Ashram Posted December 7, 2017 Report Share Posted December 7, 2017 Olá! Esquizofrenia seria um tipo de mediunidade , ou é de fato uma doença psiquiátrica ? Pelo que li na net me parece ser uma doença de alta desordem neurológica ...Quando alguém passa por um estresse emocional profundo , passa-se a contrair esta doença , porque essa pessoa já continha esse potencial distúrbio - só foi ativado. Mas se uma pessoa possui , por exemplo, repetições mentais constantes na mente ( sem conseguir controlar pela força de vontade ) também poderia ser considerado um esquizofrênico ? Exemplo, vem mentalmente a palavra "mané" , por repetidas vezes na mente sem autocontrole . ...não é meu caso , estou sou querendo saber como o problema é visto espiritualmente. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted December 8, 2017 Report Share Posted December 8, 2017 sobre a esquizofrenia na minha opinião e experiências próximas, pode ser uma coisa ou outra; ou decorrente de doença física ou sensibilidade espiritual. meu pai por exemplo é esquizofrênico, por conta do consumo excessivo de álcool (cachaça) nos últimos anos seu cérebro até diminuiu causando demência e esquizofrenia, constatado por uma ressonância magnética. mas há outras situações; conversando c um psicólogo conhecido, q acredita no plano espiritual, ele me disse q há alguns pacientes, q por exemplo ouvem vozes de espíritos e até pensamentos de encarnados, q pra alguns psicólogos e psiquiatras seriam considerados esquizofrênicos, e q até mesmo um praticante da viagem astral seria considerado assim por um destes médicos materialistas, mas q para um conhecedor da espiritualidade poderia ser um clarividente. resumindo, vai depender do caso específico do avaliado e do sistema de crenças e ponto de vista do avaliador; lógico q um materialista vai dizer q é esquizofrenia; o espiritualista vai depender, se for muito místico pode até se enganar tb achando q é espiritual algo decorrente de uma doença física. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ashram Posted December 8, 2017 Author Report Share Posted December 8, 2017 Agora, bandeirapvh disse: sobre a esquizofrenia na minha opinião e experiências próximas, pode ser uma coisa ou outra; ou decorrente de doença física ou sensibilidade espiritual. meu pai por exemplo é esquizofrênico, por conta do consumo excessivo de álcool (cachaça) nos últimos anos seu cérebro até diminuiu causando demência e esquizofrenia, constatado por uma ressonância magnética. mas há outras situações; conversando c um psicólogo conhecido, q acredita no plano espiritual, ele me disse q há alguns pacientes, q por exemplo ouvem vozes de espíritos e até pensamentos de encarnados, q pra alguns psicólogos e psiquiatras seriam considerados esquizofrênicos, e q até mesmo um praticante da viagem astral seria considerado assim por um destes médicos materialistas, mas q para um conhecedor da espiritualidade poderia ser um clarividente. resumindo, vai depender do caso específico do avaliado e do sistema de crenças e ponto de vista do avaliador; lógico q um materialista vai dizer q é esquizofrenia; o espiritualista vai depender, se for muito místico pode até se enganar tb achando q é espiritual algo decorrente de uma doença física. Obrigado ! Vc tem esses distúrbio, amigo ? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted December 8, 2017 Report Share Posted December 8, 2017 kkkkk não sou esquizofrênico. mas como já vi e ouvi espíritos, em vigilia e em projeção astral, neste caso um psicólogo cético materialista diria q sou kkkkk. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Iogui Posted December 8, 2017 Report Share Posted December 8, 2017 12 horas atrás, Ashram disse: Esquizofrenia seria um tipo de mediunidade , ou é de fato uma doença psiquiátrica ? Mediunidade não é doença. Não faz sentido pensar na esquizofrenia como um tipo de mediunidade. Mas uma mediunidade muito ostensiva, se negligenciada, pode levar a um quadro de esquizofrenia ou ser confundida com um. Numa mediunidade muito ostensiva a pessoa possui uma porta de acesso à sua mente por parte de consciências extrafísicas que, se for muito agredida por espíritos grosseiros pode levar a um quadro de degeneração mental/cerebral, desencadeando uma esquizofrenia de fato. Isso pode acontecer em quadros graves de obsessão, que geralmente, começou antes mesmo da presente encarnação. Naverdade, outros tipos de doença mental podem ser causadas por esse tipo de situação. Conheço o caso de uma pessoa que foi diagnosticada com toque. Até mais ou menos os 10 anos de idade, era uma pessoa totalmente normal, depois entrou num estado mental tão alterado que os médicos tiveram dificuldade de diagnosticar se estava com toque ou com esquizofrenia. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted December 8, 2017 Report Share Posted December 8, 2017 O que eu acho que complica nesses casos é a plasmagem. Este texto da Dion Fortune comenta sobre isso: Citar Entretanto, não são todos os casos de distúrbio psíquico que têm uma origem externa. É uma lei cósmica bem conhecida a de que tudo se move em círculos, e, portanto, todas as forças que enviamos e todas as formas mentais que extraímos de nossas auras, a não ser que sejam absorvidas pelo objeto para o qual foram dirigidas, retornarão a nós no devido tempo. Um dos métodos mais efetivos e mais amplamente praticados de defesa oculta consiste em não revidar a um ataque, não aceitando nem neutralizando as forças projetadas contra nós, obrigando-as dessa maneira a retornar ao seu emissor. Jamais devemos esquecer o fato de que um pretenso ataque oculto pode ter origem nas formas mentais malignas que retomam ao seu ponto de partida. Existem certos tipos de insanidade nos quais o lunático acredita estar sendo atacado por seres invisíveis que o ameaçam e o violentam e fazem insinuações torpes ou perigosas. Ele descreverá seus atormentadores ou indicará o local em que se acham no quarto. Um sensitivo que investiga um caso assim pode de fato ver as pretensas entidades exatamente onde o lunático diz que estão. No entanto, o psicólogo pode apresentar-se e provar sem nenhuma dúvida que as pretensas “alucinações” se devem a instintos reprimidos que dão origem a complexos dissociados de idéias na mente subconsciente do próprio paciente. Significará isso que o sensitivo está enganado ao acreditar que percebe uma entidade astral? Em minha opinião, o sensitivo e o psicólogo estão ambos certos, e suas descobertas se explicam mutuamente. O que o sensitivo vê é o complexo dissociado projetado da aura como uma forma mental. Podemos dar um grande alívio aos lunáticos quebrando as formas mentais que os cercam, mas infelizmente o alívio é de pouca duração, pois, a não ser que a causa da enfermidade seja trabalhada, uma nova fornada de formas mentais será produzida assim que as originais forem destruídas. Fonte: Autodefesa Psíquica- Dion Fortune- pg 56 do pdf : Autodefesa Psiquica Dion Fortune (completo).pdf Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted December 8, 2017 Report Share Posted December 8, 2017 Sempre gosto de postar este vídeo quando o assunto surge, porque se pensamos do ponto de vista espírita, parece muito óbvio que este caso se tratava de obsessão. No entanto a criatura resolveu sozinha, papeando com as vozes, fossem elas lá o que fossem. É interessante porque discutir as origens nem sempre é o mais importante, desde que se consiga achar um método que resolva a situação: Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ashram Posted December 8, 2017 Author Report Share Posted December 8, 2017 Tão complicado... se livrar de uma doença assim somente com muito amor da família e amigos. Li que excesso de Ayahuasca pode influenciar a ter um quadro esquizofrênico... Sofro com repetições mentais às vezes , mas teve um tempo que foi muito pior ... não acho que não me encaixo num quadro assim, mas ainda acho bem desconfortável. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted December 8, 2017 Report Share Posted December 8, 2017 Sim, um dos caras que conheci ,que era lider de grupo ayahuasqueiro me disse isso também, que tem quadros complicados, mas isso não sai dos grupos a mídia não fica sabendo. É compreensível, porque mesmo drogas pesadas não geram problemas em quem é saudável psiquicamente. Quem não é, já cai nos excessos, e aí uma coisa puxa a outra. Esse é o risco de usar qualquer sustância externa sem necessidade, pode disparar um gatilho que não dispararia se a pessoa nunca usasse, e nenhum de nós sabe se tem esses gatilhos. Então o cara ficar com um problema porque precisou tomar um remédio forte, para curar outra coisa, bem, faz parte. Mas ficar com problema porque se expôs a algo sem necessidade, é uma tragédia. E se vem à tona, vão culpar até o chocolate que o cara comeu, não interessa que outros 2 milhões tenha comido e não tenha dado nada. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted December 8, 2017 Report Share Posted December 8, 2017 1 hora atrás, Ashram disse: Tão complicado... se livrar de uma doença assim somente com muito amor da família e amigos. Li que excesso de Ayahuasca pode influenciar a ter um quadro esquizofrênico... Sofro com repetições mentais às vezes , mas teve um tempo que foi muito pior ... não acho que não me encaixo num quadro assim, mas ainda acho bem desconfortável. eu tb tenho umas repetições mentais relacionadas a números, e considero como toc, junto a outros tocs q tenho de organizacao; isso surgiu após a síndrome do pânico; é difícil mesmo, causa um sofrimento psíquico, mas não considero como esquizofrenia, q ao meu ver seria muito pior; se houvesse mais compreensão daqueles com quem convivemos seria mesmo menos sofrido, mas a sociedade pouco entende disso, muito menos compreender. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lgomes Posted December 8, 2017 Report Share Posted December 8, 2017 6 horas atrás, bandeirapvh disse: eu tb tenho umas repetições mentais relacionadas a números, e considero como toc, junto a outros tocs q tenho de organizacao; isso surgiu após a síndrome do pânico; é difícil mesmo, causa um sofrimento psíquico, mas não considero como esquizofrenia, q ao meu ver seria muito pior; se houvesse mais compreensão daqueles com quem convivemos seria mesmo menos sofrido, mas a sociedade pouco entende disso, muito menos compreender. Sabe, eu acredito que todos nós temos um pouquinho de TOC. Normalmente pessoas ansiosas, perfeccionistas e que não se permitem errar são as mais acometidas. Eu tive TOC na infância, meus pais iam trabalhar e eu ficava sozinha em casa até a hora de ir pro colégio, daí minha mãe dizia pra fechar bem a casa antes de sair...pra que né? Eu verificava mil vezes antes de sair. Minha mãe só descobriu quando eu comecei a chegar atrasada na escola e a Diretora entrou em contato com ela. Concordo com vc, a sociedade realmente não sabe compreender e nem ajudar o obsessivo-compulsivo, eu acredito que terapia cognitiva seja mais eficaz do que tratamento medicamentoso, mas enfim, cada um busca a ajuda de uma maneira. Tem um livro muito bacana a respeito: http://draanabeatriz.com.br/portfolio/transtorno-obsessivo-compulsivo-toc/ 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Iogui Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 Olha... ter um pouquinho de toc tudo bem, o problema é quando a pessoa tem toc pra valer mesmo!... Acreditem, isso pode ser um grande problema. Imagina uma pessoa que consegue lavar a mão até arrancar a pele! Uma pessoa que tem um nível alto de toc fica como um esquizofrênico quando está num ponto que precisa sempre ter um responsável junto e fica impedido de andar desacompanhado ou assumir qualquer responsabilidade. É uma barra! 1 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 valeu pela dica do livro, vou salvar aqui no favoritos pra ler; eu conheço e fiz terapia cognitiva comportamental, realmente é excelente, te ajuda a reconhecer o problema, foi uma das coisas q me ajudou bastante; indico tb o livro "terapia cognitiva comportamental para leigos"; é verdade, o toc está relacionado a pessoas altamente ansiosas, q não conseguem relaxar rs; realmente, tem esses tocs bem piores q causam até dano físico e até incapacitam a pessoa; concordo q nesse nível poderiam ser um tipo de esquizofrenia. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 6 horas atrás, bandeirapvh disse: indico tb o livro "terapia cognitiva comportamental para leigos"; Puxa, que dica legal essa! Eu nunca tive esses sintomas,,mas até comprei o livro agora pelo que li na sinopse. Eu ouvi falar ha uns dez anos dessa terapia, minha ex me disse, uns setes anos depois que nos separamos, que ele estava fazendo e que foi o melhor investimento que fez na vida! Por causa disso que ela falou, eu recomendo a quem acha que precisa de terapia,,mas nem sabia que tinha livro desse estilo, mais pratico, sobre ela. Vou colar aqui a sinopse, poruqe as vezes a pessoanque ewta atolada nesses problemas é meio travada tambem. Le.o post aqui, aí deixa para procurar outo dia, esquece,,quando lembrar não sabe mais em que post viu, etc, kkkkk: ....................................................... Descrições do Produto Você, que está tentando combater a ansiedade, a depressão e a dependência, ou simplesmente perder peso, a chave para o sucesso é aprender como pensar diferente. A terapia cognitivo-comportamental é uma prática sensível e eficaz que irá ajudá-lo a dominar seus pensamentos de forma construtiva. E este livro é a maneira mais fácil e rápida de começar. Aprenda a: - Identificar e combater padrões pouco realistas de pensamento - Modificar comportamentos que o limitam - Usar a TCC para superar a dependência, a depressão, a raiva, o TOC, a baixa autoestima e mais - Reavaliar o seu passado e enfrentar o presente, a fim de ter uma vida mais feliz e mais saudável Neste livro você encontrará: - Explicações de fácil entendimento - Informações práticas e passo a passo - Ícones e outros recursos de identificação e memorização - Folha de cola para destacar com informações simples - Listas dos 10 melhores itens relacionados ao assunto - Um toque de humor e diversão. .......................................... Para comprar: https://www.amazon.com.br/Terapia-Cognitivo-Comportamental-Leigos-Branch-Willson/dp/8576085089?tag=goog0ef-20&smid=A1ZZFT5FULY4LN&ascsubtag=1083b08a-3a0a-4fc7-a153-2b9dba71f0b7#productDescription_secondary_view_div_1512813984440 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 pois é, esse livro é realmente muito bom no q se propõe, q é a terapia cognitiva comportamental, q ajuda a pessoa a identificar os pensamentos equivocados típicos desses distúrbios, e com isso vc rebate esses pensamentos e afasta os sintoma; e como o livro é para leigos tem uma linguagem simplificada pro próprio paciente entender, e vem bem ilustrado tb; o q eu tenho é impresso, senão eu disponibilizava pra vcs aqui. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
albaman Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 21 horas atrás, bandeirapvh disse: eu tb tenho umas repetições mentais relacionadas a números, e considero como toc, junto a outros tocs q tenho de organizacao; isso surgiu após a síndrome do pânico; é difícil mesmo, causa um sofrimento psíquico, mas não considero como esquizofrenia, q ao meu ver seria muito pior; se houvesse mais compreensão daqueles com quem convivemos seria mesmo menos sofrido, mas a sociedade pouco entende disso, muito menos compreender. Eu tenho um problema parecido que não sei como classificar. Estou sempre a contar qualquer coisa, sejam objetos á minha volta, os cantos da casa, as janelas do prédio, etc. Até mesmo agora que estou a escrever já contei várias vezes os cantos do monitor e várias coisas aqui à minha volta. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Iogui Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 1 hora atrás, albaman disse: Eu tenho um problema parecido que não sei como classificar. Estou sempre a contar qualquer coisa, sejam objetos á minha volta, os cantos da casa, as janelas do prédio, etc. Até mesmo agora que estou a escrever já contei várias vezes os cantos do monitor e várias coisas aqui à minha volta. Acho que isso se enquadra como toc. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
albaman Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 14 minutos atrás, Iogui disse: Acho que isso se enquadra como toc. Pois...deve ser. Também gosto de tudo arrumadinho e limpinho, embora não seja de maneira exagerada como já vi nalguns casos. Será então um "TOC" ligeiro. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ashram Posted December 9, 2017 Author Report Share Posted December 9, 2017 todo o mundo aqui se sente 'toc'ado , rsrsr Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Guest Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 pra mim é um baita dum toc rsrs Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
albaman Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 Já "comprei" o livro. Daqui a pouco já vou aprender como resolver o problema. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
albaman Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 14 minutos atrás, Ashram disse: todo o mundo aqui se sente 'toc'ado , rsrsr Tocados...pela doidice. Dizem que voam, que vêm fantasmas e tal...só podem ser malucos. kkkkkk 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ashram Posted December 9, 2017 Author Report Share Posted December 9, 2017 Bom , o tópico era sobre Esquizofrenia ,mas como TOC tem algumas similaridade , compensa debater ... https://www.vittude.com/blog/toc-transtorno-obsessivo-compulsivo-sinais-sintomas-e-tratamentos/ Pelas características citadas no site , tenho sim um pouco de TOC desde os 19 anos . Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
albaman Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 Já agora, e antes de nos embrenharmos na discussão, será que é possível alguns destes "tocs" serem passados de pais para filhos? Teria que ser através do ADN, certo? Digo isto porque o espirito que encarna à partida não tem similaridades físicas com os pais. É algo que vai "herdar" no físico. (???) Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted December 9, 2017 Report Share Posted December 9, 2017 Espíritos com características psicológicas similares tem dificuldades psicológicas, e então energéticas, e entao físicas... similares. Eles se atraem mutuamente e formam famílias, que terão corpos com dificuldades similares DEVIDO AOS TRAÇOS PSICOLÓGICOS SIMILARES. Não é o mesmo que dizer que algo "é genético e POR ISSO os filhos terão". ESPÍRITO--> CORPO MENTAL-->CORPO ASTRAL--> CORPO ETÉRICO--> CORPO FÍSICO Um vídeo do Moises Esagui sobre TOC. Mas vamos poupar tempo e eliminar o enrolol né? Tem um relato em 4'50"-12':00" e depois só volta ao tema dos 18'30"-24'56": Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts