Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Falsos gurus, como lidar? Thetahealing.


Recommended Posts

Olá, na minha trajetória espiritual eu procuro ser muito cético. Parece que algumas pessoas são fáceis de enganar por estarem desesperadas.

O que vcs acham desse vídeo?

https://youtu.be/nGhnY53i3CY?si=vnKHpkSr0ReYuS-h

Parece mais danoso que o Fernando Liberal. 

Impressionante como os falsos gurus enganam o povo. Alguém ae acredita em thetahealing? O que acham do atendimento dela?

Vocês costumam ser céticos? Como diferenciar o ensinamento espiritual das baboseiras?

 

 

Link to comment
Share on other sites

Só fui pulando para partes do video para ter noção do que se tratava. (Se você tiver algo bem especifico em mente que tenha aconteciso no vídeo seria útil indicar o tempo exato do trecho)

Mas ao que me pareceu trata-se apenas de  técnica, e técnica só pode ser julgada pelo resultado né? É como receita culinária.  Não vejo sentido em uma pessoa julgar uma técnica apenas achando que aquilo não faz sentido para nosso conhecimento.

Agir assim seria julgar como os céticos materialistas julgam.  Como o conhecimento deles está limitado pelas premissas materialistas, nada disso jamais fará sentido para eles. 

O problema é que tem coisa que gera resultado por induzir uma resposta psicológica que estimula os recursos de auto-cura do corpo. Nesse caso a explicação metodológica é que poderia furada, mas o resultado ainda pode ser concreto, como perceberam neste caso do Mesmer:

https://m.youtube.com/watch?v=JQL2EeZr-eM&t=980s

 Explicar os mecanismos é o trabalho da ciência, nao dos leigos. São os cientistas que  GANHAM PARA ISSO, salário, verbas de pesquisa, laboratórios e equipamentos. Cabe a eles trabalharem para provar o ponto deles se acham que aquilo é algum tipo de fraude. O leigo só consegue é desconfiar de tudo, criar hipoteses ainda mais fantasiosas e não terá  conhecimento nem ferramentas para saber qual hipótese de fato  é a resposta. O que parece começar como espirito critico na verdade fica sendo apenas preconceito com o diferente.

Só acho que se uma pessoa tem certos sintomas, vai no médico, ele faz um tratamento com ela e nao resolve, o paciente não sai achando que a  ÁREA de especialidade daquele médico é fraude né? Ela entende que o problema pode ser aquele médico, ou o diganostico errado, ou a individualidade biologica dela que não gera os resultados  com aqueles remedios especificos e precisa trocar.  Ela apenas tenta de novo com outro médico DA MESMA ÁREA, ou tenta outra área. 

Fora dessa área muito especifica de terapias, na questao de ensinamentos, acho que a única forma de julgar algo é pelo efeito que tem na vida daqueles que seguem aquilo. Se ficam mais equilibrados, se sao cidadaos mais centrados  e saudáveis fisica e psicologicamente do que os da média da sociedade isso mostra que aquele ensino trouxe algo de positivo ao mundo. Mas se aquele grupo incorre em desequilibrios e falhas que um cidadão médio, governado apenas por normais sociais não incorre, então tem algo muito negativo naquele ensinamento.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A senhora está desesperada e com problemas de saúde e acha que essa terapia vai resolver:

https://pt.wikipedia.org/wiki/ThetaHealing

Se pensarmos como vc diz, simplesmente nao existirá fraude. Tem gente que se sente bem em dar boa parte do seu dinheiro para pastor/pai de santo, e ai?  (Levando em conta que nesse caso nao existe trabalho espiritual, só charlatanismo).

Isso só me faz pensar que tudo é mente, se até mesmo charlatões podem fazer as pessoas se sentirem melhor, então pq as próprias pessoas nao conseguem mudar seu próprio estado emocional?

Em igrejas, templos e no show do padre Marcelo Rossi, por exemplo, existem muitas pessoas em estado alterado de consciência, elas se sentem bem com a música e o ambiente, tudo bem, mas não podemos chamar de terapia uma simples mudança no estado emocional, e prometer que isso vai curar as pessoas por causa das ondas cerebrais theta, é demais pra mim. 

No vídeo a mulher usa mentalizacoes, isso me parece muito com técnicas que espiritualistas usam: "imagine uma pirâmide te protegendo, vc dentro dela, etc". Para mim isso é espiritismo, e vc pode conseguir de graça e pessoalmente eu não acho que deveria ser cobrado.

 

Talvez o problema seja comigo, mas eu nao consigo ficar quieto quando acho q as pessoas estão sendo enganadas. O que vc acha do Coach espiritual que trabalha com magnetismo ou seja lá o que for, Fernando Liberal? Olha ele aqui:

 

A época dos pastores já era, nessa sociedade doente está surgindo todo tipo de coach pra enganar os outros.

Pablo Marçal é o coach do óbvio:

 O povo tá tão perdido q segue esse cara:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Marçal

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/01/07/coach-que-colocou-em-perigo-32-pessoas-no-pico-dos-marins-em-sp-afirma-que-quem-nao-quer-correr-risco-fica-em-casa-vendo-stories.ghtml

Eu fico embasbacado com isso. Desculpe ae o desabafo.

Mas o q se tira disso, é que tudo é mente, as pessoas buscam ser consoladas de tão perdidas. Mas tudo tá na nossa mente, se conseguirmos nos motivar, ter bons estados de consciência, vamos conseguir ser o melhor que somos, inclusive performar. Por isso eu me interesso pela yoga e meditação, devemos acordar para as nossas capacidades. Se estivermos adormecidos e inconscientes seremos vítimas de coachs. Nós podemos acessar Deus, nao precisamos de intermediários. 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Olha, agora estava assistindo o video de Theta Healing com calma, e me pareceu algo bem razoavel. ATÉ A CIÊNCIA reconhece que as pessoas somatizam sintomas por causas psicologicas, e tudo que aparece ali no vídeo parece baseado na crença de que os sintomas da paciente estavam relacionados à emoções ligadas a eventos psicologicamente desafiadores. Achar que SEMPRE é essa a causa é que talvez seria um erro, mas quando for, o uso de um métodonpsicologico seria o mais adequado mesmo. E parece ser isso que a terapeuta faz ali, um tipo de reprogramacão de crenças e emoções associadas. Não vejo porque isso seria poderia ser algo fraudulento em si. 

Veja este trecho de um livro de psicologia:

Citar

CASO 5 — Processo indireto de tratamento por comunicação não-verbal de uma paciente com sintomas de epilepsia e paralisia dos membros inferiores (Psicóloga: Gisela Renate Jost de Moraes
—    Médico: Dr. Domingos Lopes Furtado).


Histórico: A mãe procurou-nos dizendo que sua filha adolescente tivera repentinamente um problema de perda de “força nas pernas”, não conseguindo mais manter-se em pé. Pouco tempo depois, começara também com espasmos demorados por todo o corpo. Levada ao médico neurologista, esse diagnosticara epilepsia, mas de um tipo não comum, pois as crises convulsivas eram menos intensas, embora bem mais demoradas.

 A menina piorava a olhos vistos e já não mais se levantava da cama. Suas crises convulsivas começaram a durar dias inteiros. A menina estava ausente, não se comunicando verbalmente e não atendendo a quem lhe dirigisse a palavra. Recentemente, fora internada e vários neurologistas auxiliavam o médico responsável pelo caso. No momento da anamnese, a menina mantinha-se em convulsão contínua e constante há mais de quarenta dias, não reagindo a medicação alguma.A mãe sofria desesperadamente. Quando ouviu falar de nossa terapia, procurou-nos. Ainda com a filha no hospital, fez ela o nosso tratamento.


Tratamento da mãe: A paciente-mãe, muito sensível, teve facilidade de submeter-se à reativação da memória I. Usamos o processo “retroativo” dos 15 anos até o momento da concepção. Os traumas que mais se evidenciavam eram os desentendimentos entre os pais da paciente-mãe. A paciente, ao analisar sobre o nível I o comportamento de seus pais, foi conduzida por nós a descobrir as soluções de cada uma das discussões que se evidenciavam.

 Assim, a paciente, na medida em que corrigia seus pais dentro de seu I, passou a ver-se como espelho da mãe e a criticar a si própria quanto à maneira como tratava seu marido. Viu que as soluções encontradas para seus pais eram genericamente as soluções para a sua própria vida conjugal. 

Percebeu também que fizera muita injustiça a seu marido, projetando nele as mágoas sofridas com o seu pai. Por certo seu marido tinha também “defeitos”, mas estes, em geral, não eram aqueles que ela lhe atribuía.

Em dado momento da terapia, na primeira infância, essa mãe sentiu-se muito mal e entrou em crise convulsiva em nosso consultório, da mesma forma que sua filha no hospital. Conduzida a ver a causa emocional dessa convulsão, a paciente descreveu seus pais em briga conjugal violenta, sendo que um deles falava que ia suicidar- se. 

Acalmado o seu estado convulsivo e decodificado o trauma, pedimos que a paciente localizasse, nesse momento, a causa da convulsão de sua filha. A paciente percebeu claramente e falou: “Agora vejo! Toda a crise de minha filha começou no dia em que me separei de seu pai após uma briga violenta... Só agora que estou percebendo a relação desse fato com o seu mal!”

A paciente, antes muito magoada com o seu marido, só concordou em analisar o seu desentendimento em nível I quando compreendeu que a saúde de sua filha dependia de uma reconciliação entre eles, ainda que fosse apenas em nível de compreensão e de perdão da parte dela. Mas compreendido melhor o problema conjugal e agora o problema da filha, a paciente modificou totalmente os seus sentimentos. O ódio começou a ceder lugar àquele antigo amor que um dia os uniu em casamento e os desentendimentos passaram a ser compreendidos como projeções inconscientes que um jogava sobre o outro devido a problemas pessoais sofridos no passado.

 Finalmente, a paciente sentiu-se arrependida de ter-se separado do marido.
Aproveitamos esse instante para tentar uma comunicação não-verbal do inconsciente da mãe com o inconsciente da filha doente. Propusemos à paciente que, lá de nosso consultório, dissesse à sua filha, mentalmente, que ela amava seu pai e que todo o acontecimento havia sido apenas um mal-entendido. 

Propusemos ainda que se colocasse numa atitude interior de carinho com o marido, ou seja, que imaginasse e vivenciasse emocionalmente uma cena dos três unidos, pai, mãe e filha doente, e conservamos a paciente, por alguns minutos, nessa vivência sobre o nível I.

 Eram 16:40 horas de uma tarde de terça-feira. A paciente deixou-nos às 18 horas. Sugerimos que fosse logo ver sua filha e que nos desse notícias ainda no mesmo dia: Às 20 horas, a paciente retornou à clínica e deixou-nos um bilhete que dizia: “A minha filha saiu do seu estado convulsivo, já está boa, abriu os olhos e está conversando... A enfermeira disse que isso aconteceu, mais ou menos, entre 16 e 17 horas!”

No dia seguinte, a jovem paciente teve alta hospitalar. A mãe reconciliou-se com o marido e a filha voltou a andar, não tendo mais crises convulsivas até um ano depois deste acontecimento, quando se fez um contato a respeito com a mãe da paciente.

Fonte: As chaves do inconsciente-Renate Jost de Moraes

https://speseditora.com.br/colecao-psique

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, libravlad disse:

A senhora está desesperada e com problemas de saúde e acha que essa terapia vai resolver:

Acho que você tem uma percepção errada de " problemas de saúde". Nem todo problema é de ordem mecânica. Por exemplo no que ela cita: hérnia de disco. Se você pesquisar vai ver que tem gente que tem VÁRIAS hérnias e não sente dor alguma, só sabe que tem porque apareceu num exame. Tem gente que tem muito desconforto por uma hernia pequena.  Muitos dos casos se resolvem sozinhos sek nenhuma intervenção, porque apos cerca de 1ano e meio o corpo acaba dando jeito naquilo. Outros casos é necessário operar porque pode danificar  o nervo que está doendo. Mas um bom número de pacientes é operado e não adianta nada, seguem com as dores mas agora nenhum exame mostrará a causa. 

"Doença" não é algo tão simples quanto os defensores da ciência tentam nos fazer crer. Muitas vezes as pessoas procuram métodos alternativos exatamente porque a ciência já fracassou no caso delas. Ou porque a proposta de solucão pode gerar ainda mais danos, o que  costuma ser o caso em cirurgias de hérnia na cervical, que tem risco de tetrapelgia se nao me falha a memória (  um colega meu de trabalho tinha 3 herniasnna cervical e os médicos se recusavam a operá-lo a menos que ele comecasse a ficar  paralisado, porque aí empatava com o risco da cirugia. Só nao lembro se o risco era paraplegia ou tetraplegia.)

1 hora atrás, libravlad disse:

Isso só me faz pensar que tudo é mente, se até mesmo charlatões podem fazer as pessoas se sentirem melhor, então pq as próprias pessoas nao conseguem mudar seu próprio estado emocional?

Não TUDO. Por isso precisa o diagnostico correto. Se tudo tivesse causas fisicas não existiriam fracassos na medicina. Cada coisa tem sua causa própria  diagnostico errado não vai solucionar o caso . Se solucionou entao temos que aceitar que o diagnóstico tinha algo a seu favor, não há porque negar os resultados só porque eles conflitam com as crenças de alguém. 

E porque as proprias pessoas nao podem mudar seu estado? Ué, porque uma criança costuma  precisar que os pais o tirem da cama? É só levantar quando toca o despertador. A pessoa pode querer fazer um concurso e para isso ser necessario estudar durante um ano, ela pode fazer isso sozinha  em casa, mas porque muitos preferem pagar e frequentar um curso preparatorio?

Sua psique não é como os dedos da sua mao, que respondem a um ato simples de vontade. É fácil a mente governar o corpo porque sao funcoes diferentes. Ja a mente governar a propria mente é mais dificil, porque a força governante é a mesma força paralisante. Apelar para um fator externo como força governante  torna mais fácil fazer isso. Por isso as pessoas procuram psicologos, por exemplo.

1 hora atrás, libravlad disse:

Em igrejas, templos e no show do padre Marcelo Rossi, por exemplo, existem muitas pessoas em estado alterado de consciência, elas se sentem bem com a música e o ambiente, tudo bem, mas não podemos chamar de terapia uma simples mudança no estado emocional, e prometer que isso vai curar as pessoas por causa das ondas cerebrais theta, é demais pra mim. 

Claro, se o problema delas é o que "sentem", ir para uma atividade que faz elas mudarem o que sentem  está na mesma categoria que tomar um analgésico quando você sente dor. Não resolve, mas os céticos evitam tomar analgésicos quando sentem dor?  Acho que não. 

 

Agora, quando se trata de curas, e a gente conhece alguém que alega algo desse tipo, pedir provas, exames antes e depois, é razoavel. Em geral essas pessoas tem essas provas. 

https://www.youtube.com/watch?v=QDTqFp0Q4eY

(Embora o caso acima é de outra categoria, porque quem passa por isso as vezes fica dolorido, inchado, é.uma operacao espiritual que acontece numa faixa muito densa)

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0210201108.htm

Aparentemente o corpo tem capacidade para fazer  isso sozinho 

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150326_vert_fut_cura_milagrosa_cancer_ml

Dai que pensar que uma atitude errada, uma autopunicao, esteja atrapalhando o processo, é razoavel,  entao esses " coachs", esses "estimuladores externos da vontade" podem ser só o que faltava naquele caso para resolver. 

1 hora atrás, libravlad disse:

Fernando Liberal

Se é "liberal" já é farsa por definição, kkkkkk. Brincadeiras à parte, "não me passa". Mas é como aquela descricao do Mesmer no primeiro link que postei. Se fazer uma perfomance impressiona o suficiente a ponto de gerar resultado, a grana foi bem utilizada. 

Mas esse exemplo aí é "demais pra mim", kkkk. 

1 hora atrás, libravlad disse:

Pablo Marçal é o coach do óbvio:

É o que eu ia dizer ali, a primeira parte é toda obviedade.  A segunda já é artimanha em "causa propria", eheh.

1 hora atrás, libravlad disse:

Mas o q se tira disso, é que tudo é mente, as pessoas buscam ser consoladas de tão perdidas. Mas tudo tá na nossa mente, se conseguirmos nos motivar, ter bons estados de consciência, vamos conseguir ser o melhor que somos, inclusive performar.

O que eu acho desses caras é que:

- todos eles falam o que é óbvio para pessoas equilibradas, mas não tão obvio para quem SE SENTE TRAVADO .

Por isso gente equilibrada só vê senso comum no que eles falam.

Mas gente... a maioria das pessoas que está enredada em problemas  está assim por falta de senso comum mesmo.

Elas precisam sim de alguem que lhes empurre na direcao de fazer o óbvio. Do que uma pessoa que está sedentária, com sobrepeso e em pré-diabetes precisa para sair disso?  Apenas das palavras certas que a façam comecar a mudança e parar de fabricar desculpas.

Do que uma pessoa que só fica ruminando pensamentos tóxicos sobre si mesmo,  no quarto o dia inteiro, porque foi largado pela namorada e perdeu o emprego na mesma semana, e que acha que sua vida acabou e vai se sucidar...sendo que só tem 23 anos?!?!

Precisa só que lhe digam o obvio: que ela nem comecou a viver ainda e pode construir muito mais do que aquilo pelo qualnse lamenta hoje.  Basta ESCOLHER alguma meta razoavel,  COMEÇAR a dar os passos necessários em direção a ela, ser capaz de MANTER-SE caminhando em direcao a elas por um bom tempo.

Tudo obviedades mas que o travado parece não enxergae sozinho porque fica ruminando as magoas do passado ou temendo os medos do futuro.

Qualquer pessoa normal sabe disso, por isso suas vidas são normais. Já as pessoas que tem uma vida muito enredada as vezes é porque fizeram mas escolhas, outras é porque falta disposição mesmo para  mudar de rumo. Então se os problema  delas existem por não saberem o óbvio ou não terem motivação, ter alguém que lhes diga o óbvio ou lhes empurre para frente é tudo que precisam.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...