Bom, acho que isso é questão de condicionamento. Todo nosso sistema automático aprende a agir cada vez mais rápido para fazer aquilo que nossa vontade busca. Só que depoia de condicionado, ele fica afobado.
Isso acontece até no aprendizado de prática esportiva. Se você aprendeu um determinado exercício, ao tentar aprender outro, que seja parecido na execução, o aprendizado do antigo INTERFERE no aprendizado do novo. Entao quem é treinador tem que planejar a ordem de aprendizado do atleta ,para que um exercicio não corrompa a técnica do outro.
Pode ser isso, você criou um atalho energético para o "processo 2" e agora para voltar ao "processo 1" provavelmente terá que parar de praticar o 2 por um bom tempo e ficar "corrigindo os desvios de rota" para o processo 1 até seu sistema automático gravar a correção.
Se não me engano acho que é o Robert Bruce que relata entrar em sonho lúcido ao invés de projeção várias vezes, toda vez que tentava se pronetar, e tinha que interromper o processo sucessivamente até conseguir.