente uma teoria de nível equivalente ou MELHOR. Pois do contrário, para leigos como eu no momento, dá impressão que certos seres estão zombando, conspirando e etc... Contra a raça humana.

 

Qual é o propósito de criticar uma espécie sem oferecer uma SOLUÇÃO? Qual o propósito?essa é a verdadeira pergunta universal. 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest Honeymoon

Olá cyber,

Acho válida os seus questionamentos, fique certo de que somos dois perdidos nessa imensidão de dúvidas acerca do plano espiritual. Mas temos que dar um desconto pra eles lá porque estamos só começando a tentar desenvolver algum conhecimento agora, e quantas vidas ficaram pra trás sem que pudéssemos sequer imaginar em vida além da vida? Eu, por exemplo, até meados do ano passado nem cogitava estudar sobre espiritualidade, quanto mais vincular as minhas leituras em filosofia à espiritualidade. Mas vamos lá, vou tentar dissertar sobre algumas coisas que você coloca acima:

Como pode um bebê aprender a andar sozinho?

Essa questão a meu ver não se relaciona muito com verdades universais, se pensarmos que no plano espiritual as pessoas devem mais flutuar e volitar, andar seria uma condição da vivência física, um mecanicismo natural da vida humana.

As vezes, tenho a impressão que quem quer que seja que faz esse tipo de critica está zombando dos esforços dos humanos, pois esquecem de dar soluções verificáveis. Criticar os  "4 tipos" que está figurado nessa linguagem é fácil, mas e a solução melhor cadê?

Francis Bacon é um dos filósofos dos menos agressivos que já li, ele morreu em 1625. Ele não parece querer criticar a raça humana, mas sim explorar o que ninguém falou na época, mostrar que nossas barreiras mentais nos impedem de chegar ao conhecimento científico consensual dos grupos de estudos. Eu, por exemplo, interpretei os 4 tipos como 4 formas de alimentar o nosso ego de senso comum, um conhecimento limitado e não raramente errôneo, que não nos leva a progredir intelectualmente. Particularmente, do que eu entendo como “Solução” a partir do que eu interpreto desse autor, se existe alguma solução para isso aí é a meditação, limpeza diária da mente e, como diria o próprio Saulo, duvidar de tudo, nunca crer cegamente na experiência, estar sempre se questionando.

Talvez seja mais útil perguntar: COMO VERIFICAR A REALIDADE DO PLANO ESPIRITUAL ATRAVÉS DA CIÊNCIA? ou Me ensinem a ciência que utilizam no mundo espiritual?

Acho que não é por falta de tentativa do lado de lá, mas não estamos de fato preparados para receber isso. Eu, por exemplo, leio algumas coisas por aí sobre comunicação extradimensional relacionada ao meio ambiente e nem por isso consigo atingir o que esses seres querem nos dizer. Há muitas barreiras do ponto de vista educacional em nossos sistemas de ensino a serem rompidas para que tenhamos a perfeita compreensão dessas mensagens. Isso considerando ainda o fato de que eu me interesso e acredito nesse tipo de leitura, mas, vai tentar conversar com esse povo ambientalista que não crê em nada para ver se eles não vão rir da sua cara? São muitas as barreiras para isso ocorrer, percebe?

Eles falam de maneira sofisticada, mas SIMBÓLICA, e é isso que eu queria entender, por que ocultam tanto o conhecimento e nos ocultam do QUE ESPECIFICAMENTE? "Verdade Universal", Ok mas eles, que estão do outro lado, podem por favor explicar o que exatamente ela é?

Permita-me esclarecer: não são “eles” que dizem, é ele, Francis Bacon. E verdade universal é uma discussão de época sobre a ciência como produtora de verdades absolutas, ou seja, incontestáveis. Isso já vem mudando a muito tempo no quadro atual, não se fala mais em verdades absolutas produzidas pela Ciência.

Qual é o propósito de criticar uma espécie sem oferecer uma SOLUÇÃO? Qual o propósito?essa é a verdadeira pergunta universal.

Você não leu toda a obra dele e dos que vieram depois dele, então, apenas o que posso te dizer é que ele teve o mérito de ser um dos primeiros a abrir caminhos para os filósofos discutirem a questão. É muito mais fácil quando alguém abre o verbo para depois os outros caírem de pau em cima do que ele disse, do que aquele que tá cheio de dúvidas ou conspirações mas fica quieto com medo de expor seu ponto de vista e ser duramente criticado mais tarde.

Espero que não me interpretes mal, só quis tentar esclarecer as leituras que tenho de filosofia da ciência. Me perdoe se te pareço estúpida.


 

Link to comment
Share on other sites

Guest Honeymoon

Há mais uma coisa que me chamou a atenção em Francis Bacon. Em sua obra Nova Atlântida, Francis Bacon descreve uma instituição imaginária chamada Casa de Salomão, cuja finalidade “[...] é o conhecimento das causas e dos segredos dos movimento das coisas e a ampliação dos limites do império humano para a realização de todas as coisas que forem possíveis”

O link desse livro é encontrado aqui: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Nova-Atlântida-Bacon.pdf

Eu sonhei uma vez com Salomão, era um profeta da Bíblia, mas eu só vim a pesquisar o que ele tinha feito depois que já tinha sonhado. Engraçado que esse sonho era muito parecido com o Mito da Caverna, eu já relatei isso aqui há alguns meses atrás.

Link to comment
Share on other sites

Cyber, a pergunta pode não ser "o que devo adquirir?", mas "o que devo tirar". Imagine a sensação de ser um espírito livre! Livre de dogmas, de condicionamentos Familiares e sociais, de pensamentos limitadores, de quaisquer tipos de limitações da alma. Eita que deve ser baum dimais hehe! Se queremos essa liberdade, talvez o primeiro passo seja conhecer quais são os grilhões que nos prendem ao ego, e esse texto tipifica quatro deles. Conhecendo-os podemos identificá-los quando se manifestarem e tentar jogá-los fora. Então esse pequeno texto não dá o caminho, mas dá um bom começo para sabermos o que trabalhar.

 

Se você se interessa por métodos científicos na espiritualidade, sugiro que conheça o trabalho de Paramahansa Yogananda com a Kriya Yoga, que é um método científico de interiorização que conduz à experiência espiritual. Sugiro a leitura do livro "Autobiografia de Um Iogue" que é maravilhoso, todo ser humano deveria ler hehehe!

abraços

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Caroline disse:

Há mais uma coisa que me chamou a atenção em Francis Bacon. Em sua obra Nova Atlântida, Francis Bacon descreve uma instituição imaginária chamada Casa de Salomão, cuja finalidade “[...] é o conhecimento das causas e dos segredos dos movimento das coisas e a ampliação dos limites do império humano para a realização de todas as coisas que forem possíveis”

O link desse livro é encontrado aqui: http://charlezine.com.br/wp-content/uploads/Nova-Atlântida-Bacon.pdf

Eu sonhei uma vez com Salomão, era um profeta da Bíblia, mas eu só vim a pesquisar o que ele tinha feito depois que já tinha sonhado. Engraçado que esse sonho era muito parecido com o Mito da Caverna, eu já relatei isso aqui há alguns meses atrás.

Caroline, consta que Francis Bacon foi o "Imperator" da Ordem Rosacruz nessa época (sec XVII) e o seu livro A Nova Atlântida seria um plano para criar um colónia Rosacruz na América do Norte.

Link to comment
Share on other sites

Guest Honeymoon
Em 30/07/2016 at 09:35, albaman disse:

Caroline, consta que Francis Bacon foi o "Imperator" da Ordem Rosacruz nessa época (sec XVII) e o seu livro A Nova Atlântida seria um plano para criar um colónia Rosacruz na América do Norte.

Eu estava pensando na possibilidade de ele ter se lembrado de quem era em vidas passadas e ter escrito isso de caso pensado. Há passagens cuja interpretação dá margem para relacionarmos a esses assuntos de colônia no astral, projeção astral, algo muito inovador para uma época e que necessitava ser escrito de modo não escancarado para não chocar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...