Clebio Lima de Freitas Posted December 17, 2023 Report Share Posted December 17, 2023 No Livro dos Espíritos, de Alan kardec, logo na introdução, encontrei o trecho que segue abaixo: "Segundo outros, finalmente, a alma é um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva sua individualidade após a morte. Esta acepção é, sem contradita, a mais geral, porque, debaixo de um nome ou de outro, a ideia desse ser que sobrevive ao corpo se encontra, no estado de crença instintiva, não derivada de ensino, entre todos os povos, qualquer que seja o grau de civilização de cada um. Essa doutrina, segundo a qual a alma é causa e não efeito, é a dos espiritualistas." Minha dúvida é: pela definição apresentada, que determina três tipos de crença sobre a alma, a primeira sendo a definição materialista, onde a alma é efeito e não causa, e se extingue na morte, a segunda sendo a definição panteísta na qual a alma é um fragmento de Deus e volta ao mesmo na morte não conservando qualquer consciência individual, e a terceira sendo a da citação acima, me parece que a definição cristã ortodoxa mais comum é exatamente essa última, já que há o entendimento de que a alma possui a sua individualidade e não se confunde com a essência e a pessoalidade de Deus. Neste caso o cristianismo se enquadra como espiritualismo? É estranho porque normalmente se usa o termo espiritualista exatamente para identificar aqueles que creem na reencarnação da alma em contrapartida ao cristianismo ortodoxo, que não defende a existência da reencarnação.. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted December 19, 2023 Report Share Posted December 19, 2023 Olha, definições não são algo que captura minha atenção, então posso estae falando bobagem, mas me chamou atenção você se referir à reencarnação como requisito para ser espiritualista ME PARECE que isso seria um erro, porque a reencarnação ainda tem algum debate se é regra geral, escolha ou exceção. Uma vez li um comentario de uma autoridade católica que dizoa que a igreja católica nunca negou a reencarnação, apenas acha que isso não é a regra. Ou seja, elea achariam que por algum "mistério de Deus" a reencarnação possa acontecer. Já para o pessoal espírita parece considerar a reencarnação uma regra da existência. Portanto me parece que um espiritualista apenas deveria aceitar como realidade a continuidade da vida após a morte. Se essa vida será reencarnada ou ficará por lá, funcionando normalmente, aí já são especificacoes de cada doutrina. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
sandrofabres Posted December 19, 2023 Report Share Posted December 19, 2023 Acho que é por aí mesmo: https://www.febnet.org.br/portal/2023/07/17/momento-feb-espiritismo-e-espiritualismo/ Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts