Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Espiritismo x Cristianismo


Robespierre123

Recommended Posts

ATENÇÃO: ESTE TÓPICO FOI RECORTADO DE OUTRO. COMO SURGIU UMA DISCUSSÃO MAIOR SOBRE ESPIRITISMO X CRISTIANISMO, KARDECISMO X CHICO XAVIER, SEPAREI OS POST E CRIEI UM NOVO TÓPICO, PARA QUE QUEM QUISER, CONTINUE A DISCUSSÃO.

 

O ADMINISTRADOR

.........................................................................................................................................................................................

 

Iogui

Sim, é possível mas pouco provável pois, em geral, eles são levados para lugares específicos após o desencarne a não demoram muito entre uma encarnação e outra.

O Kardecismo fala nisso. O animal tem uma espécie de alma coletiva (Dependendo do animal) e eles não demoram a reencarnar. Já outras ramificações falam diferente, como Chico Xavier, que disse que animais ficavam com humanos no plano espiritual. É um tema complexo....cada escola tem sua concepção. 

Link to comment
Share on other sites

19 minutos atrás, Robespierre123 disse:

Iogui

Sim, é possível mas pouco provável pois, em geral, eles são levados para lugares específicos após o desencarne a não demoram muito entre uma encarnação e outra.

O Kardecismo fala nisso. O animal tem uma espécie de alma coletiva (Dependendo do animal) e eles não demoram a reencarnar. Já outras ramificações falam diferente, como Chico Xavier, que disse que animais ficavam com humanos no plano espiritual. É um tema complexo....cada escola tem sua concepção. 

Então... Chico Xavier não é outra "ramificação", Chico Xavier é Kardecismo puro, e isso que ele disse não implica numa negação do que se acredita no Kardecismo. Por outro lado, esse lance de alma coletiva é coisa que já li em livros de Teosofia mas nunca em livros Kardecistas (e olha que eu li bastante deles) embora também não tenha lido nada que fosse contrário a isso na literatura espírita. E, ao contrário do que você disse, eu acho até que as informações nem são tanto contraditórias em relação a isso nas varias doutrinas espiritualistas não. Pelo contrário, eu acho é que elas acabam sendo muito complementares isso sim.

Link to comment
Share on other sites

Iogui

Não é não. A história é meio longa, mas Chico Xavier fez parte do movimento que introduziu no espiritismo conceitos católicos, como santos por exemplo. Chico , com a ajuda da FEB ajudou a transformar espiritismo em algo cristão. Coisa que nunca foi. Espiritismo NÃO É cristianismo. Mas no Brasil inventaram o tal espiritólico. O cara vai no centro rezar pra Nossa Senhora........

Link to comment
Share on other sites

Me mostre vc onde espiritismo é cristianismo. 

Se tivesse lido a história de como o espiritismo chegou ao Brasil já saberia a resposta. 

Onde na literatura espirita diz sobre santos católicos? me mostre por favor

Espiritismo pe ciência? cadê os testes?

Espiritismo é filosofia? leia o que é filosofia e veja se ele se encaixa. 

 

Cristianismo = Doutrina baseada na Bíblia. Tendo Cristo como salvador. Você vai pro inferno ou vai pro céu de acordo com seus merecimentos e com a dádiva de Deus. 

Espiritismo Kardecista = Doutrina baseada no ensinamento de espiritos. Jesus foi "apenas" o espirito mais evoluido que já vimos. No espiritismo não existe inferno e não se vende terras no céu. Você reencarna e se salva de acordo com seus méritos. Kardec usou apenas os ensinamentos morais contidos na bíblia. O resto ele descartou. 

Tá explicado?

 

Link to comment
Share on other sites

Cara, você está fazendo uma salada tão grande que não é possível saber o quanto você desconhece  e o quanto pretende criticar ou aceitar como válido.

Em primeiro lugar Catolicismo e cristianismo não são sinônimos. Catolicismo é uma vertente do cristianismo, não a única. Então quando você fala se "santos" está se referindo a catolicismo apenas, tenha em mente isso. Catolicismo é a igreja DE ROMA, DO IMPERIO ROMANO, por isso a fixação em santos e imagens.Isso nunca fez parte do cristianismo original que por ser uma seita judaica proíbe esse tipo de representação. Então falar de santos é falar de IGREJA ROMANA, para começo de conversa.

Em segundo lugar, o Brasil não é relevante nesta discussão, porque não foi o Chico quem criou o espiritismo. Na versão mais conhecida o espiritsmo é a doutrina codificada por Kardec, na França. O Cristianismo está  enfiado até a medula nos livros do Kardec.   Pode-se alegar que outras correntes do espiritismo que não aquela que Kardec fundou, que morreu no seu local de origem e só vingou aqui. No resto da Europa são outras vertentes que predominam.  Mas aqui, quando você fala de espiritismo, está falando de "kardecismo". "Kardecismo" é "cristianismo com espíritos", ou você acha que ele escreveu um livro chamado o Evangelho segundo o espiritismo porque ele era hinduísta ou budista ou materialista?????? Os livros do kardec estão lotados de citações bíblicas, referências a Jesus e à moral cristã, mas você acha que isso indica o que??
 É até difícil de tolerar tanta religiosidade naqueles livros do Kardec, a menos que a pessoa tenha vindo de uma educação bem carola. Qual a responsabilidade do Chico nisso??? O que a FEB tem a ver com isso?

E eu não disse que é filosofia, nem ciência, quem talvez diga é o Kardec. Então defina seus termos e se explique

 

37 minutos atrás, Robespierre123 disse:

Kardec usou apenas os ensinamentos morais contidos na bíblia. O resto ele descartou. 

Então foi ele quem fez a salada, não o chico, esse e exatamente  o ´queWaldo comenta naquele vídeo que você NÃO VIU mas acha que vai rebater. Deu para entender porque é bom ver as coisas?

 

37 minutos atrás, Robespierre123 disse:

Tendo Cristo como salvador

Isso é CATOLICISMO. As demais vertentes de Cristianismo, banidas após os concílios, não viam em Jesus o "filho de deus", que o catolicismo via. Por isso forma declaradas PELO CATOLICISMO, como heresias. E quem liga para  o que o catolicismo pensa? Só os católicos. Cristianismo é uma filosofia muito mais abrangente do que a fé católica, que é algo muito específico, relacionado aos dogmas de fé mesmo. É assim que eles se separam de outras formas de cristianismo.

Link to comment
Share on other sites

O Brasil sempre teve o catolicismo como base. Como iriam introduzir o espiritismo aqui? aliando a nova religião ao catolicismo. A FEB foi a principal responsável por ajudar a fazer essa salada. 

Faça o seguinte....não acredita em mim? é só pesquisar (Não vale Waldo Vieira) o que é cristianismo e o que é espiritismo. Amigo...rsrs...não existe cristianismo com espíritos...rs. Cristianismo não acredita em espíritos. 

Repito...no espiritismo o que importa ´são os ensinamentos morais de cristo. E só. Deus salvador é coisa de cristão....

 

Depende...vc tá falando de cristianismo esotérico? Se for, pode ate ser, Agora cristianismo tradicional é diferente. Cristo é salvador para os protestantes tbm. 

 

E tbm nem uso Kardec como grande referência. Ele falou muita besteira tbm. 

Link to comment
Share on other sites

Entende a confusão que você está fazendo? Pense e escreva um texto com o que você está tentando dizer, porque desse jeito nem você entende o que está dizendo. É óbvio que nenhum  "cristão seguidor de bíblia"   vai achar que espiritismo é cristianismo, só os espíritas é que aceitam isso. O que mais tem é passagem bíblica condenando o contato com os espíritos, tanto no velho quanto no novo testamento. Então como pode o espiritismo ser cristão?? Mas o kardec enfiou isso por tudo lá na obra dele, virou uma forma de cristianismo pro causa disso, porque tenta encaixar uma coisa na outra. E aí virou isso. Como tem cristianimso enfiado a´te os olhos, é loucrua dizer que espiritmso não é cristão. Mas para um cristão que acha que cirstianismo é apenas aquilo que a religião tradicional alega, é absrudo dizer que espirtismo é cristianismo, ehehe

 

(Estamos escrevendo ao memso tempo...por isso quem ler pode e atrpalahr um pouco)

Nem estamos divergindo, só não entendo porque você acha que quem criou essa confusão foi o Chico se o kardec já tinha feito isso na elaboração das suas obras.

Agora é isso, ninguém que seja espírita tem como dizer que não é cristão. Mas isso nunca será aceito por um seguidor de religião cristã tradicional, porque a base do cristianismo tradicional é bem específica mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Sandro....nao seja ingênuo amigo. Então porque Kardec usou conceitos (LEIA-SE ALGUNS CONCEITOS E NÃO A DOUTRINA INTEIRA) cristãos nos seus livros, o espiritismo é cristão? rsrs. Vou repetir....Kardec usou ALGUNS CONCEITOS do cristianismo.  Espiritismo é uma doutrina BASEADA nos ensinamentos dos ESPÍRITOS e não na bíblia. Portanto não é cristão. 

Esse negócio de salada é coisa de seitas que misturam tudo que vêm pela frente....extraterrestres, espíritos, hinduismo, budismo etc. 

O Chico acreditava em santos. Isso não existe no kardecismo. 

Por isso eu disse pro Iogui que o Chico não era kardecista. 

Bom...essa discussão já deu. 

E esse nem é o tópico ideal pra isso....rs

Link to comment
Share on other sites

Citar

 

798. O Espiritismo se tornará crença comum, ou ficará sendo partilhado, como crença, apenas por algumas pessoas?

“Certamente que se tornará crença geral e marcará nova era na história da humanidade, porque está na natureza e chegou o tempo em que ocupará lugar entre os conhecimentos humanos. Terá, no entanto, que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse, do que contra a convicção, porquanto não há como dissimular a existência de pessoas interessadas em combatê-lo, umas por amor-próprio, outras por causas inteiramente materiais. Porém, como virão a ficar insulados, seus contraditores se sentirão forçados a pensar como os demais, sob pena de se tornarem ridículos.”

As idéias só com o tempo se transformam; nunca de súbito. De geração em geração, elas se enfraquecem e acabam por desaparecer, paulatinamente, com os que as professavam, os quais vêm a ser substituídos por outros indivíduos imbuídos de novos princípios, como sucede com as idéias políticas. Vede o paganismo.
Não há hoje mais quem professe as idéias religiosas dos tempos pagãos. Todavia, muitos séculos após o advento do Cristianismo, delas ainda restavam vestígios, que somente a completa renovação das raças conseguiu apagar. Assim será com o Espiritismo. Ele progride muito; mas, durante duas ou três gerações, ainda haverá um fermento de incredulidade, que unicamente o tempo aniquilará. Sua marcha, porém, será mais célere que a do Cristianismo, porque o próprio Cristianismo é quem lhe abre o caminho e serve de apoio. O Cristianismo tinha que destruir; o Espiritismo só tem que edificar.

 

O Livros dos Espíritos - Allan Kardec

Link to comment
Share on other sites

Não sou muito versado na doutrina espirita, mas sei que no Livro dos Espíritos de Kardec a referencia a Cristo é uma constante. Tomei a liberdade de colocar aqui esta citação embora como já disse não sou propriamente especialista no assunto. 

Citar

PARTE 2ª - CAPÍTULO V - PLURALIDADE DAS EXISTÊNCIAS

(...)

Pois que João Batista fora Elias, houve reencarnação do Espírito ou da alma

de Elias no corpo de João Batista.

Em suma, como quer que opinemos acerca da reencarnação, quer a aceitemos,

quer não, isso não constituirá motivo para que deixemos de sofrê-la, desde que ela exista,

mau grado a todas as crenças em contrário. O essencial está em que o ensino dos Espíritos é

eminentemente cristão; apoia-se na imortalidade da alma, nas penas e recompensas futuras,

na justiça de Deus, no livre-arbítrio do homem, na moral do Cristo. Logo, não é antirreligioso.

(...)

In: O Livro dos Espíritos - Allan Kardec

 

Link to comment
Share on other sites

Não há dúvidas de que o Cristianismo está presente na gênese do espiritismo. Mas também é interessante notar o que o Sandro falou sobre a diferença entre Cristianismo e catolicismo. Sabendo das muitas vertentes espíritas podemos falar então de um espiritismo católico. 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Create New...