Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Guna-traya: Os Três Modos da Natureza Material


Recommended Posts

Esse é um ensinamento tirado do Bagavagita que eu não conhecia, mas acabei achando quando navegava pela Internet, as três Gunas ou os três modos da natureza.

 

https://voltaaosupremo.com/artigos/artigos/guna-traya-os-tres-modos-da-natureza-material/

 

Também encontrei em outro site uma explicação em sânscrito das três guias, e percebi que é o que o Wagner Borges fala de Estado Sátvico, Rajásico e Tamásico:

sattva-guna, o "modo da bondade", caracterizado pela manutenção assim como conhecimento, pureza e felicidade verdadeira.
rajo-guna, o "modo da paixão", caracterizado pela criação e pelo fortalecimento, como também o grande esforço para o gratificação dos sentidos e desenvolvimento econômico.
tamo-guna, o "modo da ignorância, ou escuridão", caracterizado pela dissolução e a destruição, a loucura, a indolência e o sono.
Estes modos da natureza material estão influenciando constantemente a consciência das entidades vivas. De acordo com a predominância de um determinado guna, uma entidade viva vê o mundo diferentemente.

Mas a explicação nesse site do link ficou excelente, recomendo para quem teve interesse estudar um pouco sobre isso  🙂👍

 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Ayla disse:

"Quando alguém morre no modo da bondade, ele atinge os planetas superiores puros, onde residem os grandes sábios. Quando alguém morre no modo da paixão, nasce entre os que se ocupam em atividades fruitivas. Quando morre no modo da ignorância, nasce no reino animal."

Link to comment
Share on other sites

Tudo o que se vê por ai fora hoje em dia são demonstrações de Rajas e Tamas. Primeiro as pessoas tentam conseguir uma vida fácil e confortável(tamas) a partir de qualquer método disponível, ai depois de estabilizarem suas zonas de conforto, buscam glórias em meio ao mundo, através da busca apaixonada pela fama e fortuna(rajas). Por isso certos sábios indianos dizem que ainda vivemos na idade de trevas(Kali-Yuga), e claro que, até mesmo os indianos se tornaram grandes vítimas da soberba desvairada dessa era atual:

Começa casamento indiano 'do século' em Mumbai | Mundo | G1 (globo.com)

Bilionários se casando em meio à extrema opulência, enquanto isso o indiano comum ainda corre o risco de morrer de disenteria, ou, no caso de mulheres, ser vítima dos "estupros coletivos".

Condutas sattvicas são raras de encontrar hoje em dia; e quando acontecem quase nunca são noticiadas. Para as massas, "virtude" é tudo aquilo que alimenta nosso egocentrismo primitivo e nos eleva para uma posição de destaque no meio social e material.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

13 horas atrás, Salokonir disse:

Condutas sattvicas são raras de encontrar hoje em dia

Porque vivemos num planeta no modo da paixão. Se quisermos ir para um planeta no modo da bondade, sattva-guna, devemos tentar mudar também e não ficar esperando que o mundo mude. O que não deve faltar no universo é planetas no modo da paixão...é uma escola, e o que temos que fazer é aprender com ela e passar de ano. E não ficar falando dos colegas que não querem estudar.

Um dia todo mundo vai aprender e melhorar, e isso não é uma tarefa fácil, já é difícil a gente tentar mudar, imagina tentar mudar e ainda por cima ficar com ressentimento por causa dos outros que não mudam? 

Acredito que isso faz parte do jogo daqui mesmo e é como o planeta é, e a gente não precisa ficar achando ruim, faz parte da escola que estamos.

Link to comment
Share on other sites

Eu tava mais fazendo um comentário geral sobre a situação do mundo, ao invés de uma crítica. Sei que críticas não vão mudar em nada a situação do mundo como o conhecemos, e, pra ser sincero, já perdi as esperanças que esse mundo vai se tornar um lugar bom em um período menor que 100 anos. Sei que vou passar o resto da minha vida dentro do "chiqueiro" e não me importo mais com isso, pois já encontrei a resignação. Conforme os anos passam a gente vai se importando cada vez menos com a situação do mundo ou do país, porque a gente percebe que o nosso tempo de vida restante já não é mais tão grande assim. Então no máximo eu me sinto "razoavelmente incomodado" com a situação do planeta, ao invés de "ressentido". É como se eu estivesse embarcado num ônibus cheio de gente chata e barulhenta, que apesar de ser uma situação estressante, não é tão ruim porque eu sei que vou desembarcar algumas paradas à frente e depois disso estarei livre.

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Salokonir disse:

vai se tornar um lugar bom em um período menor que 100 anos

Para isso teria que mudar completamente o planeta, o sistema econômico principalmente. Só mudaria mesmo quando todas as pessoas tivessem consciência plena que são espíritos, que não são o corpo nem do mundo físico e estivessem integrados a civilização espiritual, que já é bem antiga e bem coordenada, mas a civilização das dimensões superiores. Ou seja, o mundo precisaria entrar em sattva-guna, o modo da bondade, ou era da luz.

1 hora atrás, Salokonir disse:

pois já encontrei a resignação. Conforme os anos passam a gente vai se importando cada vez menos com a situação do mundo

Acho interessante um exercício de imaginação: E se a gente imaginar um ser que vive num planeta superior desses no modo da bondade passando um período aqui na terra? Será que ele seria igual eu ou a gente? Como seria o modo dele de ver o planeta e as pessoas? Ele acharia as pessoas um bando de porcos ou veria neles irmãos mais novos ainda em evolução? O pensamento desse ser estaria funcionando integralmente no modo da bondade.

O pensamento é diferente, é como duas pessoas: Uma olho um animalzinho dando de mamar aos seu filhotes e acha aquilo lindo, percebe que no íntimo daquele ser tem Deus ensinando o amor para ele e nunca imaginaria, naquele momento, matando, temperando e cozinhando aquele corpo para comer. Mas uma pessoa que está no moda da ignorância, olha aquele animal e ver só um porco sujo e um monte de porquinhos crescendo para o abate, ainda por cima pega um desses porquinhos e tira os testículos dele porque aquele porquinho tem que crescer como porco de abate. Nunca essa segunda pessoa iria enxergar aquele porco carregando um princípio divino dentro dele.

É evidente a consciência dessas pessoas. Aí entra a alimentação no modo da bondade ou a alimentação sátvica. Não por uma questão meramente de disciplina, mas por uma compreensão profunda sobre os seres e uma análise do que é menos prejudicial para ambos, o que é mais ou menos evolutivo, quais atitudes minhas empatam mais ou menos a evolução dos seres assim como a minha própria caminhada.

Nisso também vem aquele ensinamento budista do vazio, que nada é separado mas sim tudo é dependente. Tudo é um mas aqui nessas dimensões mais brutas tem a ilusão da separação, mas tudo é dependente e portanto tudo é um. 

Aqui na dimensão física uma semente precisa do escuro e umidade para brotar, e o brota precisa da luz para crescer e criar raizes, para então necessitar dos nutrientes do solo. Uma arvore cresce e dar frutos que outros seres necessitam para sobreviver, para se alimentarem. E esse é o exemplo mais fácil, mas as coisas são bem mais complexas, conforme a gente vai abrindo uma consciência sobre isso vamos percebendo no dia a dia que tudo nos abençoa silenciosamente, sustentando a nossa vida e nossa harmonia psíquica e também nos ensinando silenciosamente, seja pela dor ou amor, tem um aprendizado ali que precisa ser integrado na nossa compreensão.

É como uma pessoa que ver uma pessoa errônea, ela ver ela com maus olhos, mas a mãe daquela pessoa acredita sempre que ela vai e pode melhorar, que é somente um período de inverno na consciência do filho...A gente tem que aprender com a mãe, e compreender que todos somos mães e filhos. Tem até a encarnação para ensinar isso. Uma hora você ver a pessoa como sua mãe, outra como o seu filho, dependendo da situação, você pode ser a mãe que castiga ou a mãe que ama.

Então voltando ao exemplo do ser em modo de bondade passando um tempo aqui na terra, ele ficaria sem fazer nada para os seres em evolução no mundo ou tentaria pelo menos emanar boas vibrações e atitudes para todos os seres todo dia? Eu não imagino um ser desses parado vivendo para acumular dinheiro, nem sem tempo para emanar uma energia boa pro mundo ou sem tempo para estudar espiritualidade. Eu imagino um ser desses buscando um equilíbrio na vida material, mas não preocupado com ganancia de ter muito, mas o suficiente para manter sua vida na simplicidade não lhe faltando as coisas básicas de uma vida equilibrada.

Se ele pudesse escolher antes de descer aqui na terra eu acredito que ele escolheria uma vida assim, na simplicidade.

E embora ele estivesse nesse mundo de paixão, ele viveria ainda como se estivesse no mundo da bondade, não mudando de nenhuma forma a visão dele sobre os irmãos humanos ou animais e sobre os valores e deverem evolutivos dele. Seria um ser vivendo no mundo da bondade em um mundo de paixão.

E eu acho que é assim que devemos tentar ser.

 

 

Link to comment
Share on other sites

25 minutos atrás, Ayla disse:

dependendo da situação, você pode ser a mãe que castiga ou a mãe que ama.

Com isso eu me refiro a esse trecho sobre a caridade que tá no artigo do link:

Citar

E a caridade executada em lugar impuro, em hora imprópria e feita a pessoas indignas ou sem a devida atenção e respeito diz-se que está no modo da ignorância.

Mas a mãe que castiga não necessariamente deixou de amar, ela faz isso pelo bem do filho. Já que essa caridade pode levar o filho a uma ação autodestrutiva, como no caso das pessoas viciadas em drogas, quando a caridade é pelo dinheiro. Então não é um castigo na verdade. rsrsrsrs uma mãe de verdade só ama.

Link to comment
Share on other sites

3 horas atrás, Salokonir disse:

Eu tava mais fazendo um comentário geral sobre a situação do mundo, ao invés de uma crítica. Sei que críticas não vão mudar em nada a situação do mundo como o conhecemos, e, pra ser sincero, já perdi as esperanças que esse mundo vai se tornar um lugar bom em um período menor que 100 anos. Sei que vou passar o resto da minha vida dentro do "chiqueiro" e não me importo mais com isso, pois já encontrei a resignação. Conforme os anos passam a gente vai se importando cada vez menos com a situação do mundo ou do país, porque a gente percebe que o nosso tempo de vida restante já não é mais tão grande assim. Então no máximo eu me sinto "razoavelmente incomodado" com a situação do planeta, ao invés de "ressentido". É como se eu estivesse embarcado num ônibus cheio de gente chata e barulhenta, que apesar de ser uma situação estressante, não é tão ruim porque eu sei que vou desembarcar algumas paradas à frente e depois disso estarei livre.

Não é errado nem menos evolutivo falar que o mundo esta errado ou que as pessoas estão segundo um caminho errado. Sem falar e admitir e apontar isso seria impossível falarmos sobre como evoluir. Se aprende tb observando e refletindo sobre o q é errado. Como exemplo, varios livros bons q estudamos e ate o Wagner Borges ou o Laercio Fonseca em varios dos seus videos falam normalmente sobre as pessoas com más ações ou q não procuram se melhorar, e sobre o q ha de errado no mundo. E é perfeitamente normal alguém de bem estar incomodado num meio toxico. O q não seria bom é achar o “onibus com gente chata e barulhenta” certo e normal.

Link to comment
Share on other sites

10 minutos atrás, User3 disse:

O q não seria bom é achar o “onibus com gente chata e barulhenta” certo e normal.

Se incomodar é uma coisa, saber o errado é uma coisa, mas eu repito, que a gente não pode criar ressentimento com a situação ou as pessoas, mas sempre tentar desejar o melhor para elas.

O sol brilha para todos. Se a pessoa vai evitar ou buscar a luz do sol, aí é com a pessoa.

Link to comment
Share on other sites

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

Para isso teria que mudar completamente o planeta, o sistema econômico principalmente.

Eu acho isso de suma importância para a construção de algo digno de ser chamado de "Nova Era". Se quiserem formar uma nova sociedade iluminada, com espíritos evoluídos e tudo mais, porém mantendo o sistema econômico intacto, então essa nova "Era da Luz" já teria falhado antes mesmo de começar. Tipo construir um arranha-céu sobre uma estrutura inadequada, no fim das contas iria tudo desabar. 

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

Só mudaria mesmo quando todas as pessoas tivessem consciência plena que são espíritos

Ironicamente, a gente vê muita gente por ai que, apesar de ter crenças espiritualistas, ainda assim são reacionários, apoiam fascismo, nazismo, tortura, entre outras coisas. Tenho um amigo espírita que é 100% pró Hitler... é uma contradição engraçada. Porém, como você falou...

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

 estivessem integrados a civilização espiritual, que já é bem antiga e bem coordenada, mas a civilização das dimensões superiores.

Sim. Nesse caso, acho que as pessoas nascerem dentro de uma sociedade que já está estruturada para o BEM é o fator mais importante. Não bastam apenas espíritos novos reencarnarem; as bases estruturais também devem ser alteradas radicalmente, senão os espíritos bons vão sofrer muito "gaslighting" e vão ser sabotados em tudo o que tentarem fazer.

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

Será que ele seria igual eu ou a gente?

Depende de qual tipo de espírito evoluído estamos falando. Existe uma escada que também separa eles em diferentes graus, assim como nós somos separados deles. Sem falar que cada um tem sua própria individualidade, e eles podem pensar coisas diferentes sobre um mesmo assunto.

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

Ele acharia as pessoas um bando de porcos ou veria neles irmãos mais novos ainda em evolução?

Talvez olhariam pra gente igual nós olhamos para as pedras na beira de um rio. Inofensivas, densas, inconscientes...

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

Mas uma pessoa que está no moda da ignorância, olha aquele animal e ver só um porco sujo e um monte de porquinhos crescendo para o abate, ainda por cima pega um desses porquinhos e tira os testículos dele porque aquele porquinho tem que crescer como porco de abate.

Eu fico meio triste ao olhar os porcos. Imagino como eles estariam felizes vivendo livres na natureza. "Porcos de Chiqueiro" nem deviam existir se não fossem os humanos capturando eles e deixando em cativeiro. Fato curioso: o porco doméstico "reverte" para um estado parecido com o de javali caso for liberado de volta na natureza. Então o pior de tudo é que a gente não apenas mata o porco para comer, mas também tira a dignidade da espécie transformando eles nos "porcos rosados" de chiqueiro que a gente conhece. Acho que os porcos na condição de chiqueiro facilita da gente ver eles como apenas "alimento ambulante", ao invés de como animais "dignos de respeito" quando estão na forma do porco selvagem.

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

Não por uma questão meramente de disciplina, mas por uma compreensão profunda sobre os seres e uma análise do que é menos prejudicial para ambos, o que é mais ou menos evolutivo, quais atitudes minhas empatam mais ou menos a evolução dos seres assim como a minha própria caminhada.

Também tem a questão social envolvida. A nossa sociedade moderna fetichiza bastante a carne como "produto", então quem tem dinheiro pra comprar e não aproveita sente que está "perdendo". Esse de certa forma é o meu caso: quando eu era jovem, carne boa era artigo de luxo, então eu comia bastante daquelas porcaria processadas; e agora que eu sou adulto, apesar de me sentir mal pelo sofrimento dos animais, e ter ideias de virar vegetariano, não consigo parar de comprar o "filé" bovino do mercado porque não quero deixar passar a oportunidade. Fico pensando em todas as pessoas pobres do país que gostariam de comer carne boa, mas não podem, e me sinto meio "ingrato" se eu não comer.

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

Nisso também vem aquele ensinamento budista do vazio, que nada é separado mas sim tudo é dependente. Tudo é um mas aqui nessas dimensões mais brutas tem a ilusão da separação, mas tudo é dependente e portanto tudo é um. 

 

É um pensamento legal, mas em vários casos a filosofia do "tudo é um" também pode ser usada para justificar atrocidades. Qualquer conceito, não importa o quão bom seja, pode ser distorcido para causar o mal. Por isso a gente deve ser crítico na aplicação de ideias sobre a realidade que nos cerca.

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

E esse é o exemplo mais fácil, mas as coisas são bem mais complexas, conforme a gente vai abrindo uma consciência sobre isso vamos percebendo no dia a dia que tudo nos abençoa silenciosamente, sustentando a nossa vida e nossa harmonia psíquica e também nos ensinando silenciosamente, seja pela dor ou amor, tem um aprendizado ali que precisa ser integrado na nossa compreensão.

Isso é verdade, mas também não podemos nos tornar complacentes com o mal ou nos tornarmos capachos de forças externas. O atrito, a luta, a revolta, também fazem parte das marés que guiam o processo evolutivo no plano terrestre. Através da oposição de ideias e forças a gente consegue alcançar uma compreensão maior do mundo que nos cerca, e de nós mesmos.

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

ele ficaria sem fazer nada para os seres em evolução no mundo ou tentaria pelo menos emanar boas vibrações e atitudes para todos os seres todo dia?

Acho que um ser assim tentaria cumprir a missão que foi apontada a ele. Um ser de estatura espiritual elevada dificilmente estaria aqui aleatoriamente ou de bobeira... não é igual a gente que só reencarna aqui para evoluir e pagar karma. Mas como eu disse antes, tudo depende do sujeito; se for do ramo científico, pode ser um novo descobridor como Albert Einstein ou Isaac Newton; se for do ramo da música pode ser um novo Vivaldi ou Mozart; se for do ramo filosófico poderá ser um sucessor de Platão ou Kant, e assim por diante. Também pode ser uma figura religiosa, tipo o Chico Xavier, ou até mesmo um guru que vive emanando boas vibrações para o bem do mundo, assim como você falou.

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

Eu não imagino um ser desses parado vivendo para acumular dinheiro

É, eu também não. Mas talvez as pessoas não iriam gostar muito dele se ele desprezasse o dinheiro abertamente. Criticar o dinheiro na frente das pessoas comuns é igual cutucar uma ferida aberta, já que pra elas o dinheiro é TUDO. Mal sabem elas que o dinheiro não passa de uma forma simplória de representar o CAPITAL, que é a verdadeira medida de poder no mundo atrasado em que vivemos. E o capital não passa de uma forma de colocar o poder injustamente nas mãos de poucos. Logo, pessoas demasiadamente apegadas ao dinheiro também estão apegadas à injustiça, imoralidade, criminalidade, crueldade...

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

Eu imagino um ser desses buscando um equilíbrio na vida material, mas não preocupado com ganancia de ter muito, mas o suficiente para manter sua vida na simplicidade não lhe faltando as coisas básicas de uma vida equilibrada.

Isso é apenas a dignidade básica que todos nós merecemos desde o nascimento, mas que foi usurpada de nós.

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

E embora ele estivesse nesse mundo de paixão, ele viveria ainda como se estivesse no mundo da bondade, não mudando de nenhuma forma a visão dele sobre os irmãos humanos ou animais e sobre os valores e deverem evolutivos dele. Seria um ser vivendo no mundo da bondade em um mundo de paixão.

Porém, ele perceberia a condição precária do mundo, e faria o necessário para ajudar os irmãos atrasados. Afinal de contas, ele não veio aqui só pra tirar férias, né? rsrsrs

Em 10/08/2024 at 17:25, Ayla disse:

E eu acho que é assim que devemos tentar ser.

 

Enfim, só acho que, reconhecer a situação do mundo e trabalhar no nosso desenvolvimento interno não são coisas que andam em direções opostas. Fazer um não impede o outro.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Salokonir disse:

Tenho um amigo espírita que é 100% pró Hitler... é uma contradição engraçada. Porém, como você falou...

Os bolsoespiritas acabaram faz tempo com o espiritismo. Mas o caso do seu amigo é bem pior.

 

Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. 

Link to comment
Share on other sites

9 horas atrás, User3 disse:

Os bolsoespiritas acabaram faz tempo com o espiritismo. Mas o caso do seu amigo é bem pior.

 

Allan Kardec, na Revista Espírita de 1868, conceitua religião como “comunhão de pensamentos e sentimentos com vistas ao amor e à fraternidade”. 

Na verdade por ser espirita ele tem conhecimento da realidade espiritual mas nao sabe amar, pq quem sabe amar nao apoia isso. Seria mais vantajoso e nao geraria carma ruim se fosse o contrario, sem o conhecimento mas sabendo amar.

 

Eu estava lendo, e é comum nos livros espiritas falarem q aqui sera a patria do evangelho. Mas no momento, pelo q os espiritas apoiam, nao é o q parece q será. Nos livros dizem q ha um planejamento da espiritualidade maior para q seja, e isso é fundamental para a transição do planeta para um nivel de consciência melhor, a consciência cristica do amor e fraternidade. Dizem que ja esta tudo certo e planejado.

Na opiniao de vcs, sera q essa mentalidade atual de os espiritas, em maioria, apoiarem coisas negativas, como armas violência discursos de odio mentiras e maluquices etc, atrapalhou ou atrasou esses planos da espiritualidade maior? 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, User3 disse:

Eu estava lendo, e é comum nos livros espiritas falarem q aqui sera a patria do evangelho. Mas no momento, pelo q os espiritas apoiam, nao é o q parece q será. Nos livros dizem q ha um planejamento da espiritualidade maior para q seja, e isso é fundamental para a transição do planeta para um nivel de consciência melhor, a consciência cristica do amor e fraternidade. Dizem que ja esta tudo certo e planejado.

Na opiniao de vcs, sera q essa mentalidade atual de os espiritas, em maioria, apoiarem coisas negativas, como armas violência discursos de odio mentiras e maluquices etc, atrapalhou ou atrasou esses planos da espiritualidade maior? 

Sim q, segundo esse mesmo livro q estou lendo “sob o signo de aquario”, diz q a transição vai até o ano de 2075. Entao ainda teria tempo pra mudanças pra melhor.

Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, User3 disse:

Os bolsoespiritas acabaram faz tempo com o espiritismo. Mas o caso do seu amigo é bem pior.

 

Ele apoia Hitler na cara dura. Também é apoiador de outros malucos, tipo Bolsonaro e Paulo Kogos. Só não deve ter virado supremacista branco ainda porque infelizmente(para ele) o pai dele é negro, hahaha. Acho que Deus sempre conhece os métodos mais eficazes de corrigir as personalidades arrogantes de certos indivíduos.

Quando eu o conheci não era assim. Ficou desse jeito uns 3-4 anos atrás. Hoje em dia não falo muito com ele, está meio insuportável de certa forma... talvez tenha desenvolvido algum complexo de deus, e agora se acha melhor que todo mundo porque ganha uns 10k por mês e fica falando que mendigos devem ser mortos e coisas do tipo.

1 hora atrás, User3 disse:

Na verdade por ser espirita ele tem conhecimento da realidade espiritual mas nao sabe amar, pq quem sabe amar nao apoia isso.

É que essa gente narcisista finge que ama os outros, mas ai quando alguém aponta alguma contradição no "amor" delas, elas simplesmente ignoram, escondem essa contradição no inconsciente e seguem com a vida como se nada tivesse acontecido, se achando sujeitos exemplares, bondosos e evoluídos. É muito mais fácil criar uma imagem mental nossa onde a gente "sabe amar" do que realmente tomar ações concretas para amar os outros. A zona de conforto do ódio é prazerosa demais para abandonar, mas ficar parado no mesmo lugar sonhando que abandonou não custa nada kkkk

 

1 hora atrás, User3 disse:

Eu estava lendo, e é comum nos livros espiritas falarem q aqui sera a patria do evangelho. Mas no momento, pelo q os espiritas apoiam, nao é o q parece q será.

Pois é, também não consigo botar muita fé nisso, parece exclusivismo patriótico achar que estamos destinados a nos tornar essa potencia espiritual futura que os espíritas pregam. Pelo menos não vejo evidências concretas para isso no momento, mas sabe como é, o mundo pode mudar de forma brusca e inesperada... quem sabe algo abençoado pode vir a nascer no Brasil, igual aquelas histórias da flor de Lotus nascendo no rio poluído rsrsrs

 

1 hora atrás, User3 disse:

Dizem que ja esta tudo certo e planejado.

hmmm... será?

 

1 hora atrás, User3 disse:

Na opiniao de vcs, sera q essa mentalidade atual de os espiritas, em maioria, apoiarem coisas negativas, como armas violência discursos de odio mentiras e maluquices etc, atrapalhou ou atrasou esses planos da espiritualidade maior? 

Se o plano era supremo e da "espiritualidade maior" como dizem, então eles já deviam saber de antemão o que ia acontecer com os espíritas, então não acho que essa maluquice deles ia atrapalhar em qualquer coisa. Acho que no que se trata das ações dessas forças maiores, não existe questão de sucesso, fracasso ou remediação de danos; eles apenas cumprem o plano que foi delineado de forma metódica e sem resistências, igual o ponteiro de um relógio se movendo, ou igual um grande mestre de xadrez jogando contra um iniciante, já sabendo desde o início da partida todos os movimentos que o iniciante pode jogar, e todas as respostas adequadas para cada movimento para garantir uma vitória sem qualquer esforço ou atraso.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

6 horas atrás, Salokonir disse:

Ele apoia Hitler na cara dura. Também é apoiador de outros malucos, tipo Bolsonaro e Paulo Kogos. Só não deve ter virado supremacista branco ainda porque infelizmente(para ele) o pai dele é negro, hahaha. Acho que Deus sempre conhece os métodos mais eficazes de corrigir as personalidades arrogantes de certos indivíduos.

Quando eu o conheci não era assim. Ficou desse jeito uns 3-4 anos atrás. Hoje em dia não falo muito com ele, está meio insuportável de certa forma... talvez tenha desenvolvido algum complexo de deus, e agora se acha melhor que todo mundo porque ganha uns 10k por mês e fica falando que mendigos devem ser mortos e coisas do tipo.

Parece ter a ver com dinheiro acima de tudo e todos.

Link to comment
Share on other sites

Em 10/08/2024 at 18:11, Ayla disse:

Se incomodar é uma coisa, saber o errado é uma coisa, mas eu repito, que a gente não pode criar ressentimento com a situação ou as pessoas, mas sempre tentar desejar o melhor para elas.

O sol brilha para todos. Se a pessoa vai evitar ou buscar a luz do sol, aí é com a pessoa.

Não queria rebater, mas só mostrando q fica melhor de explicar o q digo. Esses são exemplos de críticas e apontamentos às ações dos homens no mundo. Como falei algo normal nos livros e até em vídeos de espiritualistas bons. Não tem a ver com ressentimento, mas com o apontar o q é errado, pra q não se faça aquilo. E segundo a narrativa desse livro as críticas foram feitas na presença do grande mestre Saint Gemain e outros mentores evoluídos. Ando falando nesse livro pq estou lendo ele no momento.

Em uma festa com dança e musica na cidade luz (fomte: Sob o signo de aquário, de Roger Paranhos):

"Naquele instante, lembrei-me das músicas brasileiras, principamente do deprimente pagode e suas danças obscenas, e disse para mim mesmo: Quanta diferença e quanto temos pra evoluir. O espetaculo prosseguiu por mais vinte minutos com a mais pura e elevada manifestação da dança, recheada de momentos cativantes que projetavam os nossos corações aos píncaros da felicidade, da emoção e do amor.""

Obs. não é raro o Wagner Borges nos vídeos criticar e explicar sobre as musicas q muitos ouvem.

"A noite passou rápida, enquanto todos divertiam-se no mais alto nível de respeito e consideração aos seus semelhantes. Sem brincadeiras,  algumas vezes infelizes, que vemos nas festas dos encarnados, onde abusam da bebida e das drogas para, após, representarem tristes papéis sob a tutela de espíritos galhofeiros."

 

 

 

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 13/08/2024 at 12:59, User3 disse:

Esses são exemplos de críticas e apontamentos às ações dos homens no mundo. Como falei algo normal nos livros e até em vídeos de espiritualistas bons. Não tem a ver com ressentimento, mas com o apontar o q é errado, pra q não se faça aquilo.

Pois é, tem até as falas de Jesus que demonstram esse raciocínio.

Só que o pessoal ainda consegue distorcer e entra as falas de conservadores com seus pensamentos no assunto de "geração perdida" rsrs quando na verdade se fala exclusivamente de espiritualidade, de qualidades evolutivas de uma pessoa em comunhão com valores espirituais e não sobre coisas que não que afetam essas qualidades, como um gênero, ou um interesse sexual. Como se só pelo fato de uma pessoa ser uma minoria ou pensar diferente já a tornaria alguém que não busca ou evita esses valores de consciência. Além de não fazer diferença nenhuma, também não faz sentindo, continua sendo uma pessoa como qualquer outra, não mudou ou piorou seus valores.

Vai além do fanatismo e falta de aprofundamento, entra nas baixarias psicológicas dessas pessoas em relação ao ser humano, atribuindo visões demoníacas aos que pensam diferente, quando na verdade só se está revestindo aquele ser humano normal com essas baixarias criadas na mente dela ou de uma comunidade de pessoas iguais a ela. Simplesmente não conseguem aceitar algo ou mudar sua visão com base no discernimento.

A geração inteira está doente, vivem pro material, são quase que totalmente materialistas e não sabem que são imortais, que são espíritos. Vivem na fé, quando conseguiriam com algum esforço contestar e comprovar a espiritualidade delas através de experiências espirituais, de contato direto com seres elevados. Todo mundo tem capacidade, mas os valores ensinados na sociedade são inteiramente pro mundo material, cegos pro que realmente são.

Mas veja só, olha esses assuntos que a gente fala aqui na internet, isso é inacreditável! Pelo amor de Deus, a gente viver numa época sem precedentes! Tem alguma coisa muito forte e maravilhosamente linda acontecendo debaixo dos nossos narizes. 😄

Claro que tem coisas muito pesadas acontecendo atualmente no mundo, mas não muda o fato que nunca tivemos essa abertura na espiritualidade...eu acabei de falar da fé e certeza, mas pra algumas coisas a gente tem que ter fé mesmo rsrsrs realmente, mas a espiritualidade maior tem as coisas sobre controle e a gente tem que ter fé nisso até que a gente consiga ver a verdade, mas podemos contemplar em alguma oportunidade a alto agindo, e aí temos certeza daquilo em que tínhamos fé. Pode não ser como pensamos mas vamos ver como realmente funciona.

 

A Cura de um Menino Endemoninhado

14 Quando chegaram onde estava a multidão, um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se diante dele e disse: 15 “Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques[a] e está sofrendo muito. Muitas vezes cai no fogo ou na água. 16 Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo”.

17 Respondeu Jesus: “Ó geração incrédula e perversa, até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino”. 18 Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino que, daquele momento em diante, ficou curado.

19 Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: “Por que não conseguimos expulsá-lo?”

20 Ele respondeu: “Porque a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível. 21 Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum”.

Mateus

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Ayla disse:

mas os valores ensinados na sociedade são inteiramente pro mundo material, cegos pro que realmente são

Acho que eu acabei exagerando um pouco aqui 😅

Todo lugar que a gente tem a oportunidade de aprender é valioso, as coisas não são vazias, obtemos muita compreensão valiosas no convívio social, em alguns trabalhos, mesmo que não seja algo devotado a espiritualidade mas nós ensinam valores humanos de amor e carinho, dentre outras coisas. Então acho que não precisa ser algo tão lúcido mesmo, dar pra ter grandes aprendizado em coisas comuns. Mas precisamos crescer e ir além disso, com certeza. 

 

 

Um exemplo dessa simplicidade na vida, eu posso dizer a minha mãe, que foi Agente de Saúde no interior.

Ela dedicou a vida toda ao serviço dos outros nas comunidades carentes, todo tipo de comunidade perigosa ela ia, eu até me emociono.

Ajudou muita gente e fez muitos amigos durante a vida dela. E eu vi a situação espiritual dela, que ficou muito bem.

Ela foi sempre foi uma mulher boa e espiritualizada, católica, mas nada muito fervoro, mas sim bem normal e comum.

Mas sempre foi muito carinhosa com as crianças e as famílias que ela acompanhava, fazendo pré-natal, agendado consultas no posto de saúde, fazendo o acompanhamento de municípios e essas coisas.

O que me mostrou que mas vale o serviço prestado e a sua ternura com as pessoas.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...