Thiago Rocha Posted December 26, 2024 Report Share Posted December 26, 2024 Falando sobre questões de consciência... o que vocês acham de autocobrança? Até que ponto é exagero, ou relaxo? Hoje em dia... se vive em rotinas tão pesadas que, sentimos culpa por não fazer nada, mas até quando isso é verdade? Qual a dosagem certa dessa cobrança? O que é ser leve com você mesmo? Até quando isso não prejudica? Alguém aí passa ou já passou por algo parecido? 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Jude Posted December 26, 2024 Report Share Posted December 26, 2024 Eu sempre fico sentindo que estou perdendo tempo quando fico sem fazer "nada". Como se eu tivesse que estar sendo útil, estudando ou trabalhando. Sempre vem no pensamento que tenho que aproveitar essa encarnação Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ashram Posted December 27, 2024 Report Share Posted December 27, 2024 4 horas atrás, Thiago Rocha disse: Alguém aí passa ou já passou por algo parecido? rapaz, isso se ajusta bem no meu caso. Me cobro demais quando eu cometo um erro, ou quando o outro erra feio. Não sei explicar até quando isso continua se repetindo, mas é bem comum em personalidades rígidas. É algo que só pode ser superado fazendo análise com um profissional! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sidinei Posted December 27, 2024 Report Share Posted December 27, 2024 Penso que autocobrança pode te estagnar em vez de te fazer evoluir. O que você fez não pode ser mudado e o futuro é uma página em branco. Será que se auto cobrar, infligir sobre si sofrimento, pode te fazer melhor? Acho que não. Penso que o melhor é se concentrar no agora e fazer o melhor que puder no momento presente. Eu espero que eu tenha sido suficientemente claro. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ashram Posted December 29, 2024 Report Share Posted December 29, 2024 Em 26/12/2024 at 22:12, Sidinei disse: Penso que o melhor é se concentrar no agora e fazer o melhor que puder no momento presente. muita verdade isso. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Sidinei Posted December 29, 2024 Report Share Posted December 29, 2024 Talvez, só talvez, a iluminação real seja um processo acumulativo, e assim, não normalmente acontece do dia pra noite. Tem umas coisas que estou refletindo novamente, agora, com 50 anos. Quando tinha 18 anos compus uma música de certa maneira um pouco mais profunda do que eu poderia entender naquela idade. Vou recitar aqui parte dela: “ É tudo ilusão, nada do que vemos é real, nada do que temos é realmente palpável, são apenas sombras no espaço. “ Por que citei isso? Penso que a iluminação não se encerra em um momento. O crescimento é gradual e você sempre estará trazendo luz sobre as suas sombras. Acho que sempre haverá espaço para nos iluminarmos mais e mais. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Joe Posted December 29, 2024 Report Share Posted December 29, 2024 Cobranças geram muitos problemas. Boa parte das doenças psicossomáticas são devido ao stress que é fruto dessa autocobrança ou cobrança de terceiros. Se realmente conseguíssemos fazer o que é necessário não precisaria de cobrança alguma, somente ação. O segredo que sempre vi na prática é conseguir realizar as coisas com a mente calma, serena e atenção plena. Isso é praticamente é kung fu. Um estado almejado mas não utópico. Bons profissionais demonstram isso no cotidiano. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts