Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dúvida Carma


Recommended Posts

@tgo

Obrigado Tgo

@sandrofabres

Obrigado sandro.

 

Mas então, só para confirmar então, vamos supor que a pessoa esteja andando e uma colega passe com um automóvel e ofereça carona a ela, a pessoa diz que não há necessidade, mas a colega insiste, a pessoa enfim aceita, então, pelo que o @tgo falou, a pessoa que é ajudada não vai ganhar um carma com isso, correto?

Link to comment
Share on other sites

Essas coisas só deveriam ser respondidas por Mestres Iluminados, não por nós.

Mas, o que posso te dizer, baseado nas respostas que obtínhamos do Mestre na gnose, é que receber ajuda em alguns casos pode sim complicar.

Não num caso inócuo como esse que citou, mas imagine que você tem uma doença, que é de origem cármica. Na busca de te ajudar algum mago negro vai e te oferece os serviços dele, que usa entidades negativas mesmo, para o trabalho. Você aceita porque, "afinal se é para a cura´e para o bem não?".

Não.

Então você talvez desencarnasse por aquela doença, ou sofreri um tempo com ela. Ao usar recursos ilícitos (magia negra desvirtua lesi da naturez,a e pode sim dar um "desvios" nos efietos cármicos...por um tempo) você se poupa daquele aprendizado, mas agrava a situaçao ,então depois acaba tendo que pagar mais pesado, porque paga pelo que deveria ter pago, porém agora com juros, porque , digamos, gerou uma tensão de atraso, e ainda tem os laços com magia negra. Então sua conta aumenta, embora você só tenha "aceitado ajuda". Você acabou fazendo um "pacto" com quem não devia né?

Mas é considerado que é nosso dever ajudar a ALIVIAR o fardo dos outros, seja ou não carma, não nos compete julgar, tem que ajudar sempre, porém usando recurso lícitos. O que se alertava era que ajudar não é "cancelar" o carma do sujeito, por exemplo tirando um mendigo da rua e trazendo ele para morar com você, porque nesse caso você, que o  "ajudou" impedindo-o que siga na sua experiência, pega carma por ter interferido no dele de forma tão drástica. Já dar roupas, cobertas, algum laimeto, ajuda a aliviar, mas não remove o sujeito da situação que lhe cabe..

Obviamente espiritualistas com outra base, que não a gnóstica, terão outra  visão.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Retirei este pequeno excerto sobre o Karma do livro "Compendio de Teosofia" de C.W. Leadbeater, pois achei interessante. 

Citar

 

(...)

Além disso, os efeitos resultantes das diversas acções do homem são de carácter variado. Enquanto uns se produzem imediatamente, outros exigem tempo mais longo, e quanto mais o homem vive, mais aumenta, sobre sua cabeça, a nuvem formada pelos resultados que não se fizeram ainda sentir. Entre estes, uns são bons, outros maus. Desta massa (que nós podemos assimilar à nossa dívida para com as forças da natureza) uma parte se esgota em cada uma das vidas sucessivas, e é a esta parte, a cada vida assinalada, que se pode chamar destino do homem durante cada vida em particular.

De tudo isto concluímos que uma dose determinada de alegrias e sofrimentos está reservada a cada homem. Como aceitará este destino e que uso dele fará? Eis o que dele próprio depende. Certo é, porém, que uma certa quantidade de força se deve esgotar. Nada pode contrariar a acção dessa força; é porém sempre susceptível de ser modificada pela aplicação de uma nova forca de direção contrária, exatamente como se passa no fenômeno mecânico. O resultado de uma ação má é uma dívida como qualquer outra. Podemos resgatá-la por meio de um cheque de grande valor, no banco da vida, como, por exemplo, uma grande catástrofe, ou por meio de pequenos descontos: cuidados ou contrariedades de menos importância; ou mesmo, enfim, na moeda miúda de um número considerável de contrariedades insignificantes. Uma coisa, porém, é certa: de uma forma ou de outra, a dívida será resgatada.

Portanto, as condições de nossa vida atual resultam, incontestavelmente, dos nossos próprios atos passados. Do mesmo modo, podemos dizer que nossas ações atuais determinam a outra vida física que se seguirá a esta. O homem, muitas vezes, não consegue numa vida, ou por falta de meios, ou por circunstâncias exteriores independentes da sua vontade, ser o que desejaria ser, ou levar a vida que aspirava. Pode, porém, com certeza, assegurar para a próxima vida tudo o que desejar. As nossas ações não se limitam a nós; afetam inevitavelmente aqueles que nos cercam. Em alguns casos os efeitos produzidos são insignificantes; em outros, ao contrário, adquirem grande importância. Os primeiros, sejam bons ou maus, não são senão pequenos "débitos" ou "créditos" na conta que nós temos com a natureza; mas os outros, bons ou maus, são contas pessoais que só podem ser reguladas diretamente com o credor.

Uma refeição dada a um mendigo, uma palavra consoladora que o anime, são boas ações que trarão mais tarde, como consequência, benefícios da natureza. Mas o homem que, por alguma boa ação, consiga desviar a corrente da vida de um seu semelhante, pode ficar certo de que o encontrará em uma vida futura, porque é necessário que aquele que outrora recebeu um benefício encontre ocasião para o retribuir. Se foi um dissabor que nós causamos; o sofrimento será proporcional, mesmo que não nos encontremos nunca mais com aqueles a quem causamos desgosto. Ao contrário, em se tratando de uma afronta grave, capaz de arruinar uma vida ou retardar uma evolução, fatalmente reencontraremos mais tarde a nossa vítima, porque inevitável é que se apresente ocasião de repararmos, pela bondade e pelo esquecimento de nós mesmos, o mal que lhe havíamos feito. Enfim, as dívidas importantes são pagas; as pequenas vão aumentar o fundo comum.

(...)

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Apenas para acrescentar informação segue um trecho pequeno do livro Karma Yoga de Swami Vivekananda:

Citar

The word Karma is derived from the Sanskrit Kri, to do; all action is Karma.
Technically, this word also means the effects of actions. In connection with
metaphysics, it sometimes means the effects, of which our past actions were the
causes. But in Karma-Yoga we have simply to do with the word Karma as
meaning work. The goal of mankind is knowledge. (...)

Citar

A palavra Karma é derivada do sânscrito Kri, fazer; toda ação é Karma. 
Tecnicamente, esta palavra também significa os efeitos das ações. Em conexão com a metafísica, ela as vezes significa os efeitos, dos quais, nossas ações passadas foram as causas. Mas em Karma-Yoga nos temos simplesmente que interpretar a palavra Karma com o significado de trabalho. O objetivo da humanidade é o conhecimento. (...)

E segue toda uma explicação do que é Karma de fato, relacionando com o como a ideia de karma se relaciona com a personalidade humana, com as características individuais de cada um e seu efeito sobre o caráter humano bem como de que forma o conceito deve ser abordado no nosso dia a dia para que possamos atingir o objetivo da vida humana que, de acordo com o texto, é o conhecimento.

Yoga é um conjunto de práticas que visa o ser a alcançar a iluminação e existem diversos tipos de Yoga cujo objetivo é o mesmo mas através de caminhos distintos. O Yoga mais conhecido popularmente é o Hata Yoga onde o meio de alcançar a iluminação seria através das práticas de posturas psico-físicas e de exercícios de respiração (pranayama). Pois bem, o Karma Yoga é das práticas Yogi aquela que visa atingir a iluminação atuando diretamente através do trabalho inteiramente abnegado e desapegado dos seus frutos ou seja, atuando diretamente com o Karma.

Entre os praticantes de Yoga, tem-se como um dos mais completos exemplos de Karma Yogi o Mahatma Gandhi já que este pautou sua vida buscando ao máximo trilhar o caminho da busca pela verdade e da não violência (ahimsa) trabalhando abnegadamente em prol de todos o quanto podia. 

No livro Karma-Yoga, Vivekananda cita o Buda como o maior exemplo de Karma-Yogi e único a atingir a perfeição através desse caminho.

A quem interessar, segue um resumo do livro:

http://www.yoga.pro.br/artigos/86/85/karma-yoga-a-educacao-da-vontade

E pra quem lê em inglês e se animar, segue o pdf do livro:

http://www.vivekananda.net/PDFBooks/KarmaYoga.pdf

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

@Analia, eu conheço o uso da palavra Dharma com um significado diferente do que você está empregando. Pra mim Dharma quer dizer "caminho correto" ou "caminho para a verdade superior", pode ser utilizado para representar o caminho de uma doutrina como na frase "o Dharma do budismo":

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Darma

Não é uma coisa que suas ações geram, está mais para algo em que pautar suas ações para que elas estejam corretas.

Link to comment
Share on other sites

É, tem essa confusao sobre a palavra darma. Se pesquisarem no gogle "  karma e darma " tme algumas variantes. Na gnose mesmo , Darma é visto como Crédito, e Karma como débito, provavelmente para simplificar.

Este texto aqui comenta de passada algumas variantes:http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=396

 

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É, tem essa confusao sobre a palavra darma. Se pesquisarem no gogle "  karma e darma " tme algumas variantes. Na gnose mesmo , Darma é visto como Crédito, e Karma como débito, provavelmente para simplificar.

Este texto aqui comenta de passada algumas variantes:http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=396

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, sandrofabres disse:

É, tem essa confusao sobre a palavra darma. Se pesquisarem no gogle "  karma e darma " tme algumas variantes. Na gnose mesmo , Darma é visto como Crédito, e Karma como débito, provavelmente para simplificar.

Este texto aqui comenta de passada algumas variantes:http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=396

 

 

 

 

Entendi! O significado que a Anália usou é esse de alguns contextos budistas, né?... É que eu acho meio estranho esse uso ocidental que se faz da palavra karma como sendo algo negativo simplesmente.

Link to comment
Share on other sites

Pois é, acho que para o ocidental fizeram um uso mais popular a explicação, separando as coisas. Este site mostra como se explicava na gnose. Tem umas coisas bem literais ali, como moedinhas num jarro, mas essas coisas são frutos de experiências astrais, cuja percepção de formas pela mente  é muito afetada pelo simbolismo.

http://www.conhecimentodesimesmo.com.br/conferencia13.html

 

Link to comment
Share on other sites

On 20/5/2016 at 1:29 PM, sandrofabres said:

É, tem essa confusao sobre a palavra darma. Se pesquisarem no gogle "  karma e darma " tme algumas variantes. Na gnose mesmo , Darma é visto como Crédito, e Karma como débito, provavelmente para simplificar.

Este texto aqui comenta de passada algumas variantes:http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=396

 

 

 

 

Tbm tive acesso a esse significado quando praticava yôga, que um seria positivo e o outro negativo...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...