Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

TETRAGAMMATON

Recommended Posts

Gente eu queria saber como falar o nome: TETRAGAMMATON

Como e que se fala? e assim? TETRAGAMECHIOM?

Bom, que eu saiba TETRAGRAMMATON, se pronuncia exatamente como se le.

Agora, voce pode estar se referindo a pronuncia do nome de Deus, que em hebraico e constituido pelas letras YHVH (IOD-HE-VO-HE), e 'e a esse nome que a palavra grega TETRAGRAMMATON se refere, ou seja: porque nao podiam pronunciar esse nome, que era prerrogativa do sacerdote, acho que uma vez por ano, se nao me falha a memoria, referiam-se a esse nome de forma indireta, e' como nao querer dizer "DIABO" e dizer "o cramulhao" eheheheh, porque nessas culturas antigas os nomes dos seres eram usados na magia, entao nao SE DIZIA O NOME DE DEUSES OU DEMONIOS EM VAO, PARA NAO CHAMA-LOS ATE VOCE EM VAO.

Mas ninguem sabe como era a pronuncia correta de YHVH. o que se padronizou foi pronunciar soletrando mesmo IOD-HE-VO-HE, que e o mesmo que eu dizer que meu nome e ESSE-A-ENE-DE-ERRE-O.

Como apenas o sacerdote podia pronuncia-la, com o tempo e com a diaspora, tudo isso se perdeu na cultura judaica, cujas palavras nunca tiveram vogais, apenas consoantes.

Entao quando reconstruiram a cultura judaica, tiveram que arbitrar onde COLOCAR as vogais, para poderem pronunciar as palavras, e pela posicao de uns pontinhos sobre as letras a gente sabe quaL vogal se encaixa ali, para produzir algo pronunciavel, mas mesmo assim ninguem mais sabe como era no original, pois isso nunca foi registrado.

os hieroglifos egipcios tem o mesmo problema, e se nao me engano, o LATIM tambem. Por padrao, no Latim a gente pronuncia como se le,com excecao de algumas combinacoes, como o CH que para nos tem som de X mas no Latim e usado como K, mas ninguem sabe como era a pronuncia da epoca do Imperio Romano.