Iluminare Posted October 26, 2008 Report Share Posted October 26, 2008 MARAVILHADO!!!Só as pessoas cegas acreditam na luz. Aquelas que têm olhos nãoacreditam na luz, elas simplesmente a vêem.A verdade não pode ser transferida. A verdade não pode serentregue a você por outra pessoa, porque ela não é uma mercadoria.Não é um objeto. É uma experiência.A verdade precisa de olhos meditativos. Se você não tiver olhosmeditativos, então toda a vida resume-se a fatos mortos, sem qualquerrelação entre si, acidentais, sem sentido, embaralhados... E só umfenômeno casual.Se você vê a verdade, tudo entra nos eixos. Tudo se encaixa emharmonia, tudo começa a ter significância.Lembre-se sempre de que a significância é a sombra da verdade.E aqueles que vivem apenas nos fatos levam uma vida totalmente semsentido.Não acredito em acreditar. Isso deve ser entendido emprimeiro lugar.Ninguém me pergunta: "Você acredita no botão de rosa?" Não énecessário. Você pode ver: a rosa está ali ou não está. E precisoacreditar apenas em ficções, não em fatos.A crença é confortável, é conveniente. Ela entorpece. É um tipode droga — ela faz de você um zumbi.O zumbi pode ser cristão, hindu, muçulmano — eles são todoszumbis com rótulos diferentes. E, às vezes, ficam fartos de um rótuloe resolvem mudá-lo: o hindu passa a ser cristão, o cristão passa a serhindu — um novo rótulo, diferente, mas por trás do rótulo o mesmosistema de crença.Destrua suas crenças. Certamente será desconfortável,inconveniente, mas nada de valor pode ser ganho sem inconveniência.A palavra religião tem que ser entendida. Ela é expressiva:significa juntar as partes de modo que elas deixem de ser partes e setornem o todo.Cada parte se torna o todo, em união. Cada parte, separada,está morta. Unidas, uma nova qualidade aparece — a qualidade dotodo. E levar essa qualidade à sua vida é o propósito da religião.Ela não tem nada a ver com Deus ou com o diabo. Mas, damaneira como as religiões funcionam neste mundo, elas mudaramtoda a sua qualidade, sua própria estrutura. Em vez de fazer delauma ciência de integração, de modo que os homens não sejammuitos, mas um só, as religiões do mundo todo ajudaram ahumanidade a esquecer até mesmo do significado da palavra.A religião não é algo em que acreditar, mas algo para ser vividoalgo para se vivenciar. Não é uma crença na sua cabeça, mas umaroma em todo o seu ser.Teístas e ateístas são vítimas igualmente. A pessoaverdadeiramente religiosa não tem nada a ver com a Bíblia, com oAlcorão ou com o Bhagavad Gita. A pessoa religiosa está em profundacomunhão com a existência. Ela pode dizer sim para uma rosa, paraas estrelas, para as pessoas. Ela pode dizer sim para o seu próprioser, para os seus próprios desejos. Pode dizer sim para qualquer coisaque a vida lhe ofereça.Ao ver o pôr-do-sol, por um instante você esquece seu estado deseparação e passa a ser o pôr-do-sol. Esse é o momento em quesente a beleza dele. Mas, no instante em que diz "que lindo pôr-dosol",deixa de senti-lo — você volta para a sua entidade separada efechada do ego. Agora é a mente falando. E esse é um dos mistérios:a mente pode falar e ela nada sabe, e o coração sabe tudo mas nãosabe falar.O mais belo momento da vida de uma pessoa é quando não hánem confusão nem certeza. Ela simplesmente é. Um espelhorefletindo aquilo que é, sem nenhuma direção, indo para lugaralgum, sem idéia de fazer algo, sem nenhum futuro, só absolutamenteno presente, intensamente no presente.O cognoscível é comum, mundano. O incognoscível é sagrado. Esó com o incognoscível a vida se torna uma bênção, só com oincognoscível você vibra com o milagre da vida e da existência.O conhecimento gratifica o ego. A sabedoria só acontece quandoo ego desaparece, é esquecido. O conhecimento pode ser aprendido —as universidades existem para lhe ensinar. A sabedoria não pode seraprendida, ela é como uma infecção. Você tem que ficar com umsábio, tem que andar com ele, e só então algo começará a se agitardentro de você.Quando você é capaz de ver o espelho da sua alma sem a poeirado conhecimento, quando sua alma não está coberta pela poeira doconhecimento, quando ela é somente um espelho, reflete aquilo que é.Isso é sabedoria. Esse reflexo do que é corresponde à sabedoria.Sempre que você ri, está mais perto do divino. Sempre que ama,está mais perto do divino. Sempre que canta, dança e toca música,vive a religião de verdade.A sabedoria não tem nada a ver com conhecimento,absolutamente nada. Ela tem algo a ver com inocência. Algo da purezado coração é necessário, algo da vastidão do ser é necessário para quea sabedoria cresça.Fique num estado de não-saber. Viva a partir desse estado. Olheas árvores como uma criança, olhe a lua como um poeta, olhe o céucomo um louco!Nunca deixe de se maravilhar se quiser que os mistérios sedesvendem para você. Os mistérios nunca se desvendam paraaqueles que não param de questionar. Aqueles que questionam cedoou tarde acabam numa biblioteca consultando as escrituras, porqueas escrituras estão cheias de respostas. E as respostas são perigosas:elas podem destruir a sua admiração.Elas são perigosas porque dão a sensação de que você sabe,embora não saiba. Elas lhe dão a compreensão incorreta de que agoraas perguntas estão solucionadas. "Eu sei o que a Bíblia diz, eu sei o queo Alcorão diz, eu sei o que o Gita diz. Eu consegui." Você vira umpapagaio: repetirá as coisas, mas não saberá de nada. Não é esse ocaminho para o saber — o conhecimento não é o caminho para o saber.Então, qual é o caminho para o saber? A admiração. Deixe queo seu coração dance maravilhado. Encha-se de admiração: pulse comela, inspire-a, expire-a. Por que ter tanta pressa para conseguir aresposta? Você não pode deixar que o mistério continue sendo ummistério? Eu sei que é grande a tentação para não deixar que elecontinue sendo um mistério, para reduzi-lo a um conhecimento. Porque existe essa tentação? Porque, quando você se encontra repleto deconhecimento, está no controle.O mistério controlará você, o conhecimento o deixará nocontrole. O mistério o possuirá. Você não pode possuir o mistério: eleé vasto demais e as suas mãos são muito pequenas. Ele é tão infinitoque você não pode possuí-lo. Tem que ser possuído por ele — e esse éo seu medo. Você pode possuir e controlar o conhecimento, ele é tãotrivial...Essa tentação da mente de reduzir toda maravilha, todomistério, a uma pergunta é pautada basicamente pelo medo. Temosreceio do que é extraordinário na vida, desta incrível existência.Estamos amedrontados. Por causa desse medo, criamos algunspequenos conhecimentos à nossa volta como uma proteção, comouma armadura, uma defesa.Só os covardes reduzem a meras perguntas a capacidadeincrivelmente valiosa de se maravilhar. A pessoa realmente valente,corajosa, deixa as coisas como são. Em vez de transformar amaravilha em uma pergunta, ela mergulha no mistério. Em vez detentar controlá-lo, ela deixa que o mistério a possua.A partir do estado de admiração, existem dois caminhos. Um éo do questionamento — o caminho errado. Ele leva você a acumularcada vez mais conhecimento. O outro é não questionar, mas deleitarse.Deleite-se com a maravilha que é a vida, a maravilha que é aexistência, as maravilhas que são o sol, a luz do sol e as árvoresbanhadas com seus raios dourados.Viva a admiração. Não coloque depois dela um ponto deinterrogação. Deixe-a ser como é."Arte pela arte", dizem por aí. Pode ser que sim, pode ser quenão — não sou artista. Mas posso dizer a você: a vida é só para servivida. Cada momento vale por si mesmo. Sacrificá-lo em nome deoutra coisa é falta de inteligência. E depois que o hábito de sacrificarse instala, você passa a sacrificar este momento pelo seguinte, oseguinte pelo que vem depois e assim por diante — este ano peloseguinte, esta vida pela seguinte! Trata-se de um processo simples elógico: depois que você deu o primeiro passo, inicia toda a jornada — ajornada que o leva a um deserto estéril, jornada que é autodestrutivae suicida.Viva o momento pelo alegre prazer de vivê-lo. Viva sem osentimento de dever, sem imposições, sem obrigações, semmandamentos. Você não está aqui para ser um mártir: está aqui paraaproveitar a vida ao máximo.E a única maneira de viver, amar e ter prazer é esquecer ofuturo. Ele não existe. Se você conseguir esquecer o futuro, se puderver que ele não existe, não há por que se preparar constantementepara ele. No momento em que o futuro é deixado de lado, o passadopassa a ser irrelevante por si só. Nós carregamos o passado de modoa poder usá-lo no futuro. Do contrário, por que carregaríamos opassado?E desnecessário. Se não existe futuro, para que carregar oconhecimento que o passado lhe proporcionou? Trata-se de um fardoque acabará com o prazer da jornada.E deixe-me lembrá-lo de que se trata de uma pura jornada. Avida é uma peregrinação para lugar nenhum — de nenhum lugarpara lugar nenhum. E entre esses dois pontos está o aqui e agora. Olugar nenhum consiste em duas palavras: aqui e agora.Sempre que você ri, está mais perto do divino. Sempre que ama,está mais perto do divino. Sempre que canta, dança e toca música,vive a religião de verdade.Abraço e fiquem na Luz do Amor maior... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
DuckTales Posted October 27, 2008 Report Share Posted October 27, 2008 Legais os pensamentos.Admirar a vida é exatamente o que ando fazendo mas percebi que quando admiro e me deleito com as experiencias eu aprendo de uma forma ou de outra... Então fiquei meio confuso ao que voce se refere exatamente quando fala "conhecimento"...Abraços Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcelo silva Posted October 28, 2008 Report Share Posted October 28, 2008 Exato! Tranquemos a faculdade, deixemos os empregos, vamos para as ruas e gritar alelúias, depois vamos contemplar as flores, o céu e a vida. Que miséria? Que dor! Tudo é lindo! Pra que sacrífício? Tudo está do jeito que deve estar! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcelo silva Posted October 28, 2008 Report Share Posted October 28, 2008 Pedoe-me amigo Ricardo pelo sarcarmo, só que não estou preparado para esse conhecimento. Ainda sofro, penso aprendo e duvido, e nem guardo o sábado...Escrevi um texto sobre moral (ainda que esteja sendo bem pouco ético com o meu sarcasmo!) e compreendo moral e simplicidade mais com resignação e esforço no bem que com contemplação.Abraços! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Iluminare Posted October 28, 2008 Author Report Share Posted October 28, 2008 Tudo bem...sem problema Só para deixar mais claro...nunca disse para as pessouas deixarem de viver como um humano, e sim nao ignorar as coisas simples da vida. Não estamos falando de substituição e sim de complemento, entende?Abraço e muita muita Luz! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
DuckTales Posted October 29, 2008 Report Share Posted October 29, 2008 AAAHHHHH... Se não for radical não tem graça...Ja estava aqui tentando me imaginar sem saber comer, me higienisar, me defender, andar, respirar, pensar e tudo o mais... estava tentando me imaginar sem conhecimento algum...Estava também tentando imaginar os animais sem saber se alimentar, se defender, acasalar e tudo mais também pois afinal estes são conhecimentos...Até as bactérias "aprendem" quando entram em contato com alguma substancia nova pois elas se tornam resistentes.Rapaz, a unica alternativa que me restaria seria ou "ir para frente e me fundir ao TODO" ou regredir até antes de "ter me separado do TODO" XD.Mas ainda bem que é em complemento e não substituição pois eu tinha entendido que não era mais para eu buscar aprender nada e conhecimento algum e pior, "esquecer" tudo o que eu ja sabia XD.Ainda bem que ou foi má interpretação minha ou foram dificuldades do texto em passar esta mensagem heheAbraços a todos. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Iluminare Posted October 29, 2008 Author Report Share Posted October 29, 2008 Ser culto custa tão pouco. Existem escrituras, bibliotecas,universidades. É tão fácil ser uma pessoa instruída. E depois que vocêpassa a ser instruído, fica numa situação delicada, porque o egogostaria de acreditar que esse conhecimento é seu — não só ainstrução, mas a sabedoria. O ego gostaria que esse conhecimentopassasse a ser sabedoria. Você começa a acreditar que sabe.O problema nao é apenas o conhecimento, e sim as pessouas começarem a acreditar que só livros trazem SABEDORIA.(Enquanto o texto manter as pessouas em um nivel de converça, vou continua respondendo as observaçoes com muito gosto.Caso contrario vou pedir para o administrador retirar o topico)Abraços! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
DuckTales Posted October 29, 2008 Report Share Posted October 29, 2008 Opa IluminaireGostaria de saber então como poderia eu saber se sou realmente sabio pois acredito que se eu não tivesse as experiencias que tive, "o conhecimento" etc... eu não seria quem eu sou hoje.Será que se voce não tivesse acesso aos livros e "conhecimentos" que teve voce seria realmente capaz de dizer isto?Acredito que não pois todos nós querendo ou não esquecemos completamente TUDO o que "sabiamos" antes do "encarne"...A sabedoria para mim nada mais é do que a vivencia de nossos conhecimentos e aprendizados, assim estes se cristalizam e passam realmente a fazer parte de nosso ser.Então quando nos "tornamos cultos", caso não tenhamos conhecimento prévio isto é somente "tornar culto" realmente mas quando lemos algo que o nosso Ser ja conheça então é como se "redescobrissemos a nossa sabedoria". Quantas vezes não lemos algo e compreendemos exatamente o que este alguém quis dizer e outra que passamos MUITO tempo pensando e refletindo até que possamos compreender.Mas como disse antes a sabedoria é a vivencia do que "sabemos e aprendemos". Assim sendo não existe sabedoria sem vivencia da mesma forma que "ninguem se torna sabio sem conhecer".Caso voce não aprenda coisas novas então voce simplesmente irá repetir as coisas que já faz... obviamente que ler um livro não é a unica forma de "adquirir conhecimento" mas ele é uma fonte bem "comum".Caso eu esteja equivocado em meu modo de "entender" então por favor me corrija. Explique melhor ao que voce se refere quando diz sabedoria, conhecimento e na parte em que diz porque o egogostaria de acreditar que esse conhecimento é seu — não só ainstrução, mas a sabedoria.Eu acho que é tão facil descobrir quando alguém é apenas "culto" pois este alguém somente "repete o que ouviu", ele não vive o que "sabe", o que ele diz não é autentico e pessoal e como bem sabemos a sabedoria é "uma conquista pessoal e intransferivel"...Mas não podemos nos esquecer daquele velho ditado chines:"Sabio é aquele que aprende com os erros dos outros".Abraços PAZ e LUZ Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
marcelo silva Posted October 29, 2008 Report Share Posted October 29, 2008 Olá amigos! Eu compreendo Ricardo seu pensamento, mesmo. Mesmo eu fico entormpecido quando acho que escrevi ou disse uma coisa legal. A vaidade cutuca mesmo. MAs isso é aprendizado, depois quebro a cara e, assim, aprendo humildade.Agora é difícil ficar perto do mestre e aprender por osmose. Mesmo Samael Aun Weor deixou livros... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Iluminare Posted October 29, 2008 Author Report Share Posted October 29, 2008 Amigoo Marcelo...obrigado pelo comentario Afinal oque faço eu em um forum, nao é verdade ? xDEstou escrevendo, e escrevendo heheGostei muito do comentário...obrigado por me lembra de algo muito importante como a humildade Abraço e Muita Muita FELICIDADE pra todos os amigos do GVA que é a verdadeira comprovação do caminho da sabedoria. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
DuckTales Posted October 29, 2008 Report Share Posted October 29, 2008 clap clap clap clapclap clap clap clap Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts