Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Éh possível Evoluir numa única vida ?

Recommended Posts

6 horas atrás, sandrofabres disse:

(...)

E basicamemte isso que ele esta falando, porque como nossa psique e veiculos são muito primitivos, quando voltamos a reemcarnar já nao temos a.memoroa da vida anterior e teremos outra personalidade. Então como afirmar que é a mesma pessoa? Creio que é tambem por isso que o budismo enxerga a reencarnacao diferentememte do espiritismo, que a vê como uma continuidade mais literal. 

Então esse papo de não ter corpo astral se refere mais a não ter algo DE QUALIDADE e não a NÃO TER NADA.

Esse algo de qualidade que vc fala, seria algo que te desse uma espécie de personalidade no Astral?

Pois como vc disse, em uma outra reencarnação teríamos ou poderíamos ter uma outra personalidade, ser um outro alguém, diferente da existência anterior.

Essa formação de um corpo astral seria a possibilidade de manter uma personalidade mínima para as outras vidas e que viajaria?

A pessoa desencarna e por algum tempo mantém a personalidade anterior né? Fica la prepcupado com assuntos incompletos, filhos, etc. Depois isso se apaga. 

Eu creio que esse qualidade do corpo astral só define onde você vai parar nessa fase inicial. Os bebados e fumantes acabam indo para zonas mais densas até purgar esse lixo todo. Já os que tem menos lixo no corpo astral se livram mais rápido disso. Mas ambos passarao à próxima fase,.onde a família e assuntos terrenos se tornarão pagina virada. 

• Like 1

2 horas atrás, sandrofabres disse:

Isso aí vale para todos. Também vale para a questao dos corpos solares. Mas provavelmente ele está se referinfo ao mesmo que o Leadbeater fala no Compendio de teosofoa, quando ele se refere a influencoa dos alimentos, alcool, carne, fumo, na formacao de um corpo astral mais grosseiro e portanto definindo uma faixa astral mais densa para viver no pos-mortem.

Isso, ele fala sobre o subplano correspondente, e prossegue falando q se trabalha o corpo astral corrigindo os vicios. O pensamento do Gurdjef sobre trabalhar corpo mente e pensamento pra atingir o ultimo quarto da casa me lembra isso, de o ultimo quarto ser um plano melhor em q o ser estara mais evoluiro por ter feito esse trabalho no corpo astral, com mais qualidade como vc disse.

Estou vendo uns videos sobre as leis das oitavas, e outro sobre a historia do Gurdjef.

1 hora atrás, MyEss disse:

O pensamento do Gurdjef

A questao é entender o q ele fala. Ate a pag 70 do livro o proprio autor fala isso varias vezes, ele ainda diz q nao entende como a maioria do grupo conseguia entender tudo muito rapido. Mas achei interessante pq pelo menos ele ensina como fazer na pratica, como quando por exemplo ele diz “o quarto caminho é o seguinte, vc deve trabalhar mente corpo e pensamento”, ou pelas leis das oitavas (isso so vi em videos). Se vc pegar um outro livro espirita ou ate mesmo budista geralmente fica naquela enrolação so da teoria.

Em 21/09/2024 at 04:58, sandrofabres disse:

para que algo no homem continue  de uma vida para outra ele precisa construir algo permanente nele.

É basicamemte disso que ele está falando, porque como nossa psique e veículos são muito primitivos, quando voltamos a reencarnar já nao temos a memoria da vida anterior e teremos outra personalidade. Então como afirmar que é a mesma pessoa? Creio que é tambem por isso que o budismo enxerga a reencarnacao diferentememte do espiritismo, que a vê como uma continuidade mais literal. 

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cvg3w5ye95go

---------------------------------------------

DESTAQUE DO TEXTO:

"Assim, quando eu tinha 18 meses, meus pais me levaram para a Índia para fazer uma série de provas. Colocaram vários objetos diferentes na minha frente, alguns pertencentes a Lama Yeshe, e eu sempre escolhia o correto. Além disso, reconheci pessoas que nunca havia visto e lugares em que nunca havia estado."

-------------------------------------------------
Ou seja,  provavelmente a "substância psíquica"( a "alma", o "espirito", o "ego") reencarnada era sim a mesma da vida anteiror . Mas  como criamos uma nova personalidade  a cada encarnação, a nova personalidade não tinha os mesmos interesses da.personalidade da vida passada, o que faz sentido, já que a personalidade é formada pela relação com a família , sociedade, cultura de cada época. Se não fosse assim ninguém conseguiria se adaptar às novas condições de cada reencarnação. E para se livrar da personalidade, só desencarnando, que é a razão pela figuras vistas como Mestres na sua fase madura de vida podem ainda conter traços de personalidade coerentes com uma sociedade de 50 ou 60 anos atras. Enquanto for encarnado o sujeito não consegue se livrar dos traços psicológicos que formaram  sua personalidade.

• Thanks 1

Em 21/09/2024 at 11:28, Sidinei disse:

Sandro, para entender o pensamento de Gurdjieff, vc indicaria alguma sequência dos livros dele para entede-lo, ou pode ler qualquer um aleatoriamente?

Ou, de repente, seria interessante ler algo de Ouspensky antes?

Esse post me escapou, só o vi agora.

Bom, isso é um pouco confuso. O "Fragmentos de um ensinamento desconhecido" é O LIVRO sobre o ensinamento do Gurdjieff, mas tem gente que acha dificil. Para mim sempre foi muito fácil mas desconfio que seja por alguma afinidade pessoal com essas idéias, porque eu simplesmente fui reconhecendo tudo ali, nada me espantou. Provavelmente devo ter tido contato com isso em vidas anteriores. E na verdade eu nem ente dia nada da Gnose do Samael quando lia os livros dele. Achava era engraçado e maluco. Mas após ter lido as obras do Ouspensky/ Gurdjieff foi que entendi melhor onde o Samal tentava chegar, e onde o trabalho da gnose competava o que faltava mo trabalho do Gurdjieff. E só então foi que entrei na Gnose. Por isso eu entendo as criticas que se faz ao Samael, ri muito sozinho lendo os livros dele ante de entender o que tinha ali, APESAR das tosquices dele.

Em tese Fagmentos tem intrroducao desenvolvimento e conclusao do ensino do gurdjieff, tanto que o G aturoizou o Ouspensky a publicá-lo. Pois esse era um compromisso que o Ouspensky assumiu com ele, deixando claro que não aceitaria votos de segredo, tão comuns à ordens esotéricas. E o Gurdjieff só lhe pediu que esperasse ate entender direito o sistema antes de publicar, para não explicar errado. 

Mas.... 

Eu gosto masi da sequencia de leituras que eu fiz inadvertidamente, só que nunca recomendo porque isso e para quem lê mesmo. E hoje em dia os caras tem preguiça de ler até meus ppta longos, imagina uma sequencia de livros de 400pgs cada, ehehe

Eu sugeriria ler primeiro

-Um Novo modelo do Universo, do Ouspensky. 

Na verdade esse livro é um conjunto de pequenoa livros publicados todos juntos. Cada capítulo ( cada livro na verdade) trata de um assunto diferente, e todos foral publicados antes que o Ouspensky conhecesse o Gurdjieff e resscritos depois, por isso casa capitulo tem duas datas, tipo 1914-1940. Acho interessante porque o atrativo sao os temas ( tarô, sonhos lucidos, quarta dimensao, os evangelhos, o esoterismo, arte objetiva e subejetiva, sexualidade, etc) , porém dentro de cada tema o ouspensky introduz uma certa forma de ver a coisa que se conecta com o o ensinamento do Gurdjieff. Então meio que " prepara o espirito do leitor para os temas que no Fragmentos serão o " prato principal"

- Depois desse deveria-se ler o Fragmentos, cujo inicio acontece em sequência apos o capitulo do Um Novo modelo do universo em que o Ouspensky relata viagens pelo oriente em busca do ensinamemto esotérico. A ironia se dá porque ele o encontra exatamente  na cidade de onde saiu, na rússia, com o Gurdjieff. 

- Após o fragmentos o recomendável seria ler O Quarto Caminho, que já é transcricao de palestras do Ouspensky apos ele ter se afastado do Gurdjieff. Ao que parece havia diferenças na forma de ambos trabalharem,mas nao no ensinamemto, que é sobre o que o Quarto Caminho trata. Cada capitulo tem a transcrição da palestra e a seguir perguntas e respostas sobre aquele tema. Portanto é um livro que conplementa muito bem o Fragmentos.

Na verdade o Gurdjieff foi quem mudou a maneira de trabalhar durante o período em que esteve na França, acho que no inicio da década de 30. O Ouspensky nao se adaptou e se afastou.

As más línguas sugerem que a verdadeira causa foi comportamento inadequado do Gurdjieff em relação à esposa do Ouspensky, e outras más línguas também alegam que o filho do casal De Salzmann era na verdade filho de Jeanne de Salzzmann e do Gurdjieff.

Alexandre de Salzmann rompeu com o G e morreu poucos anos ( ou meses) depois se jamais terem voltado a serem amigos. Jeanne de Salzmann virou a sucessora do G na liderança mundial dos grupos.

Alexandre de Salzmann foi colocar uns pingos nos is com o Gurdjieff num café e disse algo que o Gurdjieff nao gostou e  lhe  jogou os doces que estavam na mesa por cima do Alexandre, o que me sugere que a acusação do Alexandre fosse ridícula e paranóica, porque qual homem enraivecido  jogaria comida na cara de outro caso fosse supreendido com a verdade?? Você só faz algo assim se tem desprezo pelo grau de ridículo do qual está sendo acusado né? Porém, a versão que ficou para a história é essa sobre o filho dos De Salzmann...

Existem outros livros que tratam da obra do gurdjieff, e só acho interessante o Nossa vida com Gurdjieff, do Thomas de Hartmann

Nao li a obra do Maurice Nicoll sobre isso. E recentemente saiu  um livro-resumo das idéias:

https://a.co/d/6asV0Ej

• Like 1

E aqui tem uns capítulos do "Um novo modelo do universo" que a meu ver mais se relacionam com a idéia principal do Fragmentos:

https://drive.google.com/file/d/1M0Zedfw5xjqVMqzj1KfDn7DNnyJa4F4q/view?usp=drivesdk

Esse livros as vezes sao dificies de achar para comprar, e hoje em dia livro esgotado virou fonte de especulacao para gente que nao gosta de  trabalhar, só  querem especular com materiais esgotados que deveriam custar no máximo 60% do preço do livro novo, caso estivesse à venda ainda.

• Like 1

23 horas atrás, sandrofabres disse:

Na verdade o Gurdjieff foi quem mudou a maneira de trabalhar durante o período em que esteve na França, acho que no inicio da década de 30. O Ouspensky nao se adaptou e se afastou.

As más línguas sugerem que a verdadeira causa foi comportamento inadequado do Gurdjieff em relação à esposa do Ouspensky, e outras más línguas também alegam que o filho do casal De Salzmann era na verdade filho de Jeanne de Salzzmann e do Gurdjieff.

vi alguem dizer num video q o motivo foi q o ouspensky nao concordava com o metodo do gurdjef de usar a musica e a dança.

Em 21/09/2024 at 10:28, Sidinei disse:

Sandro, para entender o pensamento de Gurdjieff, vc indicaria alguma sequência dos livros dele para entede-lo, ou pode ler qualquer um aleatoriamente?

Ou, de repente, seria interessante ler algo de Ouspensky antes?

acho q vc vai gostar desse livro fragmentos, tem umas explicações muito interessantes do gurdjef; mas o q eu gostei mesmo foram as explicações sobre o homem nivel 1 a 7 e o quarto caminho; inicia pra testar.

• Like 1

22 minutos atrás, MyEss disse:

acho q vc vai gostar desse livro fragmentos, tem umas explicações muito interessantes do gurdjef; mas o q eu gostei mesmo foram as explicações sobre o homem nivel 1 a 7 e o quarto caminho; inicia pra testar.

@Sidinei se vc for ler, tem umas coisas q ele diz q eu estranhei bastante, essa questao de trabalhar o corpo astral, q eu tirei duvida c o sandro, e outras; eu ouvi alguem dizer num video q ele ensinava assim pra dar um choque de realidade no ouvinte, pra pessoa se mexer; mas sei pouco sobre ele, e ainda estou no inicio.

uma outra coisa q eu ia te sugerir, se vc tem interesse em ler, é ler o livro um curso em milagres; pq vc disse q ja fez curso pra ser padre, e esse livro é um livro espiritualista q usa uma linguagem cristã pra explicar sobre a criação do mundo, o ego, o eu superior, q ele chama de espirito santo, e a voz q dita o livro é do Cristo; eu consegui entender bem melhor por esse livro.

• Like 1

• 1 month later...
Em 24/09/2024 at 06:47, Sidinei disse:

Obrigado, @MyEss. Eu comecei a ler "um novo conceito de universo".

Vou seguir a sequência que o @sandrofabres passou, mas muito obrigado pelas dicas.

cara, parece q estou supervalorizando, mas da uma lida por cima so em algumas explicações do livro “um curso em milagres”, so pra ver.

• Like 1

Em 17/09/2024 at 18:52, sandrofabres disse:

Resumidamente só temos como corpos REAIS o fisico e o etérico. Os demais são "simulacros". Por isso nossas emoções são difíceis de controlar, a projeção astral nunca é dominada, e a mente é fragmentada e contraditória. 

Os verdadeiros corpos sutis precisam ser construídos pelo trabalho alquímico: 

Basicamente você vê lá no livro a "Lei das oitavas" e "os 3 tipos de alimentos" . 

As oitavas dos 3 tipos de alimentos se complementam mutuamente, cobrindo os " brancos de oitava" em cada uma delas e permitindo que o processamento das energias  do corpo vá até o Hidrogenio Si-12. Esse é o ponto final do processamento dos 3 tipos de alimentos. É o máximo nível de aprimoramento possível a quem só segue os rumos da natureza.

Para avançar a partir disso precisa um novo " choque consciente", para saltar para uma nova oitava de progressão. Isso é feito ( isso nao é explicado no livro) pelo trabalho com magia sexual, porque atraves da estimulacao dessa energia sem que se chegue ao orgasmo os " vapores" dessa energia sao transmutados (digamos que sofrem um " salto quantico"). Esse novo "superesforço consciente" dá inicio à uma nova oitava que levarà à cristalização dessa energia para que vão sendo formados os corpos sutis reais, ditos " solares".

A idéia é que através dos anos a pessoa vá acumulando/transmutando essa energia, que vai impregnando os corpos lunares ( simulacros) até que sejam formados  os  corpos sutis reais, ditos " corpos solares".

E aí quem criou um corpo astral solar pode usá-lo para se projetar com a mesma faciliade que usamos o corpo físico. Não haveria toda essa dificuldade  que emfrentamos por estarmos usando um simulacro de corpo astral, algo muito " meia boca".

“Gurdjieff disse: "Você não é nada, apenas o corpo, e quando o corpo morre, você vai morrer também. Só de vez em quando é que uma pessoa sobrevive – só aquele que criou a alma em sua vida sobrevive à morte – não todos. Um Buda sobrevive; um Jesus sobrevive, mas você não! Você simplesmente vai morrer, nem mesmo um traço seu será restará ".

O que Gurdjieff está tentando dizer? Ele estava provocando um choque em suas próprias raízes, ele estava tentando tirar todo o seu consolo e suas teorias tolas que lhe  fazem adiar o trabalho sobre si mesmo. Agora, dizer às pessoas: "Você não tem alma, você é como um legume, apenas um repolho ou talvez uma couve-flor – uma couve-flor é um legume com uma educação universitária – Mas nada mais do que isso.  Ele era realmente um mestre por excelência. Ele estava tirando o próprio chão de debaixo dos seus pés. Ele estava lhe dando um choque tão grande que você era obrigado a pensar  sobre toda a situação:  você quer continuar a ser um repolho? Ele estava criando uma situação para você na qual a única saída seria você procurar sua alma, afinal, quem quer morrer?

E a idéia de que a alma é imortal tem ajudado as pessoas a se consolar com o fato de que eles não vão morrer, que a morte é apenas ilusoria, apenas um longo sono, um sono reparador, e você vai nascer de novo. Gurdjieff diz: "Tudo bobagem. Isso tudo é um absurdo! Morto, você está morto para sempre, a menos que você tenha criado uma alma .... "

Agora veja a diferença:  foi lhe dito que você já tem uma alma  e Gurdjieff muda totalmente este conceito. Ele diz: "Você não tem uma alma, mas apenas uma chance de te-la.  Você pode usá-la, ou você pode perdê-la".

E eu gostaria de dizer-lhe que Gurdjieff estava apenas usando um dispositivo. Não é verdade. Todo mundo nasce com uma alma. Mas o que fazer com as pessoas que têm utilizado consolações como verdades? Um grande mestre às vezes tem que mentir – e só um grande mestre tem o direito de mentir – apenas para retirá-lo do seu sono diário.”

Osho, The Dhammapada: The Way of the Buddha, Vol. 2. Talk #2

É porque TUDO que o Gurdjieff fala gira em torno de construir uma individualidade permanente, algo que não sofra " blackouts" de consciencia, seja pelo sono, seja pela morte. Porque " isso que você acha que é", sua identidade, de fato nao continuará após a morte, será apagado mais cedo ou mqus tarde. E o que voltar não será o mesmo, porque não volta com as  memórias. É nesse sentido. 

Porém, é um exagero, eu diria que exatamente o pela mesma motivacao que Jesus, quando ele diz que há apenas uma vida e depois o juiízo. Temos que viver COMO SE só tivéssemos uma chance de acertar. Porque ser relapso nisso, como as pessoas repetem os mesmos erros vida após vida, te prenderá numa espiral de erros por milênios. Então só importa mesmo ESTA VIDA. 

Mas isso é apenas estratégia de ensino.

• Thanks 1