Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dificuldade com as técnicas indiretas

Recommended Posts

Olá. Estou tentando por em prática as técnicas do Michael Raduga descritas no livro "Escola de viagem fora do corpo". Vale ressaltar que eu já as pratiquei a vários anos atrás no comecinho da adolescência e foi através delas que quase todas as experiências que eu tive aconteceram, porém, estou tendo muita dificuldade em ter sucesso com elas agora e eu faço praticamente as mesmas coisas que eu fazia antes. 

Eu durmo por 6 horas como é descrito no livro, acordo, fico acordado por uns 20 minutos (trinta no máximo) e depois volto a dormir. Tento não me mover ao acordar, mas nada acontece. Antigamente, quando eu fazia esse método, era quase garantido que eu iria adquirir consciência fora do corpo. Mas agora, já o apliquei 8 vezes seguidas dando pequenas pausas para não repetir o processo todas as noites e não obtive resultado nenhum. Está tudo certo e eu que estou me precipitando ou eu estou fazendo algo de errado ?

3 horas atrás, sandrofabres disse:

Normal, porque antes você tinha a busca pela novidade como agente motivador, agora não a tem mais, tem que ser tudo na base da persistência mesmo. 

Olá, Sandro, obrigado pela resposta. Aproveitando a oportunidade, gostaria de fazer outra pergunta. Eu tinha visto uma resposta sua no comentário de outro usuário dizendo que é um mito a necessidade de induzir a paralisa do sono para alcançar a projeção astral. Você poderia me explicar mais a respeito disso ?

É que as pessoas misturaram muito as coisas nessa área, fruto provavelmente das experiências pessoais dos projetores mais antigos, que quando tiveram as primeiras experiências não tinham muita informação e generalizaram para todos as particularidades que eles tinham.

Começando bem diretamente: eu tive minha primeira projecao com 12 ou 13 anos, 1982-1983,  voluntária, induzida por técnica, e depois tive mais algumas aqui e acolá, induzidas por interesses eventuais durante a vida, mas  sempre por técnica, nunca espontâneas,  até que aos 40 anos voltei a me interessar por projecao e comecei a praticar diariamente. E nunca tive uma paralisia do sono. 

Também na Gnose, uma  escola esotérica onde ensinávamos também a projecao nunca se falou em paralisia, e nenhum dos meus colegas gnósticos jamais me comentou que algua vez tivesse passado por isso.

Também nos livros de autores estrangeiros não lembro de isso fazer parte do processo, embora eventualmente é mencionado que às vezes pode até acontecer.

Já aqui no Brasil o pessoal parece acreditar que a exceção é que é a regra e acham que é necessário induzir a paralisia,.o que chega a ser engraçado, porque é uma inversão de  foco, eheh.

Tem até um vídeo antigo do Wagner Borges em que ele conta que sofria de paralisias frequentes, e só quando resolveu parar de lutar e " aceitar a morte" foi que saiu do corpo eheh.

Mas note, qual era o erro ali?

1- A idéia de movimento dele estava vinculada ao corpo fisico, porque ele não sabia o que estava acontecendo, de modo que quando ele quis se mover, ele sempre quis mover o corpo físico.

2- Quando ele estava  nesse estado, ele já estava numa situação projetiva, em que o corpo FISICO não deveria mesmo se  mover quando seu corpo astral se movesse, pois isso seria até perigoso, como acontece nos casos de sonambulismo

3- Então ao tentar mover O CORPO ERRADO, o físico, ele tinha essa sensação de não conseguir.

Logo, sentir-se paralisado  mostra que você "errou o alvo"

Quando sabemos o que estamos fazendo intencionalmente ( ele nao sabia naquela época, pois era um estado involuntário)
não buscamos mover O CORPO FÍSICO, MAS O CORPO ASTRAL, daí que NÃO SE DEVE BUSCAR PELA PARALISIA, porque se ela acontece isso mostra que você está focando sua atencao no CORPO ERRADO. 
Você estaria TREINANDO PARA ERRAR!

Até me aconteceu uma vez algo parecido, eu tinha uns 17 anos e estava ali deitado, à tarde, há mais de 2 horas  aprofundando o relaxamento, quando achei que daria para levantar EM CORPO ASTRAL. Tentei levantar e nada se mexeu, tentei rolar para o lado e nada se mexeu. Mas o fato é que eu PERDI a percepao do corpo,.eu nao tinha nenhuma sensacao que me indicasse ONDE estava minha cabeca, meu tronco, meus bracos, nada.. Era como tentar mover os dedos da mao quamdo todo seu braço está anestesiado e você "não acha" ele para mover. 

Então até considerei normal essa dificuldade e lembrei que eu tinha lido uma vez que ÁS VEZES projetores podem passar por um processo de paralisia durante alguma tentativa. Achei que talvez fosse esse o meu caso ( mas provavelmente nao era, porque na paralisia, pelo que já li de relatos, a pessoa está tentando mover O FISICO, enquanto eu estava tentando mover o ASTRAL, e muitas vezes está enxergando tudo no quarto, e vê vultos, espiritos, etc, e eu nao estava vendo nada) Então apenas decidi romper aquele estado e para isso comecei a procurar sensacoes que me indicasse algo do corpo, pois eu me sentia uma consciencia sem corpo, dai ficava dificil mover algo.

Tive a impressao de que conseguiria mover os dedos dos pés, tentei e na hora os dedos do pé esquerdo se mexeram, e a seguir rompeu-se instantaneamente aquele estado. Isso foi entre 1987 e 1989. 

No livro Astral Dynamics, do Robert Bruce, que foi lançado no ano de 1999, ele fala que para romper a paralisia basta mover um dedo do pé. Daí que eu suponho que talvez eu tenha passado por algo similar, mas como não estava enganado pela situacao a ponto de achar que meu FISICO estivesse paralisado, nem estava enxergando mas diferente nem ouvindo nada, nem saberia se meu caso era esse mesmo. 

Uma coisa que o Robert Bruce deixa bem claro ali que paralisia do sono é um complicador, que acontece geralmente com projetores naturais, pessoas que já tem facilidade para se projetar, e que acontecia com ele muito na juventude e SÓ PARARAM de acontecer quando ele APRENDEU A SE PROJETAR.

Provavelmente como boa parte dos autores de projecao eram "projetores  naturais ", que começaram tendo experiências involuntárias, e portanto começaram tendo esses complicadores  isso gerou a impressão em muitos de que esse complicador é necessário. 

Ou seja, PARALISIA DO SONO É UMA DIFICULDADE A SER SUPERADA, NÃO UMA META A SER INDUZIDA. Mas como ela acontece perto do momento da separacão o pessoal confunde as coisas e acha que é uma etapa necessária. 

O que muita gente  chama de  catalepsia projetiva é um  ESTADO PRÉ-PROJETIVO,  em que você já está passando pelos sinais que indicam que a projeção está proxima, e isso inclui uma variedade de fenômenos estranhos, que  listei aqui:

https://www.viagemastral.com/forum/topic/20061-sinto-coisas-estranhas-quando-estou-tentando-dormir-o-que-pode-ser/

Mas como a PALAVRA  catalepsia significa PARALISIA,  chamar esse estado complexo todo de PARALISIA  é no mínimo muito errado, porque até pode acontecer de a pessao passar pela paralisia,  mas  não é nem necessário, nem frequente, além de ser um COMPLICADOR. Aí as pessoas acham que enquanto não forem  capazes de induzir a PARALISIA elas nao poderão se projetar, quando o que elas tem que buscar induzir é esse estado alterado, que NO INICIO é identificado por algum desses sintomas da lista. E precisam torcer que não caiam na paralisia, porque se cairem elas podem ficar presas ali o tempo todo e aí não conseguem nem se projetar e nem ir no banheiro por exemplo, eheh. 

O Bruce tem mais explicações sobre isso, aqui:

https://www.viagemastral.com/forum/topic/17032-textos-do-robert-bruce/?do=findComment&comment=74024

E sobre a questão fisiológica da paralisia, a coisa não é tão "cerebral"  quanto se faz crer, tanto que a pessoa se mexe enquanto está sonhando, por exemplo, o que mostra que não há de fato nemhum mecanismo que te paralise quando você sai do corpo. 

Isso tem  muito a ver com sua intenção, dai que a intenção correta ativa o corpo correto. 

Exemplos:

1-  uma noite eu estava deitado numa espreguicadeira paea me projetae e já tinja feito umas 6 ou 8 saidas em sequência. Toda vez que acabava uma projecao e eu me sentia de volta ao corpo eu imediatamente levantava dele outra vez, em astral ( mas usando os mesmos movimentos que usaeia se estivesse.levantando no físico) e saia para a próxima projeção. Numa dessas em que retornei senti o corpo frio, acho que era outono, e vi que precisaria pegar uma coberta para continuar ali  a noitr toda sem me resfriar, mas aí me bateu a dúvida:

- Todas as vezes que levantei desta local eu levantei em astral, mas e agora? Agora preciso levantar com o corpo fisico? E se eu não conseguir fazer o fisico funcionar?

Levantei da mesma forma que antes, mas agora com o foco em que fossd o corpo fisico a se mover. E pronto  consegui levantar e pegar a coberta, para seguir ali nas projecoes. Não tem uma técncia que seja diferente, em ambos os casos você levanta como faria para ir ao banheiro, mas quando quer se projetar seu foco é em MOVER APENAS O CORPO ASTRAL, e quando quer de fato mover o fisico, tem que  ter isso claro em mente, mas ainda é o simples levantar da cama. 

Um exemplo disso, e que até poderia ser usado como técnica projetvia, é tentar achar seu corpo astral ali. Uma vez eu estava já ha um bom tempo nonrelaxamento e tal e pensei "onde será que está meu corpo astral aqui dentro do corpo fisico?". No mesmo instante o corpo astral desencaixou do fisico uns centímetros, como se fosse uma gaveta que se abre sozinha. Eu, o observadod ali, senti esse corpo se afastando de mim uns cm. Entao me foquei em " estar nele" , e já me sentindo dentro dele só movi aquele corpo como moveria o físico e saí para a projecao .

O que eu cismo que acontece na paralisia é que   a pessoa esta acordada nesse corpo que está desencontrado, mas esta tentando mover o físico , sem percebr que nessa etapa o corpo fisico é como se fosse o corpo de outra pessoa. Mas como estao ainda muito proximos, as sensações se misturam . 

Outros exemplos que provam que o corpo NAO fica paralisado enquanto você está projetado você pode ler aqui:

https://www.viagemastral.com/forum/topic/17799-como-aumentar-o-transe-se-o-corpo-ganha-autonomia/?do=findComment&comment=79708

https://www.viagemastral.com/forum/topic/17980-será-essa-a-chave-após-alcançar-o-transe/?do=findComment&comment=79694

Acho que tudo isso mostra que não há razões para induzir a paralisia para se projetar , ela é apenas uma etapa que EM TESE APENAS pode até ser obrigatória mas que se você fizer tudo certo não vai nunca percebê-la, porque sua atencao estará sempre NO CORPO QUE DEVERIA SE MOVER NAQUELE MOMENTO, e não no corpo que NÃO DEVERIA SE MOVER.
Então o foco é em fazer certo,  não em fazerr errado e ficar preso na cama e tendo que aplicar técnicas  para  sair disso depois né? 

3 horas atrás, sandrofabres disse:

(Digitei tudo no bloco de notae do celular, que não tem corretor. Mais tarde volto aqui e corrijo os erros de digitação) 

É que as pessoas misturaram muito as coisas nessa área, fruto provavelmente das experiências pessoais dos projetores mais antigos, que quando tiveram as primeirias experiências não tinham muita informação e generalizaram para todos as particularidades que eles tinham.

Começando bem diretamente: eu tive minha primeira projecao com 12 ou 13 anos, 1982-1983,  voluntária, induzida por técnica, e depois tive mais algumas aqui e acolá, induzidas por interesses evenruais durante a vida, mas  sempre por técnica, nunca espontâneas,  até que aos 40 anos voltei a me interessar por projecao e comecei a praticar diariamente. E nunca tive uma paralisia do sono. 

Também na Gnose, uma  escola esotérica onde ensinávamoa também a projecao, nunca se falou em paralisia, e nenhum dos meus colegas gnósticos jamais me comentou que algua vez tivesse passado por isso. Também nos livros de autores estrangeiros não lembro de isso fazer parte do processo, embora eventualmente é mencionado que às vezes pode até acontecer. Já aqui no Brasil o pessoal parece acreditar que a exceção é que é a regra e acham que é necessário induzir a paralisia,.o que chega a ser engraçado, porque é uma inversão de  foco, eheh.

Tem até um vídeo antigo do Wagner Borges em que ele conta que sofria de parallisias frequentes, e só quando resolveu parar de lutar e " aceitar a morte" foi que saiu do corpo eheh.

Mas note, qual era o erro ali?

1- A idéia de movimento dele estava vinculada ao corpo fisico, porque ele não sabia o que estava acontecendo, de modo que quando ele quis se mover, ele sempre quis mover o corpo físico.

2- Quando ele estava  nesse estado, ele já estava numa situação projetiva, em que o corpo FISICO não deveria mesmo se  mover quando seu corpo astral se mover, pois isso seria até perigoso, como acontece nos casos de sonambulismo

3- Então ao tentar mover O CORPO ERRADO, o físico, ele tinha essa sensação de não conseguir. Logo, sentir-se paralisado  mostra que você "errou o alvo"

Quando sabemos o que estamos fazendo intencionalmente ( ele nao sabia naquela época, pois era um estado involuntário)
não buscamos mover O CORPO FÍSICO, MAS O CORPO ASTRAL, daí que NÃO SE DEVE BUSCAR PELA PARALISIA, porque se ela acontece isso mostra que você está focando sua atencao no CORPO ERRADO. 
Você estaria treinando PARA ERRAR!

Até me aconteceu uma vez algo parecido, eu tinha uns 17 anos e estava ali deitado, à tarde, há mais de 2 horas  aprofundando o relaxamento, quando achei que daria para levantar EM CORPO ASTRAL. Tentei levantar e nada se mexeu, tentei rolar para o lado e nada se mexeu. Mas o fato é que eu PERDI a percecpao do corpo,.eu nao tinha nenhuma sensacao que me indicasse ONDE estava minha cabeca, meu tronco, meus bracos, nada.. Era como tentar mover os dedos da mao quabdo todo seu braço está anestesiado e você " não acha" ele para mover. 

Então até considerei normal essa dificuldade e lembrei que eu tinha lida uma vez que ÁS VEZES projetores podem passsr por um processo de paralisia durante alguma tentativa. Achei que talvez fosse isso o meu caso ( mas provavelmente nao era, porque na paralisia, pelo que já li de relatos, a pessoa está tentando mover O FISICO, enquanto eu estava tentando mover o ASTRAL, e muitas vezes está enxergando tudo no quarto, e vê vultos, espiritos, etc, e eu nao estava vendo nada) Então apenas decidi romper aquele estado e para isso comecei a procurar sensacoes que me indicasse algo do corpo, pois eu me sentia uma consciencia sem corpo, dai ficava dificil mover algo, entao tive a impressoa de que conseguiria mover os dedos dos pés, tentei e na hora os dedos do pé esquerdo se mexeram, e isso rompeu instantaneamente aquele estado. Isso foi entre 1987 e 1989. 

No livro Astral Dynamics, do Robert Bruce, que foi lançado no ano de 1999 ele fala que para romper a paralisia basta mover um dedo do pé. Daí que eu suponho que talvez eu tenha passado por algo similar, mas como não estava enganado pela situacao a ponto de achar que meu FISICO estivesse paralisado, nem estava enxergando mas diferente nem ouvindo nada, nem saberia se meu caso era esse mesmo. 

E o Robert Bruce deixa bem claro ali que paralisia do sono é um complicador, que acontece geralmente com projetores naturais, pessoas que já tem facilidade para se projetar, e que acontecia com ele muito na juventude e SÓ PARARAM de acontecer quando ele APRENDEU A SE PROJETAR. Provavelmente como boa parte dos autores de projecao eram "projetores  naturais ", que começaram tendo experiências involuntárias, e portanto começaram tendo esses complicadores  isso gerou a impressão em muitos de que esse complicador é necessário. 

Ou seja, PARALISIA DO SONO É UMA DIFICULDADE A SER SUPERADA, NÃO UMA META A SER INDUZIDA.

Mas como ela acontece perto do momento da separacão o pessoal confunde as coisas e acha que é uma etapa necessária. 

O que muita gente  chama de  catalepsia projetiva é um  ESTADO PRÉ-PROJETIVO,  em que você já está passando pelos sinais 
que indicam que a projeção está proxima, e isso inclui uma variedade de fenômenos estranhos, que  listei aqui:

https://www.viagemastral.com/forum/topic/20061-sinto-coisas-estranhas-quando-estou-tentando-dormir-o-que-pode-ser/

Mas como a PALAVRA  catalepsia significa PARALISIA,  chamar esse estado complexo todo de PARALISIA  é no mínimo muito errado, porque até pode acontecer de a pessao passar pela paralisia,  mas  não é nem necessário, nem frequente, além de ser um COMPLICADOR. Aí as pessoas acham que enquanto não forem  capazes de induzir a PARALISIA elas nao poderão se projetar, quando o que elas tem que buscar induzir é esse estado alterado, que NO INICIO é identificado por algum desses sintomas da lista. E precisam torcer que não caiam na paralisia, porque se cairem elas podem ficar presas ali o tempo todo e aí não conseguem nem se projetar e nem ir no banheiro por exemplo, eheh. 

O Bruce tem mais explicações sobre isso, aqui:

https://www.viagemastral.com/forum/topic/17032-textos-do-robert-bruce/?do=findComment&comment=74024

E sobre a questão fisiológica da paralisia, a coisa não é tão "cerebral"  quanto se faz crer, tanto que a pessoa se mexe enquanto está sonhando, por exemplo, o que mostra que não há de fato nemhum mecanismo que te paralise quando você sai do corpo. 

Isso tem  muito a ver com sua intenção, dai que a intenção correta ativa o corpo correto. 

Exemplos:

1-  uma noite eu estava deitado numa espreguicadeira paea me projetae e já tinja feito umas 6 ou 8 saidas em sequência. Toda vez que acabava uma projecao e eu me sentia de volta ao corpo eu imediatamente levantava dele outra vez, em astral ( mas usando os mesmos movimentos que usaeia se estivesse.levantando no físico) e saia para a próxima projeção. Numa dessas em que retornei senti o corpo frio, acho que era outono, e vi que precisaria pegar uma coberta para continuar ali  a noitr toda sem me resfriar, mas aí me bateu a dúvida:

- Todas as vezes que levantei desta local eu levantei em astral, mas e agora? Agora preciso levantar com o corpo fisico? E se eu não conseguir fazer o fisico funcionar?

Levantei da mesma forma que antes, mas agora com o foco em que fossd o corpo fisico a se mover. E pronto  consegui levantar e pegar a coberta, para seguir ali nas projecoes. Não tem uma técncia que seja diferente, em ambos os casos você levanta como faria para ir ao banheiro, mas quando quer se projetar seu foco é em MOVER APENAS O CORPO ASTRAL, e quando quer de fato mover o fisico, tem que  ter isso claro em mente, mas ainda é o simples levantar da cama. 

Um exemplo disso, e que até poderia ser usado como técnica projetvia, é tentar achar seu corpo astral ali. Uma vez eu estava já ha um bom tempo nonrelaxamento e tal e pensei "onde será que está meu corpo astral aqui dentro do corpo fisico?". No mesmo instante o corpo astral desencaixou do fisico uns centímetros, como se fosse uma gaveta que se abre sozinha. Eu, o observadod ali, senti esse corpo se afastando de mim uns cm. Entao me foquei em " estar nele" , e já me sentindo dentro dele só movi aquele corpo como moveria o físico e saí para a projecao .

O que eu cismo que acontece na paralisia é que   a pessoa esta acordada nesse corpo que está desencontrado, mas esta tentando mover o físico , sem percebr que nessa etapa o corpo fisico é como se fosse o corpo de outra pessoa. Mas como estao ainda muito proximos, as sensações se misturam . 

Outros exemplos que provam que o corpo NAO fica paralisado enquanto você está projetado você pode ler aqui:

https://www.viagemastral.com/forum/topic/17799-como-aumentar-o-transe-se-o-corpo-ganha-autonomia/?do=findComment&comment=79708

https://www.viagemastral.com/forum/topic/17980-será-essa-a-chave-após-alcançar-o-transe/?do=findComment&comment=79694

Acho que tudo isso mostra que não há razões para induzir a paralisia para se projetar , ela é apenas uma etapa que EM TESE APENAS pode até ser obrigatória mas que se você fizer tudo certo não vai nunca percebê-la, porque sua atencao estará sempre NO CORPO QUE DEVERIA SE MOVER NAQUELE MOMENTO, e não no corpo que NÃO DEVERIA SE MOVER.
Então o foco é em fazer certo,  não em fazerr errado e ficar preso na cama e tendo que aplicar técnicas  para  sair disso depois né? 

Obrigado, Sandro 🙏 foi muito esclarecedor. Eu era desses que achava que uma técnica direta tinha que culminar em uma paralisia do sono 😂

E aí o cara se mexe e pensa " ainda não funcionou porque ainda nao estou paralisado"

E PODE acontecer de:

1-  ter funcionado

2- ele estar com o fisico dormindo mas com a mente acordada no corpo astral

3- o corpo astral ainda embutido no físico

4- o que ele mexeu foi um membro astral, nao fisico, mas nao tem como diferenciar, entao ele nao sai do corpo a noite toda porque acha que como nao ficou paralisado entao não funcionou, ehehehe

1 hora atrás, sandrofabres disse:

Geralmente se ouvir chamarem seu nome é por isso, você já esta solto, já pode levantar em astral do corpo, mas está ali "comendo moscas" achando que falta algo ainda  porque teve um blackout no momento da descooncidncia dos corpos e nao percebeu

Eu estou seguindo aquilo que você passou no seu pdf mas o problema é que eu sempre acabo dormindo e raramente eu chego na parte de ouvir vozes ou ver coisas. Eu sou péssimo em relaxar, estou tentando treinar o relaxamento através de exercícios de respiração mas quando me dou conta eu já estou dormindo e quem disse que eu me lembro de não me mover ao acordar ? 

Se você está praticado isso apos ter dormido 6horas, a parte do relaxamento é bem mais curta, pois já está relaxado. Se está dormindo muito rápido ( em geral a gente demora uns 40-50 min para voltar a apagar se levantou após ter dormido alguma horas) seria melhor tentar ficar focado em algo, para tentar atrasar o ritmo de apagamento da mente enquanto seu corpo desce o barranco da sonolência sozinho. Pode fazer algo tao simples,.quanto focar na sua respiracao, na sensacao do ar saindo pelas narinas, pensar que sai como um vaporzinho, e ficar atento a isso.... aí se conseguie atrasar o apagamento deve comecar a sentir uns formigamentos aqui e acolá pelo corpo, que mostram que o processso energético está iniciando. 

Ou pode só focar numa tecnica de separacao como objeto da sua concentracao, de modo que quando ela funciona é porque o corpo já dormiu. Exemplo: se imaginar que esta deitado numa rede embalando, estará focado nisso mas " só perdendo tempo imaginando coisas". Quando de repente sentir  que DE FATO você esta embalando mesmo, já foi, o corpo ja dormiu e sua mente ficou acordasa, aí é só levantar, aou acelerar esse embalo até que te catapulte para fora da cama .

• Thanks 1

13 minutos atrás, sandrofabres disse:

Se você está praticado isso apos ter dormido 6horas, a parte do relaxamento é bem mais curta, pois já está relaxado. Se está dormindo muito rápido ( em geral a gente demora uns 40-50 min para voltar a apagar se levantou após ter dormido alguma horas) seria melhor tentar ficar focado em algo, para tentar atrasar o ritmo de apagamento da mente enquanto seu corpo desce o barranco da sonolência sozinho. Pode fazer algo tao simples,.quanto focar na sua respiracao, na sensacao do ar saindo pelas narinas, pensar que sai como um vaporzinho, e ficar atento a isso.... aí se conseguie atrasar o apagamento deve comecar a sentir uns formigamentos aqui e acolá pelo corpo, que mostram que o processso energético está iniciando. 

Ou pode só focar numa tecnica de separacao como objeto da sua concentracao, de modo que quando ela funciona é porque o corpo já dormiu. Exemplo: se imaginar que esta deitado numa rede embalando, estará focado nisso mas " só perdendo tempo imaginando coisas". Quando de repente sentir  que DE FATO você esta embalando mesmo, já foi, o corpo ja dormiu e sua mente ficou acordasa, aí é só levantar, aou acelerar esse embalo até que te catapulte para fora da cama .

Obrigado Sandro. Me ajudou muito 🙏