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Estrutura Psíquica da Alma


Ayla

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Gostei muito da forma como o Al-Ghazali abordou a nossa estrutura psíquica na sua obra "Alquimia da Felicidade (link)", que descobri por recomendação do wagner borges.

Ele fala disso no capítulo 1 - Conhecimento do Ego.

Ele já começa esse capítulo com esse belíssimo raciocínio:

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A Luz Real é Allah, e o nome "luz" só é predicado metaforicamente, mas não transmite um significado real.

Buscador dos mistérios divinos, saiba que o conhecimento de si mesmo é a chave para o conhecimento de Allah, segundo o dito: "Só quem conhece a si mesmo, conhece o seu Senhor” e, como está escrito no Alcorão, "Logo lhes mostraremos Nossos sinais no universo e neles próprios, até que se torne claro para eles que isso (i.e. Alcorão) é a Verdade.”  Nada está mais próximo de você do que você mesmo, e se você não conhece a si mesmo, como conhecerá mais alguma coisa? Se você diz "eu me conheço", significando sua forma externa, corpo, rosto, membros, e assim por diante, tal conhecimento nunca poderá ser a chave para o conhecimento de Allah. E se o seu conhecimento sobre o interior só se estende até aí, ou seja, quando você está com fome, come, e quando está com raiva, ataca alguém, como progredirá mais neste caminho, se as bestas são seus parceiros nele? Mas o autoconhecimento real consiste em saber as seguintes coisas: o que está em você mesmo e de onde você veio? Para onde você vai, com que propósito você veio para cá por algum tempo e no que consistem suas verdadeiras felicidade e miséria? Alguns de seus atributos são os de animais; alguns, os de demônios; e outros, os de anjos. Você precisa descobrir quais desses atributos são acidentais e quais são essenciais. Até que saiba disso, não poderá descobrir onde está sua verdadeira felicidade.

A ocupação dos animais é comer, dormir e lutar; portanto, se você é um animal, ocupe-se com essas coisas. Demônios estão ocupados em propagar maldade, astúcia e engano; se você é um deles, faça o que eles fazem. Os anjos contemplam a beleza de Allah e estão totalmente livres de qualidades animais; se você tem natureza angelical, então se esforce em direção à sua origem, de modo que conheça e contemple o Altíssimo, e seja libertado da servidão da luxúria e da raiva.

Essas qualidades, sejam elas animais, ferozes, angelicais ou demoníacas, foram conferidas ao homem, para que, por meio delas, o corpo se adaptasse a ser veículo do espírito, e para que o espírito, por meio do corpo, que é seu veículo, buscasse aqui o conhecimento e o amor de Allah, como o caçador procuraria fazer da fênix e do grifo suas presas. E assim, quando deixar esta terra estranha para a região da amizade espiritual, será digno de participar do mistério contido no convite: "Entrai nele [o Paraíso] em paz, ó crentes”  e da honra: "’Salam’[Paz] ser| uma palavra (de saudação endereçada a eles) da parte do Senhor Misericordioso!” . Ai daquele que não tem parte nesse conhecimento! Há grande perigo em seu caminho, porque o caminho da fé está velado de seus olhos.

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Mas o que eu quero dar ênfase mesmo, aqui nesse tópico, é essa parte da obra onde ele constrói a estrutura psíquica da alma através dessa analogia:

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Um conhecimento filosófico exato da alma ou espírito não é uma preliminar necessária para andar no caminho da religião, mas vem como resultado da autodisciplina e da perseverança nesse caminho, como é dito no Alcorão: "E aqueles que se esforçam arduamente por Nós, realmente guiá-los-emos a Nossos caminhos."

Corpo:

Para o exercício dessa guerra espiritual, por meio da qual o conhecimento de si mesmo e de Allah é obtido, o corpo pode ser representado como um reino;

Alma:

A alma, como o seu Rei;

Faculdades:

E os diferentes sentidos e faculdades, como integrantes de um exército.

Razão/Discernimento:

A razão pode ser chamada de vizir, ou primeiro-ministro;

Paixão:

A paixão, de o coletor de impostos;

Ressentimento:

O ressentimento, de o policial.

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Sob o pretexto de coletar impostos, a paixão é continuamente propensa a saquear por conta própria, enquanto o ressentimento está sempre inclinado à dureza e extrema inflexibilidade. Ambos (o coletor de impostos e o policial) devem ser mantidos em devida subordinação ao rei, mas não serem mortos ou expulsos, pois têm suas próprias funções adequadas a cumprir. Mas, se a paixão e o ressentimento dominarem a razão, a ruína da alma infalivelmente se segue. Uma alma que permite que suas faculdades inferiores dominem as mais elevadas pode ser comparada a alguém que entrega um anjo ao poder de um cão, ou um muçulmano entregue à tirania de um incrédulo.

O cultivo de qualidades demoníacas, animais ou angelicais resulta na produção de personalidades correspondentes, que no Dia do Juízo se manifestarão em formas visíveis

O objetivo da disciplina moral é purificar o coração da ferrugem da paixão e do ressentimento, até que, como um espelho claro, reflita a luz de Allah.

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Quando ele fez essas representações eu lembrei dessa experiência onde o espírito de indagou se eu não estava conseguindo formar um exército, ou seja formar força de vontade suficiente para me impulsionar, e isso coincidiu com o que os pensamentos do Al-Ghazali onde ele ver "os diferentes sentidos e faculdades, como integrantes de um exército". Fiquei muito pensativa sobre isso, e gostei bastante.

 

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