Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O brasileiro é tão bonzinho e iluminado quanto dizem?


Recommended Posts

Esses dias eu tava discutindo com alguém, falando como o sistema de governo da China era algo muito superior ao Brasil, que lá eles podem fazer projetos para décadas no futuro e não deixam as empresas dominar o estado, enquanto no Brasil uma máfia de gente rica controla tudo e os políticos só fazem projeto de curto prazo para poderem se reeleger. Ai essa pessoa disse que é verdade que a China é melhor que o Brasil nessas coisas, porém o chinês é "muito frio" e "indiferente". Falou que lá na China as pessoas perderam o coração, que gente morre na rua e ninguém ajuda, já o brasileiro é alguém que se importa com o próximo, não é indiferente, etc. Ele é espírita e deve acreditar que o Brasil é o "coração do mundo" e "pátria do evangelho" igual dizem. Eu sinceramente também queria que o Brasil fosse essas coisas, mas pelo que percebi na minha vida, o brasileiro não é tão especial assim, e as vezes é até mais cruel que outros povos. Por exemplo, aqui no Brasil é muito comum haver linchamentos, muitas vezes de forma injusta. Isso não é pior que os chineses ignorando uma pessoa desmaiada no chão? Enfim, seria minha maior felicidade se lá para depois de 2050 o Brasil realmente se tornasse essa nação de paz e amor que os espíritas vem falando faz muitas décadas, mas pelo que vivi até hoje o povo brasileiro é bastante cruel e barbárico, com policiais abusando de moradores de rua, gente apoiando o fascismo, roubos e corrupção indiscriminados, assassinatos por motivos torpes, serviços públicos falidos, desigualdade extrema, etc. Então essa noção do Brasil ser a pátria do evangelho talvez não tenha fundamento nenhum. O que pensam sobre isso?

Link to comment
Share on other sites

O costume de não ajudar o próximo é uma prática japonesa, e não chinesa. 

Os chineses são um povo unido principalmente por laços familiares. A cultura confucionista preza principalmente pela família e comunidade. Esse povo já é experiente tem milhares de anos de história, já passaram por todos os tipos de regimes e experiências sociais. Nas últimas décadas arrumaram o prumo e estão se tornando a nação mais poderosa da Terra.

 

Já o Brasil é jovem e desorganizado com uma forte cultura de malandragem e se dar bem a qualquer custo e fazer o menor esforço possível pra obter os resultados desejados. E escravizar através do poder e ignorância.

Já o Brasil ser o coração do mundo vem das psicografias espiritas. Recentemente Jan Van Ellam disse que essa afirmação do mundo espiritual se baseia no nosso idioma português que tem a capacidade de esclarecer o espírito encarnado. Waldo fala a mesma coisa sobre o idioma.

Já outra questão seria apocalíptica. O Brasil com terras vastas e férteis serviria para os imigrantes do resto do mundo pós 3° guerra mundial. 

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Penso que, tanto na China, no Brasil, como em qualquer lugar, o bicho homem evolui, mas ainda é bicho humano. Movido por instintos, principalmente o de sobrevivência. Se o sujeito que passa não perguntar "quem pecou para que ele fosse cego", como o discípulo de Jesus, vai se perguntar o que fez para estar ali ou o que saiu de errado na sociedade. Às vezes, parece que as pessoas esquecem que o Ideal é só ideal, que esse mundo não é para ser perfeito, senão não serviria a seu propósito, que é o de provar e experimentar (leia-se machucar mesmo, testar os limites).

Esse é o velho sonho messiânico terrestre, o de fazer desse mundo um Éden 2.0 com Wifi em todas as esquinas. Se fosse para ser assim, Jesus tinha dito: "Galerinha do Céu, desce que é hora de arrumar essa bagaça, por que o Povo da Índia fuma muito ópio e o Moisés errou na hora da encruzilhada." O "Reino" NÃO É deste mundo. Este mundo é um paraíso para os tolos, e ele não nos pertence, somos passageiros.

Quanto ao brasileiro, correndo o risco de ser reducionista demais: parece um jeca que, na festa, descobriu-se com um Nike em cujo cadarço vive tropeçando. E ainda acha bonito tropeçar no Nike (só por que tem o Nike). Problema: ele ainda corre o risco de ficar com a garota da festa, ao invés do chinês e do americano.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

11 horas atrás, Joe disse:

Já o Brasil ser o coração do mundo vem das psicografias espiritas. Recentemente Jan Van Ellam disse que essa afirmação do mundo espiritual se baseia no nosso idioma português que tem a capacidade de esclarecer o espírito encarnado.

Isso me lembra o Ramatis falando sobre o Esperanto. Português é bastante melódico por ser uma linguagem românica; estrangeiros que ouvem o brasileiro falar dizem que a vocalização parece um canto, e que o som é prazeroso para os ouvidos. Então talvez o português seja uma linguagem mais "espiritualizada", já que afeta as pessoas nas áreas relacionadas com a harmonia artística, emoção superior, etc.

12 horas atrás, Joe disse:

Já outra questão seria apocalíptica. O Brasil com terras vastas e férteis serviria para os imigrantes do resto do mundo pós 3° guerra mundial. 

Já li sobre isso e não gostei muito da previsão. Basicamente, o mundo entraria em uma grande guerra, e o hemisfério norte ficaria quase inabitável, ai esse pessoal do Norte viria para cá invadir o Brasil, e nós, ao invés de defender nosso território contra os invasores, simplesmente entregaríamos a Amazônia e outras regiões importante de mão beijada para essas nações, como uma demonstração de caridade universal ou algo assim. Não gosto disso pois nesse caso o Brasil vira apenas um tapete para esses países poderosos pisarem em cima. Eu até entenderia acolher os fugitivos e incluí-los em sociedade, mas dar território e vários recursos de graça para o povo que acabou de destruir o mundo me parece o pico da estupidez.

De qualquer forma, se não me engano a data limite do Chico Xavier era 2019. Segundo ele, se não ocorresse uma Terceira Guerra até essa data, não ocorreria mais. Então o Brasil se tornaria a "Pátria do Evangelho" de uma maneira diferente, e com o tempo todos países do mundo reconheceriam a superioridade espiritual do Brasil e o tomariam como modelo a seguir. Enfim, eu sou bastante cético quanto a essas afirmações; eu não digo que são 100% falsas, e reconheço algumas evidências sólidas sobre o Brasil ser algo "diferente", mas para mim nenhuma delas é muito conclusiva, e a possibilidade disso tudo ser uma invenção espírita baseada em ideais utópicos e narcisismo nacionalista não deixa de existir.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Ebrael disse:

Penso que, tanto na China, no Brasil, como em qualquer lugar, o bicho homem evolui, mas ainda é bicho humano. Movido por instintos, principalmente o de sobrevivência. Se o sujeito que passa não perguntar "quem pecou para que ele fosse cego", como o discípulo de Jesus, vai se perguntar o que fez para estar ali ou o que saiu de errado na sociedade. Às vezes, parece que as pessoas esquecem que o Ideal é só ideal, que esse mundo não é para ser perfeito, senão não serviria a seu propósito, que é o de provar e experimentar (leia-se machucar mesmo, testar os limites).

Ah, eu no caso nem quero um mundo perfeito. Pra mim se melhorar um pouquinho já está bom. Eu acho que o fluxo natural da vida é as coisas melhorarem e evoluírem, então se tudo permanecer do jeito que está por milênios ou milhões de anos, isso seria um estancamento existencial.

9 horas atrás, Ebrael disse:

Esse é o velho sonho messiânico terrestre, o de fazer desse mundo um Éden 2.0 com Wifi em todas as esquinas

Nunca fui muito chegado no conceito do "Éden" haha, porém acho que a vida mais natural do passado tinha enormes vantagens, como por exemplo, ninguém precisava pagar uma fortuna para ter um pedaço de terra aonde morar; qualquer um podia viajar para um lugar distante e encontrar uma área desocupada aonde construir sua casa, criar seus animais e fazer plantações. E até mesmo o pessoal que decidia permanecer servo de algum lorde feudal ainda trabalhava menos que as pessoas de hoje em dia. Então era uma vida tranquila e pacata em certos sentidos, mas também não tinha muitos confortos e "frescuras" de hoje em dia. Se bem que o wifi não faria tanta falta depois de uns meses sem; eu por exemplo vivi a primeira metade da minha vida sem acesso à internet, e ainda assim a vida era divertida.

10 horas atrás, Ebrael disse:

O "Reino" NÃO É deste mundo. Este mundo é um paraíso para os tolos, e ele não nos pertence, somos passageiros.

Mas imagina ter que reencarnar aqui de novo e o mundo está todo destruído hehe. Eu acho que a intenção da espiritualidade é estabelecer um "Reino nos Céus", que seria nossa evolução espiritual como indivíduo dentro da consciência de Deus, e um "Reino na Terra", que seria uma melhora coletiva do plano físico feito por mentes regeneradas.

10 horas atrás, Ebrael disse:

Quanto ao brasileiro, correndo o risco de ser reducionista demais: parece um jeca que, na festa, descobriu-se com um Nike em cujo cadarço vive tropeçando. E ainda acha bonito tropeçar no Nike (só por que tem o Nike). Problema: ele ainda corre o risco de ficar com a garota da festa, ao invés do chinês e do americano.

Brasileiro liga muito pras aparências...

Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Salokonir disse:

Mas imagina ter que reencarnar aqui de novo e o mundo está todo destruído hehe. Eu acho que a intenção da espiritualidade é estabelecer um "Reino nos Céus", que seria nossa evolução espiritual como indivíduo dentro da consciência de Deus, e um "Reino na Terra", que seria uma melhora coletiva do plano físico feito por mentes regeneradas.

Esse é o plano desde sempre. Espero que sejam mais competentes que o Sarney e não sejam tão sacanas quanto o Collor. Sem ironia. Abaixo da Mente Suprema e de sua Imagem (Cristo, o Filho de Deus), não creio que haja essência perfeita.

13 horas atrás, Salokonir disse:

Nunca fui muito chegado no conceito do "Éden" haha, porém acho que a vida mais natural do passado tinha enormes vantagens, como por exemplo, ninguém precisava pagar uma fortuna para ter um pedaço de terra aonde morar; qualquer um podia viajar para um lugar distante e encontrar uma área desocupada aonde construir sua casa, criar seus animais e fazer plantações. E até mesmo o pessoal que decidia permanecer servo de algum lorde feudal ainda trabalhava menos que as pessoas de hoje em dia. Então era uma vida tranquila e pacata em certos sentidos, mas também não tinha muitos confortos e "frescuras" de hoje em dia. Se bem que o wifi não faria tanta falta depois de uns meses sem; eu por exemplo vivi a primeira metade da minha vida sem acesso à internet, e ainda assim a vida era divertida.

Considerando a Entropia, infelizmente, não há como voltar àqueles tempos... da mesma forma. Mas, como as crianças fazem, há sempre uma forma de destruir tudo para ver no que dá. Os planejadores da espécie devem saber disso. E a legião vampírica, que serve aos demônios desta versão da realidade, também sabe disso. Penso que somente nós não percebemos ainda (ou não queremos perceber) que somos pasto e repasto, do nascimento ao fim. Belo zoológico este, e ele tá virado numa zona. Por isso, recomendo Fazenda dos Animais, do George Orwell, como clássico a ser lido por todas as gerações (enquanto ainda souberem ler).

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Hellena disse:

Marcelo Del Debbio diz que o Brasil é a representação fiel da arvore da morte kkkkkkkkkkkkkk

1 hora atrás, Salokonir disse:

Árvore de Qliphoth... parece que temos terreno e adubo de sobra para essa árvore crescer aqui.

Otimista do século XVIII: Gosto de pensar que esse, talvez, seja o melhor de todos os mundos possíveis.

Pessimista do século XVIII: Tenho medo de que você esteja certo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

21 horas atrás, Ebrael disse:

Otimista do século XVIII: Gosto de pensar que esse, talvez, seja o melhor de todos os mundos possíveis.

Pessimista do século XVIII: Tenho medo de que você esteja certo.

Isso lembrou Philip K. Dick.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

23 horas atrás, Ebrael disse:

Esse é o plano desde sempre. Espero que sejam mais competentes que o Sarney e não sejam tão sacanas quanto o Collor. Sem ironia. Abaixo da Mente Suprema e de sua Imagem (Cristo, o Filho de Deus), não creio que haja essência perfeita

Sobre Jesus/Cristo serem perfeitos ou não, isso não é de grande relevância para mim. O que é importa é se eles são úteis para mim ou não. Se Jesus me ensina algo útil ou faz algo útil para mim, ótimo! Posso agregar isso como algo valioso na minha vida, e o mesmo vale para qualquer pessoa ou situação que eu encontrar. Não acho que o objetivo de qualquer pessoa sã na face desse planeta deva ser a perfeição, mas sim tapar na nossa vida os inúmeros buracos por onde o sofrimento pode infiltrar. Então da mesma forma que eu não espero por um mundo que seja uma utopia perfeita estilo Nosso Lar, eu não espero que eu, você ou qualquer pessoa seja perfeita. Só acho que o mundo tem o potencial para mudar para melhor, e que não devemos nos prender em um determinismo negativista de que as coisas nunca vão ficar boas porque uma elite de "arcontes do mal" controla tudo.

Em 08/02/2024 at 23:04, Ebrael disse:

Considerando a Entropia, infelizmente, não há como voltar àqueles tempos... da mesma forma. Mas, como as crianças fazem, há sempre uma forma de destruir tudo para ver no que dá.

Não há mais como replicar um mundo igual naqueles tempos. Se a espécie humana colapsar de forma destrutiva, não voltaremos para os cenários naturais e livres de antigamente, mas sim para um holocausto de escassez, doenças, radiação e poluição nunca vistos antes. Vai ser o inferno na Terra pra todo mundo.

Em 08/02/2024 at 23:04, Ebrael disse:

Penso que somente nós não percebemos ainda (ou não queremos perceber) que somos pasto e repasto, do nascimento ao fim.

Sim somos gado.

Em 08/02/2024 at 23:04, Ebrael disse:

Belo zoológico este, e ele tá virado numa zona. Por isso, recomendo Fazenda dos Animais, do George Orwell, como clássico a ser lido por todas as gerações (enquanto ainda souberem ler).

É interessante estudar sobre nossa situação como gado e animal de fazenda, mas também acho útil estudar meios de como escapar desta situação. Só focar no ruim não é o bastante, senão seria melhor simplesmente sonhar que somos livres. A grande diferença entre o boi e o humano é que o humano pode tentar fazer algo, e o boi só pode aceitar seu destino.

Então no seu cenário devemos esquecer totalmente do mundo e focar somente naquilo que Deus criou nos planos divinos. Ok, isso tem fundamento se somos livres para abandonar o plano físico por vontade própria quando quisermos, mas se existe algo que prende a gente nesse plano e que nos faz reencarnar continuamente aqui, então faz sentido se importar com a condição do mundo, já que vamos colher o que a humanidade plantou no passado. Enfim é um assunto complexo. Só acho que o principal é a gente não focar demasiado na hipótese do mundo ser dominado por uma elite super poderosa das trevas, sem oferecer uma solução concreta para esse problema. Não acho que somos completos coitados sem poder para mudar nada, mas sim que as coisas não mudam porque estamos felizes com elas do jeito que estão.

Link to comment
Share on other sites

Em 10/02/2024 at 01:58, Salokonir disse:

É interessante estudar sobre nossa situação como gado e animal de fazenda, mas também acho útil estudar meios de como escapar desta situação. Só focar no ruim não é o bastante, senão seria melhor simplesmente sonhar que somos livres. A grande diferença entre o boi e o humano é que o humano pode tentar fazer algo, e o boi só pode aceitar seu destino.

Então no seu cenário devemos esquecer totalmente do mundo e focar somente naquilo que Deus criou nos planos divinos. Ok, isso tem fundamento se somos livres para abandonar o plano físico por vontade própria quando quisermos, mas se existe algo que prende a gente nesse plano e que nos faz reencarnar continuamente aqui, então faz sentido se importar com a condição do mundo, já que vamos colher o que a humanidade plantou no passado. Enfim é um assunto complexo. Só acho que o principal é a gente não focar demasiado na hipótese do mundo ser dominado por uma elite super poderosa das trevas, sem oferecer uma solução concreta para esse problema. Não acho que somos completos coitados sem poder para mudar nada, mas sim que as coisas não mudam porque estamos felizes com elas do jeito que estão.

Não acredito que os destinos do mundo (e, claro, as causas dos efeitos) sejam decididos a nível individual. Há hierarquia, no Bem e no Mal. Se somos gado, como vc concordou que somos, há o "Senhor Jones" (leu a minha indicação anterior?), o dono coletivo da Fazenda. Queiramos ou não, somos induzidos, explicitamente ou não, a ações coletivas (como demonstrou Ivan Pavlov em sua experiência sobre a estimulação contraditória). Não podemos sair desse planeta apenas por questões naturais e genéticas aleatórias. Sim, sou pessimista. Não quer dizer que foco no pior. Vivo minha vida de forma mais simples possível. Então, não é que eu não foque no melhor; eu foco no possível, e não na esperança vã.

Não existe, pra mim, essa patacoada de livre arbítrio. Veja, não sou revoltado, apenas vejo como as pessoas são tratadas como imbecis. Em cada igreja, seita, corrente espiritualista, o ser humano é adoçado como que a ser encaminhado anestesiado para morte. Poxa, se vou morrer, me deixe saber que não posso fazer nada. Me deixe saber a verdade.

Devemos cuidar do planeta? É algo óbvio, não? Assim como cuidamos de casa. Mas, não importa o que façamos, todo o sistema está estruturado, no físico e no astral, para condicionar cada um a optar, não escolher. A pior ilusão é crer que se tem controle sobre algo. Nada relevante para o mundo está sob nosso controle. Nada.

"Opte entre morrer na próxima encarnação enforcado ou carbonizado."
"Por quê?"
"Porque você precisa aprender e pagar o que deve."
"O que eu fiz de ruim?"
"Você matou 300 negros em uma mina de carvão do Zimbábue"
"Eu não me lembro disso."
"Por uma bênção divina, você não lembra. É melhor para você."
"Mas eu quero lembrar."
"Você não pode."
"Eu quero."
"Tá bom. Olhe para aquela montanha, além da neblina..."
"Mas, aquele lá não sou eu."
"Você não lembra, mas é você, como mulher."
"Não sou eu."
"Aceite, é você."
"Mas, como posso evoluir em Consciência se eu não lembro daquilo que justifica meu futuro?"
"Apenas, cumpra. Aceite e morra docilmente, após apanhar, ser maltratado, cuspido, estuprado, roubado e, por fim, oferecido em uma pira sacrificial ou enforcado em praça pública na África do Sul."
"Ou?"
"Ou volte para o Umbral e se junte aos rebeldes, negacionistas, bandidos, viciados e assassinos. Lá, não se recebe muitas chances de progresso. Opte entre o atraso traumático ou o progresso traumático."
"Tá, eu volto. Eu aceito os termos."
"Não faz diferença. Se você não concordasse, voltaria do mesmo jeito. Sem lembrar de nada."
"Outra bênção ou lobotomia?"
"Quase isso. É sempre para o seu bem."

Parece que o Bom Pastor e o Lobo meio que são parceiros. Mas, não acorde as ovelhas. O pastor precisa da lã, e o Lobo da carne.
 

Link to comment
Share on other sites

8 horas atrás, Ebrael disse:

Opte entre morrer na próxima encarnação enforcado ou carbonizado."
"Por quê?"
"Porque você precisa aprender e pagar o que deve."
"O que eu fiz de ruim?"
"Você matou 300 negros em uma mina de carvão do Zimbábue"

Sei que criou esse diálogo apenas para fins ilustrativos, mas como há quem acredite em situações similares, vou fazer aqui um comentario.

Acho que qualquer sensacão de sono, fome, unha encravada, dor de dente, atração sexual,  já nos mostra que nosso livre arbitrio é mera ficção. Estamos encarnados numa CONDICAO COM ESSA ESTRUTURA, e como peixes não podem esperar continuar vivendo sem se molharem não faz sentido achar que há outra opção. Não é crença, é só como as coisas são e portanto nem precisamos entrar em questões transcendentais para enxergar essa nossa condição.

Além disso o marketing capitalista já demonstra com seus resultados que se somos tratados como imbecis é porque somos imbecis mesmo, obedecendo anúncios, ofertas, consumindo o que eles querem que consumamos e quando querem. Quem não consegue se libertar disso na vida fisica não mereceria mesmo ser tratado de outra forma após o desencarne  que não como um i******.

 

Agora, no assunto da espiritualidade, quando abordado aqui na terra,  o que temos é a extensão desse estado de coisas, porque " vende bem". Certos grupos new age propagam essas fantasias conspiratórias sobre a questão de escolhas  entre vidas. Eles  são só mais um tentáculo no adestramento recente dos encarnados em paranóia, porque quanto mais desconfiados, mais confusos, e assim  mais facilmente caem no conto da "saída de emergência", "salvador underground" ou outsider na politica, etc.

Fazendo uma analogia é como se estivessem alegando que gravidade não existe, que sempre te enganaram e você só não pode levitar porque você acreditou  nessa mentira. Dá vontade de dizer para eles:

-Ué, vá em frente "abiguinho", levite e liberte-se dessa " mentira", todos aplaudirão seu sucesso se conseguir e muitos outros seguirão seu exemplo.

Mas nem os que pregam isso podem provar seu ponto e levitar, ehehe. Essas idéias malucas vendem bem, vendem livros e cursos on-line. Eles sabem que a quantidade de imbecis é grande e se aproveitam disso para propagar essas coisas.

Não é em nada diferente do terraplanismo, é que cada teoria conspiratoria tem um público alvo especifico a ser alcançado, mas no fim se unirão todos numa grande massa de gente confusa, pronta para seguir o toque do berrante:

Citar

Essa crença no terraplanismo também pode trazer riscos. Isso porque está baseada na ideia de que há uma conspiração de autoridades, estudiosos e outras pessoas na sociedade para mentir ao público, apresentando o que seria uma suposta "versão" dos fatos.

Isso pode fazer com que os adeptos da ideia da Terra plana - ou outras teorias do gênero - sempre duvidem ou refutem o que é dito por cientistas e governos sobre um determinado tema. E pode estimular atitudes antidemocráticas, como negar o resultado de uma eleição, ou que atentam contra a saúde pública, como negar a existência de uma epidemia ou se recusar a tomar vacinas.

"Existem pesquisas que mostram que a adesão a uma teoria de conspiração torna a pessoa mais vulnerável a embarcar em outras", diz Orsi.

"Mesmo que a crença na Terra plana seja, em si, até que bastante inócua, ela abre caminho para outras conspirações com consequências mais graves: por exemplo, se os cientistas estão mentindo sobre a forma da Terra, talvez também estejam mentindo sobre vacinas."

https://www.bbc.com/portuguese/articles/c4n402278zko

 

 

Voltando ao ponto chave:

Que aqui no fisico não lembremos do que fizemos na vida passada é um fato inegável. As explicações sobre a vida passada de alguém são dadas por médiuns em centros espiritas para que a pessoa ENTENDA o sofrimento PELO QUAL JÁ ESTÁ  PASSANDO, E QUE A FEZ PROCURAR RESPOSTAS.

Nada impede que ela "deixe de ser gado", rejeite a resposta e siga sua vida como antes se ela se acha muito esperta e por isso desconfia de todos. Que procure resolver  seu problema com as opções materialistas que lhe são oferecidas, se for capaz. Afinal, foi ela quem BUSCOU respostas, se a resposta não agradou, que siga seu rumo e veja como vai ser,  isso  não mudará em nada  vida de quem lhe deu a resposta.   

 

Agora, acreditar que  isso  de alguém te contar algo do qual você não lembra e tirar de você uma escolha continua  no pós mortem já é cair na  "falácia do espantalho", porque mesmo quando você está encarnado  um mentor consegue te MOSTRAR coisa da sua vida passada te FAZENDO LEMBRAR. Ninguém  precisa chegar  e te DIZER  que você fez X ou Y na vida passada e por isso " tem que aceitar algo". Isso é papo de vendedor pilantra,  e os conspiracionistas pensam que funciona assim porque eles julgam elo que eles são, pilantras enrolando os demais com essas teorias conspiratórias.

Mentores são MENOS BOBOS DO QUE NÓS, NÃO MAIS BOBOS, PORTANTO ELES SABEM QUE QUALQUER PESSOA MINIMAMENTE SENSATA SEMPRE DESCONFIARÁ DO QUE "APENAS LHE DIZEM" ASSIM, SEM LEMBRAR DE NADA.

Por isso mentores TE MOSTRAM, nao te dizem nada. Assim nao há espaço para essas paranóias. 

 

Por isso  quem alega por aí no youtube, ou blogs, que há uma conspiracao astral para manter os encarnados presos na terra reencarnando, blablablá está apenas sendo parte da grande "projeto de treinamento em paranoia", propagando mais uma das várias teorias conspiratorias que condicionam seus seguidores naquele tipo de mentalidade que, quando chega em ano eleitoral  vota na extrema direita,.  sao anti-vac. 

 

  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, Ebrael disse:

Parece que o Bom Pastor e o Lobo meio que são parceiros. Mas, não acorde as ovelhas. O pastor precisa da lã, e o Lobo da carne.

Saindo desse assunto de doutrinas e vendo as coisas como espiritualidade simples, eu vejo de outro jeito essa questão do livre árbitro, como uma lei maior que a gente não entende:

Mas o bom pastor sempre tenta guiar as ovelhas mandando seus trabalhadores para despertar elas, assim como o lobo sempre tenta afastá-las do rebanho espiritual. No lado do Lobo pode ser bom por um tempo, mas é ilusão e com o tempo vem a dor, a reação das ações. É como a vida é. Mas no lado do pastor é melhor, trabalhoso porém dignificante, que nos leva a outros horizontes consciênciais. 

Só temos um caminho para seguir no fim das contas, não parece livre árbitro, uma hora todos tem que prosseguir. Assim como o filho que não vai para a escola não tem as mesmas oportunidades daqueles que vão, não temos escolha se quisermos crescer. Mas sempre existirá uma opção alternativa se não quisermos crescer pelo amor, mas essa sempre lhe causa dor. Mas e se essa dor causada no filho é puro amor? Porque o pai sabe o que o filho está perdendo. Sabe que dá alegria que o filho está negando, aquilo que o pai preparou para seus filhos com tanto carinho, e o filho não pode ver aquela grandeza, prefere ficar na lama...

Claro que o pai só quer o bem do filho, então vai gerar dor por puro amor para assim impulsionar o filho para o verdadeiro amor que ele tanto quer dar ao filho. 

Não faz sentido você ver seu filho jogado pelado na lama, passando frio e fome, enquanto preparou pra ele uma casa aconchegante cheia de comida, conforto e alegria. Você não vai deixar o filho naquele situação,  você vai lá e vai lavar os olhos dele, que estão sujos de lama, e vai apontar o caminho da casa.

E se não existe dor, mas somente amor? Mas a gente que cria a dor?

9 horas atrás, Ebrael disse:

A pior ilusão é crer que se tem controle sobre algo. Nada relevante para o mundo está sob nosso controle. Nada.

Não podemos criar grandes mudanças, mas podemos mudar quem somos, com isso mudamos a nossa realidade espiritual e talvez isso cause repercussão no plano denso, no plano animal.

⁠"O que é veneno?
- Qualquer coisa além do que precisamos é veneno.
Pode ser poder, preguiça, comida, ego, ambição, medo, raiva, ou o que for.
O que é o medo?
- Não aceitação da incerteza.
Se aceitamos a incerteza, ela se torna aventura.
O que é a inveja?
- Não aceitação do bem no outro.
Se aceitamos o bem, se torna inspiração.
O que é raiva?
- Não aceitação do que está além do nosso controle.
Se aceitamos, se torna tolerância.
O que é ódio?
- Não aceitação das pessoas como elas são.
Se aceitamos incondicionalmente, então se torna amor.
-Rumi"

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, sandrofabres disse:

Além disso o marketing capitalista já demonstra com seus resultados que se somos tratados como imbecis é porque somos imbecis mesmo, obedecendo anúncios, ofertas, consumindo o que eles querem que consumamos e quando querem. Quem não consegue se libertar disso na vida fisica não mereceria mesmo ser tratado de outra forma após o desencarne  que não como um i******.

Simples, por isso me dizem que sou pessimista. Porque, para mim, não há saída. Aceitar que não há saída à vista me faz perder menos tempo.


 

7 horas atrás, sandrofabres disse:

Nada impede que ela "deixe de ser gado", rejeite a resposta e siga sua vida como antes se ela se acha muito esperta e por isso desconfia de todos. Que procure resolver  seu problema com as opções materialistas que lhe são oferecidas, se for capaz. Afinal, foi ela quem BUSCOU respostas, se a resposta não agradou, que siga seu rumo e veja como vai ser,  isso  não mudará em nada  vida de quem lhe deu a resposta. 

Por isso, não busco respostas. Ou elas aparecem pelo caminho e eu estou preparado para percebê-las, ou nem se Deus gritar com uma fanfarra às três da manhã será suficiente. Sigo meu instinto, uso as ferramentas que tenho. É como no mercado financeiro: quem espera o momento certo de comprar uma ação de valor a bom preço acaba nunca chegando ao bom preço. No fim, o preço médio decide tudo por um fator que as pessoas não levam em consideração: o tempo.

Edited by Ebrael
Acŕescimo
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, sandrofabres disse:

Sei que criou esse diálogo apenas para fins ilustrativos, mas como há quem acredite em situações similares, vou fazer aqui um comentario.

Ainda bem que alguém percebeu. Pensei que não estava tão óbvio assim.

Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, Raul Douglas disse:

Não podemos criar grandes mudanças, mas podemos mudar quem somos, com isso mudamos a nossa realidade espiritual e talvez isso cause repercussão no plano denso, no plano animal.

Vivemos na dualidade. Tá tudo certo, é útil e necessário. Não creio que possamos mudar nossa essência, que creio ser imutável. O que muda é o que vemos que antes não víamos, e isso muda nossas reações. O cara da caverna de Platão, dentro ou fora, era o mesmo; o que mudou foi como ele passou a reagir ao ter mudado o que ele conseguia ver. Mas, até a "vontade", a "coragem" de ver o que havia na curva da saída da caverna, nem isso acho que era dele, mas legado a ele como um "influxo", porque ele se manifestou com as condições certas.

E as razões pelas quais creio nisso são temas para outra conversa, que costumo tratar em postagens em meus sites. Uma hora dessas, trago-as para a mesa do fórum.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

9 minutos atrás, Ebrael disse:

Não creio que possamos mudar nossa essência, que creio ser imutável.

Também vejo assim. Como aquela mensagem que é muito bem propagada através do wagner borges: "Tem uma luz que brilha mais que bilhões de sóis juntos, que é a essência da alma, e essa luz mora no coração ❤️ "

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Em 13/02/2024 at 07:24, Ebrael disse:

Então, não é que eu não foque no melhor; eu foco no possível, e não na esperança vã.

Por que esperança é algo ruim? Por que é moda entre a humanidade desprezar o conceito de "esperança"? Na minha opinião a esperança é a última que morre. A esperança nasce do fato de que o "futuro" é um livro aberto, onde ninguém sabe exatamente o que pode acontecer e as possiblidades que aguardam. A capacidade ilimitada da mente de se adaptar à novas situações também mostra que somos tão ilimitados quanto o futuro que nos aguarda.

Escapar do mundo agora não faz sentido. Seria como tirar um bolo do forno bem antes dele estar assado. Retirar alguém completamente do ciclo reencarnatório na condição atual seria uma grande crueldade, já que essa pessoa não estaria psicologicamente completa para viver longe do mundo da matéria, e iria sofrer com o "vazio" de uma existência imaterial.

Apenas viva sua vida agora, enfrentando os desafios que se apresentam. Não deseje nenhum estado prometido por um terceiro ou que você mesmo inventou. Além disso não acredite no cenário otimista da vida que eu te falei, nem no cenário de vida pessimista que você me falou. Não acredite em nada com base na conjectura, mas sim analise os fatos presentes levando em conta que até mesmo sua percepção direta de um objeto não é realmente objetiva, ex: quando se sentar em uma cadeira, lembre que a cadeira não existe de verdade, que é apenas um conjunto de partículas subatômicas interagindo através de várias forças, e que você não está tocando a cadeira, mas sim flutuando sobre ela, já que os elétrons do seu corpo e os da cadeira, que são de polos iguais, geram uma repulsão eletromagnética que impede os átomos de se encostarem.

Em 13/02/2024 at 07:24, Ebrael disse:

Não existe, pra mim, essa patacoada de livre arbítrio.

Também virou moda agora dizer que não existe livre arbítrio. Parece o que muitos líderes de seita new-age dizem hoje em dia "você não tem escolha, apenas siga o agora", "você é apenas um robô controlado por instintos nebulosos e desordenados". "EU(guru, pastor, padre, instrutor) sei a resposta. Entregue seu poder de escolha inexistente para mim, oh criatura ignorante, porque eu sei o que faço". No fim das contas, ao invés de ser algo libertador, dizer que o livre arbítrio não existe só serve para reforçar as estruturas de dominação.

Eu concordo que um livre arbítrio 100% puro não existe - isso é óbvio. A água que tomamos não é totalmente pura, o ar que respiramos não é totalmente puro, nada é totalmente puro nesse mundo. Que todos nós somos condicionados por vários fatores na hora de tomar uma decisão, isso é claro como o dia, mas isso não quer dizer que não tenhamos autonomia própria para fazer escolhas... só quer dizer que nosso poder de escolher ainda é embrutecido, digno de seres primários na escalada espiritual.

Outra coisa que não podemos fazer é confundir poder de escolha com poder para fazer o que quiser. Digamos que nesse momento eu queira voar até a estação espacial apenas com meu corpo; é claro que eu não conseguiria fazer isso, porém, isso nada tem a ver com a falta de livre arbítrio, mas sim com a falta de poder voar. Quem disse que para ter livre arbítrio você deve conseguir voar, andar no Sol, andar na água, nunca mais comer ou beber, entre outras coisas? Por que livre arbítrio tem que envolver atributos super-humanos? Donde saiu essa noção que livre arbítrio e poderes mágicos são a mesma coisa?

Em 13/02/2024 at 07:24, Ebrael disse:

Em cada igreja, seita, corrente espiritualista, o ser humano é adoçado como que a ser encaminhado anestesiado para morte.

Sim é claro, como Marx disse, “A religião é o ópio do povo”. Claro que as pessoas não vão para as igrejas, conventos, reuniões new-age para despertar algum novo insight sobre a realidade, ou se libertar das amarras do "condicionamento de manada". Na verdade as pessoas apenas procuram um lugar em que existam pessoas de mentalidade parecida, um lugar onde podem obter conforto, confraternização social, status, etc. O líder religioso nesse caso é apenas uma pessoa tocando uma flauta para as pessoas adormecerem, e o livro sagrado é apenas o livro de canções de ninar que faz o povo cair no sono.

Depois disso cada um volta para sua vida cotidiana miserável, porém agora é mais fácil aceitar as condições adversas da vida, já que as dores foram amenizadas pelo ópio da religião, da seita, do grupo, etc. Um anestesiante nem sempre é ruim, porém não é ideal passar a vida toda dependendo deles. Não devemos esperar que um anestesiante mude a sociedade ou a vida das pessoas de forma radical, já que isso seria a receita para nos decepcionarmos. Apenas dê tempo ao tempo, pois aquilo que os humanos não resolvem, a natureza em toda sua sabedoria pode resolver. Olhe como as coisas mudaram nos últimos 1000 anos, e verá claramente que a natureza tem um propósito maior para os habitantes desse chiqueiro chamado "civilização", mesmo que esse propósito ainda seja uma charada incompreensível para nós.

Em 13/02/2024 at 07:24, Ebrael disse:

A pior ilusão é crer que se tem controle sobre algo. Nada relevante para o mundo está sob nosso controle. Nada.

O planeta não está sob nosso controle, óbvio que não está - e isso é algo ótimo. Se a gente tivesse controle sobre tudo atualmente, o mundo se tornaria apenas um playground de tortura onde o mais forte tortura o mais fraco. Como podemos observar hoje em dia no sistema capitalista, esse "playground de tortura" já acontece em certo grau, mas não é nada comparado com o que aconteceria se nosso poder fosse ilimitado. Neste caso estaríamos criando cenários de realidade simulada e infernos para punir populações inteiras eternamente.

Então ainda bem que não podemos mudar nada fundamentalmente, já que isso libera espaço para Deus e seus agentes iniciarem as mudanças - aqueles que sabem o que fazem. Deus age de formas misteriosas. Sei que é clichê dizer isso, mas é a realidade, considerando nosso ponto de vista míope e limitado, que só enxerga o próprio nariz. Tendo dito isso, as escolhas que fazemos ainda possuem significado e podem provocar mudanças, porém são limitadas, igual as crianças brincando numa caixa de areia, construindo e destruindo castelos, criando ruas e vales, jogando areia na cara do amiguinho, porém sempre sob a supervisão de um adulto responsável que realmente manda e desmanda quando quiser, protegendo as crianças do perigo com sua mão invisível.

Em 13/02/2024 at 07:24, Ebrael disse:

"Opte entre morrer na próxima encarnação enforcado ou carbonizado."
"Por quê?"
"Porque você precisa aprender e pagar o que deve."
"O que eu fiz de ruim?"
"Você matou 300 negros em uma mina de carvão do Zimbábue"
"Eu não me lembro disso."
"Por uma bênção divina, você não lembra. É melhor para você."
"Mas eu quero lembrar."
"Você não pode."
"Eu quero."
"Tá bom. Olhe para aquela montanha, além da neblina..."
"Mas, aquele lá não sou eu."
"Você não lembra, mas é você, como mulher."
"Não sou eu."
"Aceite, é você."
"Mas, como posso evoluir em Consciência se eu não lembro daquilo que justifica meu futuro?"
"Apenas, cumpra. Aceite e morra docilmente, após apanhar, ser maltratado, cuspido, estuprado, roubado e, por fim, oferecido em uma pira sacrificial ou enforcado em praça pública na África do Sul."
"Ou?"
"Ou volte para o Umbral e se junte aos rebeldes, negacionistas, bandidos, viciados e assassinos. Lá, não se recebe muitas chances de progresso. Opte entre o atraso traumático ou o progresso traumático."
"Tá, eu volto. Eu aceito os termos."
"Não faz diferença. Se você não concordasse, voltaria do mesmo jeito. Sem lembrar de nada."
"Outra bênção ou lobotomia?"
"Quase isso. É sempre para o seu bem."

Esse mentor que você descreveu nesse cenário mais me parece um traficante de uma favela do Rio, querendo justificar por que tem que invadir a casa de um morador para se esconder da policia, dizendo que é para proteger a comunidade, que a casa do morador só foi construída com o auxílio econômico da facção, etc. Muitos traficantes apenas meteriam uma bala na cabeça desse morador e acabou ai o assunto, mas no caso desse traficante, ele foi mais gentil e inventou umas mentirinhas para o morador vazar. De qualquer forma, o morador aceitando as mentiras ou não, ele vai ter que vazar da casa do mesmo jeito.

Então se esse cenário que você descreveu for a norma, então sim, realmente todos os mentores são do "mau", mas também não há nada que você possa fazer sobre isso. Você é apenas um coitado desarmado que acabou de chegar do trabalho no supermercado, e o mentor é um bruto com uma AK-47 toda carregada na mão e um colete klevar à prova de balas. O que você vai fazer além de simplesmente obedecer? Na realidade nem faria sentido um mentor assim inventar historinhas. Pra que perder tempo? Ele só precisa apertar o gatilho e bang, você está de volta à um novo útero. Não é como se ele fosse respeitar sua escolha de não renascer só porque você não quis acreditar nele.

Mas a realidade é um tanto diferente disso. As vezes coisas ruins acontecem em nossas vidas e nos perguntamos "Por que?". A gente sempre pensa que não merecemos tal situação desagradável, que o karma que estamos pagando é injusto, já que afinal de contas nós somos tão refinados moralmente. Mas a realidade é que o cálice do esquecimento é um remédio amargo, e nos faz esquecer do que realmente somos capazes quando deparados com certas situações. Uma pessoa comum e corrente pode ser um monstro, dependendo do cenário em que ela for inserida. É bem mais fácil ser honesto sendo um trabalhador braçal que pega ônibus todo dia, do que estando em uma posição elevada na sociedade, bastando um simples movimento de mão para desviar milhões de reais sem nenhuma consequência.

Então um dia você poderá olhar para seu suposto passado e dizer:

Citar

"Isso é mentira! Eu não fiz nada disso! Isso é óbvio, levando em conta que eu não pratico nada disso na minha vida atual. Nem passa na minha mente fazer uma coisa dessas! Esses mentores inventaram essa história ai para poderem me punir livremente e sugar meu sangue. Logo existe uma grande conspiração no plano astral, e entidades positivas são meras invenções criadas para enganar o povo"

Bem, eu respeito seu direito de duvidar de TUDO que esse pessoal diz, porém essa conspiração astral da qual você fala é algo igualmente questionável. Você não sabe do que realmente é capaz porque não conhece a sí mesmo de verdade, e apenas sabe das coisas tendo como referência os dados limitados que adquiriu nessa vida. Você não pode afirmar com total segurança não ter cometido crimes no passado, já que os fatores que te influenciaram a fazer algo ruim podem não mais estar presentes agora. E mesmo se estiverem, talvez você simplesmente mudou, mas isso também não te impede de pagar aquele karma que você gerou no passado, enquanto ainda estava "rebelde".

Não foque tanto na figura do mentor, foque mais na mensagem. Lembre-se que eles são apenas guias dentro de um mundo espiritual cheio de complexidades, e não estão lá só pra ficarem de brincadeira com os desencarnados. Eles não criam situações na base do acaso ou mero capricho; eles apenas tentam te esclarecer sobre a sua realidade e seu destino, além de te auxiliar na reforma íntima. De qualquer forma, se você negar o auxílio do mentor, algo que você é livre para fazer, uma hora você vai reencarnar, nem que seja compulsoriamente por ação da natureza, quando um casal estiver fazendo sexo e um vórtice surgir e te sugar para dentro de um novo útero. O que quero dizer é que o mentor não CRIA a reencarnação, ele apenas te DIRECIONA para uma encarnação que ele achar ideal para você. A reencarnação vai acontecer independente do mentor, já que no passado ele também precisou(ou precisa) reencarnar para aprender as mesmas lições.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Salokonir disse:

Por que esperança é algo ruim? Por que é moda entre a humanidade desprezar o conceito de "esperança"?

Eu não desprezo a esperança, mas a esperança VÃ. Sem esperança e alguma rotina, o ser humano dificilmente suportaria a vida.

 

3 horas atrás, Salokonir disse:

Também virou moda agora dizer que não existe livre arbítrio. Parece o que muitos líderes de seita new-age dizem hoje em dia "você não tem escolha, apenas siga o agora", "você é apenas um robô controlado por instintos nebulosos e desordenados". "EU(guru, pastor, padre, instrutor) sei a resposta. Entregue seu poder de escolha inexistente para mim, oh criatura ignorante, porque eu sei o que faço". No fim das contas, ao invés de ser algo libertador, dizer que o livre arbítrio não existe só serve para reforçar as estruturas de dominação.

Não sigo modas, nem corrente espiritualista alguma. Raiz espiritual? Católica. E não sigo corrente alguma porque já passei por muitas delas. Se advogo a ideia de que não há livre arbítrio, é porque cheguei a essa conclusão por reflexão inteiramente pessoal, embora usando subsídios do que vejo e sinto ao redor. Sobre o motivo de eu não crer em livre arbítrio, já o expus em comentários anteriores. Liberdade é ausência completa de condições, e é isso que considero ser existência. Não existimos, e fato, apenas subsistimos, pois somos condicionados, creiamos ou não. Experimente usar seu livre arbítrio e tentar parar de respirar. Suspeito que o gás carbônico preso em seu pulmão lhe provará que seu livre arbítrio, nesse caso, de nada vale. Não temos LIVRE arbítrio, mas AUTONOMIA RELATIVA, o que é algo diametralmente oposto. Só um ente inteiramente livre de condições seria, de fato, livre, e esse ente só pode ser Deus na dimensão eterna.

 

3 horas atrás, Salokonir disse:

O planeta não está sob nosso controle, óbvio que não está - e isso é algo ótimo. Se a gente tivesse controle sobre tudo atualmente, o mundo se tornaria apenas um playground de tortura onde o mais forte tortura o mais fraco.

Se você considerar o ser humano como o ser mais poderoso desse orbe (considerando todos seus planos e dimensões, e sem relações entre si), então concordo com você. Esse é o problema que vejo. Só uma mente assoberbada consideraria a si mesma como o pior criminoso ou passível de salvar quem quer seja (claro, usando o "livre arbítrio"). Considero a raça humana como um trombadinha que não sabe o que está fazendo. Das poucas essências que sabem, ou servem verdadeiramente ao que chamam de Mal, ou não interferem em absolutamente nada de forma isolada (apenas cooperada e "anônima").

O mesmo que falo a respeito à "bênção do véu do esquecimento", digo da falta de controle sobre o planeta e da degradação do DNA: não é pelo bem de ninguém, apenas controle. Não nosso ou de alguma elite física, mas extrafísica.

 

3 horas atrás, Salokonir disse:

Então se esse cenário que você descreveu for a norma, então sim, realmente todos os mentores são do "mau"

Não disse que é a norma, nem sequer que exista. É o que me parece fazer sentido. Nada ali é categórico. A vividez com que falo pode fazer parecer assim, mas é apenas artifício de linguagem. Mas, sim, é o que penso fazer sentido (até este momento).

 

3 horas atrás, Salokonir disse:

Você não sabe do que realmente é capaz porque não conhece a sí mesmo de verdade

Numa sequência temporal, só existe uma forma de você saber o que é e se conhecer: saber de onde vem e para onde vai. Parece clichê? Nessa vida, você está condicionado pelas experiências dessa vida e por uma série de outros fatores. Se você não lembra do resto, então é bastante VÁLIDO pensar como os cristãos - que só existe essa vida.

 

3 horas atrás, Salokonir disse:

A reencarnação vai acontecer independente do mentor, já que no passado ele também precisou(ou precisa) reencarnar para aprender as mesmas lições.


Se o sujeito vem de algum lugar, num ônibus, sem saber qual é o itinerário, ele se condicionará unicamente pelo que acontece ali, jamais pelo que sabe de onde está vindo e para onde poderá ir. Dentro de um ônibus sem rumo, apenas um "passe a catraca ou saia do ônibus". (Isso realmente foi uma projeção que tive, com ônibus, conto isso em outro tópico).

***

Já deu pra perceber que não coaduno com a didática kardecista, né? Mas, obrigado até agora pelas mensagens.

Att,

Ebrael S.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 13/02/2024 at 15:06, sandrofabres disse:

Por isso mentores TE MOSTRAM, nao te dizem nada. Assim nao há espaço para essas paranóias. 

Vc saberia dizer porque os mentores so mostram e nao falam e porque nao os vemos? Ja ocorreu de ele somente me mostrar locais cenas ou imagens 3 vezes, sem ele falar nada e sem eu o ver, sobre coisas que perguntei a ele mentalmente. Eu tive que deduzir, mas havia logica no que foi mostrado.

Link to comment
Share on other sites

Saber saber, não sei, porque eles nunca me disseram diretamente a razão pela qual agem assim.

06ce9c715da1958a815ff798530ba616.gif

Mas  acho que dá para entender:

 Nossa mente é dividida. Conflitante, incapaz de achar a resposta definitiva para qualquer problemã que não tenha sido criado pelo próprio homem porque  para cada tese  há sempre uma antítese logica. 

E quando se trata de experiências nos planos sutis, pior ainda, porque todos nós sabemos desde sempre quea mente sonha, ou adiciona elementos oniricos às experiencias astrais, ou distorce, ou projeta suas crenças sobre o que experiencia, até mesmo no físico. E ainda há os espiritos enganadores do astral. 
Então, POR QUE ALGUÉM ACREDITARIA EM ALGO QUE LHE DIZEM EM ASTRAL????? Simplesmente não há razões para acreditar. Sempre acabamos teremos  dúvida sobre a veracidade de quem nos fala, na sua honestidade, ou até na qualidade da nossa captação do que foi falado.

MAS... quando te colocam num cenario, você observa a cwna, os eventos, e tira syas próprias conclusões,  foi você quem  gerou a resposta, nao uma fonte externa, logo, não há ninguém a quem contrariar, ou de quem desconfiar.  É gerada a tese sem antítise, o que contorna  de forma muito inteligente um obstáculo que nossa mente sempre cria para bloquear nossa conpreensão mais profunda. O que geramos nessa condição é como um "insight"  de meditação, não é um raciocínio, é uma "percepção clara" de uma verdade inerente à situação vivenciada. É muito mais revelador, ao contrário dos processos superficiais que a mente usa para raciocinar sobre alguma questão. 

Então creio que seja por isso, porque é mais eficiente para contornar nossa mente prejudicada por tanto racionalismo tosco. 

 

  • Like 1
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

@Ebrael Eu também não sou espírita kardecista, acho que existe muita tosquice contida nos postulados de Kardec, absurdos facilmente refutáveis, preconceitos tacanhos, entre outras coisas. Inclusive o tema inicial desse tópico foi tentar desmistificar a visão do espiritismo "chiquista" sobre o Brasil ser o Coração do Mundo. Mas eu também não desconsidero tudo o que o espiritismo ensina como sendo fraude; na verdade, acho que alguns pontos valem muito a pena serem considerados, como a mediunidade, mentores, reencarnação, reforma íntima, etc. Só não devemos levar os detalhes da doutrina muito ao pé da letra, senão vira tudo um saco de abobrinha mesmo.

Sobre o que você falou acerca do livre arbítrio, bem, como eu tinha explicado antes, eu não acho que livre arbítrio e super poderes sejam a mesma coisa. O fato de eu não conseguir segurar minha respiração indefinidamente nada tem a ver com o meu poder de escolha. Se for para seguir esse padrão de pensamento, então livre arbítrio nunca poderia ser atingido. Por exemplo, digamos que eu aprenda e trancar minha respiração por quanto tempo eu quiser... bem, você poderia dizer que eu não tenho livre arbítrio, já que eu não consigo voar até o Sol. Ai depois eu aprendo a voar até o Sol, ai você vai dizer que eu não tenho livre arbítrio porque eu não consigo sair da galáxia. Ai eu aprendo a sair da galáxia, e você vai me menosprezar, dizendo que eu não sei criar sóis, galáxias, buracos negros, etc. Ai depois de um tempo, quando meus poderes serem similares ao do Dr. Manhattan, tu ainda vai dizer que eu não tenho livre arbítrio, porque tem coisas que eu não sei fazer, tipo criar um universo, derrotar Deus numa queda de braço, ganhar de Jesus numa competição de pesca, etc. Então quando isso acaba?

O problema é que você está confundindo livre arbítrio com onipotência, e onipotente apenas Deus.

 

maxresdefault (1).jpg

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

4 horas atrás, Salokonir disse:

@Ebrael Eu também não sou espírita kardecista, acho que existe muita tosquice contida nos postulados de Kardec, absurdos facilmente refutáveis, preconceitos tacanhos, entre outras coisas. Inclusive o tema inicial desse tópico foi tentar desmistificar a visão do espiritismo "chiquista" sobre o Brasil ser o Coração do Mundo. Mas eu também não desconsidero tudo o que o espiritismo ensina como sendo fraude; na verdade, acho que alguns pontos valem muito a pena serem considerados, como a mediunidade, mentores, reencarnação, reforma íntima, etc. Só não devemos levar os detalhes da doutrina muito ao pé da letra, senão vira tudo um saco de abobrinha mesmo.

Sobre o que você falou acerca do livre arbítrio, bem, como eu tinha explicado antes, eu não acho que livre arbítrio e super poderes sejam a mesma coisa. O fato de eu não conseguir segurar minha respiração indefinidamente nada tem a ver com o meu poder de escolha. Se for para seguir esse padrão de pensamento, então livre arbítrio nunca poderia ser atingido. Por exemplo, digamos que eu aprenda e trancar minha respiração por quanto tempo eu quiser... bem, você poderia dizer que eu não tenho livre arbítrio, já que eu não consigo voar até o Sol. Ai depois eu aprendo a voar até o Sol, ai você vai dizer que eu não tenho livre arbítrio porque eu não consigo sair da galáxia. Ai eu aprendo a sair da galáxia, e você vai me menosprezar, dizendo que eu não sei criar sóis, galáxias, buracos negros, etc. Ai depois de um tempo, quando meus poderes serem similares ao do Dr. Manhattan, tu ainda vai dizer que eu não tenho livre arbítrio, porque tem coisas que eu não sei fazer, tipo criar um universo, derrotar Deus numa queda de braço, ganhar de Jesus numa competição de pesca, etc. Então quando isso acaba?

O problema é que você está confundindo livre arbítrio com onipotência, e onipotente apenas Deus.

 

maxresdefault (1).jpg

@Salokonir, acho que vc pode ter me entendido mal. O exemplo que eu dei é meio hiperbólico, exagerado, eu sei. Mas era pra causar impacto mesmo. Só quis dizer que arbitrar é optar, e nenhuma opção é livre desde o início. Ou seja, optamos porque nossa abordagem é limitada e condicionada, ao invés de "livre". Introduzi para você o problema conceitual - e fundamental, para a sociedade atual - da liberdade. Para mim, a correta utilização das palavras nos pouparia de um monte de decepções. Liberdade é a ausência absoluta de condições. O que temos é autonomia relativa. Autonomia porque podemos nos mover ao nosso alvo, mais ou menos sozinhos; relativa, pois depende das condições às quais estamos sujeitos. Liberdade é uma quimera, na minha visão, e "livre arbítrio", quando questionei, entrava justamente nesse arcabouço de conceitos mal empregados, utópicos desde o princípio.

P.P.

Link to comment
Share on other sites

Considerando que quando se fala em melhorar o mundo, significa ter que melhorar para o bem as pessoas nele, e que não conseguirmos melhorar outra pessoa, qual a nossa missão aqui? Somente aprendermos e melhoramos a nós mesmos? Ou vcs acham que além dessa missão teríamos também tentar melhorar outras pessoas pelo nosso exemplo?

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...