Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Sempre debochei de Viagem Astral, mas essa talvez seja a minha última chance de mudar de ideia

Recommended Posts

Primeiramente gostaria de ser muito franco, nos últimos 12 - 15 anos sempre me interessei em Sonhos Lúcidos e tive vários, e quanto mais eu lia sobre Projeção Astral mais eu constatava que Projeção Astral eram apenas Sonhos Lúcidos que as pessoas levavam para o lado místico, antes de eu entrar no ponto em que estou dando uma nova chance para acreditar em Viagem Astral, deixa-me dizer o motivo de eu sempre ter acreditado que Viagens Astrais são apenas sonhos lúcidos.

Uma boa parte dos relatos de viagens astrais aqui são exatamente como um sonho lúcido, pessoas dizendo que começam a explorar o bairro em que vivem mas que o bairro possui prédios diferentes do mundo real, que os objetos da casa estão diferentes, etc, acho que poucas pessoas devem ter ouvido falar do método DEILD para obter Sonhos Lúcidos, já realizei vários métodos diversas vezes com sucesso para obter Sonhos Lúcidos, e do que se trata esse método? Em resumo é quando você acordar, não se mexa, fique parado na cama, dentro de alguns segundos você pode ouvir um zombido e entrar em uma Paralisia do Sono, quando estiver em uma paralisia sinta sua consciencia se projetando para fora do corpo, se obtiver sucesso você estará em um Sonho Lúcido começando do quarto da sua casa. Como disse, eu já tive essa experiência diversas vezes, e por que eu sei que estou sonhando e naõ em uma Viagem Astral? É simples, quando vou para o espelho vejo meu reflexo com distorção igual em sonho, quando olho para algum objeto (ou palavras escritas) viro o olhar e olho novamente para o objeto, ele mudou, ou quando vou para a rua e interajo com as pessoas andando pela minha rua, onde muitas vezes perco a lucidez e o sonho continua normalmente, ou quando tudo começa a escurecer e então eu esfrego minhas mãos de maneira forte para evitar que eu acorde e o sonho volta a ficar vivido novamente, enfim, não tenho dúvidas de que todas essas minhas experiências são sonhos lúcidos.

Anos atrás a minha gota d'agua para Viagem Astral foi quando vi em um fórum, provavelmente esse onde um moderador deu dicas para como realizar a Viagem Astral, e advinha? O passo a passo é exatamente o mesmo para o método DEILD de Sonhos Lúcidos, o mesmo.

Com isso não quis mais saber em dar chances de Viagem Astral, achando isso uma bobeira e até mesmo ficando irritado quando pessoas em grupos de Sonhos Lúcidos postam sobre Viagem Astral.

Ok, falei isso tudo e agora vou para a parte do porque penso em dar uma nova chance

Perdi meu pai na semana passada, é uma dor gigante, imensurável e eu ficaria mais confortado em saber que o mundo espiritual existe, sou muito cético, embora eu não me considere Ateu. Comecei a ver relatos de EQM e embora alguns pareçam imaginações, tem muitos convincentes de pessoas enxergando o proprio corpo na cama e acompanhando o cenario real de médicos em sua volta na UTI, vendo tudo de cima. Se estão falando a verdade, realmente a ciência não pode explicar alguns relatos de EQM.

Apesar de EQM ser diferente de viagem astral, isso me despertou a vontade de dar mais uma chance, mas antes gostaria de fazer algumas perguntas sinceras para vocês que realmente acreditam em Projeção Astral, pois acredito que a grande maioria não ganham dinheiro com isso, então realmente acreditam:

1) Antes de ler esse tópico, você já sabia sobre a técnica DEILD para ter Sonhos Lúcidos? Se sim, não te parece estranho termos Sonhos Lúcidos com o mesmo método de ter Viagem Astral?
2) Você consegue ler no Mundo Astral? Se você me disser que não consegue ler e que a cada vez que você vira a cabeça e olha novamente para a anotação, a anotação muda, então só confirma que não é Viagem Astral e sim Sonho Lúcido
3) Já vi algumas pessoas relatando que conseguiram comprovar a projeção astral, do tipo, ver um objeto no mundo astral e quando acordar ver que o objeto existe de verdade, esses relatos realmente me despertam a curiosidade. Vocês já tentaram comprovar? Se sim, conseguiram?

Minha intenção é apenas fazer essas perguntas para quem realmente acredita fazer viagens astrais.

1 - não conheço a tecnica, e eu nao vejo importancia ou necessidade de se ter sonhos lucidos; se eu achasse q fossem apenas sonhos eu nem perderia tempo com isso em foruns ou praticando; ao contrario da projeção q é algo q pode mudar a mentalidade da pessoa; mas eu concordo q muitas coisas q leio em relatos inclusive aqui parecem sonhos; sobre o reflexo no espelho, li em um livro q no astral refletir imagens nao funciona da mesma forma; da paralisia do sono, tb li, acho q no livro do robert bruce, q ao dormir, ou seu corpo astral paira acima de vc e sonha ou vc sai c o corpo astral em projeção com ou sem lucidez.

2 - vi escritas em duas vezes, na primeira as letras embaralharam e nao consegui ler, era uma escrita à mao; na segunda eu consegui ler, eu percebi q na segunda vez a escrita nao era a mão, era tipo impresso, inclusive eu ia aqui perguntar aqui sobre isso.

3 - sim, quando eu comecei a fazer as projeções, apos varias eu ainda pensava que podia ser mental, eu nao gosto de me enganar, e tive uma projeção em q fui num local e vi uma cena q ocorreu no momento da projeção e confirmei com a pessoa da cena, relatei aqui, nesse link tem os relatos de outras pessoas:

https://www.viagemastral.com/forum/topic/16071-comprovação-da-projeção-astral/?do=findComment&comment=104717

completamentando: como vc tem essa desconfiança sobre a projeção, acho q vc poderia tentar outras maneiras de investigação do plano astral, como por exemplo tecnicas de clarividencia; na clarividencia vc pode ter experiencias em vigilia; aqui no forum ha os audios do curso de clarividencia do alberto cabral.

sobre ler, tb lembrei q um colega q faz parte projeções lucidas q conheço pessoalmente, me contou q em uma projeção lucida ele leu uma placa com nome de ruas em uma esquina de uma cidade q ele nao conhecia, segundo ele, ele pesquisou no google e haviam aquelas ruas naquela cidade.

Muito obrigado para todos que responderam, irei dar uma chance para VA simplesmente pelo fato de eu estar muito interessado pelas EQM. Mas que bom que ao menos um de vocês confessou que uma parte considerável dos relatos aqui são sonhos!!!!!

Inclusive hoje tive uma DEILD, senti meu "espirito" saindo do corpo, mas novamente foi um sonho, o que é realmente estranho caso VA exista, ter essa sensaçaõ de saída do corpo tanto em sonhos quanto em saídas do espirito.

3 horas atrás, Ieldan disse:

Inclusive hoje tive uma DEILD

Quando você disse que saiu em sonho você se levantou do corpo igual, com a mesma sensação, que levantando em corpo físico? Ou sempre foi algo que saiu para um sonho, algo sutil e não parecido com o corpo físico?

Esse método deixa as ondas cerebrais em ondas alfa, igual a meditação ou projeções, pq o cérebro precisa esta nesse estado para ter experiência fora da vigília. Mas esse método do sonho você tem que deixar/permitir que a mente te projete para um mundo onírico, e desbravar esse mundo artificial dentro da aura. As vezes os sonhos também podem ser produzidos fora da aura, se a pessoa não se esforça para manter a lucidez e a firmeza, não manter o estado de alerta para não entrar em onirismos, pode acabar sonhando. Então o ambiente parece sair da realidade e se tornar muito onírico. 

Já na projeção você ativamente precisa se distanciar da aura, levantar, rolar igual no físico, e terá a sensação as vezes idêntica (você até pensa que está fazendo papel de bobo rsrs) e outras uma sensação mais sutil, porém depois sempre vai se sentir presente e igual no físico.

Eu só considero projeção quando estou muito lúcida e presente no ambiente, como estou aqui agora escrevendo.

Na projeção você também não consegue controlar situações, você pode tentar plasmar um castelo e nunca vai conseguir, pode tentar destruir todos com um raio laser ultra poderoso e não conseguirá. 

O que se pode fazer, é tentar dominar energias, aí pode ser que você consiga realizar algum trabalho quando mentores mandarem você para um ambiente, mas também nem sempre sairá como você quer ou só se frustrará por não conseguir. Pode tentar atravessar uma porta e ficará preso nela.

E quando você tiver se projetar verá que ten uma diferença muito grande entre projeção e sonho lúcido. 

Mas claro, uma pessoa materialista pode ter projeção e preferir chamar isso de um grau diferente de sonho lúcido, mas isso vai da filosofia materialista da pessoa.

23 minutos atrás, Ayla disse:

Quando você disse que saiu em sonho você se levantou do corpo igual, com a mesma sensação, que levantando em corpo físico? Ou sempre foi algo que saiu para um sonho, algo sutil e não parecido com o corpo físico?

Esse método deixa as ondas cerebrais em ondas alfa, igual a meditação ou projeções, pq o cérebro precisa esta nesse estado para ter experiência fora da vigília. Mas esse método do sonho você tem que deixar/permitir que a mente te projete para um mundo onírico, e desbravar esse mundo artificial dentro da aura. As vezes os sonhos também podem ser produzidos fora da aura, se a pessoa não se esforça para manter a lucidez e a firmeza, não manter o estado de alerta para não entrar em onirismos, pode acabar sonhando. Então o ambiente parece sair da realidade e se tornar muito onírico. 

Já na projeção você ativamente precisa se distanciar da aura, levantar, rolar igual no físico, e terá a sensação as vezes idêntica (você até pensa que está fazendo papel de bobo rsrs) e outras uma sensação mais sutil, porém depois sempre vai se sentir presente e igual no físico.

Eu só considero projeção quando estou muito lúcida e presente no ambiente, como estou aqui agora escrevendo.

Na projeção você também não consegue controlar situações, você pode tentar plasmar um castelo e nunca vai conseguir, pode tentar destruir todos com um raio laser ultra poderoso e não conseguirá. 

O que se pode fazer, é tentar dominar energias, aí pode ser que você consiga realizar algum trabalho quando mentores mandarem você para um ambiente, mas também nem sempre sairá como você quer ou só se frustrará por não conseguir. Pode tentar atravessar uma porta e ficará preso nela.

E quando você tiver se projetar verá que ten uma diferença muito grande entre projeção e sonho lúcido. 

Mas claro, uma pessoa materialista pode ter projeção e preferir chamar isso de um grau diferente de sonho lúcido, mas isso vai da filosofia materialista da pessoa.

É dificil explicar, esses sonhos lúcidos que tenho com a técnica DEILD eu realmente sinto minha consciencia deixando o corpo, como eu durmo de lado, "minha consciência" não vai em direção ao teto, e sim voa em direção a lateral da cama. Apesar de eu estar lúcido, somente depois que eu acordo que eu percebo que não estava 100% lúcido e sim 80%, pois quando acontece essas experiências eu fico desesperado andando pela casa pois sei que esses sonhos lúcidos tem uma duraçaõ muito curta, então eu saio correndo para explorar os lugares o mais rápido possível.

Acredito que algumas pessoas que tem essa experiência levariam pelo lado mistico, mas só sei que é sonho porque essas experiencias são identificas aos meus sonhos lúcidos convencionais (que não começam saindo do corpo), não consigo ler pois toda vez que olho anotações as letras mudam, em uma parte consideraval consigo invocar NPCs no sonho que me ignoram, uso técnicas das portas, etc, e muitas vezes perco a lucidez durante o sonho e o sonho continua normalmente, só que sem lucidez.

Apesar de eu sentir algumas coisas estranhas no corpo quando entro no sonho através da DEILD, não é nada como muitos que supostamente tem VA relatam (como vibração, etc)

Sobre o corpo, se eu lembrar de olhar para minha mão, é minha mão "normal" só que com falhas, igual em sonhos normais mesmo, a mesma coisa quando olho para o espelho.

Sobre seu ponto que na projeçaõ você não consegue controlar o ambiente, nos sonhos lúcidos muitas vezes não da para controlar tudo, tendo lançar energias como em DBZ e não sai nada, não consigo voar muito alto pois parece existie uma gravidades nos meus sonhos, além do fato que 90% dos NPCs dos meus sonhos não dão a minima para mim, e já li que isso é muito comum em Sonhos Lúcidos.

Aproveitando, gostaria de te fazer uma pergunta sincera, você já comprovou suas Projeções Astrais? Não para os outros, e sim para você mesma, ou seja, você realmente já conseguiu comprovar que suas experiências de Viagem Astral são realmente viagens astrais e não sonhos lúcidos? Além do fato do nível de lucidez.

E outra pergunta, você tem suas projeções em qual momento da noite? Antes de dormir ou durante/depois da noite de sono?

Eu de verdade estou dando minha chance quanto a projeção astral, apesar de ser cético, agora eu realmente quero acreditar.

Uma coisa que me soa muito estranha é você confiar nesses critérios para definir sonho.

Sonho é o que todo mundo tem desde que nasceu. Eu pelo menos nunca tive um sonho em que tivesse problemas para ler, ou que me olhasse no espelho e visse minha imagem borrada. O que caracteriza bem um sonho é que ele é uma imitação bem perfeita da realidade, se não fosse não nos enganaria tão bem toas as noites. É exatamente porque não há discrepâncias em relação ao físico que acreditamos estar no físico quando estamos sonhando. (experiência sem lucidez)

Se você estiver em vigília e passar um elefante voando você vai querer se beliscar porque vai achar que é sonho JÁ QUE NO FÍSICO isso não seria possível. Porém, quantas vezes nos sonhos acontece algo que te espanta a ponto de você se questionar se está sonhando?

Como regra geral isso quase nunca acontece na vida de ninguém exatamente porque se o sonho é uma criação da sua mente ela vai imitar o que conhece no cotidiano, o plano físico e suas leis. Por isso para mim não tem lógica  achar que se há discrepâncias então só poderia ser um sonho. 

Acreditar nisso traz embutido um pacote de crenças:

- que o plano astral se caracteriza pela mesma estabilidade das formas como o plano físico. 

- que o plano astral seja imune à ação da mente, tal como  o plano físico

As duas crenças são falsas.  É exatamente por isso, por essa maleabilidade das formas que é uma característica do plano astral é que se torna na maioria das vezes  impossível ter certeza da diferença entre um sonho lúcido e uma projeção lúcida, ou mesmo de um sonho sem lucidez e de uma projeção sem lucidez.

Mesmo sem lucidez alguma, se dia seguinte você obtém uma comprovação sobre o seu sonho comum então terá fortes motivos para acreditar que  foi projeção e não sonho, como descrevo lá num dos meu relatos que postei lá no  meu tópico de comprovação. 

Então, sinceramente, acho que pode-se ter dúvidas se algo que a gente chama de projeção de fato foi projeção, mas ter certeza de que algo foi apenas um sonho é tecnicamente impossível, porque trata-se de  "prova negativa":

Você nunca conseguirá provar nem para si mesmo que algo foi só uma ilusão. É o contrário que fazemos: quando obtemos prova de algo sabemos que aquilo não foi uma ilusão, mas a ausência de provas não prova o contrário entende? Não sermos capaz de provar que o espírito  existe não se qualifica como prova de que espíritos não existam pelo mesmo motivo que antes de inventarem o microscópio ninguém tinha provado que existiam microorganimos. Mas eles sempre estiveram lá. Como sonhos são entendidos como algo que "não é real", não se pode ter comprovação de que algo foi só um sonho, porque não se pode comprovar o irreal, só o real pode ser compoovado.

projeção com comprovação--> comprova que não foi nem sonho lúcido nem sonho comum, mas uma realidade, ainda que não física.

projeção sem comprovação----> não comprova que foi só sonho, fica em aberto, pode ser qualquer coisa

Eu diria que discrepâncias simples (como essa de leitura, espelho, vibrações, ficar preso  ao atravessar um obstáculo sólido, ter problemas de visão,  revelam que não é um sonho porque revelam que algo que não é sua mente interferiu com  o que deveria ser perfeitinho ,sua criação mental sonhadora. ) São nessas perturbações aparentemente sem razão de ser que entram indícios de que você está na verdade projetado, e outros fatores externos, como energias suas ou do ambiente é que gerariam essas discrepâncias.

Já discrepâncias mais bizarras, como pensar em alguém e esse alguém aparecer na sua frente pode ser tanto sonho, ou um leão aparecer te perseguindo após você olhar uma sombra e achar que podia ser um leão (mente pensou--> mente plasmou) indicam sua mente criando personagens durante a experiência. Isso é algo que em tese pode acontecer na projeção porque o tal plano astral é definido como tendo essas propriedades. Porém isso são ELEMENTOS que com certeza são plasmados pela mente, não quer dizer que todo o cenário ao seu redor seja. Se a pessoa percebe que a mente está criando personagens e situações em resposta aos seus pensamentos é melhor acordar e recomeçar, porque vai entrar num looping de fantasias mesmo, vai virar um mero sonho lúcido, que o Waldo define como "projeção com menor lucidez". Faz sentido porque uma vez que você não esteja consciente do que está pensando e não esteja percebendo que é isso que está criando personagens e situações, então seu grau de lucidez realmente não está bom. E como  plano astral é sujeito à ação da mente (mas não nas zonas mais densas ,como a zona   vizinha ao físico e as zonas umbralinas), vai tudo virar uma bagunça imaginária fantástica, com dragões, unicórnios, guerreiros de armadura e espada e magos usando mantos, ehehe. Numa caso assim  o melhor é  abandonar a definição de projeção mesmo que tenha tido uma saída natural (desolar do corpo ,sair caminhando do quarto, etc), porque o conteúdo obtido acabará sendo todos ele mera criação mental, algo inútil para quem se interessa por projeção.

• Like 1

Esse é o grande problema para mim, algumas pessoas falam que na projeção astral o ambiente explorável é praticamente identico ao mundo real, já agora leio que o mundo astral está sujeito a ação da mente, meu lado cético apenas aponta para todas as experiências são apenas mentais.

Mas como disse, meu objetivo não é vir aqui trazer a discordância pois acredito que em anos de forum deve ter chegado céticos aqui debatendo e talvez desrespeitando, então respeitarei totalmente. No futuro esse tópico que criei pode ser um desses três exemplos:

1) Um cético que comprovou que a Projeção Astral é real e não Sonho Lúcido
2) Um cético que ficou com mais convicção que Projeção Astral é apenas Sonho Lúcido
3) Eu abandonar esse tópico e nunca postar minhas conclusões

Comprovar que espirito existe e que de fato a consciência não é apenas fruto do cérebro irá me trazer uma felicidade imensa, por isso sei que no mínimo continuarei pesquisando o máximo possível sobre o tema.

Outra coisa sandrofabres, li alguns relatos de comprovação de sua parte da existência da Projeção Astral, muito legais (Principalmente aquele da quadra de basquete na Igreja), claro que não é uma prova cientifica, mas foi uma prova para você, e é apenas isso que eu quero, eu mesmo provar para mim.

Considerando o fato que PA são reais, se você e algumas pessoas conseguiram comprovar, outras pessoas também deveriam/devem conseguir, na teoria não seria dificil, pois presumindo que você saiu de seu corpo teria vários testes para fazer para comprovar:

1) Vá até uma rua perto de sua casa e identifique por exemplo, um carro especifico em algum ponto da rua, acorde e vá imediatamente para lá, se o carro estiver lá, é uma comprovação
2) Antes de dormir, pegue um baralho, embaralhe em uma mesa, puxe uma carta e a vire para cima sem ver qual é carta, após isso vá para o quarto. Quando estiver na Projeção Astral olhe para a carta e recorde-se, acorde/retorne e vá ver a carta, se tiver acertado a carta, podemos dizer que houve uma comprovação de Projeção Astral.

Tudo isso deveria ser simples, o grande problema, volto a dizer é algumas contradições, algumas vezes pessoas falando que o Mundo Astral não está sujeito a ação da mente, já outros dizem que sim. Não vou render falando que isso é contraditório, vou só resumir o que já disse: Supondo que seja verdade os relatos de comprovação, se aconteceu com vocês pode acontecer com qualquer um, então é isso que vou buscar.

Vou um pouco mais além, no cenário hipotético que eu comprove a existência de Projeção Astral para mim, que é o mais importante, não seria dificil comprovar isso cientificamente, bastaria chamar uma equipe de pesquisa cientifica ir até minha casa, enquanto eu durma, eles ficam na sala e colocam algum objeto em cima de uma mesa, bastaria eu me projetar, ver o objeto e dizer para eles o que é. Mas aí lembro que testes assim foram feitos, e nunca deu certo, o que volta a me desanimar quanto a existência das PA. Mesmo com essas coisas me desanimando, acreditem, eu nunca estive tão determinado a comprovar para mim as PA, me trazendo um conforto em saber que a vida não acaba após a morte do corpo.

Para fins de registro, vou relatar a experiência do que acredito ter sido Sonho Lúcido que tive na noite anterior.

Ultimamente estou dormindo bem cedo, tipo umas 221:30. Acordei por volta das 3:00, levantei, tomei água, mexi um pouco no celular e voltei a dormir já pensando em utilizar a técnica DEILD depois do próximo sonho (O fato de nos levantarmos no meio da noite, distrair um pouco lendo e voltar a dormir aumenta muito as chances de ter sonho lúcido).

Provavelmente depois de uns 30 minutos voltei a dormir, quando acordei do sonho lembrei imediatamente da DEILD e não me mexi, apenas me imaginei saindo do corpo, durante o processo me bateu um medo de ter alguma alucinação (as vezes tenho medo quando tenho Paralisia do Sono), voltei ao corpo mas alguns segundos depois repeti o processo e senti minha consciência voando na horizontal para ao lado da cama ao invés de ser até o teto (já tive dezenas de experiências como essa).

A partir daí iniciei a experiência, como disse anteriormente, eu estava uns 80% lúcido, o cenário tava escuro mas saí do cômodo imaginando que estava na casa dos meus pais, e de fato eu estava. Não lembrei para ver se conseguia ver meu corpo na cama, ou a criação da minha mente do que seria meu corpo, simplesmente comecei a andar rápido. Infelizmente pelo fato de meus SL serem muito instáveis, eu começo a me desesperar andando rápido pela casa com medo de acordar a qualquer momento. A casa supostamente estava vazia, fui explorando os cômodos e resolvi ir até o quintal. Para chegar ao quintal no mundo real tem que abrir um portão que conecta ao quintal, então no meu sonho eu tentei utilizar a técnica das portas que as vezes funciona nos sonhos (antes de abrir alguma porta, tente imaginar o que você quer ver do outro lado), então imaginei de meu pai estar lá do outro lado trabalhando como ele costumava fazer, mas quando abri o portão o quintal estava vazio, sem pessoas. A única diferença é que no sonho havia galinhas no galinheiro, no mundo real não tem galinhas lá há uns seis ou sete anos.

Há, antes de chegar ao quintal, lembrei que ainda dentro da casa, reparei que minha audição estava muito, muito baixa, tive que dar alguns tapas muito fortes na parede para conseguir escutar alguma coisa, pois minha própria voz que não conseguia ouvir. Eu até comecei a gritar como um teste e fiquei me perguntando se no mundo real eu estava gritando também, foi um pensamento meio doido que tive.

Depois disso andei um pouco pelo quintal e acordei, até tentei repetir a DEILD mas não deu certo, então continuei dormindo normalmente sem sonhos lúcidos.

A medida que eu vou tendo experiências, vou relatando aqui, espero não irritar ninguém quando eu chamar minhas experiências como sonho, considerem isso apenas relatos de uma pessoa que está em busca de comprovar para si mesmo a existência de Projeção Astral.

Cara, esses testes já foram feitos e deu certo sim, a questão é que os céticos sempre tentam criar novas dúvidas após cada comprovação. Lá mesmo no meu tópico de comprovação e nos outros links que postei tem o relato do experimento do Charles Tart, além dos testes que fizeram com o Alex Tanous, feito pela ASPR. 

As pessoas optam por continuar negando apenas por preferência emocional em negar, não há nenhuma racionalidade em ficar fabricando negativas criativas o tempo todo.

12 minutos atrás, Ieldan disse:

na teoria não seria dificil, pois presumindo que você saiu de seu corpo teria vários testes para fazer para comprovar:

1) Vá até uma rua perto de sua casa e identifique por exemplo, um carro especifico em algum ponto da rua, acorde e vá imediatamente para lá, se o carro estiver lá, é uma comprovação
2) Antes de dormir, pegue um baralho, embaralhe em uma mesa, puxe uma carta e a vire para cima sem ver qual é carta, após isso vá para o quarto. Quando estiver na Projeção Astral olhe para a carta e recorde-se, acorde/retorne e vá ver a carta, se tiver acertado a carta, podemos dizer que houve uma comprovação de Projeção Astral.

Tudo isso deveria ser simples,

Sim, deveria, é por isso que se faz esses testes mesmo. Mas é incrível como dão errado. Mas pense pelo lado contrário e verá que as falhas não podem ser explicadas pela hipótese de criação mental. Por exemplo

15 minutos atrás, Ieldan disse:

Se você faz isso e considera uma comprovação sempre tem aquela teoria boba, aquele saco de gatos em que os céticos enfiam tudo, e pode-se alegar que "de repente sua mente criou aquele carro, o que é até razoável, já que ver carros na rua é o que se esperar não é mesmo? E o modelo e a cor seria mera coincidência, afinal nem são tão variados assim. Além disso, você pode não lembrar mas aquele carro podia já estar estacionado lá quando você chegou em casa ainda de dia, a memória dele ficou retida no seu subconsciente (outro saco de gatos a quem os céticos gostam de atribuir todo tipo de superpoderes, mas que parece totalmente incapaz de fazer o que se esperaria dele) ". Todas essas são "dúvidas razoáveis" que os céticos podem usar para desacreditar o sucesso da comprovação né? O grande problema é que se essas hipóteses fossem minimamente sérias elas deveriam explicar também os fracassos. Ou seja, você vai lá, vê o carro, decora o modelo, cor, placa. Ao voltar para o corpo percebe que:

-não tinha carro algum lá

- ou tinha mas era outro modelo

- ou a placa era diferente

Ahhh, ok, foi sua mente que criou aquilo ok.

Só que não acontece assim. o que acontece é que você sai de casa para ir até a esquina para chegar perto daquele carro e....

...sem sequer desviar seu olhar dele enquanto se aproxima...

... a esquina, a rua, o carro, tudo some e vira outro cenário, e agora você está num terreno baldio, no lugar onde antes tiha a esquina, o carro. Você olha para trás, e ainda vê sua casa , andou só 30metros da sua casa ate a esquina, mas agora o que tem naquela esquina nem se parece mais: 

- nem com o que tem no plano físico

- nem com o que viu logo que saiu de casa em astral e viu o carro lá

Porque 'a mente" não pode manter o cenário estável? Afinal ...é o cenário da sua rua, que se você mora há dez anos ali, conhece ele de olhos fechados não? Não seria extremamente fácil  sua mente reproduzir em todos os detalhes tudo que você vê todos os dias na sua rua há dez anos? Na verdade, se você sai de casa de astral vai ate a esquina , vê um desenho na parede, volta a confirma, isso valeria como "comprovação até ali" né? Porque sempre ficaria aquela dúvida

- Será que eu já não tinha visto esse desenho com minha visão periférica ao passar algum dia por ali (afinal passo todos os dias voltando do trabalho) e apenas acessei esse registro durante a projeção? 

Ainda fica essa dúvida. Mas... já seria um bom começo em busca de comprovação.

Mas note, não é assim, a tal mente que os céticos alegariam que poderia explicar o seu SUCESSO não é capaz nem ao menos de recriar em astral as mesmas casas que tem ali no físico. Esse "grau de fracasso" da sua mente em reproduzir mesmo detalhes que você está muito familiarizado  para mim derruba totalmente qualquer justificativa que os céticos usem para explicar um sucesso na projeção como algo da mente. 

33 minutos atrás, Ieldan disse:

2) Antes de dormir, pegue um baralho, embaralhe em uma mesa, puxe uma carta e a vire para cima sem ver qual é carta, após isso vá para o quarto. Quando estiver na Projeção Astral olhe para a carta e recorde-se, acorde/retorne e vá ver a carta, se tiver acertado a carta, podemos dizer que houve uma comprovação de Projeção Astral

Esse tipo de teste então é bizarro. Bizarramente simples na aparência, e bizarro nos resultados.

Mesmo caso, você pega um baralho que..... você conhece obviamente. No meu caso usei baralho de tarô, que seria mais fácil de lembrar do que baralho de cartas, porque não sei diferenciar os naipes das cartas comuns. Aí botei a carta para cima lá em cima da estante, de modo que nem com o rabo do olho eu tivesse como ver, porque ficava acima da minha cabeça.

Por seis meses esqueci (projetado)  dela, porque estava envolvido em outro teste que precisei mais de cem projeções  para obter uma comprovação (por causa do problema que relatei antes, da esquina toda sumir da cena), até que lembrei (logo que deixei o corpo) que tinha deixado uma carta no topo da estante. Fui la, escalei a estante em astral e olhei a carta: era um papel em branco, do mesmo tamanho da carta.

Da outra vez era um pedaço de cartolina amarela, metade do tamanho da carta, e quadrado (a carta é retangular)  todo riscado com caneta bic preta, como se uma criança de dois anos tivesse pego uma caneta e feito uns riscos em cima. 

Detalhe: é comum até no exterior (já li um relato do fórum do Robert bruce)  que esse tal papel riscado por uma criança apareça no lugar da carta quando se faz esse teste. Inclusive aconteceu com outro projetor aqui do gva, que estava também testando essas coisas, e que me relatava privadamente os resultados.

Então note: eu posso desenhar a mão todas as 22 cartas dos arcanos maiores do tarô que eu uso, porque eu conheço muito bem todos os detalhes que tem naqueles desenhos, já que eles todos possuem significado. Então era "dar bola quicando" para a teoria de que a  mente cria isso, se eu tivesse visto uma carta de tarô quando eu....tentava ver uma carta de tarô!

Mas não é isso que aconteceu. Exceto por uma única vez, em que vi a carta de tarô perfeitamente, colorida, em todos os detalhes, MAS ERRADA, o que mostra que NESSE CASO o que vi foi criação da minha mente, nos demais havia algo diferente ali criando essa FALHA TOTAL . Além disso, o detalhe do papel riscado por uma criança apareceu pelo menos em 3 casos, dois aqui no Brasil e um no exterior (no fórum do Robert Bruce). 

Logo, esse "fator gerador de falhas" não pode ser criação da minha mente, porque aconteceu com pessoas diferentes, em épocas diferentes e locais diferentes.  

E depois de muita troca de experiências a gente vai percebendo que muitas dessas falhas tem o mesmo padrão de comportamento. Isso nos leva a pensar que há uma OBJETIVIDADE no fenômeno, enquanto que se fosse apensar criação da MENTE DE CADA UM, SERIA subjetivo. 

É simples de entender: voce vai lá na esquina e vê que tem um gato rosa. Absurdo, não existe gato rosa. conta para o amigo , ele vai lá e enxerga o gato rosa. Ele volta e relata para o vizinho, o vizinho não acredita e vai la, e tem o gato rosa. Ora! É isso que define dado objetivo, estão todos experimentando a mesma realidade!  Mas se só você viu o gato rosa e os outros não, então você está autorizado a pensar que  pode ter sido só "coisa da sua cabeça"

São essas falhas estranhas nos testes de comprovação, mas que seguem um padrão relativamente previsível com todos que tentem esses testes, que te mostra que essas aberrações não podem ser coisa da sua mente, mas algo do ambiente (propriedades do astral), que se comporta de forma similar quando as mesmas coisas são testadas por várias pessoas diferentes. 

E isso DESLOCA o problema do interno para o externo, do subjetivo para o objetivo, da criação mental sua para um espaço  dimensional com propriedades diferentes do físico, mas razoavelmente regulares, que faz com que vários experimentadores tenham os MESMOS TIPOS DE PROBLEMAS quando se relacionam com esse espaço dimensional. E é isso que nos permite descobrir técnicas eficazes para contornar alguns desses problemas. Se a experiência fosse mera criação mental não precisaria técnica, bastaria sua vontade e sua mente faria o necessário. As técnicas existe exatamente porque há algo que o ser humano precisa manipular mas que não obedece à mera vontade. Então criamos métodos para afetar o mundo ao nosso redor, que é resistente à ação da mente. 

Não há porque supor que sua criação mental seja resistente à ação da mente né? Seria contraditório. Haver essa resistência, que é o que dificulta a comprovação, sugere que estamos lidando com uma realidade separada de nós, um plano dimensional com usas próprias leis, e que precisamos conhecer para obtemos o que buscamos dele.

1 hora atrás, Ieldan disse:

algumas vezes pessoas falando que o Mundo Astral não está sujeito a ação da mente, já outros dizem que sim.

Mas você mesmo pode ver isso: 

- levanta da cama em astral, vai até a sala, e lá tenta fazer as paredes se dissolverem, ou tenta plasmar um gato, ou tenta mudar a cor das paredes. Registre o que acontecerá

- em outra projeção, sai de casa, ande pela rua, voe até onde quiser, que seja uma projeção que dure mais de 10minutos e que seja num ambiente iluminado, não nos cafofos tenebrosos dos umbral. Repita as mesmas tentativas de plasmagem. Registre o que acontecerá.

O que vai acontecer é que verá que EM CERTOS AMBIENTES sua mente pode afetar o astral muito facilmente, mas em outros não tem como. Isso é contraditório? Não. Você pode nadar na águia mas não na terra, nosso plano físico é assim. Você pode boiar com facilidade na água salgada mas será muito mais difícil na água doce. É contraditório? Não, é assim que nosso plano físico funciona, são as CARACTERÍSTICAS  deste plano . Se uma pessoa que vive na europa resolve ir a pé ate a china, mas vai por certa rota, vai parar no Tibet. Outro vai de avião e vai parar em Taiwan. Os dois viajantes voltarão contando que os chineses "são assim assim....., eu fui lá, eu vi, você que discorda de mim só pode estar mentindo que foi na china!!". 

É o mesmo problema com projeção, nem todos vão parar nas mesmas FAIXAS DE FREQUENCIA, quem só anda pela zona próxima do físico não vai conseguir afetar o astral com a mente as quem muda para faixas mais leves vai.

E aí é que mora a confusão: quando você está numa faixa mais leve, que exige uma projeção mais longa, de alguns minutos, você estará submetido à uma situação similar a dos sonhos, lúcidos ou não, em que sua mente também cria por associação. Como diferenciar? 

É aquilo que tenho dito muitas vezes neste fórum: você pode comprovar uma projeção, porque ela é rela e pode eventualmente obter algum dado comprovável delas. Mas não pode comprovar um sonho, porque ele é definido como irreal, e não existe prova do irreal.

Quem teria que comprovar que a categoria "sonho" exista é quem  acredita em sonhos, porque pode ser que sonhos sejam algo raro, pode ser que quase tudo que acontece quando estamos dormindo sejam projeções sem lucidez, e não sonhos, na verdade. Não tem como saber.

• Like 1

40 minutos atrás, sandrofabres disse:

Não há porque supor que sua criação mental seja resistente à ação da mente né? Seria contraditório. Haver essa resistência, que é o que dificulta a comprovação, sugere que estamos lidando com uma realidade separada de nós, um plano dimensional com usas próprias leis, e que precisamos conhecer para obtemos o que buscamos dele.

Olha aí:

1 hora atrás, Ieldan disse:

, então imaginei de meu pai estar lá do outro lado trabalhando como ele costumava fazer, mas quando abri o portão o quintal estava vazio, sem pessoas.

A única diferença é que no sonho havia galinhas no galinheiro, no mundo real não tem galinhas lá há uns seis ou sete anos.

"Sua mente" teria criado ali algo que você não esperava....

Mas aquilo que esperava, que ja estaria até plasmado dentro da sua imaginacao... não apareceu após abrir a porta. 

Mas se a pessoa obtiver alguma comprovacao podera alegar que a mente quem sabe tinha visto aquilo antes, ou o subconsciente quem sabe... a mente que pode tudo... só não pode fazer algo simples como aquilo que você até já estava imaginando.

3 horas atrás, sandrofabres disse:

Mas se a pessoa obtiver alguma comprovacao podera alegar que a mente quem sabe tinha visto aquilo antes, ou o subconsciente quem sabe... a mente que pode tudo... só não pode fazer algo simples como aquilo que você até já estava imaginando.

Na minha projeção de comprovação vi uma cena em tempo real com dialogo pessoas e objetos, citei atá as cores falas e ações de quem estava lá. Um cetico q acredita em mente coletiva e nao em espirito ainda poderia dizer q foi um acesso à mente coletiva, e nao eu em espirito.

No topico de eqm's fala sobre uma pesquisa sobre eqm's em que colocaram algo escrito em um local do hospital, pra verem, mas q ninguem viu.

O q ele relata como sonho sentindo a saida ao dormir e lucido no ambiente pra mim é projeção lucida com tecnica direta, aquela q vc fica esperando o corpo dormir e a mente acordada pra sair com o corpo astral.

Sonho geralmente pra mim sao com coisas comuns, tipo levar o carro na oficina, sem lucidez.

Uma vez despertei a lucidez apos dormir e as pessoas no ambiente pararam de se mover, e por isso desconfiei q era sonho, pra testar eu ergui com uma mao uma moto q estava estacionada.

Mas nas projeções foi diferente (a maioria com a tecnica de saida direta), na maioria quando eu saia no ambiente haviam entidades nao amistosas, ou alguem sem más intenções perdido, ou alguem q passava e nao me via, e outros tipos de situações. Houve algumas q despertei a lucidez depois tb em outros locais.

7 horas atrás, Ieldan disse:

você já comprovou suas Projeções Astrais? Não para os outros, e sim para você mesma

É estranho que eu nunca tive dúvida da projeção, as pessoas céticas parecem ter algum bloqueio psicológico, mas desde a minha primeira projeção eu n tive dúvidas. 

Eu sai do corpo e estava tudo perfeitamente real, mas minhas mãos estavam com 3 dedos somente, o ambiente estava sólido como nunca antes vi em sonho, eu estava totalmente presente e lúcida, parecia que era físico. Eu saí de casa e vi o carro do meu irmão na garagem, o mesmo modelo, olhei a placa e as letras se misturaram, não consegui ler. Tive outra em outro dia e sai, o carro do meu irmão não estava na garagem, mas no físico estava, e eu fiquei paralisada por algum motivo, tentei me mover mas cai de cara no chão, fiquei encarando o chão, sentindo a areia no rosto, respirando contra o chão por uns segundos. Nesse segundo relato eu lembro que tentava me mover USANDO MINHA MENTE e não meus "músculos", tentava me mover usando o pensamento como em um jogo, se fosse sonho eu teria conseguido, mas como o corpo astral só se move se você mover "fisicamente" seus membros, também me provou que não é uma experiência mental.

Agora das comprovações convencionais, ainda não tive nenhuma. Mas eu nem preciso de uma, vai comprovar minha certeza? Que seja.

7 horas atrás, Ieldan disse:

E outra pergunta, você tem suas projeções em qual momento da noite?

Pode acontecer em qualquer uma das situações, antes de dormir tentando vencer o transe do sono. Apagar e despertar fora do corpo, ou na cama e tentar sair. Após acordar e me manter imóvel. Após acordar, levantar, e voltar a deitar. Durante o dia, também tentando vencer o transe do sono.

Uma vez até no ônibus eu quase sai. Sentei me sentindo bem, estava relaxada e meio sonolenta, consegui sair do corpo lastreada de energia, que não deixava eu me distanciar. Eu fui andando mesmo, forçando fisicamente já com a consciente no corpo astral, colocando força mas as energias estava me prendendo ao corpo e me puxando pra ele, não conseguia me libertar, como se tivesse aquelas cordas de peso da academia presas ao meu corpo e o corpo fosse o peso rsrs.

images (5).jpeg

41 minutos atrás, User3 disse:

Na minha projeção de comprovação vi uma cena em tempo real com dialogo pessoas e objetos, citei atá as cores falas e ações de quem estava lá. Um cetico q acredita em mente coletiva e nao em espirito ainda poderia dizer q foi um acesso à mente coletiva, e nao eu em espirito.

@sandro, vc acha q poderia ser informação obtida da mente coletiva e nao nos mesmos em espirito?

Eu acho q a gente tem mesmo q ir atras de nossas comprovações, e nao somente aceitar o q nos dizem.

Eu cresci com uma mae fanatica religiosa me ensinando o q a igreja dela ensina. Mas eu queria saber se o q a igreja dela dizia era verdade. Foi quando vi o Wagner Borges falando sobre as projeções. Ele falava q a gente nao tinha q acreditar nele e tinha q ir e experimentar.

Eu tive algumas experiencias c clarividencia tb, vi alguns espiritos. Por isso q eu te sugerir praticar isso tb como forma de investigar. Como vc parece ser focado em tecnicas, talvez vc conseguisse desenvolver. Eu estava com 8 meses fazendo diariamente quando comecei a ver. Eu deveria ter continuado pq ja estava desenvolvendo.

Eu estava pensando sobre nossa dificuldade em acreditar no plano astral, muitos falam q esse plano fisico foi projetado pelo verdadeiro plano q é o plano espiritual para o aprendizado, pq na materia q se aprende, q viemos com o esquecimento das encarnações passadas pra nao lembrarmos dos desafetos, eu tb acho isso, mas acho q ha mais motivos. Acho q o tipo de consciencia q predomina nesse mundo nao saberia lidar com a crença em um plano espiritual. Se sendo materialista o homem mata muitos em guerras, imagine sabendo q suas vitimas somente iriam pra um plano astral. E pras pessoas q nao gostam ou sofrem no mundo e pensam em sair dele se suicidando, saber disso poderia ser um mal incentivo, ha ate um filme sobre isso.

3 horas atrás, Ayla disse:

mas desde a minha primeira projeção eu n tive dúvidas.

Só deixando claro. Mas sim, antes de ter a experiência eu tinha minhas dúvidas, mas estava disposta a ir fundo, estudar e praticar. Mas não tinha aquela certeza cética que tudo é ilusão, que vida após a morte não existe, etc. Eu tinha muita esperança e por isso me dediquei seriamente. 

Como capricórniana eu tive que experimentar, de ver para crê rsrs.

• Like 1

3 horas atrás, User3 disse:

@sandro, vc acha q poderia ser informação obtida da mente coletiva e nao nos mesmos em espirito?

Nao acredito nesse tipo de teoria, como mente coletiva , subcosnciente e tals.

Para mim isso sao lorotas que os céticos inventam para terem uma zona de escape que PAREÇA racional. Acho que quem formulou essas idéias nunca  ofereceu nenhuma comprovação desse tipo de hipótese, mas as utilizam para  questionar comprovações muito mais objetivas e facilmente testáveis, como  telepatia. 

Se formos analisar muito profundamente é impossivel isolar as variáveis para saber o que de fato gera o fenomeno, porque qualquer habilidade parapsiquica pode atuar num momento desses e fazer a telepatia parecer ser clarividnecoa. Ou a clarividencia parecer projecao, ou mesmo induzir à projecao porque comeca como visao rempta/ clarividencia e num estalar de dedos pode  evoluir para a tecnica dd alvo mental e disparar uma projecao completa. Isso é.um complicador pars dizer O QUE DE FATO esta rolando numa dada experiencia. 

Eu acho que a única forma de preservar algum critério é assumir que se parece um pato, se.caminha como um pato, se tem bico de pato.. deve ser um pato. Acho que não ajuda em nada a pessoa ficar sempre tentando fechar os olhos para o que parece estar acontecendo e preferir ficar com hipoteses alternativas que nem sequer oferecem base empirica para se apoiar.

Por exemplo: nao sabemos DE FATO se quando voce SENTE QUE ESTÁ DESCOLANDO DO CORPO, se está de fato saindo dele ou se é apenas a forma comp sua mente dramatiza um processo que seria apenas de deslocamento  do ponto focal da consciencia  para um ponto fora do corpo, sem que um corpo sutil de fato tenha saído. A própria idéia de corpo astral poderia  ser uma elaboracao fantasiosa para representar o que a mente  sem corpo é capaz de fazer. 

Só que... isso num debate entre pessoas que nao conhecem o lado invisivel disso, porque quando voce tem clarividente na sala eles podem enxergar seu corpo astral saindo e descrever o que ele esta fazendo memso voce nao tendo falado nada. Logo, trata-se reaemte de um simulacro sutil do corpo fisico, ainda que possamos debater se isso é apenas uma plasmagem  operacional ou um legitimo  corpo que sobrevive à morte do corpo fisico. 

• Like 1
  • Thanks 1

4 horas atrás, Ayla disse:

É estranho que eu nunca tive dúvida da projeção, as pessoas céticas parecem ter algum bloqueio psicológico, mas desde a minha primeira projeção eu n tive dúvidas.

Eu também nunca tive duvidas. Para mim é profundamente irracional ter essas dúvidas. Se eu fosse duvidar disso, para ser coerente eu teria que duvidar dos professores de química e fisica na escola.

Nao entendo como os céticos aceitam tudo que os professores contam para eles na escola ( e que com minba idade, 54, ja vi muita coisa da ciencia que hoje citam como se fossem mitos que a populacao inventou, mas eram conteudoa escolares, até  da faculdade, so que a ciencia nunca assume seus erros, prefere varrê-los para baixo do tapete) mas rejeitam tudo relacionado a esses assuntos.

Para mim o ceticismo só aprece se eu tiver uma resposta do PORQUE aquela pessoa estaria mentindo, o que ela ganharia em troca de acreditarmos nela. Portanto, claro que quando se trata de  um milagreiro que cobra, ou que tem uma seita de seguidores,  ou que parece estar em busca de fama, eu fico bem cético. Mas quando se trata desses conhecimentos gerais que qualquer um ppde aprender e praticar ninguém estaria se beneficiando de propagar mentiras, logo nao ha razoes para duvidar. É um corpus de conhecimento teorico e prático como qualquer outro.

E como qualquer outro ramo:

- onde há fumaça ha fogo, isso tudo nao brotou da mente  de um só ,mas faz parte de uma  tradicao cultural que já é milenar. É como  plantas medicinais, nossa forma mais antiga de remédios. Sempre foram usadas, são a origem da alopatia, porém... sempre tem umas coisas tóxicas que são usadas como remédio e de vez em quanso dá " perda total", ehehh. 

- haverá erros de terminologia, de mecanismos, de relações de causa e consequencia, que necessitam invesrigacao e  atualizacoes incessantes

- haverá os falsificadores que tentarao obter alguma vantagem dos ingenuos

Por nunca ter sido cético com eses temas nunca me faltaram comprovacoes. Já para quem isso é importante em gerla demora muito para obterem. Tem um xoelga aqui do gva que quando cheguei aqui em 2012 ele ja se projetava há 5 anos e nunca teve comprovaçao alguma, ja estava chutando o balde. Demorou mais uns 5 anos até que tivesse a primeira, 10 anos no total, mas ela so veio quando ele ja tinha votlado a aceitar a realidade da coisa. Entao quando teve, ja nao fpi importante.

Hoje em dia tem comprovacôes até em sonhos. Ele me relatou um sonho que teve comigo( lucidez zero, sonho comum mesmo) em que eu relatava para ele ubs problemas que tenho neste imovel que estou alugandoe so re os quais eu nunca comentei com ninguém mas que já estava planejando resolver. 

Me dá dó de ver que é assim que funciona: quem nao precisa comprovacôes as obtém, quem precisa nao consegue. 

Eu custei para conseguir as minhas mas eu nao dependia delas para crer na projecao, o que eu queria era:

- descobrir o GRAU de erros de percepcao

- comparar diferentes graus de acerto

- tentar identidicar quais fatores poderiam gerar mais erro

- tentar controlar esses fatores para poder ter percepoes mais confiaveis

- e só entao, a partir de um bom % de co fiabilidade,.partir para investigar coisas  que nao teria como comprovar, mas que eu poderia confiar no que vi pprque ja teria dominado essa etapa de treino. 

Por isso eu me foquei em me projetar apenas na zona fisica, porque somente ela permite comparar as percecpcoes e aferir os  erros. Tipo:

- Como é que você pode confiar no que percebeu quando " visitou o Nosso Lar" se nao consegue ir até a eswuina da sua rua e captar detalhes com boaargem de acerto REPETIDAMENTE?! Não consegue o básico e vai achar que conheceu os misterios da vida e da morte atraves da projecao, só porque experimentou, porque viu? 

Mas innfelizmente usar o corpo astral para investigar o plano fisico é meio como tentar usar os olhos fisicos para investigar o plano espirtual né? Há uma certa  "dificuldade estrutural" nessa tarefa, porque o corpo usado nao é o adequado para o plano que se quer investigar. Entao é uma situacao sem saída e os sucessos sao raros ,tal como é raro alguém enxergar espiritos com os olhos fisicos.

• Like 2

27 minutos atrás, sandrofabres disse:

Não consegue o básico e vai achar que conheceu os misterios da vida e da morte atraves da projecao, só porque experimentou, porque viu?

Acredito que pra tudo tem seu tempo. A projeção aqui é útil para revelar a existência do lado de lá e para o trabalho, para se conhecer pequenos mistérios. Como a meditação no autoconhecimento.  Mas quando enfim passarmos para o plano espiritual, é que podemos conhecer tal qual como realmente é, os mistérios maiores. 

No meu caso, eu não fazia ideia do que encontraria por lá e  quando consegui  a projeção, só depois que eu fui ver que algumas coisas aconteciam com todos que fazem projeção.  Não é o "Não consigo ler lá, então é coisa da minha mente, sonho". Tá mais para "Quem se projeta também não consegue ler". Assim como a aparência das pessoas serem de menos idade do que  aqui e tantas outras coisas. Acho que seria mais estranho se as leis lá fossem as mesmas daqui, não que eu não ache que em algum ponto elas podem ser bem parecidas, em alguma frequência mais próxima. Já tive projeções em que eu estava completamente lúcido, enxergando em full hd, tendo consciência de onde estava e o que estava fazendo, sabendo que de forma alguma aquilo era um sonho ou que meu cérebro tinha criado aquilo. Se alguém disser  pra mim que isso é sonho lúcido e não é comprovação de nada, por mim tudo bem e tá tudo tranquilo, mas se essa pessoa  chegou a ter realmente uma  experiência nesse nível e ainda  continua achando que não passa de um sonho mais consciente, nem eu e ninguém aqui vamos conseguir fazer com que você mude de opinião.

E tem mais @sandrofabres no nosso caso, os encarnados, uma coisa é a gente tentar fazer as coisas, obter informação e tal tentando manter a situação sobre o nosso controle, outra bem diferente é um grupo de mentores tentarem te passar uma informação importante sobre algo. Pq eles sabem como preparar o "receptáculo" que receberá a informação.

Então eu nem estou preocupada nesse ponto da segurança da informação que você viu. Ter segurança que uma coisa não foi plasmagem é importante, claro, mas somente se for algo impactante, como no caso que você falou de "vistar o nosso lá", nesses casos acredito que aja um preparo antecipado pelos mentores e até a própria experiência está sendo garantida por eles, para evitar ao máximo onirismo. Então não acho q caiba muito a nos tentar ter controle dessas situações. 

O máximo, na minha opinião, que a gente pode fazer é preparar a nossa bagagem cerebral para está bem lubrificada e funcionando o melhor possível para tais experiências. Esta sempre estudando, lendo, raciocinando e praticando.

Acredito que vá muito da capacidade mental de cada um. Uns vão ter mais onirismos do que outros. Mas saber quando uma experiência começou a ficar onírica e saber quando abortar é sim importante.