Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

O que é pensamento?

Recommended Posts

no meu ponto de vista existe 2 forma pensamento uma que são os pensamentos intrusos, pensamento que não são nossos ou seje pensamentos que são dos ambientes ou das pessoas ao redor e o outro são provenientes de nós podendo ser do consciente das vivencias que tivemos no decorrer da nossa existência física ou do inconscientes proveniente de fatos e acontecimentos o qual não nos lembramos com nossa mente racional

• 2 weeks later...

parece ter um pouco a ver com a pergunta.

"QUE SOU EU?
...

Somos idênticos à nossa faculdade de pensar? Não, porque podemos observar o processo do pensamento; os pensamentos vêm e vão e somos mais que esses pensamentos transientes. Não somos também idênticos a nosso intelecto e capacidade de raciocínio, pois podemos utilizar a ambos como instrumentos. Assim como um homem pode falar de "meu casaco" e "meu carro", da mesma forma pode dizer "meu corpo", "meu intelecto", e "meu sentimento". Fala dessas coisas e faculdades como  pertencentes a ele e como fazendo parte dele, mas não se identifica com elas, não mais do que com suas posses. O homem sabe intuitivamente que é mais do que seu corpo mutável, mais que seu intelecto, mais que seus pensamentos fugazes, e mais que suas incertas emoções. Sente que há algo profundo em sua personalidade, que permanece constante mesmo com a passagem do tempo e em meio às sucessivas mudanças. A medida que se analisa, rejeita faceta após faceta até que finalmente reste a noção "eu". Este sentido de "eu" não pode ser racionalizado. Durante toda sua vida, o sentimento "eu" permanecerá o mesmo. E a esse "eu" que tudo acontece, e é ele que sente, fala e age. O sentimento "eu" persiste mesmo durante os sonhos. Permanece
constante durante o desenvolvimento físico e mental do homem, desde a tenra infância até a maturidade. É o único aspecto permanente de seu ser, e quando todas suas ações são analisadas, descobre-se que o "eu" é o principal atributo do homem; o "eu" é o principal em seus pensamentos e considerações, e tudo gira em torno desse pensamento central: "eu". Não importa o que aconteça, o homem sempre sente esse "eu".

"

achei nesse livro:

Eu tive somente 1 experiência que me esclareceu sobre isso, embora seja pouco foi mt impactante.

Foi em uma projeção onde eu tava em um grupo de meditação, quando eu fiquei lúcida e questionei a orientadora falando "E como a gente vai crescer só meditando e sem movimentar as energias?"

Ela mandou a gente ficar em uma posição e meditar, e quando fiz eu entrei em estado alterado e senti que algo iria rolar comigo, fiquei imóvel e então ela se aproximou e direcionando minha cara pro chão foi me aprofundando no transe e falando "veja, veja, veja" e eu tive a experiência do corpo mental/analítico.

Profundamente internalizada em mim eu tive um pensamento e uma voz que sabia que era eu, minha, mas aparte da minha personalidade humana, analisou com profunda precisão enquanto me mostrava as cenas frutos daquele pensamento/dúvida, falava uma voz feminina diferente do meu timbre de voz desse corpo físico mas totalmente livre ou ausente dos frutos das personalidades, era livre de qualquer preconceito, dogmas, culturas, filosofias, etc, era uma voz totalmente analítica que analisava a situação sem filtros de personalidade, falando tudo na lata. E você sente que aquela análise tá correta HUEHEUHEUHEU, não tem pra onde correr.

Acredito que era o que chamamos de corpo mental, embora naquele tempo eu pensei q se tratava do corpo causal por tá aparte da minha mente com personalidade, mas analisando melhor é mais preciso chamar de corpo mental/analítico, já que o causal é seria algo bem diferente de uma mente.

E quem eu sou? o pensamento?

O pensamento é fruto da personalidade, não algo que já carrega um conhecimento analítico profunda capaz de analisar questões complexas com precisão, como o corpo mental. 

Esse corpo mental acredito que é desenvolvido conforme nossa caminhada pela evolução da consciência, então não que se um animalzinho sem a mente racional não tenha um corpo mental, ele tem, só não tá desenvolvido, mas em processo de desenvolvimento. Que é o que vai possibilitar ele de ter essas análises precisas no futuro usando esse corpo de análise. 

Ele não faz parte do pensamento, já que o pensamento, pelo menos pelo o que eu observo, faz parte da personalidade.

E a gente não deve ficar demonizando a personalidade como algo ruim, a nossa só não é "solar" o bastante ainda. Então o pensamento só faz parte do "pacote" de quem somos, que é algo bem maior e bem mais complexo e interdependente.

• Like 2

12 horas atrás, Ayla disse:

o pensamento só faz parte do "pacote" de quem somos, que é algo bem maior e bem mais complexo e interdependente.

o robert monroe fala sobre isso:

“Geralmente parece que a mente consciente (ou a totalidade do indivíduo) passa gradativamente por um processo de aprendizagem. Rememorando: o efeito é uma adaptação evolucionária e aceitação da mente consciente quanto a uma porção relegada de um todo. O total uma fusão uniforme de consciente, inconsciente e supermente (ego transcendente?), todos plenamente a par dos outros. Contudo, esse amálgama só é eficaz no segundo estado. Se tiver continuidade no meio ambiente físico, o efeito só é notado em nível limitado.”

“supermente: processo de pensamento e parte do ego geralmente não acessíveis ou inteiramente apreendidos pela mente consciente.”

• Thanks 1

5 horas atrás, Ayla disse:

foda, não sabia q ele falava disso ^^

pois e, parecido c seu relato; talvez na meditação se acesse esse eu mais sabio; acho q é o q chamam de eu superior; tb li q com a ausencia de pensamentos, na meditação, se chega a um estado de conexão com o todo.

• Like 1

bem interessante tb o q diz o livro “um curso em milagres”:

Do conhecimento e da percepção surgem respectivamente dois sistemas de pensamento distintos que são opostos em todos os aspectos. No domínio do conhecimento, nenhum pensamento existe à parte de Deus, porque Deus e Sua Criação compartilham uma Única Vontade. O mundo da percepção, no entanto, é feito pela crença em opostos e vontades separadas, em perpétuo conflito umas com as outras e com Deus. O que a percepção vê e ouve parece ser real porque ela só permite que entre na consciência o que está de acordo com os desejos de quem está percebendo. Isso leva a um mundo de ilusões, um mundo que precisa de defesa constante, exatamente porque ele não é real.

Quando foste aprisionado no mundo da percepção, foste aprisionado num sonho. Não podes escapar sem ajuda, porque tudo o que os teus sentidos te mostram apenas testemunha a realidade do sonho. Deus forneceu a Resposta, o único Caminho para a saída, o verdadeiro Ajudante. A função da Sua Voz, Seu Espírito Santo, e ser o mediador entre os dois mundos. Ele pode fazer isso porque, se de um lado conhece a verdade, de outro também reconhece as nossas ilusões, mas sem acreditar nelas. A meta do Espírito Santo é ajudar-nos a escapar do mundo de sonhos ensinando-nos a reverter nosso pensamento e a desaprender nossos erros. O perdão é o grande instrumento de aprendizado do Espírito Santo para realizar essa inversão do pensamento. No entanto, o curso tem a sua própria definição do que e realmente o perdão, assim como ele define o

Milagres são exemplos do pensamento certo, alinhando as tuas percepções com a verdade tal como Deus a criou.

Milagres são pensamentos. Pensamentos podem representar o nível mais baixo ou corporal da experiência, ou o nível mais alto ou espiritual da experiência. Um faz o físico e o outro cria o espiritual.

Um milagre e uma correção introduzida por mim (a voz que narra o livro, o Cristo) num pensamento falso. Age como catalisador, quebrando a percepção errônea e reorganizando-a adequadamente. Isso te coloca sob o princípio da Expiação onde a percepção é curada. Até que isso tenha ocorrido, o conhecimento da Ordem Divina é impossível.

outra analise do monroe:

"Suplantando tudo surge uma lei principal. É o Local 2 (plano astral) um estado, um modo de ser onde aquilo que rotulamos de pensamento é a mola mestra da existência. É a força criativa vital que produz energia, agrupa “matéria” num formato, e fornece canais de percepção e comunicação. Suspeito que o próprio eu ou alma, no Local 2 nada mais é do que um vórtice ou uma deformação organizada nessa regra fundamental. O que você pensa é o que você é."