Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Somos ajudados espiritualmente?

Recommended Posts

Oi gente, tudo bem?

Gostaria de saber o seguinte, os mentores ou amparadores são espíritos que nos ajudam? Todas as pessoas têm?  Eles nos ajudam só quando estamos projetados, ou também quando estamos no corpo físico em alguma situação de sofrimento?  Como seria essa ajuda, se a gente não consegue perceber eles?

Se eu pedir pra eles ajudarem outras pessoas eles vão ajudar? Os animais também são ajudados no sofrimento deles?  Pergunto isso porque existe tanto sofrimento no mundo que a gente nem faz idéia,  queria saber se naquelas situações de sofrimentos extremo como em guerras por exemplo, existe alguma espiritualidade ajudando os encarnados.

Obrigada!

Aos Anjos Guardiões E Aos Espíritos Protetores

Todos nós temos um Bom Espírito, ligado a nós desde o nascimento, que nos tomou sob a sua proteção. Cumpre junto a nós a missão de um pai junto ao filho: a de nos conduzir no caminho do bem e do progresso, através das provas da vida. Ele se sente feliz quando correspondemos à sua solicitude, e sofre quando nos vês sucumbir. Seu nome pouco importa, pois que ele pode não ter nenhum nome conhecido na Terra. Invocamo-lo, então, como o nosso Anjo Guardião, o nosso Bom Gênio. Podemos mesmo invocá-lo com o nome de um Espírito Superior, pelo qual sintamos uma simpatia especial.

Além do nosso Anjo guardião, que é sempre um Espírito Superior, temos os Espíritos Protetores, que, por serem menos elevados, não são menos bons e generosos. São Espíritos de parentes ou amigos, e algumas vezes de pessoas que nem sequer conhecemos na atual existência. Eles nos ajudam com os seus conselhos, e freqüentemente com a sua intervenção nos acontecimentos de nossa vida. Os Espíritos simpáticos são os que se ligam a nós por alguma semelhança de gostos e tendências. Podem ser bons ou maus, segundo a natureza das inclinações que os atraem para nós. Os Espíritos sedutores esforçam-se para nos desviar do caminho do bem, sugerindo-nos maus pensamentos. Aproveitam-se de todas as nossas fraquezas, como de outras tantas portas abertas, que lhes dão acesso à nossa alma. Há os que se agarram a nós como a uma presa, mas afastam-se quando reconhecem a sua impotência para lutar contra a nossa vontade.

Deus nos deu um guia principal e superior em nosso Anjo Guardião, e como guias secundários os nossos Espíritos Protetores e Familiares. É um erro, entretanto, supor que tenhamos forçosamente um mau gênio junto a nós, para contrabalançar as boas influências daqueles. Os maus Espíritos nos procuram voluntariamente, desde que achem possível dominar-nos, em razão da nossa fraqueza ou da nossa negligência em seguir as aspirações dos Bons Espíritos,e somos nós, portanto, que os atraímos. Disso resulta que não somos nunca privados da assistência dos Bons Espíritos, e que depende de nós o afastamento dos maus. Pelas suas imperfeições, sendo ele mesmo a causa dos sofrimentos que o atingem, o homem é quase sempre o seu próprio mau gênio. (Cap. V, nº 4). A prece aos Anjos Guardiães e aos Espíritos Protetores deve ter por fim solicitar a sua intervenção junto a Deus, pedir-lhes a força de que necessitamos para resistir às más sugestões, e a sua assistência para enfrentarmos as necessidades da vida.

Prece – Espíritos sábios e benevolentes, mensageiros de Deus, cuja missão é assistir aos homens e conduzi-los pelo bom caminho, amparai-me nas provas desta vida; dai-me a força de sofrê-las sem lamentações; desviai de mim os maus pensamentos, e fazei que eu não dê acesso a nenhum dos maus Espíritos que tentariam induzir-me ao mal. Esclarecei a minha consciência sobre os meus próprios defeitos, e tirai-me dos olhos o véu do orgulho, que poderia impedir-me de percebê-los e de confessá-los a mim mesmo. Vós, sobretudo, meu Anjo Guardião, que velais mais particularmente por mim, e vós todos, Espíritos Protetores, que vos interessais por mim, fazei que eu me torne digno da vossa benevolência. Vós conheceis as minhas necessidades; que elas sejam satisfeitas segundo a vontade de Deus.

https://evangelhoespirita.wordpress.com/coletanea-de-preces-espiritas/ii-preces-pessoais/i-aos-anjos-guardioes-e-aos-espiritos-protetores/

12 minutos atrás, Mary disse:

Gostaria de saber o seguinte, os mentores ou amparadores são espíritos que nos ajudam?

Sim.

12 minutos atrás, Mary disse:

Todas as pessoas têm?

´Todas as pessoa tem afinidades espirituais com diversos seres. Depende da sua sintonia e também dos laços pré-nascimento:

18 minutos atrás, Mary disse:

Eles nos ajudam só quando estamos projetados, ou também quando estamos no corpo físico em alguma situação de sofrimento?  Como seria essa ajuda, se a gente não consegue perceber eles?

Não é você quem tem que percebê-los para que a ajuda seja possívle, são eles que precisam percebê-la. No livro auxiliares invisívi, do leadbeater, tem uns relatos bem interessantes (anexo)

20 minutos atrás, Mary disse:

Se eu pedir pra eles ajudarem outras pessoas eles vão ajudar? Pergunto isso porque existe tanto sofrimento no mundo que a gente nem faz idéia,  queria saber se naquelas situações de sofrimentos extremo como em guerras por exemplo, existe alguma espiritualidade ajudando os encarnados.

Pedri você pede. Se a ajuda poderá ser feita é outra questão, porque se é verdade que existe muito sofrimento, tabém é verdade que esse sofrimento tem uma causa. Então para que se posa fazer algo , quem vai receber ajuda tem que estar no momento certo. E isso está relacionado com muitas coisas, e as vezes com carma. Por isso é bom pedri "a Deus", peça no topo da escala, que dali a turma ve se deve escalar alguém para ajudar. Se ovce pede na base da escla, para "Santo Zezinho,"  pode ser que o SantO Zezinho não tenha capacidade de atua,r ou pior, pde ter capacidade, mas não ter clareza, e acabar interferindo onde não devia.

O Laércio tem um relato interessante sobre isso, aos 8:50 deste vídeo:

Leadbeater- Auxiliares-Invisiveis.pdf

• Like 1

3 horas atrás, Mary disse:

e os animais,  também são cuidados por seres espirituais?  

Também, mas de maneira diferente.

Os animais não têm uma alma individualizada como os seres humanos. Têm uma alma coletiva também chamado espirito grupo. São cuidados por espíritos elementais, uma evolução diferente da humana.

Os animais domésticos são os mais próximos do ser humano e os mais evoluídos (cães, gatos, cavalos, etc.), serão a próxima humanidade e reencarnarão como espíritos individuais.

Segundo consta, há "quintas" no astral, cada qual com a sua espécie animal, onde estes são cuidados.

Não acredito que os animais possuem alma grupal, acho que cada um é um ser individual, de acordo com pesquisas do psiquiatra Ian Stevenson, existem crianças que recordam de vidas como animais e contam que viveram de tal e tal forma e morreram de tal e tal forma. Queria mto saber se os animais tb tem proteção?  

2 horas atrás, Mary disse:

Não acredito que os animais possuem alma grupal, acho que cada um é um ser individual, de acordo com pesquisas do psiquiatra Ian Stevenson, existem crianças que recordam de vidas como animais e contam que viveram de tal e tal forma e morreram de tal e tal forma. Queria mto saber se os animais tb tem proteção?  

Não conheço essas pesquisas. Há alguma criança que se recorde de ter vivido como abelha? Ou formiga????

35 minutos atrás, albaman disse:

Não conheço essas pesquisas. Há alguma criança que se recorde de ter vivido como abelha? Ou formiga????

Eu li sobre uma que lembrava ter sido uma cobra. Pesquisa sobre os estudos do dr Stevenson, tem bastante coisa interessante ?

2 horas atrás, sandrofabres disse:

Há alguns poréns nisso. Os animais que ficam mais proximos de nós, como cães e gatos, sofrerão, em algum momento, essa individualização , que os separa da alma grupo. Mas é um processo individual, a regra geral é esse papo de nao ter individualidade.

Sandro,  quem são as pessoas que dizem que tem alma grupal, com base em que conhecimento elas dizem isso? Vc sabe me dizer, por favor?

É conhecimento esotérico comum, algo como conhecer o mapa mundi sabe? Ninguém parece discordar disso, é "tradição apenas. Creio que surgiu com a Teosofia.

O Ramatis também repete isso no Fisiologia da alma, no capítulo sobre vegetarianismo (anexo, pag 41 do pdf ) e no livro Vegetarianismo e ocultismo, do Leadbeater e Annie Beasant, tem notas sobre isso nas pag 15 e 18 do pdf anexo, e no texto da pg 18 voce encontra um pouco mais

Ramatis vegetarianismo(1).pdf

Leadbeater Vegetarianismo e ocultismo.pdf

• Like 1

Versão teosófica (resumida):

O que distingue o homem dos animais e dos vegetais, é que, somente ele, é verdadeiramente uma alma.

No homem, esta alma só se pode manifestar no mundo físico através de um corpo único; ao passo que, no animal e na planta, a alma reveste simultaneamente vários corpos diferentes. Além disso, um homem, quando abandona o seu corpo físico, fica em estado de entidade distinta, separada das outras, e este estado permanece. Entretanto, quando um leão morre, aquilo que foi a sua alma toma à massa de que proveio e donde tinha simultaneamente provindo a alma de muitos outros leões. Esta massa designamos pelo nome de "alma-grupo".

Suponhamos que a esta alma se ligue uma centena de corpos pertencentes ao gênero leão. É evidente, cada um destes corpos receberá a centésima parte da alma-grupo, e a reterá durante toda a sua existência. Este leão parecerá perfeitamente distinto de seus semelhantes e, do mesmo modo que o homem, poderá ser considerado como um indivíduo. De fato, a sua individualidade não é permanente. Depois da morte, a sua alma reflui, como dissemos, na alma-grupo. Demais, quando de novo se encontrar separada, não será precisamente idêntica à que era antes.

Uma comparação fará, talvez, melhor compreender o que precede. Imaginai a almagrupo representada pela água contida num vaso qualquer, um cântaro, por exemplo, e os cem corpos dos leões por cem copos. Cada copo mergulhado na água do cântaro sai cheio de líquido. Este líquido representa a alma separada de um leão. Toma a forma do copo que a contém, e se encontra temporariamente separada, ao mesmo tempo, da água contida no cântaro e da contida nos outros copos.

Suponhamos agora que se introduza em cada copo uma matéria corante ou um aroma qualquer diferente, de modo que cada copo possua uma côr ou aroma especial. Ter-se-ão assim representadas as qualidades particulares adquiridas pela alma distinta do leão durante o seu período de vida. Agora, derrame-se o líquido do copo no cântaro e, ter-se-á simbolizado a morte do leão. Notemos que as moléculas deste líquido se misturam ao resto da água contida no cântaro. A matéria corante ou o aroma que encerrava, foi difundido em toda a água do cântaro e esta toma uma coloração fraca ou um sabor menos pronunciado que a de cada copo separado. O mesmo acontece com as qualidades adquiridas, graças à experiência, pela alma de um único leão; uma vez difundidas na alma-grupo, ficam espalhadas em toda a massa, porém num grau de menor "saturação".

É fácil conceber que a água que novamente se retirasse do cântaro não seria exatamente idêntica à que aí se encontrava antes. Conservaria, entretanto, traços ou da coloração ou do sabor particular de cada um dos líquidos que aí foram vertidos. E assim as qualidades adquiridas pela experiência de cada leão tomam-se propriedade comum a todos os leões destinados a nascer da mesma alma-grupo; o valor destas qualidades se encontra aí, porém mais fraco que no indivíduo que as desenvolveu.

Tudo isso explica claramente a hereditariedade dos instintos. Compreender-se-á, desde então, que o patinho chocado pela galinha seja atraído pela água e nade; que o pintinho, ao sair do ovo, se oculte, se agache desde que perceba a sombra de um falcão; enfim, que a ave chocada artificialmente, sem ter nunca visto ninho, construa um, conforme as tradições de sua espécie. 

Em nível inferior da escala animal, encontram-se corpos inúmeros ligados a uma única alma-grupo. À proporção, porém, que se sobem os degraus da evolução, cada vez mais diminui o número de corpos, ligados a uma única alma-grupo. Resultam daí diferenças cada vez mais acentuadas entre os indivíduos dos degraus superiores.

As almas-grupos podem fragmentar-se. Voltemos, para compreender melhor o fato, à comparação do cântaro. À. medida que os copos sucessivamente esgotaram a água contida no cântaro, e a restituíram, a massa d'água adquire uma coloração cada vez mais carregada. Suponhamos que, neste momento, pouco a pouco, se vai formando uma espécie de membrana vertical dividindo em dois o volume interior do cântaro. Suponhamos também que, cada vez que se tira um copo com água de uma das metades do cântaro, se lhe restitui água pura em quantidade igual. Chegará o momento em que o líquido de uma das partes do cântaro apresentará uma diferença nítida com o que contém a outra. De fato, podemos dizer que temos dois cântaros distintos. Fenômenos análogos apresentam exatamente a alma-grupo. Divide-se em duas, como a célula, por uma verdadeira segmentação. À medida que o progresso se acentua, as almas-grupos tornam-se cada vez menores e ao mesmo tempo mais numerosas. No estádio mais elevado, aparece, enfim, o homem com a sua alma individual, distinta para sempre de qualquer outro agrupamento de almas.

Cada uma das Vagas de Vida vivifica um reino inteiro. As almas-grupos, entretanto, não se encarnam necessariamente em todos os diferentes organismos dependentes de um mesmo reino, dos mais elementares até aos mais aperfeiçoados. Por exemplo, uma alma-grupo que no reino vegetal forneceu almas a várias árvores vegetais, chegando a um certo grau de evolução, está bastante aperfeiçoada para passar ao reino animal, e deixando de lado os organismos inferiores, insetos e reptis, pode-se dizer que entrará na vida animal, no nível dos mamíferos inferiores. Pode-se admitir mesmo o raciocínio de que os insetos e os reptis pertencem a almas-grupos que, por uma razão qualquer, deixaram o reino vegetal em um nível certamente inferior. Igualmente as almas-grupos chegadas ao mais alto grau de aperfeiçoamento do reino animal, não se individualizarão nos corpos de selvagens, porém nos de homens pertencentes a um tipo um pouco mais evoluído. As almas dos selvagens provêm de almas-grupos que abandonaram o reino animal em um nível inferior.

O conjunto das almas-grupos pode dividir-se em sete grandes tipos, segundo o Ministro da Divindade, por intermédio do qual a Sua vida foi difundida. Podem-se facilmente distinguir estes tipos nos grandes reinos da natureza, e em suas subdivisões. Da série ininterrupta de suas espécies, desde os animais, os vegetais, até aos minerais e às últimas variedades de criaturas “elementais", podem-se formar sete grupos principais, tão distintos um dos outros que o sopro de Vida que passou sobre um destes grupos nunca se dirigirá sobre nenhum outro.

Não se fez ainda a lista minuciosa dos animais, vegetais e minerais encontrados sob este ponto de vista. Porém, é incontestável que a vida que atravessa alma de um mineral, por exemplo, não pode vivificar, ao mesmo tempo, a de um outro mineral pertencente a um tipo diferente do seu, se bem que possa variar no campo de seu próprio tipo. O mesmo se dá com os vegetais e os animais. Finalmente, quando a vida atingir à humanidade, individualizar-se-á exclusivamente nos homens de um tipo particular.

O método de individualização consiste em elevar a alma de um animal a um nível tão superior ao de sua alma-grupo, que lhe seja impossível tornar a ela. Todavia, isso só acontece com certos animais, cujos cérebros chegaram a um grau avançado de desenvolvimento. Em geral, é mister colocar o animal em contato direto com o homem. A individualização só é, pois, possível aos animais domésticos e, ainda assim, não o é para todas as espécies. À frente de cada um dos sete tipos, de que já falamos, existe um espécime de animal doméstico. O cão é um deles; o gato, outro; o elefante, um terceiro; o macaco, um quarto, etc. Todos os outros animais poderiam figurar em sete linhas, terminando nos sete animais típicos. A raposa e o lobo, por exemplo, se encontrariam na mesma linha que o cão, enquanto o leão, o tigre e o leopardo se colocariam na linha correspondente ao gato. Em consequência, a alma-grupo que animava os cem leões de que já fizemos menção, poderia, em um grau mais avançado de sua evolução, se dividir, por exemplo, em cinco almas-grupos, animando cada um vinte gatos.

In: Compêndio de Teosofia - C. W. Leadbeater

3 minutos atrás, sandrofabres disse:

Trecho bem melhor! Nem lembrava de ter isso no Compêndio, porque essa visão é tão conhecida que devo ter passado os olhos por essa parte quando o li, ehehee.

Sim, é uma visão aceite pela maioria. Por acaso não me lembro de nenhum autor de obras esotéricas que discorde desta visão. O que não significa que não exista, claro. :)

Trouxe uma pequena colaboração para esse maravilhoso estudo sobre os animais, para compartilhar o pouquinho que consegui pesquisar sobre o tema:

Sobre a evolução anímica, o autor Gabriel Delanne informa que:  "É  mediante  uma  evolução  ininterrupta,   a  partir  das  formas  de  vida  mais  rudimentares,  até  a condição  humana,  que  o princípio  pensante conquista, lentamente,  a  sua  individualidade.  Chegado  a este estágio,  cumpre-lhe  fazer  eclodir  a  sua espiritualidade,  dominando  os instintos  remanescentes da  sua  passagem  pelas  formas  inferiores,  a  fim  de elevar-se,  na  série  das  transformações,  para  destinos sempre  mais  altos". 

Obrigada pelas informações, são interessantes.  Mas ainda assim, se vc for ver pela experiência direta, tanto de pessoas que lembram de vidas passadas, quanto de pessoas que tem experiência de quase morte, e reencontram seus animais de estimação que tinham morrido, os animais, todos eles, tem alma individual sim! Eu acredito que até as plantas tenham. É só pesquisar nos estudos dessas experiências pra ver, como aqui por exemplo, é em vários outros sites http://www.lifeafterdeathexperiences.org/are-there-animals-and-pets-in-the-afterlife/

Talvez essa idéia de alma grupal de animais seja só um dogma ou tradição de espiritualistas, não sei...

Esse estudo sobre os animais é algo muito fascinante para mim! Para colaborar mais um pouco com esse estudo, trouxe uma questão de O Livro dos Espíritos, que fala sobre isso:

"598. Após a morte, conserva a alma dos animais a sua individualidade e a consciência de si mesma?

'Conserva sua individualidade; quanto à consciência do seu  eu, não. A vida inteligente lhe permanece em estado latente.'”

14 minutos atrás, Mary disse:

Obrigada pelas informações, são interessantes.  Mas ainda assim, se vc for ver pela experiência direta, tanto de pessoas que lembram de vidas passadas, quanto de pessoas que tem experiência de quase morte, e reencontram seus animais de estimação que tinham morrido, os animais, todos eles, tem alma individual sim! Eu acredito que até as plantas tenham. É só pesquisar nos estudos dessas experiências pra ver, como aqui por exemplo, é em vários outros sites http://www.lifeafterdeathexperiences.org/are-there-animals-and-pets-in-the-afterlife/

Talvez essa idéia de alma grupal de animais seja só um dogma ou tradição de espiritualistas, não sei...

Mary, apenas para destacar, vou repetir aqui o que o Sandro já falou lá atraz:

21 horas atrás, sandrofabres disse:

Há alguns poréns nisso. Os animais que ficam mais proximos de nós, como cães e gatos, sofrerão, em algum momento, essa individualização , que os separa da alma grupo. Mas é um processo individual, a regra geral é esse papo de nao ter individualidade.

Em algum momento, os animais de estimação se individualizam de sua alma grupo. É provável que sua convivência com os seres humanos influencie para que isso ocorra.

Aliás... é nesse ponto em que o espírito começa a se preparar para, no futuro, passar a encarnar em forma humana.

17 minutos atrás, Mary disse:

Ué, tão ficando ocultos meus Posts...

Temos uma certa dificuldade técnica cuja única solução por enquanto é colocar todos os post que contém links, sob moderação, automaticamente. E para complicar, também contém como link se for citação a outro membro, usando o arroba, e se tiver anexo. Eu mesmo posto e em seguida tenho que liberar meu próprio post, um porre.... mas..é o jeito.

2 minutos atrás, Iogui disse:

Em algum momento, os animais de estimação se individualizam de sua alma grupo. É provável que sua convivência com os seres humanos influencie para que isso ocorra.

Assim como a proximidade na convivência com um Mestre ( ou a simples presença de um mentor DE VERDADE) na sala, tem efeito de elevar nosso padrão e, com a convivência, aparentemente gerar um tipo de "osmose", em que você passa a funcionar num nível acima do que estava habituado, a convivência dos animais muito próximos dos humanos gera um efeito de "iniciação", ou sejam, uma elevação 'permanente' de consciência. É disso que o Leadbeater está falando aqui:

O método de individualização consiste em elevar a alma de um animal a um nível tão superior ao de sua alma-grupo, que lhe seja impossível tornar a ela. Todavia, isso só acontece com certos animais, cujos cérebros chegaram a um grau avançado de desenvolvimento. Em geral, é mister colocar o animal em contato direto com o homem. A individualização só é, pois, possível aos animais domésticos e, ainda assim, não o é para todas as espécies.

40 minutos atrás, Mary disse:

Mas o que é que você considera animais??? Cães e gatos fofinhos. :)

Os mosquitos também são animais,,,e baratas...e jacarés...e moscas...e...e...milhões de outros. :wacko:

9 minutos atrás, sandrofabres disse:

Temos uma certa dificuldade técnica cuja única solução por enquanto é colocar todos os post que contém links, sob moderação, automaticamente. E para complicar, também contém como link se for citação a outro membro, usando o arroba, e se tiver anexo. Eu mesmo posto e em seguida tenho que liberar meu próprio post, um porre.... mas..é o jeito.

Pois...e eu esqueci-me de apagar o link na citação e lá foi mais um. Sorry :$

1 hora atrás, albaman disse:

Mas o que é que você considera animais??? Cães e gatos fofinhos. :)

Os mosquitos também são animais,,,e baratas...e jacarés...e moscas...e...e...milhões de outros. :wacko:

O que se diz é que APENAS OS ANIMAIS QUE CONVIVEM COM O HOMEM, NUMA RELAÇÃO DE PROXIMIDADE, passarão por isso, os outros não.

O que é que o senso comum nos informa? que voc~e não podedomesticar animais selvagens, porque de uma hora para outra eles podem te atacar, pelos motivos deles, diferente dos cachorros, que as vezes podem morrer de apanhar mas se recusam a atacar o "dono". São categorias bem diferentes na sau relação ocm os humanos e também por isso tem  siutação difernete em relação a corpo astral e possibilidades de destino pos-mortem.

37 minutos atrás, sandrofabres disse:

O que se diz é que APENAS OS ANIMAIS QUE CONVIVEM COM O HOMEM, NUMA RELAÇÃO DE PROXIMIDADE, passarão por isso, os outros não.

O que é que o senso comum nos informa? que voc~e não podedomesticar animais selvagens, porque de uma hora para outra eles podem te atacar, pelos motivos deles, diferente dos cachorros, que as vezes podem morrer de apanhar mas se recusam a atacar o "dono". São categorias bem diferentes na sau relação ocm os humanos e também por isso tem  siutação difernete em relação a corpo astral e possibilidades de destino pos-mortem.

É isso que eu estava a tentar transmitir. Parece que algumas pessoas quando se referem a animais apenas se referem a animais domésticos e se esquecem que há milhares (ou milhões, nem sei :o) de espécies animais diferentes.