Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dúvida sobre a definição de "espiritualista"


Recommended Posts

No Livro dos Espíritos, de Alan kardec, logo na introdução, encontrei o trecho que segue abaixo:

"Segundo outros, finalmente, a alma é um ser moral, distinto, independente da matéria e que conserva sua individualidade após a morte. Esta acepção é, sem contradita, a mais geral, porque, debaixo de um nome ou de outro, a ideia desse ser que sobrevive ao corpo se encontra, no estado de crença instintiva, não derivada de ensino, entre todos os povos, qualquer que seja o grau de civilização de cada um. Essa doutrina, segundo a qual a alma é causa e não efeito, é a dos espiritualistas."

Minha dúvida é: pela definição apresentada, que determina três tipos de crença sobre a alma, a primeira sendo a definição materialista, onde a alma é efeito e não causa, e se extingue na morte, a segunda sendo a definição panteísta na qual a alma é um fragmento de Deus e volta ao mesmo na morte não conservando qualquer consciência individual, e a terceira sendo a da citação acima, me parece que a definição cristã ortodoxa mais comum é exatamente essa última, já que há o entendimento de que a alma possui a sua individualidade e não se confunde com a essência e a pessoalidade de Deus.

Neste caso o cristianismo se enquadra como espiritualismo? É estranho porque normalmente se usa o termo  espiritualista exatamente para identificar aqueles que creem na reencarnação da alma em contrapartida ao cristianismo ortodoxo, que não defende a existência da reencarnação..

Link to comment
Share on other sites

Olha, definições não são algo que captura minha atenção, então posso estae falando bobagem, mas me chamou atenção você se referir à reencarnação como requisito para ser espiritualista

ME  PARECE que isso seria um erro, porque a reencarnação ainda tem algum debate se é regra geral, escolha ou exceção. Uma vez li um comentario de uma autoridade católica que dizoa que a igreja católica nunca negou a reencarnação, apenas acha que isso não é a regra. Ou seja, elea achariam que por algum "mistério de Deus" a reencarnação possa acontecer. 

Já para o pessoal espírita parece considerar a reencarnação uma regra da existência. 

Portanto me parece que um espiritualista apenas deveria aceitar como realidade a continuidade da vida após a morte.

Se essa vida será reencarnada ou ficará por lá, funcionando normalmente, aí já são especificacoes de cada doutrina.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...