Oi,
Deparei-me com um assunto que a bíblia dá tanta ênfase : Amarás o próximo, como a ti mesmo. Essa é toda a Torah.
Mas o judaísmo ainda continuará influenciando o planeta Terra , com o famoso Pentateuco ? Talvez menos que as religiões mais abertas e fáceis de adentrar como Cristianismo e Budismo , não sei dizer... mas o fato é que essa Religião , e as demais que surgiram no mundo, continuam sendo muito poderosas no mundo. As egrégoras espirituais são fortes , e capazem de materializar os nossos projetos de vida.
Judaísmo nos traz todo um código de conduta moral, que se voce seguir , pode elevar seu espírito a dimensões mais altas, mas não se falam em círculos abertos de aura e mundo astral. A grande sacada do judaísmo é a regularização do comportamento e pensamento.
Pessoalmente, sempre achei o Povo Judeu muito inteligente, e eles prosperam em tudo. Por isso, eles continuam vivos e influentes (apesar de uma minoria) neste século.
Durante todos esses milênios valeu a pena cultivar a crença de um DEUS Único. Daí, nossa maneira de pensar espiritualidade e refinamento de egrégoras ficou muito mais abrangente.
Tem muita gente religiosa que fica bitolada SÓ NAS ESCRITURAS como uma tentativa de justificar tudo; essas pessoas são como pequenos advogados que justificam o Divino por meio de Leis e Escritos.