Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Startup do Raduga - comunicação entre pessoas sonhando

Recommended Posts

É galerinha, Raduga ataca novamente.

A startup na qual ele é CEO conseguiu fazer duas pessoas conversarem em um sonho lúcido....ou seria projeção astral....????

Segue a reportagem:

Pesquisadores da REMspace, uma startup sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, afirmam ter atingido um marco histórico, ao fazer com que duas pessoas se comunicassem entre si ao terem sonhos lúcidos. O sucesso ocorreu em dois experimentos diferentes: um realizado em 24 de setembro e outro no último dia 8 de outubro. Conforme publicação no Facebook da empresa, um artigo acadêmico sobre os experimentos será publicado somente no próximo ano, pois o processo de análise por pares de pesquisadores leva entre 6 meses e um ano.

Troca de mensagem dormindo
Os sonhos lúcidos ocorrem quando uma pessoa está ciente de que está sonhando enquanto continua no estado de sonho. Isso acontece durante o sono REM, a última fase do ciclo do sono, e pode ajudar na resolução de problemas fisiológicos, assim como no aprendizado de novas habilidades. Anteriormente, a REMspace demonstrou que sensores de eletromiografia facial podiam decodificar sons específicos feitos em sonhos. Com isso, os pesquisadores da empresa criaram a Remmyo, uma linguagem de sonho detectável por meio de sensores sensíveis.

No primeiro experimento de 24 de setembro, dois participantes, um homem e uma mulher, dormiram em suas casas enquanto suas ondas cerebrais e outros dados polissonográficos foram rastreados remotamente por um aparelho.

Quando o servidor detectou que o homem entrou em um sonho lúcido, a tecnologia gerou uma palavra Remmyo aleatória e a enviou a ele por meio de fones de ouvido. O indivíduo repetiu a palavra em seu sonho, com sua resposta capturada e armazenada no servidor. Oito minutos depois, a participante mulher entrou em um sonho lúcido. Ela recebeu a mensagem armazenada do primeiro participante e a confirmou ao acordar — marcando o primeiro "bate-papo" trocado em sonhos.

Mais tarde, no experimento de 8 de outubro, outras duas outras pessoas também conseguiram se comunicar com o servidor por meio de seus sonhos.

Em comunicado, a REMspace disse que os resultados demonstraram que "sonhos lúcidos podem desbloquear novas dimensões de comunicação e o potencial da humanidade". A conquista resultou de quase cinco anos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico.

https://revistagalileu.globo.com/ciencia/noticia/2024/10/startup-americana-afirma-ter-feito-a-1a-comunicacao-entre-pessoas-em-sonhos.ghtml

Eu nao entendo o auê que fazem com isso. Não sei se estou entendendo errado. 

O fato de uma pessoa sonhar com outra e ambas lembrarem do cenário e alguma coisa que ambos viram, ou uma palavra ou idéia, é bem raro mas acontece. Logo, pessoas que ja passarampor isso sabem que essa idéia de " primeira vez que duas pessoas se comunicam por sonho  é bobagem. Pode ser a primeira vez que o Raduga consegue comprovar isso para terceiros. Comprovar é putro assunto: comprovar  significa aceitarem a prova que você tem. Essas porvas costumam durar pouco nesse assunto porque depois se mais algins conseguirem sucesso em repetir o experimento, outros tantos não obterão e dirão que nada foi provado. E fica o dito pelo não dito. como  sempre nessa área. 

O Stephem LaBerge já tinha feito experimentos nos anos 70 comprovando que a pessoa em sonhos lucidos podia seguir instrucoes de alguém  ao lado dela ditando as insteucoes e podia responder de volta, atraves de um código de olhar para um lado ou outro, pu piscar x vezes para sim, para nao. Isso está no livro do LaBerge sobre sonhos lúcidos. 

Além disso ele cita um experimentos com telepatia de sonhos:

" As mais famosas foram as experiências de telepatia por sono feitas no laboratório de sonhos do Hospital Maimonides do Brooklyn pelos drs. Montague Ullman e Stanley Krippner, no fim da década de 60 ( ....) "

No capítulo 9:sonhos lucidos - stephen laberge.pdf

E o Raduga sabe disso, porque a referência dele é o Laberge, já que ele prefere chamar projeções astrais de sonhos lúcidos. Então não sei se entendi bem,  por que ele anuncia isso como novidade.

• Like 2

Eu espero que ele tenha anunciado isso como uma experiência replicavel.

Senão vai ser isso que vc falou mesmo, cairá no descrédito.

Agora, se com esse equipamento se puder replicar... então creio que poderemos avançar nessa área de estudo: os sonhos lúcidos e as projeções.

• Like 1

O que eu suponho que vai acontecer:

- vai criar uma maquininha para vender e fazer uma boa grana, como tantas outras maquininhas desse campo.

E claro que essas coisas vão funcionar de vez em quando, porém não numa taxa de sucesso de convença os céticos, como todas as outras pesquisas feitas na área já tiveram sucesso para mostrar algo que por mero acaso não aconteceria né? Mas o problema para quem precisa de aprovação da ciência sempre será a repetibilidade. 

Mas para ganhar uma grana já serve. 

• Like 1

Eu até pensei nisso, mas descartei porque não é uma máquina que induz a estados alterados de consciência.

Ela faz um "bingo" de palavras manda pra uma pessoa e depois encaminha pra outra... então, não vejo lá muito vantagem numa máquina dessas, se não for pra fins científicos.

Mas não sei, Vai que ele tem um curinga na manga e que isso foi só pra pra chamar atenção para um outro projeto dele.

• Like 1