Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Nunca seremos mais sábios nessa vida?


libravlad

Recommended Posts

A assustadora frase:

“O que eu sei aos 60, sabia aos 20: 40 anos de um longo e inútil trabalho de verificação.”

Emil Cioran

 

Sempre ficaremos patinando nas mesmas questões, sempre no mesmo limbo? Aos 20 já sabemos, mas precisamos de 40 anos para ter certeza? 

No final, a ilusão de que seremos mais sábios no futuro , é deixar a cargo do tempo um trabalho que pra nós é impossível. Uma mentira confortável. Não podemos ser mais sábios nessa vida, não conseguimos. Quando jovens somos confusos, e a velhice nos traz a certeza, porém só confirmamos aquilo que já sabíamos na juventude.

Cioran está certo? Você concorda?

 

No final, só levamos nós mesmos pra todo lugar, e sempre seremos os mesmos dentro de uma vida terrestre. 100 anos é pouco tempo pra mudar. Ninguém muda de fato, em uma vida. Não me aguento mais, só queria ser outro.

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Gente que repete que está sempre mudando, se renovando, é porque não se conhece. Percebe só sua propria superfície. Quem os observa de fora nota que eles sao os mesmos aos 18, aos 30, aos 50. Mas eles se ikudem achando que mudaram muito. Eu diria que dá para mudar uns 10% no tempo de uma vida.

Exceto, claro, aquele pessoal muito p***** louca, que se droga, que enche a cara, que entra em todas.... pprque esse pessoal vive abaixo do seu melhor desempenho. Entao quando passam dessa fase dao um salto de qualidade e por isso acham que amadureceram muito. Mas quem não se afundou tanto não tem muita perspectiva de melhora numa só vida não.

Por isso inventaram a reencarnacao, eheeh. Se as pessoas conseguissem melhorar muito numa só vida não precisaria.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Sobre saber, não. 

Há muito mais aprofundamento de compreensao com a idade, mas saber é ainda mais superficial que a compreensão, entao a quantidade de saber vai só aumentando em quem procura.

Compreensão já envolve algo mais profundo, novos ângulos de percepção sobre coisas que você até sabia mas não tinha percebido toda a profundidade de implicações. 

Mas para mudar internamente você precisa se tornar algo diferente a partir daquilo que compreendeu, o que exige que a compreensão fixe raízes  MUITO MAIS profundas, o que exige tempo de exposição repetida àquilo( e aí a idade favorece) , ou sofrimento ( que tem o poder, às vezes mas nem sempre, de te forçar a compreender profundamente algo a partir de uma única exposição. Mas às vezes precisa exposição repetida ao sofrimento para compreender) 

Exemplo: você pode SABER algo sobre amor,  morte de ente querido, aborto, guerra, fome, porque se interessou em se informar sobre isso, mas na verdade não compreende ainda essas coisas porque apenas as estudou.

Convivendo diretamente com várias pessoas que passaram por isso ( o que te consumirá anos de vida) você pode compreender bem melhor os nuances dessas situações e pode começar a entender a necessidade de mudar algo em você, mas ainda vai ter trabalho para conseguir.

Mas em geral  basta passar uma única vez por uma situação dessas para ter uma percepção bem mais profunda e que seria impossível de entender antes,  mesmo que muitos  outros tivessem te relatado aquilo. E isso é que tem o poder de te mudar, porque a mudança surge como fruto desse estímulo corretivo. Mas claro, se a pessoa " se rebela", ela pode impedir que esse estímulo gere o efeito necessário e então seguirá atraindo o mesmo estímulo de novo e de novo até que aquela estrutura psíquica retardatária se rompa e permita um "renascimento". É o que se vê, por exemplo, com criminosos que só ficam piores após cada prisao , enquanto outros mudam de vida e se emendam. 

Quem ainda tem o livre arbítrio para buscar mudar voluntariamente muda pouco. Já quem já está numa situação de retardatário, que precisa que " A Lei lhe caia sobre a cabeça" acaba mudando mais rápido, porque já está atrasado de tanta teimosia. 

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Posso dar a minha opinião?

Essa é uma questão que tenho pensado muito nos últimos tempos.

Parece que, como pessoa, agora com 50 anos, não sou muito diferente do que eu era aos 20, 25 ou 30 anos.

Olhando por esse ângulo, tendo a concordar com o conceito hinduísta de roda de sansara.

Parece que sempre estamos fazendo as mesmas coisas, repetindo os mesmos erros, numa lei do eterno retorno.

Contudo, tenho a impressão que melhorei um pouco do que eu era antes.

Então, concordo com o Sandro que o normal é mudar pouco em uma vida.

Talvez essa mudança pequena nos deixe a impressão que não houve mudança, que ainda somos os mesmo de 20, 30 ou 40 anos atrás.

Mas se algo mudou, ainda que pequeno, não somos mais os mesmos.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Acho que existe uma mudança porque vamos adquirindo conhecimento (ET bilu). Você geralmente  mantêm a mesma opinião sobre algo que já estava formado na sua mente. Na  essência mesmo acho que mudei muito pouco, com certeza menos doido, mas não sei se, nesse momento, eu tivesse os mesmos 20 e poucos anos de antigamente eu não seria do mesmo jeito que eu era. 

A verdade ( a minha) é  que tudo parece  se repetir e quando começa a se perceber isso, tudo vai ficando cada vez mais sem graça. Pra mim parece que vivemos um eterno Déjà vu de situações, piadas, erros...e cada vez vai ficando   tudo mais sem graça.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vc pode lembrar e se ver aos 30 anos sabendo que uma determinada atitude é certa, e depois de um período de experiências perceber que só hj aos 45 vc de fato compreende e aplica aquele conhecimento.

Link to comment
Share on other sites

Apesar de todos os nossos discursos filosóficos, religiosos, espiritualistas, politicos,  nosso  nível de autonomia psicológica e ainda muito primitivo, por isso fica dificil  falar em grandes mudancas , pois  nossa psique ainda é muito vulnerável aos estimulos do samsara e nem estamos conscientes disso:

( no ponto que vai abrir,  1minuto apenas de video)

https://www.youtube.com/watch?v=jemCty5RWPw&t=9623s

Mas desenvolvem a seguir o papo sobre livre arbítrio.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, sandrofabres disse:

Apesar de todos os nossos discursos filosóficos, religiosos, espiritualistas, politicos,  nosso  nível de autonomia psicológica e ainda muito primitivo, por isso fica dificil  falar em grandes mudancas , pois  nossa psique ainda é muito vulnerável aos estimulos do samsara e nem estamos conscientes disso:

( no ponto que vai abrir,  1minuto apenas de video)

https://www.youtube.com/watch?v=jemCty5RWPw&t=9623s

Mas desenvolvem a seguir o papo sobre livre arbítrio.

Acho muito interessante esses estudos sobre o cerebro e como podemos ser influenciados pelo meio.

A impressão que tenho é que a influência do meio é tão grande que nos entorpece e nos faz termos uma ilusão sobre o que nós somos.

Link to comment
Share on other sites

Sim. Pode notar que muito do discurso na área da espiritualidade se trata de tentar reduzir a reatividade interna e externa. Sem desenvolvermos a capacidade de identificar os estímulos e decidir se permitiremos que eles apertem nossos botões psicológicos fica impossível  desenvolver algum livre arbítrio real, aquele que vem do:

Nosso-núcleo-consciencial-que-existe-além-do-mundo-dos estímulos. 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 18/07/2024 at 12:57, Sidinei disse:

Posso dar a minha opinião?

Essa é uma questão que tenho pensado muito nos últimos tempos.

Parece que, como pessoa, agora com 50 anos, não sou muito diferente do que eu era aos 20, 25 ou 30 anos.

Olhando por esse ângulo, tendo a concordar com o conceito hinduísta de roda de sansara.

Parece que sempre estamos fazendo as mesmas coisas, repetindo os mesmos erros, numa lei do eterno retorno.

Contudo, tenho a impressão que melhorei um pouco do que eu era antes.

Então, concordo com o Sandro que o normal é mudar pouco em uma vida.

Talvez essa mudança pequena nos deixe a impressão que não houve mudança, que ainda somos os mesmo de 20, 30 ou 40 anos atrás.

Mas se algo mudou, ainda que pequeno, não somos mais os mesmos.

Sidnei.

Vc acredita que desejar mudar e evoluir através de relacionamentos com o sexo oposto , pode dar uma mudança mental e comportamental ?   Relacionamentos faz o cara ou a moça mudar , mesmo?

Isto é,  se o outro for um pouco melhor do que vc .. :-)

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Acho que vc está se referindo a relacionamentos amorosos, que podem ou não ser com o sexo oposto.

Mudanças radicais acho meio impossível.

Alguém mudar da água pro vinho é algo bem improvável.

Mas acredito em pequenas mudanças, tanto pra melhor, quanto pra pior.

Mas me parece que quase sempre procuramos pessoas semelhantes a nós.

A máxima de que opostos se atraem creio não se aplicar a relacionamentos.

Eu e minha esposa somos muito parecidos em vários pontos e somos diferentes em outros.

Mas fazendo uma revisão, temos mais pontos em comum do que divergentes.

Minha esposa sempre foi muito coração, guiada pelas emoções e muito comunicativa, eu já era mais frio, calculista e introspectivo.

Nesses anos de convivência ambos aprendemos um pouco um do outro a equilibrar nossos temperamentos.

Sobre mudança mental, também vejo que, se o casal dialoga e não há um domínio de um sobre o outro, a tendência é se desenvolverem juntos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

alguém de vcs acreditam, que se algo não foi possível mudar na mente enquanto a pessoa estava Viva,  ela conseguirá fazer isso em zonas do mundo espiritual ?

Haverão espíritos dispostos a te ajudar na tua evolução ?

Link to comment
Share on other sites

Em 22/07/2024 at 16:23, Ashram disse:

 

alguém de vcs acreditam, que se algo não foi possível mudar na mente enquanto a pessoa estava Viva,  ela conseguirá fazer isso em zonas do mundo espiritual ?

Haverão espíritos dispostos a te ajudar na tua evolução ?

Segundo os espiritas, no livro Nosso Lar, o Andre Luis ficou aprendendo por lá mesmo, ditando livros aos encarnados.

Eu tb ia responder sua outra pergunta, sobre mudar alguém. No passado eu sofria muito achando e esperando isso. Eu acho q ninguém consegue mudar ninguém, so a própria pessoa mesmo q muda a si. Fixei na minha mente, q cada um é como é, segundo o seu histórico de ações, e espero da pessoa só o q ela é, e não sofri mais por isso. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...