Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Daemon através da projeção astral

Gustavo

Recommended Posts

Boa tarde, segue um vídeo que achei interessante, onde com base nisso tenho a teoria de que "mentores" são Daemons/quareens disfarçados... Mas sugiro fazer uma pesquisa mais detalhada em livros de agrippa e tb os escritos de jamblico, Porfírio e outros astrólogos como o dos árabes para contatar o guardião da alma...  Uma pesquisa que tb estou desenvolvendo e indo atrás, caso alguém queira complementar algum ponto sobre o assunto, fique a vontade....

Para ver com legenda é só colocar a opção de legenda e tradução automática no youtube, mas eu vou tentar resumir , deveria ter feito isso pois é mais fácil

Um Daemon diferentemente da concepção cristã que colocaram como demônio, na verdade é uma palavra grega que depois foi para o latim, que significa algo como "gênio" , "divindade" ou até mesmo "inteligência". Outra coisa que tenho que destacar é que nada tem a ver com demônios/espiritos da goetia.

Um Daemon é comumente referido como um espírito guardião ou protetor da alma, presente desde o nascimento até a sua partida terrena, e funciona como uma ajuda para a alma cumprir seu propósito no plano físico.

Autores que falam sobre o Daemon.... Sócrates falava com um, Marco Aurélio em meditações tb cita um bom Daemon. 

O conceito de Daemon é explicado mais a fundo entre autores como porfirio, Plotino e jamblico 

mas o que tem a ver com projeção astral?

bem, primeiramente tenho que me recorrer a astrologia, Embora jamblico fosse contra, os astrólogos da época tentavam encontrar o Daemon através de técnicas chamado Lots, foi desenvolvido por alguns astrólogos árabes também...existem diversas técnicas inclusive nos 3 livros de filosofia oculta de Agrippa. A técnica da menina do vídeo em questão tenta simplificar achando o ketu ( cauda de dragão da astrologia védica) para achar o Daemon... na astrologia cada casa representa uma parte da vida da pessoa, casa 3 irmãos , casa 4 a mãe e assim por diante.... Onde o Daemon estiver colocado ele tentará comunicar com você por diversos meios, até mesmo sonhos e projeção astral, inclusive Carl Jung estudava sobre isso, e escreveu algo sobre , inclusive o seu Daemon no livro vermelho de Jung.

então suponhamos que seu Daemon estiver na casa 3, ele se passará pelos símbolos dessa casa, você sonhara com seus irmãos te dando conselhos e etc...

A ideia de "mentor espiritual" ter sido uma pessoa só veio depois do crescimento do espiritismo no Brasil, acredito que dentro da teosofia tb, quando blavatsky falava sobre "mestres" só que aqui acredito que ela deva se referir a outra coisa..dentro de um conceito tibetano.... 

Por curiosidade existe uma serie que fala sobre os Daemons onde eles se passam por animais , tipo animal de poder... Série The dark materials, O conceito da série é bem interessante tb, mas lá parece ter algo como polaridade e o duplo.

Apesar de ter esclarecido aqui sugiro verem o vídeo, tem mais coisas interessantes, e caso alguém queira colocar algumas considerações, ficarei grato.

Só acho que quando alguém elabora uma hipótese de que "X pode ser apenas Y", muitas vezes para essa pessoa X é a versão mais recente, entendida como modelo cultural surgido na época tal, enquanto Y é " a verdade", porque é o " conceito original" , "mais antigo". 

Outros tendem a considerar "a verdade" o que for mais moderno,sugerindo que " agora conhecemos melhor, no passado havia muita crendice, muita superstição".

A questao é que tanto X quanto Y sao produtos culturais, são definições elaboradas de acordo com a compreensão daquela época, gerada pelo substrato cultural especifico daquele povo que criou aquele conceito.

Então como tanto X quanto Y sofrem dessa limitação parece fazer mais sentido usar definições que tenham a ver com nossa época e substrato cultural, porque mesmo as religiôes sofrem essa adaptação para que cada revelação tenha maior utilidade para a mentalidade da época e do povo na qual foi gerada.

Caso contrário bastaria todos os povos usarem a religião mais antiga do planeta  como única referência válida, descartando todas as demais que foram criadas em outras culturas e épocas. 

Daí que não faz muito sentido, a meu  ver, buscar nas concepçôes antigas as explicações do que experimentamos atualmente, porque esses pedaços de informação, definições, classes de seres, só fazem sentido para aquele antigo  "sistema de relações".

Por "sistema de relações" quero dizer,  por exemplo, como "anjos, demonios, humanos, Deus" sao vistos nas religioes de origem semitica, e tem relações e hierarquia bem definida,  mas  esses mesmos termos ficam "sobrando", sem lugar de encaixe num sistema que enxerga tudo como humanos em graus diferentes de uma jornada evolutiva.

Apesar de eu ter colocado sobre minha teoria dos mentores serem Daemons, acho que não era esse o ponto que eu queria trazer mas se fosse para defender eu ficaria sim com os antigos , mesmo entendendo seu ponto, na questão x contra y , apesar de eu só ver os "modernos" criticarem os antigos como se fosse burros e supersticiosos, o contrário eu quase não vejo.... Aqui no brasil acredito ter ocorrido uma censura nos estudos ocultos, aqui tudo é repaginado, até rito maçonico aqui é adaptado, cultos afros sincretizados e hoje é o positivismo colocando a ciência como deus...outro ponto é guerra cultural e política, e falta de acesso até nos estudos básicos do ensino fundamental e médio. Jogarei a culpa aqui na igreja e nos militares , até hoje tem assuntos no sentido esotérico que só fica entre as ordens secretas/discretas e o que é passado ao público é só o "salário mínimo". Ou uma única versão dos fatos.

É que quando se altera mesmo que seja só um símbolo, ou uma palavra nova, isso muda tudo, apesar da língua ser "viva" é criado como se fosse uma segunda "língua"

E eu acho isso bastante literal mesmo.

E proposital pois com isso acaba excluindo "ciencias" que se unem até cair em uma "pseudo" e perder o efeito, e mantendo a origem apenas a um grupo que se denominam iniciados e mestres dentro de ordens. Onde eles mantém os sentidos das palavras. ao ocultar ou repaginar um termo muda toda uma estrutura...por exemplo esse assunto levaria a estrutura da alma e do processo reencarnatorio na passagem da alma pelos planetas....apesar de mudar uma "doutrina" para outra. Uma palavra alterou a doutrina....

Eu falando parece uma teoria da conspiração, mas se aprofundarmos nas origens vai ver que a questão da linguagem e alteração das palavras é bastante real e inclusive é cartilha militar.

e não estou aqui para atacar x ou y, nem quem usa esse termo e ideia como o Saulo e outros... só colocando uma segunda visão , pq se eu falar que uma coisa é diferente da outra , sem falar que uma coisa é a outra repaginada....já vou criar uma salada mista só para agradar gregos e troianos....

20 minutos atrás, Gustavo disse:

na questão x contra y , apesar de eu só ver os "modernos" criticarem os antigos como se fosse burros e supersticiosos

Sim, mas é que essa questao é pertinente. Todo mundo que tem nocao da cultura geral ocultista conhece a "treta" sobre qual seria a real identidade doa seres que encontramos no astral.

Mas o fato é que nemhuma conceituaçao tem capacidade de responder isso . As pessoas apenas escolhem o rótulo que mais lhes agrada sem terem nenhum critério para justificar a razao pela qual sua escolha é melhor que outra.

Em geral trara-se apenas de repetir o que sua tradição preferida falou. Seja ela budista, espirita, ocultista. Então discutir rótulos  vira um papo que não leva a nada. 

É claro que um budista que está reeducando sua cultura para aprender a enxergar o mundo de acordo com os ensinamentos budistas precisa usar os conceitos budistas sobre isso para construir uma visao de mundo e uma compreensao da vida que tenha coerência interna DE ACORDO COM O SISTEMA QUE ADOTOU. O mesmo faz o oculstista ocidental.

Mas fora isso faz mais sentido tomar as coisas pelo que parecem ser, sob pena de impor dogmas à experiência, o que anularia todo o valor de buscar ter experiencias né? 

Ou seja, se voce sai do corpo em astral e encontra pessoas, fala com elas como fazemos aqui no fisico, e elas falam sobre quando estavam encarnadas. é muito mais racional supor que sejam o que parecem ser, pessoas, e nao elementais ou seres de outra evolução só porque uma antiga cultura assim os denominava, quando as crenças sob   a criação  eram outras. 

Só que... na prática mesmo, no frigir dos ovos, é impossível ter certeza sobre a real identidade de seres que habitam os planos imateriais. Tem lá  Leadbeater alegando que os mentores do espiritismo sao elementais, tem ocultista alegando que  ETs sao apenas o " povo do reino das fadas" ( o que tbém pode ser o contrário, fadas ninca teriam existido, seria apenas ETs)... Tem o religioso tradicional alegando que os mortos nao se comunicam com os vivos, apenas os anjos ( "mensageiros", criaturas autorizadas a transitar entre os planos), e nesse caso seriam " anjos caidos", que nao perdem sua capacidade de transitar, mas que visam ludibriar a humanodade, blábláblá.

Não tem como ter certezas sobre isso. Pode-se usar fórmulas de banimentos mas quando elas  NÃO dao resultado para afugentar o ser,  como ter certeza que se a entidade "passou no teste" é x e nao y? Pode ser que você é que nao  teve força suficiente para aplicar aquilo direito naquele dia, como acontece com técnicas de defesa energética ou uso de mantras, que num dia podem botar para correr todo mundo, no outro dia só os fazem rir. 

Atribuir infalibilidade a essas fórmulas acho que é meio arriscado como critério de selecao. 

Nesse sentido que acho que esses seres podem ser os mesmos desde sempre, apenas recebem nomes e atributos diferentes em cada época. Daí que faria mais sentido usar fontes atuais de interpretacao disso. Mas claro, sempre " dormindo com um olho aberto"...

• Like 1

• 9 months later...