Ashram Posted July 12, 2023 Report Share Posted July 12, 2023 Boa noite, Para uma consciência de Luz, eles enxergam nos encarnados uma dose de dualidade Bem/Mal nos indivíduos? Existe isso para o mundo espiritual (catalogar o que o cosmos pensa ser Benigno , e separar do Maligno)?? Claro que existem consciências boas e más no planeta Terra, mas existe um critério de avaliação para julgar alguém como mal ? (porque ele foi indecoroso, ou porque foi orgulhoso, ou ainda usou palavrões para atingir alguém ) porque , pelo que me parece , essas dualidade que nós julgamos nos outros parece uma invenção Humana, ou seja, não acredito que MESTRES ascensionados tomam uma postura tão limitante como essa para catalogar indivíduos, entende.... Há um ditado: nem todo mundo é inteiramente Trevas, nem inteiramente Luz. Há um equilíbrio ou às vezes a balança pende para um lugar , mas nunca a palavra "inteiramente". 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ashram Posted July 12, 2023 Author Report Share Posted July 12, 2023 lembrei também alguém dizendo assim: na cabeça de Alguém, você sempre terá cara de vilão. mas , por causa das emoções negativas, todo Nós , um dia, já obsidiamos outra pessoa , seja com palavras ou ofensas , e mesmo assim , temos coragem de dizer que o Mal está no outro , e nunca dentro de Si. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted July 12, 2023 Report Share Posted July 12, 2023 Só uma "consciência de luz" poderia responder isso com propriedade. A impressão que eu tenho é que podemos imaginar como isso funciona analisando o que está ao nosso alcance: - você se refere a seres de luz analisando os encarnados. Não sabemos o que isso significa numa escala de 1 a 100. O ser de luz estaria no 100 e o encarnado no 1? Ou o encarnado estaria no 10 e o ser de luz em 60? 40? Entao só nos resta usar a escala que conhecemos para ver o que acontece: - Um adulto pensará que os erros de uma criança que ainda engatinha acontecem porque a criança é má? Ele não é capaz de perceber que sus falhas sao naturais e esperadas, considerando o estágio de maturidade da criança EM COMPARAÇÃO COM O DO ADULTO? Agora, se você lembra de quando era criança pequena deve lembrar que tinha alguns coleguinhas nos quais VOCÊ poderia enxergar uma maldade inata ali, ou assim.lhe pareceria. Portanto me parece que esse tipo de classificacao existe apenas DENTRO DA ESCALA do observador. Quando sua escala é muito mais ampla, a.importancia de muitas coisas ficará reduzida, daí e fácil ter mais compreensão, mais tolerância COM AQUELES QUE O OBSERVADOR CONSIDERA MUITO ATRASADOS EM RELACAO A ELE. Mas com os que considera iguais a cobrança é bem maior. Note que fazemos isso com os animais também, mesmo temendo predadores nã nos referimos a leões ou tubarões como sendo "maus". Eles tem as limitações deles, entendemos issoe procuramos não ser atingidos por eles. Não há um julgamento sobre eles. Creio que com seres REALMENTE superiores deve ser similar devem nos olhar como olhamos para caes e gatos. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ashram Posted July 12, 2023 Author Report Share Posted July 12, 2023 10 minutos atrás, sandrofabres disse: Creio que com seres REALMENTE superiores deve ser similar devem nos olhar como olhamos para caes e gatos. por exemplo, Sandro, no caso da escravidão. Antigos espíritos que fizeram iniquidades na Europa , como no caso da Inquisição , muitos deles passavam pelo período das Trevas - que ESTAVAM dentro deles - uma espécie de "maldade" obrigatoriamente a ser combatida como futuros espíritos Escravos ? Ou seja, àquela característica do Mal precisava ser anulada pelo sofrimento que os escravos passaram para cortar aqueles antigos vícios da alma, para que o escravo desenvolve dentro de SI uma mentalidade de LUZ (Bem). Depois de escrever isso, será que os mentores Serenões ou Gente Grande teria compaixão de pobres almas como essas ? Porque pensei que o trabalho da espiritualidade Maior era pegar esses antigos espíritos mergulhados em trevas , e transformá-los em Luz ou Benignidade através de mais uma encarnação. Aquele Ser que um dia fez o Mal, pode fazer recuperação dos antigos vícios e adicionar uma Luz extra , mas ainda sim enquanto estiver vivo, ele(a) será classificado como Benigno ou Maligno , por mais que esse espírito tenha enxergado o BEM que o Criador deu para suas criaturas. hehehehe é um assunto complexo. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted July 13, 2023 Report Share Posted July 13, 2023 Novamente vamos apelar para a analogia com aquilo que todos temos oportunidade de testemunhar: Se o cidadão é minimamente equilibrado ele aceita desde criança que deve aprender com os pais e a escola as boas regras de convivência, de modo que quando ele se torna adulto ele esta devidamente integrado àquela sociedade, tendo o direiro LEGAL de usufruir das possibilidades que a sociedade organizada oferece. Caso ele seja do tipo rebelde, pode acabar não aceitando que os mais velhos, pais e professores, sabem melhor do que ele o que é melhor para ele. Nesse caso ele acaba se afastando do "grupo evolutivo", começa a ser rejeitado na escola, depois na família, e pode acabar na prisão, quando então toda a estrutura legal da sociedade o rejeita em função da SUA ESCOLHA em não querer se adaptar ao contexto das regras da sociedade. Tornando-se um se incapaz de conviver em grupo ele acaba sendo segregado, para viver numa micro-sociedade composta por pessoas com a mesma mentalidade que ele, a penitenciária. E em alguns casos ele pode continuar nesse rumo tornar-se um criminoso de alta periculosidade, quando então é deslocado para uma prisã de segurança maxima, ficando cada vez mais e mais apartado do grupo evolutivo de sua geração. Até que pode acabar morrendo numa cadeia dessas e ninguŕm ficou sabendo. Cabe a ele desejar se redimir e se reintegrar. Se ele passa a ter bom comportamento, e a fazer algum serviço na prisao, pode ter redução de pena e see reintegrado à sociedade mais cedo. Caso contrario fica lá até cumprir toda a pena. Da mesma forma me parece que não cabe aos espiritos superiores "transformarem os inferiores em luz", cabe àqueles que optaram pelo erro, e que portanto tem sido apartados encarnação apos encarnação do seu grupo evolutivo, perceberem que caminham para sua própria extinção. Porque apos o desencarne cada um vai para a faixa astral que lhe cabe, pelo seu perfil psicologico. É uma questão de afinidade, os violentos, por exemplo, irão para zonas de violência, para exercitarem uns nos outros esse traço, porque em vida foi o que eles alimentaram na sua psique. Logo,.em astral encontrarao seu "paraíso" , aquilo em que pensavam o tempo todo, e vão todos ju tos praticar uns contra os outros, todo mundo ali " feliz" naquela grande "guerra de torcidas". E vao despedacando seus corpos astrais até que não reste nada mais dos veículos sutis inferiores. Isso vale para todos os nossos defeitos psicológicos. Mas se num dado momento o individuo entende que aquilo não o levará a nada, exceto à destruição, ele pode acabar querendo nova oportunidade de encarnar, para tentar trabalhar em ai aqueles aspextos prejudiciais. Ninguém consegue obrigá-lo a mudar, ele precisa querer, caso contrario virá pó mesmo, restando apenas a faisca divina original, que já não tem nenhuma relação com aquela individualidade. Agora, uma vez que ele escolha tentar outra vez, caberá aos admnistradores do processo reenncarnatorio na Terra definor com ele as condições que podem lhe trazer os desafios de aprendizado adequados ao seu caso. Nos exemplo que você cita inquisição e escravatura, sinceramente não vejo relacao, até porque a escravidao sempre existiu no mundo. Povos que eram derrotados nas guerras viravam escravos. E depois esses escravos eram vendidos. No caso da escravidao africana foi mesmo caso, guerras entre eles, as tribod vencedoras escravizavsmasm as perdedoras e vendiam os escravos. O problema foi que naquele momento historico os europeus estavam precisando de muita mã de obra entao a procura por escravos foi tão grande que inverteu o jogo: africanos que tinham comercio com os europehs passaram a caçar gente na áfrica para satisfazer a demanda. Dai algo "natural" nas relações humanas ( " derrotado vira escravo") passou a ser artificialmente amplificado pela força do dinheiro e a coisa tomou proporções absurdas. Mas veja... boa parte do que você vê falar por aí na interner sobre "magia" tem orifem nos grimórios europeus que por sua vez tem suas raizes ali na volta da áfrica. Aqui no Brasil mesmo vemos certos cultos de matriz africana usarem os serviços de certas entidades , que são obrigadas a dazer aquele serviço. Trata-se de escravização do desencarnado, da mesma forma como os antigos grimórios ensinavam a escrsvizar os " demônios" para que servissem ao mago. Não é meio óbvio que uma cultura que tinha, entre algumas de suas linhas, a prática de escravizar espiritos, viesse a ter um karma relacionado à escravidão dos encarnados também? Eu creio quw a questão da escravidão africana pode ter raizes nisso, não vejo porque europeus torturadores da inquisicao reencarnariam como escravos depois. Além disso, nós esquecemos que a tortura era pratica investigativa até poucas decadas atras. Então meio que apontar o dedo para a inquisicão nesse aspecto pode ser tão esquisito quabto considerae que os policiais enfrentarao karma no futuro porque privavam os criminosos de sua liberdade. Era assim que o sistema da época fubcionava, então provavelmente os inquisidores morreram de conciencia tranquila porque estavam só fazendo seu trabalho, provavelmente. E sem a conciencia de que fizeram algo muito errdo, não haveria o desejo de se redimirem, e provavelmente nao haveria uma reencarnação expiatoria percebe? Já pensou no futuro, lá pela sexta raça raiz, ( estamos na quinta) , nos falando quw aquelas pessoas que comiam animais tem um grande carma a resgatar, porqie nao percebiam nem no século XXI o ma que faziam aos nossos irmãos animaos? Não enxergava que era canibalismo? Não dá né? Não faz sentido a consciência do futuro atribuir às práticas sociais rotineiras do passado a fonte de karmas encarnacões expiatorias. Me parece que isso só acontecd com quem se fato se destaca na maldade EM COMPARACAO COM OS PADROES DE SUA ÉPOCA, não de épocas posteriores. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Salokonir Posted November 8, 2023 Report Share Posted November 8, 2023 @Sandrofabres, com todo respeito, mas as coisas que você fala não possuem muito sentido lógico. Não existe prova nenhuma das coisas que você fala. Tudo o que você fez foi misturar conhecimento do espiritismo com aquela babaquice ensinada por Samael Aun Weor, que nada mais é que um líder de seita muito convencido de que era um "messias". Na moral, por que você dá tanto crédito para esse sujeito megalomaníaco e suas teorias malucas? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted November 9, 2023 Report Share Posted November 9, 2023 12 horas atrás, Salokonir disse: Sandrofabres, com todo respeito, mas as coisas que você fala não possuem muito sentido lógico Demonstre onde está a falta de lógica, e qual seria a logica adequada nos pontos que você quer destacar. 12 horas atrás, Salokonir disse: Não existe prova nenhuma das coisas que você fala Só quem tem obrigação de provar o que fala é quem faz afirmações usando sua autoridade cientifica para isso: um físico precisa provar o que fala, com dados da ciência ,porque: ----- ele é pago para isso, tem laboratorios a disposicão, e é porta voz de uma tradição baseada na comprovação, a ciência. Ninguém mais tem necessidade de apresentar prova de nada, quem sente necessidade de provas que corra atrás delas. 12 horas atrás, Salokonir disse: Tudo o que você fez foi misturar conhecimento do espiritismo com aquela babaquice ensinada por Samael Aun Weor, Eu misturo conhecimentos nos quais eu reconheço possuírem alguma verdade por trás. Sou totalmemte anti-sectarismo, acho uma atitude doentia aferrar-se a uma única tradição como se ela fosse a única a conter a verdade. Onde há investigadores, há descoberta de peças da verdade. Acho a mistura o melhor método de entender o que acontece em qualquer área da vida. 12 horas atrás, Salokonir disse: aquela babaquice ensinada por Samael Aun Weor, que nada mais é que um líder de seita muito convencido de que era um "messias". Quem afirma isso nunca entendeu nem a superfície do que a gnose ensina. Daí que se deixa impressionar por certos arroubos do Samael que SIM, O FAZEM PARECER isso que você fala. Mas seu erro é o mesmo daqueles que acham que se o fulano diz que é a reencarnação do Faraó X, entao.... Entao nada, porque: -alguem tem que ser - não é mérito - nada impede que seja verdade Logo, que sentido faz gerar um juízo de valor porque alguém fala algo assim? Se entendesse o que ele fala saberia que não significa diferença alguma dos demais. Mas se quiser entender, procure um curso de gnose, porque apesar de eu ter sido instrutor gnostico não pretendo que o GVA vire escola de gnose. Já existem cursos de gnose em outros lugares para quem quer aprender. 12 horas atrás, Salokonir disse: Samael Aun Weor, que nada mais é que um líder de seita muito convencido de que era um "messias". Na moral, por que você dá tanto crédito para esse sujeito megalomaníaco e suas teorias malucas? Porque como eu falei antes já participei durante alguns anos da gnose e já fui instrutor lá, portanto eu sei , na teoria e prática, que o que é ensinado ali é esoterismo sério como qualquer outro de outras ordens. Em geral quem critica aponta áreas que já existem e sao ensinadas em outras escolas, mas por nąo conhecer, acha que é invenção do Samael. Uma vida de pesquisas em outras áreas geralmente conseguirá curar essa deficiência cultural . Eu saí da gnose há 23 anos e confirmei mais coisas que se ensinava lá depois que saí do que quando estava lá. Nenhuma dessas ordens esotéricas está isenta de ser acusada de ensinar maluquices por gente que não consegue ultrapassar o nivel de entendimento do cidadão comum, então acusar a gnose disso não a rebaixa em nada. Agora, se você obervar esse tópico aí, trata-se de uma pessoa querendo trocar idéias sobre Bem e Mal. É uma conversa especulativa. Eu fui o único que se manifestou e procurei dar a minha compreensao do tema sem me apegar a doutrinas, tentando gerar uma explicação que qualquer um pudesse entender, mesclando pontos ja relativamente conhecidos do ensino de espiritualidade, que é o que permite a mistura que você aponta. As coisas podem se misturar exatamente porque diferem pouco nesses pontos. E somado a isso exemplifiquei com algumas referências à história. Por que NESSE CONTEXTO você pega o gancho sei lá de onde para aproveitar a oportunidadende citar o Samael /seita/Messias ? Por que você não veio dar sua contribuição ao tema do tópico? Não sabe nada que possa somar? Não concorda mas também não se sente capaz de apontar o problema na minha exposição? A impressão que passa é que um dia você ouviu falar de certa coisas que a gnose explica, seus calos foram pisados em algum ponto especifico e aí você ficou " mordido", de modo que num topico que nem cabia essa critica você aproveitou para extravasar seu "recalque" sei lá, com a gnose. Aproveita que está aqui e responda ao autor do topico, dizendo o que você acha do que ele perguntou lá nos dois posts dele que tentam puxar o assunto. Quem sabe você consegue ser útil. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Salokonir Posted November 9, 2023 Report Share Posted November 9, 2023 Acho que quem tem interesse em aprender sobre a natureza da realidade e encarnações deveria tomar como base material menos tendencioso, por exemplo, relatos de experiências quase-morte, que vem de pessoas de vários backgrounds que não possuem nenhuma agenda de criar seitinha igual Samael Aun Weor e seus amiguinhos. Conheço muito bem o sujeito e seus livrinhos Sandro. Sei tudo de cor e acho tudo baboseira e charlatanismo da pior espécie. Os ensinamentos dele são todos maquinados para tentar criar uma mentalidade de seita nas pessoas. Não é apenas culpa dos seguidores que "não sabem o que fazem". Falando nisso, esse papinho de "interpretação de cidadão comum" é outra balela inventada para tirar a autonomia das pessoas. Da a entender que somos apenas uns seres fracos e ingênuos e que pessoas como Samael estão num patamar muito acima de nós, sendo ele um mestre e nós seres burros e sem discernimento, e se caso ousarmos discordar da "vossa alteza" Samael, somos apenas magos negros e "animais intelectuais". Na minha visão o Samael era um cidadão comum, assim como eu e você, porém ele foi convencido e lunático o bastante para acreditar que era o "kalki avatara", ou "maitreya", dessa raça raiz. Ele não era diferente de um Joãozinho ou Pedrinho qualquer dizendo as mesmas coisas. O que posso dizer sobre o Samael, em conclusão? Simples: as coisas boas que ele ensina, foram roubadas de outros movimentos ou professores, e as coisas originais que ele ensina são da pior qualidade possível. O sujeito era um plagiador nato, mas na seitinha dele lá nos anos 70 era bem mais difícil descobrir os plágios né. Hoje em dia qualquer um descobre com uma breve pesquisa no google. Mas os plágios são apenas a ponta do iceberg. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted November 9, 2023 Report Share Posted November 9, 2023 13 horas atrás, Salokonir disse: deveria tomar como base material menos tendencioso, por exemplo, relatos de experiências quase-morte, que vem de pessoas de vários backgrounds que não possuem nenhuma agenda Mas o problema é que esse tipo de experiencia é muito incipiente. É o mesmo que você se recusar a aprender sobre biologia, por achar que é um ramo tendencioso formado por pessoas que tentam passar uma explicação sistematica de tudo, e preferir tomar como referência a observação direta da natureza, feita por indios ou turistas que visitaram a selva pela primeira vez e voltaram descrevendo só aquele pedacinho que conheceram. Isso pode não ser tendencioso, mas é uma fonte muito míope. O conhecimento direto, se não tem uma estrutura de "sistema" onde cada peça possa ser encaixada para que as relações possam ser compreendidas, tem muito pouco valor. É a forma como os animais aprendem, cada um só com sua experiencia e incapaz de estruturar o conhecimento adquirido. Por isso não avançam, precisam sempre redescobrir a roda. Nós construímos sobre o que as gerações anteriores de pesquisadores já descobriram, sempre ampliando nossa tradição cultural. Isso cria viés? Sim, cria paradigmas que de tempos em tempos precisam ser derrubados, mas seguir o caminho do aprendizado animal seria um retrocesso evolutivo, para dizer o mínimo. " Tendência" é o resultado da sistematização. Evidentemente cada pesquisador fará a sua sistematizacao. Quanto mais plagiador melhor, porque assim garante a trasmissão de um conhecimento acumulado coletivamente. Tem que desconfiar é das exclusividades, porque essas sim podem ser fruto de delirio pessoal, esquizofrenia, ilusão plasmada por espiritos enganadores que se divertem depois rindo com o chefinho de seita revelando certas "grandes verdades" que ele experimentou no astral. O que se deve evitar, e que infelizmente a gnose tem muito, é aquela atitude de que " se o Mestre disse, então é". Como qualquer grupo de ensino, a gnose ensina essa base geral e estimula que as pessoas.pratiquem e descubram por si. Mas se elas querem julgar sem praticar, escolhendo ou descartar o que não entendem, ou seguir cegamente repetindo onque não sabem, é algo que foge ao controle de quem ensina. Se você conhece tudo de cor do que o Samael dizia, deve saber que ele dizia que todo instrutor gnostico é um mentiroso pois fala com convicção daquilo que não experimenou, preferindo apenas repetir o que lhe foi ensinado. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Salokonir Posted January 18 Report Share Posted January 18 Coisas que Samael pegou de outros movimentos: - Tantra/Magia sexual(já existia na Índia/China a muito tempo atrás, porém SAW inventou muitos dogmas inúteis em relação a esta prática) - Noção de 4 éteres no corpo etérico(creio que isso foi citado pela primeira vez por Rudolf Steiner, depois por Ramatis e SAW) - Duração de um mahavantara(copiado da Teosofia que também copiou de outras fontes) - A noção de "átomos do inimigo" vem de um livro antigo chamado "The Dayspring of Youth" - Anéis de Alcione, Era de Peixes, Aquário, etc, já tinham outros movimentos falando disso bem antes do Samael. - Ritos de rejuvenescimento plagiados do livro do Peter Kelder. - A hierarquia de demônios que ele cita é muito baseado em textos da goécia, John Milton, e do próprio e famigerado "mago negro" Aleister Crowley. - Psicologia que ele ensina nos livros parece ser plágio do que J. Krishnamurti ensinou. - Hidrogênios, vibrações venenioskirianas, kundabuffer, Sakaki e Loisos, Maralpleice, etc, tudo pego do Gurdjieff. - Parece se inspirar em Karl Marx em certos momentos, apesar de dizer que este indivíduo era um "satã tenebroso" dos planos sutis. - Até algumas atitudes e noções do próprio Adolf Hitler pareciam inspirar ele. - Ele disse ser o kalki avatara da Nova Era porque um tempo atrás a teosofia disse que o "kalki avatar" apareceria em breve. - Não bastasse isso, ele também era o próprio Maitreya, o salvador dos budistas. - Obviamente as noções de reencarnação, planos sutis, projeção astral, mantras, etc ele também aprendeu de outros lugares, apesar de também ter inventado as próprias quinqulharias). Conclusão: eu diria que Samael Aun Weor, por alguma razão, sofria de um grave "complexo de messias", e por isso ele teve a tendência de copiar e replicar como seus os ensinamentos de vários autores "líderes de movimento", para que ele próprio no fim das contas pudesse ser visto pelas pessoas como um "salvador das massas". O homem na sua ilusão de se sentir importante e respeitado acabou se deixando levar por várias esquizofrenias próprias e começou a atirar contra todo mundo que discordasse dele, e categorizou todo mundo fora da Gnose como "magos negros", "destinados ao inferno", "traidores do Cristo", etc. Claro que, Samael em toda sua humildade "apenas" se colocou embaixo do próprio Cristo e ninguém mais, sendo ele um dos "7 anjos" regentes do planeta. Existe um relato de que Samael expulsou um dos principais membros antigos do movimento gnóstico pois ele teve a "ousadia" de dizer que Samael não respeitava as experiências próprias dos seus estudantes, e que elas só tinham valor se fossem "confirmadas" pelo mestre. Isso mostra o medo que Samael tinha de que qualquer pessoa o desafiasse na sua posição de "Messias Onisciente", mesmo que essa pessoa estivesse fazendo uma crítica ou indagação sincera, sem intenções de "roubar" a posição central dele como o "salvador da humanidade". Uma coisa que me incomoda bastante é que os seguidores do "Samael" tomam esses ensinamentos copiados dele como uma "nova revelação revolucionária". Não é desonesto por parte deles dizer isso? Nada de errado em se basear em ensinamentos antigos, porém é ignorância querer vendar os olhos das pessoas, dizendo que esses mesmos ensinamentos antigos são de certa forma "inúteis" e que apenas devemos ouvir a "palavra do mestre". Já vi casos de instrutores dizerem que escritos de autores clássicos como Platão, Shakespeare, etc são inúteis para a era atual, e que os livros do Samael contém tudo o que precisamos saber. Se isso não é uma mentalidade retrógrada de seita, então não sei o que é. Uma universidade de respeito, por exemplo, teria algo contra os alunos estudarem as fontes? Claro que não. Porém os ditos "instrutores gnósticos" parecem possuir grande antipatia por tudo aquilo que não foi escrito pelas mãos do amado mestre deles. Lista de esquizofrenias próprias inventadas pelo Samael: - Demônio Jahve e toda a sua história. - Ciclo de 108 vidas e 3000 giros. - Tantra Negro vs Tantra Branco, "tudo o que importa na vida é transmutar o sêmen", "se vc ejacular então vc vai pro inferno, e dps vai habitar o corpo de mineirais, plantas e bichos". - Jesus praticou Magia Sexual com Maria Madalena. - Evolução não existe. Espiritismo é tudo balela inventada por demônios. Ninguém evolui até a perfeição. O unico caminho é o sexo. - Quem não comer carne vai morrer de desnutrição. (kkk falando nisso, o "gênio" Samael tirou essa conclusão após matar o próprio cachorro tentando transformar ele em vegetariano. kkkkk) - Rios e montanhas geladas no Sol. " O Sol é frio". Ele também disse que a gente sente mais calor em cima dos morros porque a gente fica mais perto do Sol, kkkk. - Samael Aun Weor, em toda a sua humildade, teve que ir no astral esclarecer o Yogananda e o Gandhi de que eles não eram iluminados igual ele, e que eles precisavam praticar magia sexual para poderem virar anjos. Engraçado que o Samael teve que cooptar essas duas figuras que tiveram sucesso muito maior que o dele e inventar uma historinha botando eles num patamar de inferioridade. - Diz que o Dalai Lama, Krishnamurti, Sivananda, Blavatsky etc, eram tudo do mesmo "clube" de mestres iluminados que ele, porém essas figuras nunca confirmaram nada sobre isso. Inclusive todos esses dizem coisas contraditórias ao que Samael ensinou. Dalai Lama disse que não existe muito problema na homossexualidade; Krishnamurti não ensina "castidade científica"; Sivananda é apoiador do vegetarianismo; e Blavatsky se posicionou contra a magia sexual, dizendo que a castidade se alcança sem qualquer tipo de contato com o sexo oposto. etc, etc, etc Mas o que podemos concluir sobre as coisas próprias que ele inventou, é que ele tenta se elevar a um patamar muito alto de autoridade, e ameaça pessoas com punições por certas infrações que ele mesmo inventou, com forte ênfase na questão do sexo, que como sabemos é uma das principais ferramentas de controle usada por líderes abusivos de seitas. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Raul Douglas Posted January 19 Report Share Posted January 19 1 hora atrás, Salokonir disse: O homem na sua ilusão de se sentir importante e respeitado acabou se deixando levar por várias esquizofrenias próprias e começou a atirar contra todo mundo que discordasse dele, e categorizou todo mundo fora da Gnose como "magos negros", "destinados ao inferno", "traidores do Cristo", etc. Claro que, Samael em toda sua humildade "apenas" se colocou embaixo do próprio Cristo e ninguém mais, sendo ele um dos "7 anjos" regentes do planeta. Também vejo essa superioridade do Samael. Mas como o sandro falou, mas fez parecer que passou pano, o samael tinha seus defeitos mas quis pregar verdades, estudos sérios. Só que no meio desses estudos ele soltava as pérolas da personalidade dele rsrsrs. Coisas que todo mundo sabe que eram bem vistas na época, já que se tinha pouca abertura. Mas mesmo com todo esse senso de superioridade eu acho que ele não tinha intenção de prejudicar ninguém, embora pareça um ditador. Agora o erro é a pessoa não ter discernimento e não buscar investigar por conta própria. Vendo que uma coisa não era como estavam informando pra ela, essa pessoa tem que ter o discernimento de pelo menos aceitar que uma boa parte dos estudos naquela ordem fizeram parte do processo dela, e ajudaram. Enquanto outras você ver claramente que foram frutos da personalidade de um homem, que acha que todos devem seguir sua ideologia e crenças (embora ele tenha dado uma afrouxada no ego e tenha falado para terem suas próprias experiências, já é uma evolução rs). A parte boa dos estudos estão lá, mas os estudos "originais" vindos do samael mesmo...mostram algumas tranqueiras que ele precisava trabalhar. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted January 19 Report Share Posted January 19 57 minutos atrás, Salokonir disse: Psicologia que ele ensina nos livros parece ser plágio do que J. Krishnamurti ensinou Nao, do Gurdjieff mesmo. O Krishnamurti tem uma visao Zen. 57 minutos atrás, Salokonir disse: Parece se inspirar em Karl Marx em certos momentos, apesar de dizer que este indivíduo era um "satã tenebroso" dos planos sutis. Sim, tanto que tem a plaraforma do POSCLA, uma prpostoa de partido socialista cristao. Em geral socialismo cristao é direita, masco discurso politico dele me soa marxista, apesar de ele parecer ter acreditado nas teorias conspiratorias.que a direita criou sobre Marx e os judeus. 57 minutos atrás, Salokonir disse: Até algumas atitudes e noções do próprio Adolf Hitler pareciam inspirar ele É um pouco diferente disso: Hitler se baseou em filosofoas esotericas da época, e uma parte dessas mesmas filosofias estavam também nas escolas esotericas. É só ver a confusao que os nazistas fizeram com as ideias sobre raca ariana da Blavatsky. Os Nazistas é que se apropriaram desses conceitos para com eles criarem um discurso politico. 57 minutos atrás, Salokonir disse: Ele disse ser o kalki avatara da Nova Era porque um tempo atrás a teosofia disse que o "kalki avatar" apareceria em breve. Sim, assim como o Leadbeater achou que o Krihsnamurti é que era o sujeito anunciado ( creio mais nessa hipótese porque o Krishnamurtomi teve .ais impacto no mundo) 57 minutos atrás, Salokonir disse: Não bastasse isso, ele também era o próprio Maitreya, o salvador dos budistas Tudo a mesma coisa do lance do Krishnamurti . 57 minutos atrás, Salokonir disse: Isso mostra o medo que Samael tinha de que qualquer pessoa Não, isso não MOSTRA, isso é apenas uma hipótese interpretariva sua. Razoável, mas apenas hipótese mesmo. A logica é essa mesmo, as experiencias dos menos experientes podem ser facilmemte ilusorias. Alias, até na ciencia é assim, por isso alunos de mestrado e doutorado tem ORIENTDOR, nao tem essa do novato achar que sua experiencia tem a mesma qualidade do mais experiente, isso é só o eu do orgulho do novato falando mais alto que o bom senso. O ideal é ter algum com mais experiencia para confirmar. Grupos espiriras por exemplo trabalham com varios mediuns na mesms sala uns confirmando os outros, exatamente porque sabem como é fácil um médium trabalhando sozinho ser iludido por suas próprias fantasias ou por plasmagens de algum obsessor. Por isso mesmo o Rabolu, sucessor do Samael, lá no final dos anos 90 , apos suspender todos os instrutores, deu uma tarefa astral para eles. Eles teriam que em astral cumprir uma certa atividade ( que nao foi informada no fisico, só em projecao) dada por ele e apos voltarem ao corpo escreverem para ele na Colombia e descreverem a experiencia, de modo que apenas aqueles que tivessem sido capazes de descrever a tarefa solicitada corretamente é que seriam revalidados como instrutores. Também na Servants of Light , escola de cabala da Dolores Novicki, voce só passa ao nivel 3 por convite interno. O mestre astral da ordem te passa o nome dele telepaticamemte, voce escreve para a diretora mundial e conta. Se estiver correto você é aceito no nível 3. Não se pode confundir uma escola esoterica real com uma instituicao politica, com democracia, com opinioes iguais, etc. Se fosse assim uma escola esotérica nao teria nenhum valor, seria como as demais organizacoes do materialismo. As sociedades humanas precisaram apelar para democracia exatamente para dividir as responsabilidades entre os guias cegos, porque nao existe mais por aí gente com desenvolvimento interno superior para ser o governante politico. Entao como nao tem mais.unicornios os asnos se revezam atraves das eleições e cada um tem sua chance de fazer algum acerto entre tantos erros. 57 minutos atrás, Salokonir disse: Tantra Negro vs Tantra Branco, "tudo o que importa na vida é transmutar o sêmen", "se vc ejacular então vc vai pro inferno, e dps vai habitar o corpo de mineirais, plantas e bichos". As escolas de tantrismo que só aceitam o sexo sem orgasmo acreditam nisso. O Samael está propagando a visao deles, assim como outros que lidam com tantrismo propagam a visao das escolas que aceitam e até buscam por orgasmos mais intensos. São linhas diferentes, como catolicos e evangélicos. 57 minutos atrás, Salokonir disse: Quem não comer carne vai morrer de desnutrição. (kkk falando nisso, o "gênio" Samael tirou essa conclusão após matar o próprio cachorro tentando transformar ele em vegetariano. kkkkk) Nao, na verdade porque todo o grupo gnostico dele estava sendo vegetariano na época e ficaram todos desnutridos. Mas foi ignorancia memo, comum na época. Quando a esposa do Gandhi esteve doente uma éoca o médico disse para o Gandhi que se ela continuasse sem comer carne morreria, entao.o Gamdhi comecou a dar acho que caldo de carne para ele. Tadinho, ele acreditou nos médicos desinformados daquela éoca,.memso a india sendo um local do mundo em que ha milhares de anos há comunidadss inteiras, que por geracoes sucessivas nunca comeram carne, e nao foram extintas. O erro do Samael do mesmo estilo o que claro nao seria admissivel vindo de alguém pretensamente com uma consciencia superior. 1 hora atrás, Salokonir disse: Rios e montanhas geladas no Sol. " O Sol é frio". Ele também disse que a gente sente mais calor em cima dos morros porque a gente fica mais perto do Sol, kkkk. Essa eu nunca ouvi falar. 1 hora atrás, Salokonir disse: Mas o que podemos concluir sobre as coisas próprias que ele inventou, é que ele tenta se elevar a um patamar muito alto de autoridade, e ameaça pessoas com punições por certas infrações que ele mesmo inventou, com forte ênfase na questão do sexo, que como sabemos é uma das principais ferramentas de controle usada por líderes abusivos de seitas. Ameaçava? Nunca ouvi falar disso dentro da gnose. O que sempre teve, e deve mesmo ter , é alguma limitacao para os "geradores de conflitos". Vemos exemplos bem concreto disso ha pouco, o caso do Monark. Sujeitos que agem como questionadores p*****-louca só conseguem semear o caos, nao constroem nada só destroem. Por isso o judiciario precisa intervir para fazer esse pessoal sossegar o facho. Se isso acontece nesta nossa sociedade estupida e materialista, cehia ds vozes conflitantes quw caracteriza a democracis , imagina entao o estrago que isso faz num grupo de trabalho espiritual, que precisa ter harmonia entre os membros, porque sao feita praticas misticas em grupo juntos. Isso acontece em grupos de umbanda e tambem nos grupoa kardecistas. O melhor forma de você destrui um grupo que está trabalhando bem é atuar sobre os elementos mais rebeldes, fazendo com que eles comecem a criar duvidas desconfiancas, ideias conspiratorias. Isso quebra a coesao do grupo e expoe TODOS aos ataques dos obsessores. Por isso esses elementos acabam sendo expulsos de seus grupos de um banda, kardecismo, e gnose.. Quem participa de grupoa assim sabe que isso acontece por ação dos obsessores entao não se pode ser timido na repreensão, ou todos sofrerão ataques por causa de um ou dois " anarquistas" Repito: nao se pode confundir as intituicoes do mundo materialista com as instituicoes esotericas, ou de cunho espiritual. Elas tem objetivos totalmente diferantes, logo o tipo de " bom senso" que serve num tipo pode ser muito nocivo no outro. Mas claro que esses agentes encarnados que servem àz trevas semore sairao abrindo um bocão e reclamando, porque foram impedidos de levar adiante o plano de seu obsessor. Importa é que caiam fora memso, quem convive dentro de grupoa assim sabe exatamente do que estou falando aqui, quem está de fora é que não tem como decidir se isso é assim mesmo ou mera estratégia de manipulacao, mas realmente nenhuma escola esoterica dá a mínima para o que os externos pensam, porque diferente de religioes, escolas esotericas nao saem atras de seguidores. São eles que , se acharem que tem algo a aprende ali que as procuram. Então se acreditam no papo dos difamadores é problema deles, nao da escola. Já serve como selecao natural para que a escola nao perca tempo com esse tipo de pessoa. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted January 19 Report Share Posted January 19 17 minutos atrás, sandrofabres disse: Nao, na verdade porque todo o grupo gnostico dele estava sendo vegetariano na época e ficaram todos desnutridos. Mas foi ignorancia memo, comum na época. Alias, deixa eu complementar isso, para mostrar como ainda hoje se comete esse tipo de erro de avaliacao: um topico quente no assunto dietas e exercicios é a dieta low carb como opcao para otimizar a queima de gordura. Quem é contra alega que isso nao funciona porque com niveis baixos de carboidrato a intensidade do exercicio cai muito e portanto você tera menos.gasto calorico e menor efeito metabólico posterior. E citam estudos para provar, em que pega. dois grupos de atletas ,botam um deles numa dieta low carb e outro numa high carb, fazenso exercicoos durante umas poucas semans. Todos os da dieta low carb tem desempenho reduzido. A questao é que as pessoas levam mais de um mes para estarem bem adaptadas àuma dieta low carb . Entao quando elas fazem a.transicao elas notam que estao fazendo 6 repeticoes de uma exercicio de musucilacao com.um certo peso, quando antes faziam 10 reps. Só que daqui a um mes ou um pouco mais elas estadao ja fazendo as memsas 10 reps ds antes, porque o organismo ja terá se adaptado. Entao tem.uma fase de declinio que se o estudo for curto, acaba tendo resultado enganoso. Da mesma forma, na época desse experimento do samael o grupo todo estava construindo um templo gnostico na regiao rural. Os caras estavam envolvidos em trabalho braçal o dia todo, e devem ter sim sentido uma perda de resistencia no primeiro mês talvez, porque os estoques de creatina ( que vem da carne) sofreriam reducao e o corpo precisaria um tempo para se adaptar. Se você já esta fazendo uma atividade fisica, se ja sabe o quanto aguenta com uma dada dieta, ao mudar qualquer coisa e ver seu desempenho piorar você vai concluir que aquilo nao é bom, nao vai querer esperar 2 meses para concluir isso né? Mas nesses casos precisa. Suponho que o erro do Samael tenha sido esse. O Rabolu conta que o pobre do cachorro passava o dia caçando grilos para tentar complementar sua nova dieta vegetariana, eheheh. Mas falo isso porque ainda hoje vemos gente da ciencia fazer experimentos e chegar a conclusoes erradas só porque nao se atentou para esses detalhes. Imagina entao esse pessoal "das antigas". Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Salokonir Posted January 19 Report Share Posted January 19 É realmente bom que organizações esotéricas assim como a Gnose sejam ignoradas pelas "massas", isso impede que os seus ensinamentos perniciosos se disseminem pela sociedade, contaminando a mente dos incautos. É bom que organizações como a gnose permaneçam na periferia da sociedade e desconhecidas, isso é um grande favor ao mundo. Citar Por isso mesmo o Rabolu, sucessor do Samael Ué, conheço gnósticos que não aceitam Rabolu como sucessor. Tem alguns que consideram Lakhsimi o sucessor. Tem outros que seguem o tal do "Kwen Khan Khu". Já muitos outros, principalmente fora do Brasil, só levam em consideração os escritos do Samael e dizem que ele não deixou sucessor nenhum. E ai? Os gnosticos, tão "iluminados e organizados" igual uma colmeia de abelha não conseguem entrar em consenso nem sobre essa questão básica? Citar Também na Servants of Light , escola de cabala da Dolores Novicki, voce só passa ao nivel 3 por convite interno. O mestre astral da ordem te passa o nome dele telepaticamemte, voce escreve para a diretora mundial e conta. Se estiver correto você é aceito no nível 3. Waldo Vieira, Chico Xavier, Dolores Novicki, Rabolu, Samael, etc tinham o "poder" de realizar este tipo de revelação esotérica. Ainda assim, Samael chamaria todos esses outros de "demônios tenebrosos" e diria que as experiências que ocorrem fora da gnose são todas patrocinadas pela "Loja Negra". Então no fim das contas tudo vira um questão de fé e fanatismo. Aliás, acreditar em Samael Aun Weor seria deixar de acreditar em todos os outros professores que temos em nossas vidas: a partir de então começaríamos a pensar que nossos pais são diabos, já que eles comem carne de porco e transam de vez em quando; começaríamos a considerar nossos professores escolares verdadeiros capetas, já que eles bebem cerveja no fim de semana, e dps assistem um seriado erótico em casa e tem uma polução noturna durante o sono; mestres esotéricos de outros movimentos, padres, sacerdotes, etc, já que eles não concordam com os dogmas gnósticos então certamente são diabos tentando adquirir seguidores, ou na melhor das hipóteses "guias cegos"; as maiores mentes da humanidade então nem se fala, os luminares que trouxeram grandes ensinamentos para todo mundo? Bem, o próprio Samael taxava todos eles como degenerados, loucos varridos, magos negros. Imagina como é a vida do gnóstico em sociedade, acreditando que todas as pessoas(praticamente) estão destinadas a uma dolorosa desintegração no ventre do planeta Terra. Uma pessoa que acredita nisso não faz mais nada na vida, a não ser viver neurótica com medo de ser capturada pelos "demônios". Citar Da mesma forma, na época desse experimento do samael o grupo todo estava construindo um templo gnostico na regiao rural. Os caras estavam envolvidos em trabalho braçal o dia todo, e devem ter sim sentido uma perda de resistencia no primeiro mês talvez, porque os estoques de creatina ( que vem da carne) sofreriam reducao e o corpo precisaria um tempo para se adaptar. Se você já esta fazendo uma atividade fisica, se ja sabe o quanto aguenta com uma dada dieta, ao mudar qualquer coisa e ver seu desempenho piorar você vai concluir que aquilo nao é bom, nao vai querer esperar 2 meses para concluir isso né? Mas nesses casos precisa. Suponho que o erro do Samael tenha sido esse. O Rabolu conta que o pobre do cachorro passava o dia caçando grilos para tentar complementar sua nova dieta vegetariana, eheheh. Se Samael realmente era um ser tão "elevado" como ele dizia ser, com memória perfeita de todas as vidas passadas, e se ele realmente foi um DOS ARQUITETOS DO MUNDO como ele dizia ser, então ele também deveria saber como funcionam as leis físicas acerca do vegetarianismo. Mas ele não sabia, ele errou como qualquer humano limitado e comum. Se ele errou nisso ele pode ter errado em outras coisas, logo qualquer um é livre para criticar cada vírgula do que ele ensinou, e não deve se sentir envergonhado por questionar a autoridade duvidosa dele. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted January 19 Report Share Posted January 19 9 horas atrás, Salokonir disse: a Gnose sejam ignoradas pelas "massas", isso impede que os seus ensinamentos perniciosos se Kkkkkk, não existe nenhum ensinmemto pernicioso na gnose. São seus criticos acirrados que em geral propagam ensinamentos perniciosos e se sentem ofendidos após a gnose apontar a origem negativa, degenerativa, dessas coisas, como incentivo ao uso de drogas como se fosse algum despertar de consciência, práticas sexuais antinaturais ou promiscuidade sexual sob o disfarce de tantrismo, parcerias magicas com entidades declaradamente das trevas sendo ensinadas como se fosse "caminho da magia", exploração financeira dos seguidores como se fosse legitimo cobrar pelo que é espiritual, despertar de capacidades psiquicas para aumento de "poder pessoal", parabinfluenciar a vontadebdos demais e assim obter vantagens indevidas, etc. ISSO sim são ensinamentos perniciosos tão onipresentes nos diversos grupos espiritualistas há décadas. E claro que esses seguidores das trevas não gostam que alguém lhes aponte o dedo tão diretamente, pois atrapalha seus negocios, eheh. De qualquer forma, escolas esotericas jamais devem se tornar veiculos de massa. Eu ja achava absurdo o que meus colegas gnosticos faziam, indo para zonas da cidade distribuir folhetos para convidar as pessoas, como se fosse religião. Isso já é um erro básico, porque atrai gente imatura, ao invés de deixar aquela que já estão prontos para isso acharem seu caminho até a escola. A cidade apenas deve saber que existe aquilo, podenter uns cartazes nuns postes, pode dar uma palestra publica sobre algum tema do curriculo de estudos uma vez por ano, para que as pessoas saibam que aquilo existe e onde fica. Assim só presta atencao nos cartazes e vai atras quem ja tem um impulso interno para isso. Quem ESTÁ BUSCANDO que vá lá e veja se lhe serve. Convidar as pessoas passa a idéia errada, ande que a escola quer ou precisa de seguidores, e daí as pessoas acham que tem que ouvir o que lhes agrada, ou que aquilo precisa estar de acordo com os conceitos gerais aceitos hoje em dia, e não tem. É essa inversao que atrai gente desequilibrada que, ou viram fanaticos porque acham que é como religiao, algo "para acreditar", ou saem difamando porque a gnose não acha positivo sua situação sexual, ou vegetariana, ou mediúnica. 9 horas atrás, Salokonir disse: Ué, conheço gnósticos que não aceitam Rabolu como sucessor. Tem alguns que consideram Lakhsimi o sucessor. Tem outros que seguem o tal do "Kwen Khan Khu". Já muitos outros, principalmente fora do Brasil, só levam em consideração os escritos do Samael e dizem que ele não deixou sucessor nenhum. E ai? Os gnosticos, tão "iluminados e organizados" igual uma colmeia de abelha não conseguem entrar em consenso nem sobre essa questão básica? O Rabolu foi apresentado como continiador do movimento gnosrico ainda em vida, pelo Samael, num congresso de guadalajara. Os demais nao, apenas ficaram brigando por sucessao dedudtiva, um porque era o discipulo mais antigo, outro porque era esposa, etc. Falsificaram aténa assinatura do Samael para criar um documenro que daria a continuidade do movimento a outro,.mas isso foi parar na delegacia, fizeram periciane atestaram a falsidade sa assinatura. Nós lá tinhamos copias xerox desses documentos. Mas como não estamos debatendo os sucessores, mas o Samael e a gnose que ele fundou, e todos os sucessores estão limitados a seguir ampliando do que ele criou desde que não invertam nada, essas diferencas entre eles são irrelevantes. ( RESPONDI ESTA PARTE NO ONIBUS PARA O TRABALHO, MAIS TARDE CONTINUO MAS VOU P0STAR ESTA PARTE PARA NAO PERDER, PORQUE O NAVEGADOR DO CELULAR NAO GUARDA O CONTEÚDO SE FOR LONGO) Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Salokonir Posted January 19 Report Share Posted January 19 Citar São seus criticos acirrados que em geral propagam ensinamentos perniciosos e se sentem ofendidos após a gnose apontar a origem negativa, degenerativa, dessas coisas, como incentivo ao uso de drogas como se fosse algum despertar de consciência, práticas sexuais antinaturais ou promiscuidade sexual sob o disfarce de tantrismo, parcerias magicas com entidades declaradamente das trevas sendo ensinadas como se fosse "caminho da magia", exploração financeira dos seguidores como se fosse legitimo cobrar pelo que é espiritual, despertar de capacidades psiquicas para aumento de "poder pessoal", parabinfluenciar a vontadebdos demais e assim obter vantagens indevidas, etc. Bem Sandro, parece que você é bastante cego para os defeitos da Gnose, e apenas releva o "lado bom" dela. Enquanto as outras doutrinas você realça o lado ruim, compartilhando da mesma mentalidade do seu Mestre de dizer que as pessoas estão fora da gnose apenas porque querem ter a liberdade de serem "drogadas, degeneradas, obsediadas, etc". Eu mesmo nunca usei droga de tipo nenhum, nem mesmo apoio a promiscuidade sexual, porém não preciso da gnose de Samael para me ancorar na vida, já que existem várias outras organizações ou grupos espiritualistas que são baseados na reforma íntima e melhoramento pessoal, porém sem o fanatismo dogmático da gnose, entre esses podemos citar o espiritismo(que Samael disse ser magia negra), a Raja Yoga(que Samael disse ser magia negra), sacerdócio católico(que Samael disse ser magia negra), sacerdócio hindu(que Rabolu diz ser coisa de fracassado espiritual), e a lista continua. Esses comentários tóxicos dos líderes gnósticos só mostra a intenção deles de fechar todas as outras portas espirituais para as pessoas e colocar um cabresto nelas, para que elas apenas ouçam e repitam aquilo que o "mestre" colocou nos livros. Realmente mostra como é retrógrada e cheia de julgamentos a forma que os gnósticos pensam. Citar De qualquer forma, escolas esotericas jamais devem se tornar veiculos de massa. Eu ja achava absurdo o que meus colegas gnosticos faziam, indo para zonas da cidade distribuir folhetos para convidar as pessoas, como se fosse religião. Isso já é um erro básico, porque atrai gente imatura, ao invés de deixar aquela que já estão prontos para isso acharem seu caminho até a escola. A cidade apenas deve saber que existe aquilo, podenter uns cartazes nuns postes, pode dar uma palestra publica sobre algum tema do curriculo de estudos uma vez por ano, para que as pessoas saibam que aquilo existe e onde fica. Assim só presta atencao nos cartazes e vai atras quem ja tem um impulso interno para isso. Quem ESTÁ BUSCANDO que vá lá e veja se lhe serve. Convidar as pessoas passa a idéia errada, ande que a escola quer ou precisa de seguidores, e daí as pessoas acham que tem que ouvir o que lhes agrada, ou que aquilo precisa estar de acordo com os conceitos gerais aceitos hoje em dia, e não tem. Enfim Sandro, apesar de tudo o que você fala, é fato claro que os gnósticos e o próprio Samael Aun Weor queriam transformar a gnose em uma verdadeira religião para as massas, e não uma instituição esotérica fechada para o público. Por isso o "mestre" batizou a gnose de "movimento gnóstico cristão universal", ou seja, algo em grande escala, similar a uma igreja. Dizer que a gnose não liga para "as massas" é uma forma bem útil de abafar o fracasso do Samael ao tentar fundar uma religião. Citar É essa inversao que atrai gente desequilibrada que, ou viram fanaticos porque acham que é como religiao, algo "para acreditar", ou saem difamando porque a gnose não acha positivo sua situação sexual, ou vegetariana, ou mediúnica. Legal que eu não sou homossexual, nem vegetariano, nem médium, e mesmo assim estou aqui falando contra gnose. Queria dizer que eu era contra eles por isso afetar alguma sensibilidade pessoal minha desse tipo? Tava enganado. Novamente é aquela velho pensamento dos gnosticos de jogar praga nos outros e chamar de "degenerado, agente das trevas" aqueles que decidem pensar por conta própria. Citar O Rabolu foi apresentado como continiador do movimento gnosrico ainda em vida, pelo Samael, num congresso de guadalajara. kkk é isso que o Rabolu diz pelo menos. Vou te dar um exemplo Sandro, se me permite usar o "apelo à autoridade". Temos essa ramificação do movimento gnóstico por exemplo, que é muito prolífica fora do Brasil, chamada de "Glorian". Bem, esses missionários estão a décadas dentro do movimento gnóstico, dando palestras e estudando e publicando os livros do Samael. Eles também fizeram uma compilação de todos documentos assinados por Samael Aun Weor, entre outras coisas. Enfim, da pra dizer que em questão de "autoridade e prática gnóstica" eles estão muito acima de você, porém esses missionários negam a autoridade do Rabolú, dizem ele se tornou mitômano e se perdeu no caminho. Também falam que Samael nunca deu uma confirmação explícita de sucessão para ninguém. Então quem está certo no fim das contas? Tu não pode acusar essas pessoas de não conhecerem o movimento gnóstico, de não serem sérias, serem degenerados ou incautos, etc, pois a vida desses missionários se baseia na prática e estudo da gnose ensinada por Samael. Será que todos eles são "pecadores" já que não se curvaram de joelhos perante aos ensinamentos do "mestre" Rabolú? https://glorian.org/ Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted January 19 Report Share Posted January 19 Em 18/01/2024 at 22:29, Salokonir disse: Waldo Vieira, Chico Xavier, Dolores Novicki, Rabolu, Samael, etc tinham o "poder" de realizar este tipo de revelação esotérica. Ainda assim, Samael chamaria todos esses outros de "demônios tenebrosos" e diria que as experiências que ocorrem fora da gnose são todas patrocinadas pela "Loja Negra". Então no fim das contas tudo vira um questão de fé e fanatismo. Aliás, acreditar em Samael Aun Weor seria deixar de acreditar em todos os outros professores que temos em nossas vidas: Ah pois é... Se ficar dependendo de acreditar vai ficar nessa aí mesmo. Se a gente pega o Tres Montanhas ,que se não me falha a memória é de 1972, 5 anos antes do Samael desencarnar, ele cita Blavatsky Eliphas Levy como Mestres ( a meu ver também é uma afirmação exagerada). Ele também sempre se referiu à Leadbeater e à Dion Fortune positivamente, assim como ao Krishnamurti. Quanto ao Gurdjieff ele dizia que era um ensinamento incompleto, mas sempre considerou o Gurdjieff um "mago branco". Então não botava todos os outros no lado negro não. E te digo isso porque eu mesmo perdi o cargo de instrutor na época, porque me viram com um livro do Eliphas Levy debaixo do braço e mostrando para um aluno que queria saber do que tratava aquele livro. Eu sempre ando carregando livro, para ler em ônibus, fila, horas vagas e sempre levei livros esotéricos para a gnose desde que meu primeiro dia como aluno, continuei levando quando virei instrutor. Mas naquele momento um membro resolveu me denunciar oficialmente e abriu m processo interno porque.... porque eu apontava as incoerências do que o Samael falava quando via. Uma vez num treino fechado entre instrutores esse mesmo que me denunciou me perguntou se a saída astral era "pelos poros", como o Samael falava. Respondi, já em tomo de ironia, que o único a falar isso era o Samael, ninguém mais jamais afirmou algo assim e eu nao fazia idéia do porque ele pensava isso, mas que sim, era o que ele falava. Ahhh, aí já ofendi o fanático porque eu estava dando a entender que o Samael estava errado, kkkk. Esse mesmo cara foi quem deoois me denunciou e citou esse caso ainda para respaldar que meu comportamento estava inadequado, e que eu estava mostrando "livros de magia negra" para os alunos, porque para o gnóstico fanatico tudo que não veio do Samael é "pseudo-esoterismo" ou "magia negra". Mostrei para eles que era o livro do Eliphas levy, alguém que o próprio samael considerava Mestre, mas eles achavam que como só podia ter os últimos 5 livros do Samael na Biblioteca ( os outros foram eliminados), isso já era prova de que eu estava cometendo uma infração ao andar dentro da escola com livros de outro autores. Expliquei que não, porque a razão pela qual só foram deixados os últimos 5 livros era porque O PRÓPRIO SAMAEL falou que os livros deles estavam todos cheios de erros, e que era melhor se ater só aos mais recentes. Então a justificativa de eliminar livros antigos foi exatamente para que o aluno não ficasse confuso com as contradições, porque lá acho que no livro amarelo ele fala que o solteiro pode despertar o kundalini com práticas de transmutação, mas já nos livros mais próximos de sua morte ele relata quando descobriu descobriu que isso não era possível. Então o aluno poderia se confundir se num livro lê uma cosia, no outro lê o contrário, e não sabe que teve 20 anos de caminhada entre um e outro. Mas essa confusão não ocorre se o aluno lê algo contrário escrito por autor não-gnóstico, portanto essa regra de "se não pode nem os livros antigos do samael, não pode os livros se outro autor", não se aplica. Não aceitaram minha ex0licação , claro, porque eles estavam presos naquele fanatismo tolo. Nessa época o Rabolu já estava mais pra lá do que prá cá, precisávamos fazer umas "operações de cura a distância, digamos assim", para usar um termo genérico, com equipes se revezando 24h por dia, 7 duas por semana, para ajudar a mantê-lo vivo. Nessa época aí ele sacou uma regra lá que quem dissesse que o Samael se contradizia era traidor do movimento e deveria ser expulso. Acontece que o Samael se contradizia, isso era fato oficialmente admitido, tanto que gerou a normativa mundial de eliminar os livros antigos POR CAUSA DISSO. Então numa das reuniões para julgarem meu caso citei alguma contradição e outro coleguinha destacou o ponto, citando a norma do Rabolu de que já que eu estava dizendo que o Samael se contradizia, isso era caso de expulsao, eheh. Reafirmei meu ponto: "Não sou eu que afirma, as contradições estão ali, no livro tal ele fala X, no livro tal ele fala Y, o exato contrário, não posso fazer nada, estão lá". Mas não abriram um processo de expulsão no meu caso porque todos ali sabiam que aquelas contradições existiam mesmo. Meu caso foi julgado fui "condenado" (ehehe) à perda do cargo (veja, o instrutor dá seu tempo de esforço de graça, e naquela época estávamos com poucos instrutores, eu dava aulas 2h por dia, 7 dias por semana, no fim de semana as vezes durante 4 horas, então a única coisa que eles conseguiram com aquilo foi que eu poupasse meu tempo e esforço. Eu não perdi nada, já eles é outro papo, porque com a minha desabilitação o centro perdeu autonomia decisória, já que isso exige um número mínimo de instrutores e administradores. Passaram a ter todas as decisões de assembleia tendo que ser submetidas, analisadas e aprovadas ou não por um centro de uma cidade maior). Então mandaram as atas do meu julgamento para o Coordenação Nacional, e eu mandei por escrtio minha defesa ,de meras 5 páginas, demonstrando com textos do ppróprio samale que não havia base na gnose para essa atitude de querer restringir qualquer um a porta livros de autores CITADOS PELO SAMAEL COMO SENDO MESTRES. Era um absurdo flagrante, ehehe mas não adiantou, a Coordenação nacional respaldou a decisão e ainda me mandou de volta à fase B, como aluno, por seis meses e sujeito a reavaliação periódica. Ok, isso me PROVOU que aquilo não se tratava de perseguição pessoal na minha cidade, mas um caso NACIONAL de fanatismo dentro da gnose. Então não tinha salvação aquilo. Minha ex-esposa ficou bem estressada, dizia que não sabia como eu aguentava, que se fosse com ela ali ter que ficar tendo aula ao lado dos alunos, ela desistiria. Acontece que ela TAMBÉM achava que eu estava errado, mas eu não, eu tinha tranquilidade de consciência e sabia que os errados eram eles, e a nível nacional. Então estava de boa, e se os alunos me perguntassem o que eu estava fazendo ali, eu responderia. Ele me lembrou que o regulamento interno "não permitia " que o membro sancionado comentasse sobre o assunto com os não membros, e só falei "ué, eu não minto, netão se me perguntarem eu respondo com a verdade, não posso fazer nada, além do que não tenho nada do que me envergonhar, quem tem são eles, então não é problema meu protegê-los da vergonha dos erros deles". Mas ninguém perguntou, talvez porque nessa época era obrigatório a presença de um instrutor entre os alunos quando um instrutor em treinamento estivesse dando a aula. Bom, dali em diante aquele núcleo foi desandando, as pessoas foram saindo, porque as regras eram muito exigentes. Eu mesmo precisei sair porque ao entrar para a faculdade à noite, só podia frequentar no fim de semana, então só podia registrar duas presenças, e nessa época o mínimo eram 4. Só voltei no mês seguinte aps concluir a faculdade. Curiosamente pouco após eu sair foi fechada a entrada a novos membros, no mundo todo, e só foi reaberta uns meses antes de eu voltar ,mesmo assim apenas para ex-membros, não se aceitaria mais novo membros. Aí eu voltei e um mes depois o Rabolu morreu. E note... isso que voce fala sobre o Samael atacar tudo de magia negra, a questão é que a gnose ensina que toda escola que não tiver um mestre vivo ,encarnado, atuando ali, terminará caindo, pela lei da entropia. Vira só um culto à repetição da tradição, como as religiões e aí fica fácil cair na mão da loja negra. Então já que o Rabolu morreu e deixou uma carta dizendo que não tinha sucessor algum, qual seria o destino do movimento, segundo o que o próprio ensinamento gnóstico ensina??? ... Né???.. então caí fora para não afundar junto. Então não ache que você está aqui debatendo com quem não conhece esse defeitos que você aponta nos grupos gnósticos, sei bem como é, e por isso todas as vezes que me pediram dica sobre isso eu sempre disse para usar a gnose como wikipedia, porque nela encontramos ensinamentos de várias vertentes, mas que tem que se cuidar dos grupos, que são uma fábrica de fanáticos, ainda que não tenham base na obra do samael para se comportarem dessa maneira. Em 18/01/2024 at 22:29, Salokonir disse: a partir de então começaríamos a pensar que nossos pais são diabos, já que eles comem carne de porco e transam de vez em quando; começaríamos a considerar nossos professores escolares verdadeiros capetas, já que eles bebem cerveja no fim de semana, e dps assistem um seriado erótico em casa e tem uma polução noturna durante o sono; mestres esotéricos de outros movimentos, padres, sacerdotes, etc, já que eles não concordam com os dogmas gnósticos então certamente são diabos tentando adquirir seguidores, ou na melhor das hipóteses "guias cegos"; as maiores mentes da humanidade então nem se fala, Bom, mas a primeira coisa que se aprende na gnose é a não crer em nada nao ser seguidor de homens, a investigar. Depois vem o ensinamento e faz várias afirmações. Por que as pessoas preferem já acreditar em tudo de cara? Talvez porque foram acostumadas em acreditar em tudo que não só a religião, mas a escola lhes ensina. Dizem que acreditam na ciência mas consome tudo que a ciência fala sem pedir provas a ela. Eu pelo menos com meus alunos da gnose, falava isos diretamente nas aulas: -Não é porque gnose diz que você não deve comer carne de porco que vocês vão parar de comer carne de porco. A gente explica a razão disso e vocês tem que vez na prática se isso é real, se não for, para que seguir? Vão ficar igual aos crentes ali da frente? (tinha uma assembléia de deus em frente a nossa escola, com toda aquela gritaria que eles acham que é canto de louvor) Mas cada vez mais eu ia sentindo que meu esforço para não criar fanáticos era vão, as pessoas QUEREM CRER, e quando passa ondinha culpam quem as FEZ CRER, transferindo a responsabilidade pessoal. Só que isso vale para religião, para quem a fé é a ferramenta chave. Isso não vale para esoterismo, para ocultismo, que tem uma base experimental (embora, claro, sempre dependa de uma "teoria do tudo" para analisar os resultados). Mas em geral o único dano que esses movimentos gnósticos podem causar é te transformar num tipo de "crente new age", o que até é "uma contenção de danos", considerando a que a pessoas se entregam sem freios quando não tem noção de nada sobre ego, consciência, espíritos, magia, sexualidade, drogas. Em 18/01/2024 at 22:29, Salokonir disse: Se Samael realmente era um ser tão "elevado" como ele dizia ser, com memória perfeita de todas as vidas passadas, e se ele realmente foi um DOS ARQUITETOS DO MUNDO como ele dizia ser, então ele também deveria saber como funcionam as leis físicas acerca do vegetarianismo. Mas ele não sabia, ele errou como qualquer humano limitado e comum Novamente, acho que já falei isso, mas você não entendeu. Não era o sujeito encarnado que tinha isso tudo, era sua parte divina, o que poderia ser descrito como um "Eu superior", que é um conceito mais fácil para o leigo entender. O Samael conta que tinha lembranca das vidas passada desde criança (no livro as três montanhas), mas conta em outros livros ("naqueles", os eliminados, ehehe) que quando jovem ele não podia ver uma saia, se botassem uma saia numa vassoura ele ia lá dar uma cantada na vassoura. E teve uma passagem em que ele conta que foi se queixar as mestres da loja branca, que não conseguia controlar a parte sexual, estava sempre tendo caídas durante a magia sexual, e esses mestres fizeram um trabalho de teurgia e arrancaram dele aquela parte psiquica que estava leh dando problema. Ou seja, dependeu de intervenção externa.. Então note, isos não é papo de quem de passa por um Deus encarnado, isso são as troços da alam humana encarnada, do bodhisatwa do Mestre. Essa relação entre a parte encarnada e a parte que é o Mestre interno pode ser aproximada ou afastada, mais ou menos dentro da lógica da mediunidade, em que quando o Chico Xavier não estava falando o que o Emmanuel passava para ele a qualidade do material era uma, quando estava psicografando podia ser outra. Essa relação do encarnado com seu mestre interno é similar , o Mestre interno vai se expressando mais e mais a medida que o indivíduo vai purificando sua psique através do trabalho, tal como um médium vai desenvolvendo mais e mais afinidade com seu espírito guia para expressá-lo com menos distorções, menos interferência do animismo do médium. Eu diria que você nota isso até no Waldo, ficavam fazendo tanta pergtuna para ele sobre coisas triviais que ele perdia muito tempo falando só bobagens e expressando seus preconceitos, mas quando surgia um assunto verdadeiramente sério e profundo, até a atitude mudava, e ali você FINALMENTE descobria que não tinha só um velho rabugento de aparência bizarra se manifestando através daquele corpo. E EXATAMENTE POR ISSO: Em 18/01/2024 at 22:29, Salokonir disse: Se ele errou nisso ele pode ter errado em outras coisas, logo qualquer um é livre para criticar cada vírgula do que ele ensinou, e não deve se sentir envergonhado por questionar a autoridade duvidosa dele. Que eu mesmo sempre adotei essa atitude, porque como expliquei acima, era o bodhisatwa ali, o Samael desencarnou sem completar o trabalho, logo, ele não estava expressando o tempo todo o Mestre interno, assim como um médium não está 24h por dia canalizando seu espírito guia. Daí tantos erros QUE ELE MESMO ADMITIU E POR ISSO RECOMENDOU JOGAR FORA SEUS LIVROS anteriores. Mas muitas críticas que tem por aí são fruto de erro de entendimento de quem critica. A forma adequada de olhar para o samael é como olhamos para um ocultista que está há muitas vidas nessa trajetória. mas claro que não é assim que os grupos gnósticos tentam fazer seus alunos pensarem daí geram falsas expectativas, sensação de traição quando descobrem contradições ou que ele "não inventou tudo da cabeça dele, copiou de outros" etc. A melhor prevenção para o fanatismo EM QUALQUER ÁREA DO CONHEICMENTO é cultura geral daquela área, sempre saber o que todo mundo da área fez, a evolução histórica, quais as correntes de pensamento lá dentro ,cada qual puxando a sardinha para o seu lado para provar que todo os outros estão errados, etc. É por isso que eu sempre frequenta a gnose com livros de outros autores, e deixava os alunos me verem com eles, para perceberem que não se pode nunca usar uma fonte só como referência na vida, em nenhum assunto. Mas claro, como fui punido por isso, punição respaldada pelo grupo coordenador nacional, tenho que admitir que os grupos não queriam isso, contradizendo o próprio exemplo do samael em seus livros, ehehe. 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted January 19 Report Share Posted January 19 Quanto a sua resposta da minha parte 1, acho que com o que eu escrevi na parte 2 já fica mais claro. Ninguém me contou, eui mesmo li no arquivo morto de documentos uma carta de uma pessoa do equador se não em falah a memória, dizendo que queria entrar para a gnose, mas não tinha o movimento da Nova Ordem ( o do Rabolu) no país dele, só os outro movimentos gnósticos. A resposta do Rabolu foi "Entre em qualquer um o que importa é que siga são os três fatores" O pessoal dos outros movimento faz muito mimimi com essa rejeição do Rabolu aos demais, mas é porque alguns desses líderes foram parar na cadeia, ou mesmo mortos pelo envolvimento com traficantes. Essa "forma de apresentar as coisas" com esses papinhos de "Mestre" é um prato cheio para psicopatas aproveitadores. Tem que VARRER DO MAPA essa idéia de Mestre encarnado, ou sempre haverá uma armadilha pronta para pegar os ingênuos, sempre que alguém com habilidades psíquicas desenvolvidas aparecer e se declarar o "Mestre Nome-Esquisito" 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted January 23 Report Share Posted January 23 Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Novamente, acho que já falei isso, mas você não entendeu. Não era o sujeito encarnado que tinha isso tudo, era sua parte divina, o que poderia ser descrito como um "Eu superior", que é um conceito mais fácil para o leigo entender. O Samael conta que tinha lembranca das vidas passada desde criança (no livro as três montanhas), mas conta em outros livros ("naqueles", os eliminados, ehehe) que quando jovem ele não podia ver uma saia, se botassem uma saia numa vassoura ele ia lá dar uma cantada na vassoura. E teve uma passagem em que ele conta que foi se queixar as mestres da loja branca, que não conseguia controlar a parte sexual, estava sempre tendo caídas durante a magia sexual, e esses mestres fizeram um trabalho de teurgia e arrancaram dele aquela parte psiquica que estava leh dando problema. Ou seja, dependeu de intervenção externa.. Então note, isos não é papo de quem de passa por um Deus encarnado, isso são as troços da alam humana encarnada, do bodhisatwa do Mestre. O video abaixo foi postado à zero hora de hoje. Ela esta falando basicamente do mesmo que eu estava explicando ali em cima. Marquei o inicio de dois trechos sobre o mesmo assunto, mas pertencem ao mesmo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CbmERQhIxpc&t=900s https://www.youtube.com/watch?v=CbmERQhIxpc&t=2485s Citar SAMAEL SOBRE SI MESMO: “Muita gente acredita que Samael é apenas um pseudônimo. Não! Efetivamente, eu sou Samael! Vocês mesmos devem ter lido ou ouvido falar que a Kabala fala de Samael, qualificando-o como o Anjo Regente do planeta Marte. Na Bíblia, Samael é qualificado como demônio. Não importa! O fato é que eu sou Samael! E digo com toda franqueza e honestidade que isso é verdade e, ainda que me levassem a um paredão de fuzilamento, não mudaria de idéia. Eu não tenho pseudônimo! Repito: Eu sou Samael! Mas, por que alguns dizem que eu sou um anjo e outros dizem que eu sou um demônio? Simplesmente porque eu caí (uma queda espiritual), num passado muito remoto, quando vivia na Ásia Central, nos Himalaias, no começo da Raça Ariana. Cometi o mesmo erro do Conde Zanoni. Naquele tempo, eu tinha um corpo lemuriano, imortal. Fui testemunha ocular do afundamento de todo o continente da Lemúria ao longo de mais de dez mil anos. Vi nascer a Atlântida. Conheci toda a Atlântida, onde segui vivendo com o mesmo corpo lemuriano. Vi também, depois, a Atlântida afundar-se no oceano. Acompanhei o Manu Vaisvavata em seu êxodo daquele continente, antes do seu afundamento. Mas, infelizmente, cometi um grave erro. Acontece que, depois do êxodo, acabei indo viver num dos tantos reinos que havia na região na época. Eu estava proibido de tomar esposa novamente, por causa do meu grau de imortal. Se vocês não sabem, esclareço que os filhos dos Deuses não podem mais desposar mulheres. Mas, acabei me apaixonando por uma belíssima mulher e acabei me casando. Grande erro! Minha Divina Mãe, um dia, me chamou a uma caverna profunda. E lá me mostrou o futuro que me aguardava caso continuasse naquela situação. Vi lágrimas, chuvas, doenças, misérias. Me vi como um autêntico judeu errante pelo mundo. Pedi perdão pelo erro cometido, mas, já era tarde; já havia metido os pés pelas mãos! Essa foi minha queda. Perdi o corpo imortal e acabei submetido à roda de nascimentos e mortes. Por isso digo a vocês: meu Real Ser Interno é a Mônada Regente do planeta Marte. Quanto a mim, aqui, diante de vocês, acabei me transformando num Boddhisattwa caído. Ressurgiram os egos em minha mente e me tornei um verdadeiro diabo. Agora, nesta atual existência, compreendi a necessidade de eliminar os egos, de realizar a Grande Obra e retornar ao Pai. É assim, dessa forma, que estou aqui, hoje, falando a vocês, com o coração na mão! Samael Aun Weor é o meu nome verdadeiro como Boddhisattwa. Samael é o nome da minha Mônada! Sou perfeitamente consciente do amanhecer da vida neste sistema solar! Eu vi surgir esta Creação! Estou aqui, com esta humanidade, desde o primeiro instante! Desde que o coração do sistema solar começou a palpitar depois de uma longa Noite Cósmica! Vim para cá porque para cá me mandou meu Deus Interno, meu Pai que está dentro de mim! Meu propósito é o de servir e de ajudar esta humanidade! E creio que estou servindo o meu semelhante, creio que estou trabalhando em favor da humanidade! Durante muitos séculos estive caído, é verdade, mas, agora, não! Já me levantei do lodo da terra. É a mesma idéia da relacão do Iceberg com a pontinha que ela cita no video. O que muda é que dependendo de todo o contexto educativo da pessoa, alguém vai encaixar suas experiências numa estrutura que envolve um Mestre e seu Bodhisatawa, outro em Espirito e Alma, outro em Eu superior e inferior, outro em 12 emanaçoes de um único Eu divino, outro em inúmeras emanacoes desse Eu divino, etc. Daí que não se pode botar a mao no fogo por nenhuma dessas molduras culturais, porque elas sempre sao adaptacoes parciais ao seu publico consumidor, um ocultista, outro religioso, outro psicologico..., mas a idéia geral permanece similar entre todas. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Salokonir Posted January 23 Report Share Posted January 23 Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Se ficar dependendo de acreditar vai ficar nessa aí mesmo. O que para mim parece ser a base da gnose de Samael: simplesmente acreditar. Sei que os gnósticos e o próprio líder estimulam o estudante a "praticar e verificar por sí mesmo", o grande problema nisso é que as experiências próprias de cada estudante só tem valor se elas se encaixam no "cânone" dessa tradição gnóstica. Então da mesma forma que um monge católico só é permitido ter experiências místicas que confirmem passagens bíblicas, ou um pastor evangélico só teria revelações sobre o inferno e a chegada de Jesus na Terra para salvar a igreja, o estudante gnóstico só deve ter experiências que estejam de acordo com as coisas que Samael descreveu. Se alguém tiver alguma experiência diferente e que contradiga o que o "mestre" falou, e se essa pessoa relatar para os colegas gnósticos o que viu, haveria a chance dela ser "excomungada" do grupo. Então aonde está a "objetividade" que os gnósticos afirmam ter? Não tem. É apenas o mesmo sistema de crença cega de sempre, mas com o pequeno diferencial de se dizerem "objetivos", "investigadores", "conscientes", etc. Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: E te digo isso porque eu mesmo perdi o cargo de instrutor na época, porque me viram com um livro do Eliphas Levy debaixo do braço hehehe em outras palavras, foi "excomungado". É engraçado pensar que a "grande revolução" que Samael Aun Weor causou no mundo foi simplesmente criar um "catolicismo medieval 2.0". Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Ahhh, aí já ofendi o fanático porque eu estava dando a entender que o Samael estava errado, kkkk. Como ousou fazer isso Sandro Fabres? Ninguém deve insinuar que o nosso supremo líder Kim Jong U... Quero dizer, Samael Aun Weor, pudesse estar errado! Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Esse mesmo cara foi quem deoois me denunciou e citou esse caso ainda para respaldar que meu comportamento estava inadequado, e que eu estava mostrando "livros de magia negra" para os alunos, porque para o gnóstico fanatico tudo que não veio do Samael é "pseudo-esoterismo" ou "magia negra". Na mente dele você já estava começando a se filiar com a Loja Negra. Talvez era até infiltrado do próprio Javé tentando destruir o Movimento Gnóstico por dentro. Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Nessa época aí ele sacou uma regra lá que quem dissesse que o Samael se contradizia era traidor do movimento e deveria ser expulso. Até parece a Coreia do Norte, onde quando alguém fala que o Kim Jong-un faz cocô, mandam o cara passar o resto da vida num campo de trabalho forçado. Pelo menos, graças a Deus, a gnose de Samael ainda não teve poder absoluto sobre qualquer país, logo não podem aplicar punições físicas em ninguém. Mas imagina se pudessem? Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Meu caso foi julgado fui "condenado" (ehehe) à perda do cargo Até me lembra aqueles juízes corruptos que condenaram Sócrates porque ele pensava de modo diferente e que ia contra as estruturas de poder da época. A sua forma de pensar claramente ia contra as estruturas de poder do Movimento Gnóstico "Nova Ordem", então decidiram te destituir do cargo. Então novamente não vemos nada de transcendente no movimento gnóstico; é apenas a velha busca animal por poder que já presenciamos nas grandes religiões e impérios através da história. A velha sede de criar hierarquias, regras, e "cobrar impostos" das pessoas que violam essas regras. Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Ok, isso me PROVOU que aquilo não se tratava de perseguição pessoal na minha cidade, mas um caso NACIONAL de fanatismo dentro da gnose. Tá mais para caso "universal" de fanatismo na gnose. Assim como as palavras de certos ditadores reverberam na mente das pessoas e cria exércitos de fanáticos dispostos a morrer pela causa, as palavras de pseudo-profetas igual Samael Aun Weor reverberam na cabeça de muitos indivíduos e criam grandes exércitos de fanáticos religiosos inflexíveis, já que tais palavras VIBRAM com o fanatismo. "Conheça a Árvore pelos seus frutos". Os gnósticos em maior parte são fanáticos porque a "árvore" de onde eles vem estimula o fanatismo. Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Bom, dali em diante aquele núcleo foi desandando, as pessoas foram saindo, porque as regras eram muito exigentes. O mesmo vai acontecer com o Movimento Gnóstico no geral. Com o tempo os poucos que continuam lá vão abandonar, e a gnose de Samael vai se tornar apenas mais uma entre várias outras "seitas mortas". Pelo menos é isso que eu penso. O mundo vai seguir em frente e talvez daqui uns 500 anos alguém vai ler os livros de Samael e só vai dar gargalhada dos absurdos que ele falou. Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Não era o sujeito encarnado que tinha isso tudo, era sua parte divina Eu também duvido seriamente disso que ele diz sobre ser Samael. Talvez era apenas uma megalomania sofisticada, não muito diferente daquelas pessoas que se acham a reencarnação de Jesus ou Buda. E mesmo se ele fosse Samael de fato, por que eu deveria confiar? Fora da gnose Samael era conhecido como um demônio, e muitas vezes era descrito como o próprio Lúcifer. Citar "Samael corresponde a Sefirot Geburah, significando "a severidade". Os demônios associados a ele são descritos como monstros amarelos com corpo de cachorro e cabeças de demônio. Geburah também está associado ao racionalismo, ao intelectualismo, a justiça cega e ao oculto. Assim sendo, Samael se converte no justiceiro cego, no olho por olho-dente por dente, aquele que utilizando a lei não tem piedade. Por isso é considerado pelo leigo como maligno, de palavras inteligentes e racionais que nega a existência de Deus e de qualquer ser acima do EU." "Nas tradições cristãs de origem gnóstica (veja Apócrifo de João) encontrado na Biblioteca de Nag Hammadi, Samael é o terceiro nome do demônio Demiurgo cujos outros nomes são: Yaldabaoth e Saclas[1]. É neste contexto que o seu nome significa "deus-cego". É retratado por uma serpente com rosto de leão e é filho do Aeon Sophia contra o qual se rebela. No livro intitulado Sobre a origem do mundo, que faz parte da mesma biblioteca, Samael também é chamado de Ariael ("como um leão")[2]." "Segundo as tradições cristãs canonicas, Samael era Lúcifer (Portador de Luz), o anjo que estava mais próximo de Deus. Ao querer usurpar o trono de Deus fazendo-se igual a Ele, reuniu um terço das milícias celestes e travou uma batalha com as hostes angélicas fiéis, sendo derrotado depois de uma dura batalha contra o arcanjo Miguel (cujo nome no original é Mikha'El e significa "Quem é como Deus?") sendo precipitado no Hades (Inferno). Enquanto caía no Tártaro, Miguel e os anjos fiéis bradaram: Samael! Samael! Samael! Aludindo à queda daquele que desejava ser como Deus, mas havia se transformado em Satanás." (Samael – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)) Por que devo confiar em um ser que era chamado de "deus cego", e que pelo que diz as lendas tentou usurpar o trono de Deus? Seria mais sábio desconsiderar tudo o que um ser assim disse, mesmo que ele afirme que "virou bonzinho e agora não se encontra mais caído". Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Que eu mesmo sempre adotei essa atitude, porque como expliquei acima, era o bodhisatwa ali, o Samael desencarnou sem completar o trabalho, logo, ele não estava expressando o tempo todo o Mestre interno, assim como um médium não está 24h por dia canalizando seu espírito guia. Daí tantos erros QUE ELE MESMO ADMITIU E POR ISSO RECOMENDOU JOGAR FORA SEUS LIVROS anteriores. Ou talvez ele não era tão diferente assim do ordinário e cometeu erros que qualquer um cometeria quando expressa suas próprias opiniões sobre a vida e a existência. Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: A melhor prevenção para o fanatismo EM QUALQUER ÁREA DO CONHEICMENTO é cultura geral daquela área, sempre saber o que todo mundo da área fez, a evolução histórica, quais as correntes de pensamento lá dentro ,cada qual puxando a sardinha para o seu lado para provar que todo os outros estão errados, etc. Sim, nesse contexto Samael Aun Weor é apenas mais um ocultista entre tantos no Sec 20. Acho que ler os livros dele com essa medida de cautela é muito mais saudável, pois você aproveita as coisas que são válidas e edificantes e não se sente culpado de descartar sem dó tudo o que for absurdo ou contraditório. Ler livros de vários outros autores e estudar o contexto histórico antes de ler Samael Aun Weor é a mesma coisa que observar o comportamento de uma cobra peçonhenta de forma segura dentro de um zoológico, enquanto ter apenas Samael Aun Weor como referência seria deixar a cobra peçonhenta solta dentro da sua casa sob o risco dela te picar quando você estiver distraído. Em 19/01/2024 at 12:35, sandrofabres disse: Mas claro, como fui punido por isso, punição respaldada pelo grupo coordenador nacional, tenho que admitir que os grupos não queriam isso, contradizendo o próprio exemplo do samael em seus livros, ehehe. Sim, mas acho sensato dizer que o fanatismo dos grupos não surgiu do nada. Não existem efeitos sem causa. Eles não viraram fanáticos do nada ou de forma aleatória. O maior culpado deve ser o próprio Samael, que com suas palavras e ações, que na minha opinião emanavam a sede pelo poder e domínio das pessoas, moldou a mente dos seus estudantes para que se tornassem o que são hoje. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted January 23 Report Share Posted January 23 57 minutos atrás, Salokonir disse: O que para mim parece ser a base da gnose de Samael: simplesmente acreditar. Sei que os gnósticos e o próprio líder estimulam o estudante a "praticar e verificar por sí mesmo", o grande problema nisso é que as experiências próprias de cada estudante só tem valor se elas se encaixam no "cânone" dessa tradição gnóstica Sim, mas isso vale para a ciência também por exemplo. Por osso.cientistas que tentam desafiar o dogma materialista com pesquisas sobre espiritualidade ou paranromalidade, como fez a parapsicologia, se prejudicam na carreira, ou sua área passa a ser classificada ds pseudo ciencia . É um problema de como os humanos lidam com o conhecimento em qualquer área. A ciência tenta criar métodos para evitar isso, mas na prática, como é feita por humanos, ainda funciona muito dessa maneira. Quem respalda as "verdades" já " comprovadas" sobe ma carreira, quem usa seus titulos acadêmicos e laboratorios para provarno contrário é condenado ao ostracismo. Agora foi exatamente por isso que o Rabolu não deixou sucessor, porque ele mesmo estava sempre dizendo que os gnosticos so sabiam acreditar e repetir o que ele falava, que não praticavam, e que se continuasse assim não haveria sucessor quando ele desencarnasse. Que o mínimo acietável era 1 kundalini desperto pelo menos, sem isso nao tinha como. E quando estava já para desenarnar avisou que ninguém atingiu esse nível, logo, nao haveria nenhum outro a seguir chefiando o movimento. Acho isso mais honesto que a turma que na última hora botar qualquer um lá, filho, esposa, diacipulo mais antigo, só para manter o gado seguindo o berrante. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Salokonir Posted January 24 Report Share Posted January 24 Em 19/01/2024 at 12:45, sandrofabres disse: em que VARRER DO MAPA essa idéia de Mestre encarnado, ou sempre haverá uma armadilha pronta para pegar os ingênuos, sempre que alguém com habilidades psíquicas desenvolvidas aparecer e se declarar o "Mestre Nome-Esquisito" Eu também acho. Direto a gente vê por ai, dentro e fora da gnose, gente querendo ser "mestre isso", "mestre aquilo". Não acho produtivo as pessoas quererem ser chamadas de "mestre", já que parece mais um emblema ou enfeite para se destacar no meio da multidão do que algo que ofereça verdadeiro valor para o mundo. Por isso também me incomodava essa coisa de ficar chamando o Samael de "Venerável Mestre" na gnose, era algo que me soava bastante cultista. A própria Bíblia diz: Citar ⁷ E as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens; Rabi, Rabi. ⁸ Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. ⁹ E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. ¹⁰ Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo. Mateus 23:7-10 Em 23/01/2024 at 11:18, sandrofabres disse: O video abaixo foi postado à zero hora de hoje. Ela esta falando basicamente do mesmo que eu estava explicando ali em cima. Marquei o inicio de dois trechos sobre o mesmo assunto, mas pertencem ao mesmo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CbmERQhIxpc&t=900s Achei bem legal as experiências que essa mulher relatou, até dei uma olhada nas outras partes. Achei interessante que ela falou sobre uma vida passada dela num planeta onde os seres mais avançados eram gafanhotos. No caso da gnose eles negariam a existência de um planeta assim, já que acreditam apenas em ETs com aparência humana e nada mais. Em 23/01/2024 at 11:18, sandrofabres disse: É a mesma idéia da relacão do Iceberg com a pontinha que ela cita no video. O que muda é que dependendo de todo o contexto educativo da pessoa, alguém vai encaixar suas experiências numa estrutura que envolve um Mestre e seu Bodhisatawa, outro em Espirito e Alma, outro em Eu superior e inferior, outro em 12 emanaçoes de um único Eu divino, outro em inúmeras emanacoes desse Eu divino, etc. Sim, mas é interessante que quando Samael descrevia suas experiências no plano do "Mestre interno" dele, era tudo bastante rudimentar e corriqueiro. não parecia que ele tava acessando um iceberg de consciência enorme e transcendental; na verdade parecia mais que ele entrava num mundo de ficção que ele mesmo inventou, com todas limitações e preconceitos do pensamento humano. 22 horas atrás, sandrofabres disse: Sim, mas isso vale para a ciência também por exemplo. Por osso.cientistas que tentam desafiar o dogma materialista com pesquisas sobre espiritualidade ou paranromalidade, como fez a parapsicologia, se prejudicam na carreira, ou sua área passa a ser classificada ds pseudo ciencia A ciência e a gnose de Samael Aun Weor até parecem dois lados de uma mesma moeda, no sentido que ambos são bastante cegos sobre a realidade mas se dizem conhecedores de tudo. 22 horas atrás, sandrofabres disse: Acho isso mais honesto que a turma que na última hora botar qualquer um lá, filho, esposa, diacipulo mais antigo, só para manter o gado seguindo o berrante. Sim, isso é verdade. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted January 24 Report Share Posted January 24 29 minutos atrás, Salokonir disse: Sim, mas é interessante que quando Samael descrevia suas experiências no plano do "Mestre interno" dele, era tudo bastante rudimentar e corriqueiro. não parecia que ele tava acessando um iceberg de consciência enorme e transcendental; na verdade parecia mais que ele entrava num mundo de ficção que ele mesmo inventou, com todas limitações e preconceitos do pensamento humano Sim, pareciam mesmo. Nas obras a gente cruza com uns detalhes bem concreto ás vezes Eu tentei achar mas nao consegui localizar, porque nao lembro em que livro está, uma vez em que ele aonsair em astral encontrou o Mestre Interno dele que o chicoteou dizendo que ele era seu bodhisatwa e que sua missão nessa existencia era fazer a obra, mas ele não estava fazendo... Eu hein? ehehe Confesso que esse conceito de encontrar o Mestre Interno em astral, como sendo um " Outro Eu" ali que aparece na sua frente me soava meio bizarro e sempre achei que " não era bem assim" Mas, já me aconteceu algo assim, e o bizarro é que ninguém precisa se apresentar para ninguém, você bota o olho, e aí na mesma hora sabe quem você é, quem Ele é, sabe que você está aqui a serviço, etc... Eu nunca imaginei que seria algo assim tão claro. Então já não duvidei mais desses relatos aí do Samael. Mas eu desconfio seriamente que esses conceitos e forma de ver as coisas estão meio que ausentes de outras linhas espiritualistas porque pode ser algo bem especifico do grupo de humanos que vem, há séculos, envolvido com os trabalhos dessa linhagem. Desconfio que o que pode valer/funcionar para os gnosticos pode não ser bem assim com quem não possui esses vinculos passados. Entao quem possui se encaixa fácil, quem não possui não se encaixa, tudo parece mais bizarro ainda. No meu caso, antes de entrar, eu so conhecia os materiais do Gurdjieff/ Ouspensky ( na área da psicologia) entao quando lia os livros do Samael eu tentava controlar as risadas , sozinho no quarto de estudante, para que nao achassem que ei estava doidao, sabe como é : jovem universitário rindo sozinho.... ejehe Mas quando comecei a praticar as técnicas da parte psicológica vi que havia muitos significados ocultos naquelas "frases soltas" que compõem cada paragrafo dos livros. Aí percebi que tinha "algo mais" ali, não perceprivel a quem não está praticando . Mas veja não estou atribuindo a isso algo como " a sabedoria de um Mestre escondida ali". Mesmo livros de meditacao budista, que descrevam etapas da meditacao ou funcionamento da mente: se você não tiver " alguma" pratica em meditacao vai ver só palavras vagas. Mas se tiver, você consegue reconhecer os significados muito concretos daquelas palavras. Isso muda sua compreensão desses textos, te ajuda a entender melhor sua prática, e agora com uma prática melhor,.voce volta ali e relê e descobre mais pérolas que antes não tinha visto. Aí parei de rir do que ele escreve, mas entendo perfeitamente as criticas levantadas porque de fato ele tem um estilo meio..... esquisitão ... eu diria, kkk. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted January 25 Report Share Posted January 25 Ainda no assunto Gnose, vou deixar dois videos. O primeiro é de dois ex-gnosticos de uma das vertentes, mas nao da mesma que eu fui membro. Na que eu participei, a Nova Ordem, do Rabolu, e que não existe mais, haviam regras que impediam que acontecessem o que eles relatam ali sobre dinheiro e sobre "deslizes" sexuais. Já deixo claro que nenhum dos dois esta mentindo ou distorcendo nenhum dos conceitos abordados. https://www.youtube.com/live/_AUFx--4egU?si=50Kg849fZg694tTg Este outro é de alguém mais esclarecido que, como eu, parece nunca ter se deixado levar pela pressão dos coleguinhas fanáticos: https://m.youtube.com/watch?v=-KMImePXKJw Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
MyEss Posted October 3 Report Share Posted October 3 Em 23/01/2024 at 10:18, sandrofabres disse: Ela esta falando basicamente do mesmo que eu estava explicando ali em cima. Marquei o inicio de dois trechos sobre o mesmo assunto, mas pertencem ao mesmo vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CbmERQhIxpc&t=900s https://www.youtube.com/watch?v=CbmERQhIxpc&t=2485s É a mesma idéia da relacão do Iceberg com a pontinha que ela cita no video. O que muda é que dependendo de todo o contexto educativo da pessoa, alguém vai encaixar suas experiências numa estrutura que envolve um Mestre e seu Bodhisatawa, outro em Espirito e Alma, outro em Eu superior e inferior, outro em 12 emanaçoes de um único Eu divino, outro em inúmeras emanacoes desse Eu divino, etc. Os relatos e a explicação dela sao muito bons. É longo mas vale assistir. Interessante q ela diz q nunca estudou nada, e assistindo ela eu achei algumas partes parecidas com a teoria do tom campbel, e em um momento ate o entrevistador diz q acha isso. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts