Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Vida física: curta ou longa?

Recommended Posts

Considerando o tempo de vida médio de 80 anos, vocês consideram a encarnação algo longo ou apenas uma breve experiência? Lembro que quando eu tinha 18 anos, parecia que viver até os 80 anos seria uma eternidade que nunca mais acabaria; mas hoje em dia, agora que to próximo dos 30, ainda parece demorado chegar nos 80, mas meu cérebro diz que pra chegar lá não vai ser tão difícil. Se perguntar para as pessoas, parece que depois dos 30 ou 40 o tempo começa a passar bem mais rápido; já perguntei para minha tia velha se ela sente que a vida passou rápido, ela diz que sim. O que me dá a entender que esse negócio de achar a vida longa demais é uma ilusão do cérebro jovem, que precisa que a gente acredite que o corpo vai durar "eternamente" para que possamos criar raízes no mundo físico, mas a partir de certa idade a manipulação que sofremos do nosso cérebro diminui, e a vida passa como se fosse um sopro. O que acham?

• Like 2

Isso acontece porque quando a gente é jovem com 18 anos, estamos mais perto do início do que do fim. Então temos a ilusão de que a vida é grande, porque tem muito caminho pela frente. Quanto mais avançamos a idade, mais rápido temos a impressão da vida passar, porque já estamos mais perto do final do que do início.

E se você levar em consideração que seu tempo de vida não é 80 anos, porque 1/3 disso você passará dormindo, de vida lúcida nós temos apenas 54 anos. E desses 54 anos, você retira uns 10/14 anos da parte infanto juvenil onde você não tinha percepção própria, responsabilidades diretas, e agia no instintos e insconsciência... etc. Nós temos aí de "vida líquida" mesmo, uns 40 anos.

Se você pensar em termos de quanto de vida líquida ainda te falta, percebe que a vida é um sopro. rs

A gente sempre pensa que os animais vivem poucos, e a gente vive tão pouco quanto eles.

• Like 2

Isso acontece porque quando a gente é jovem com 18 anos, estamos mais perto do início do que do fim. Então temos a ilusão de que a vida é grande, porque tem muito caminho pela frente. Quanto mais avançamos a idade, mais rápido temos a impressão da vida passar, porque já estamos mais perto do final do que do início.

Acho que esse é mais um entre vários fatores que influenciam nessa percepção. Também já vi gente dizer que o tempo parece passar mais rápido porque as unidades de tempo vão se tornando proporcionalmente menores, por exemplo, quando temos 5 anos de idade 1 ano é 20% da nossa vida, com 10 anos é 10%, com 20 anos é 5%, e assim por diante... até chegar um ponto que "1 ano" se torna uma parcela bem insignificante do nosso tempo.

E se você levar em consideração que seu tempo de vida não é 80 anos, porque 1/3 disso você passará dormindo, de vida lúcida nós temos apenas 54 anos. E desses 54 anos, você retira uns 10/14 anos da parte infanto juvenil onde você não tinha percepção própria, responsabilidades diretas, e agia no instintos e insconsciência... etc. Nós temos aí de "vida líquida" mesmo, uns 40 anos.

Boa observação sobre o sono. As vezes sinto que o sono é tipo uma máquina do tempo, porque você apaga por um instante e acorda 10 horas depois.

5 horas atrás, ViniciusWolf disse:

A gente sempre pensa que os animais vivem poucos, e a gente vive tão pouco quanto eles.

Sim, só vivemos umas 2.5 vezes mais que um cavalo ou morcego, 5 vezes mais que um gato ou cachorro, e vivemos menos que animais como o tubarão, baleia, e algumas tartarugas. Não somos tão especiais quanto pensamos.

Sim, a vida é um sopro.

Esses dias eu tinha 5 anos e agora tenho 50.

Nunca parei pra ver as estatísticas, mas parece 80 anos não é para muitos.

É claro que com o desenvolvimento tecnológico esse limite vem se alongando.

Mas ainda assim, viver 80 anos não é para muitos.

Grande parte das pessoas vai bem antes disso

Com 50 anos, pode ser que eu tenha mais 30, 20, 10, 1 ano ou 1 dia ou uma hora...

Mas, em geral, temos sempre a ilusão que nunca morreremos, ou que a morte só chega para os outros.

Esses dias eu vi na fila um senhor com os seus 75 ou 80 anos pela aparência 

A atendente parece ter pedido os documentos dele, e ele, com as mãos trêmulas, foi tirando vários papéis do bolso, entre eles, um bilhete da mega sena.

Não tenho nada contra quem joga, eu também jogo às vezes...mas fiquei pensando.

Será que ele tem consciência que a morte está próxima...por que ele ainda está tentando ficar rico?

Me pareceu algo irracional....

Mas olhei para mim e percebo que eu também tenho atitudes irracionais como ele.

Me apego demasiadamente a coisas que são temporais e que, como eu, um dia passarão.

Eu espero que, no momento da minha passagem, tenha vivido pelo menos alguns anos com lucidez razoável, para não ficar decepcionado comigo mesmo.

Hehehehe...viajei demais no post...hahaha

• Like 2

25 minutos atrás, Sidinei disse:

Será que ele tem consciência que a morte está próxima...por que ele ainda está tentando ficar rico?

Talvez porque nessa idade você já tem risco de ter um AVC, um ou tumor e precisar operar,  ficar paralisado numa cama, e precisar pagar cuidadores porque seus filhos esrltarao presos a seus próprios empregos e não podem parar para cuidar dele. E pagar estrutura ( casa de idosos, com fisioerapia) vai encarecendo muito. Entao ficar rico, ou mesmo ganhar um premio pequeno, como 300mil, nos ultimos anos de vida, pode já aliviar o aumento de sofrimento que muitos poderão ter  nos seus dez últimos anos de vida, já que a sociedade insite em nos manter presos ao corpo a qualquer custo, mas não fazem isso de graça. 

Eu quando ficar mais velho e me aposentar pretendo focar longe de tudo. Porque assim,  se tiver um problema desses nao rem risco de alguém  tentar prolongar  minha estadia aqui a qualquer custo. Se o corpo pifou sozinho, é porque já deu o prazo , não tem que ficar tentando estender isso nao. Vão saber que algo aconteceu só bem depois,  eheheh

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/02/08/corpo-de-idosa-italiana-e-encontrado-em-uma-cadeira-dois-anos-apos-sua-morte.ghtml

• Like 3

Eta... é verdade Sandro, eu não tinha pensado nessa hipótese.

Até pensei na hipótese de querer deixar para os filhos, netos... algum dinheiro para terem uma segurança financeira.

Acho que me apeguei muito a exemplos próximos a mim.

Tinha um tio que só queria construir, construir, como se fosse viver eternamente....

Eu achava isso uma loucura...mas sim, desejar ter algum dinheiro para ter uma velhice mais independente é um motivo bem justo..

Também sou da opinião que não precisam alongar minha vida artificialmente...

Mas é uma tentação ou até uma obrigação quando se está no outro lado.

Eu, por exemplo, iria tentar prolongar a vida de quem amo, então ainda que eu não quisesse, quem está próximo a mim, provavelmente iria tentar fazer o mesmo.

A alternativa de se isolar é uma boa opção, só receio a possibilidade de morrer de uma forma sofrida.

Vai que vc cai em algum lugar de difícil acesso, por exemplo, e se machuque, não mortalmente, mas grave o bastante para não conseguir sair sozinho... poderia morrer de fome e sede, ou sangrando vagarosamente... sei lá...hahaha...a imaginação é o limite 🤪

• Like 2

34 minutos atrás, Sidinei disse:

Vai que vc cai em algum lugar de difícil acesso, por exemplo, e se machuque, não mortalmente, mas grave o bastante para não conseguir sair sozinho... poderia morrer de fome e sede, ou sangrando vagarosamente... sei lá...hahaha...a imaginação é o limite

Se eu morasse isolada eu já teria morrido de apendicite kkkkkkkk, e dói muito!!!!!!!!! prefiro 1000x a morte rápida

• Like 2
  • Haha 1

14 minutos atrás, Hellena disse:

Se eu morasse isolada eu já teria morrido de apendicite kkkkkkkk, e dói muito!!!!!!!!! prefiro 1000x a morte rápida

Pois é, tem esse perigo.

Qualquer bobagem pode ser fatal.

Se pudesse escolher, gostaria de ter a morte semelhante a da minha mãe.

Ela levantou, tomou o café, sentou na cama e bum...se foi.

• Like 2

16 minutos atrás, Hellena disse:

Tem razao, vou incluir nos meus planso pos aposentadoria remover o apêndice kkkk. Quem vai para lugares inospitos, como  a base de pesquisas na antartida ou everest as vezes faz isso para evitar supresas. 

• Like 1
  • Haha 3

17 horas atrás, Sidinei disse:

Hehehehe...viajei demais no post...hahaha

Viajou não... as observações que você faz são boas, mas né, tem esse fator que o Sandro explicou:

17 horas atrás, sandrofabres disse:

Talvez porque nessa idade você já tem risco de ter um AVC, um ou tumor e precisar operar,  ficar paralisado numa cama, e precisar pagar cuidadores porque seus filhos esrltarao presos a seus próprios empregos

Os custos da idade são assustadores mesmo, então nem sempre o velho joga na loteria por pura ganância. Minha tia agora tem que pagar 40 mil numa cirurgia da bacia... é muito gasto! Falando sério, quando começar a dar esses problemas comigo, eu não quero gastar fortunas tentando resolver eles... se for algo que me deixa aleijado vou pra fila do SUS ver se resolvo, se for algo que me mata, então que mate de uma vez! 

Mas de qualquer forma não faço planos para esse futuro um tanto distante para mim. Sei lá como o mundo vai estar até lá, pode muito bem virar um cenário estilo Mad Max...

16 horas atrás, Hellena disse:

Essas paradas do apêndice é um negócio complicado mesmo, espero que nunca role comigo. Uma vez eu tava na academia fazendo umas abdominais, ai do nada bateu uma dor muito forte na minha barriga e eu não conseguia mais me levantar do chão... já tinha quase certeza que meu apêndice tinha rompido, e comecei a ficar meio desesperado. Ainda bem que depois de alguns minutos a dor passou e fui ver que era apenas um mal jeito que deu nos músculos do abdômen.

• Like 1