Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Os Gnósticos.


Recommended Posts

Este topico e bem velho, mas ja que cruzei com ele, achei pertinente dar alguma opiniao sobre o tema:

A QUESTÃO DO SANGUE estar ligado a o karma é óbvia quando se analisa a questão dos defeitos genéticos.

Creio que todo mundo na área espiritualista concorda que uma pessoa que nasce com problemas físicos está é sofrendo um tipo de repercussão kármica. Isso é uma conseqüência extrema de um efeito psicossomático, ou seja: em função de determinados traços psicológicos intensos, a própria intensidade dessas características tende a gerar desequilíbrios energético que afetam o correto funcionamento dos chakras e sistema energético como um todo. Isso gera, digamos, nódulos no corpo etérico, que tendem a afetar seu funcionamento, e isso pode repercutir na formação do novo corpo, quando da reencarnação, produzindo irregularidades na forma ou funcionamento (propensão a certas doenças) desse novo corpo, que são detectadas pela ciência como defeitos genéticos.

Portanto, nesse casos extremos podemos ver que o sangue transporta sim a informação kármica. Porém isso não parece tão óbvio quando se trata de situações kármicas que não produzem deformações, daí surgindo a impressão de que sangue e karma nada teriam a ver com o outro. Culpar traços genéticos da família não resolve o problema, pois como se sabe, as famílias também são formadas pelo agrupamento de pessoas que precisam passar por experiências espirituais específicas, logo, o karma joga um papel importante na formação da família e portanto do patrimônio genético, defeituoso ou não. É por isso que a doação de sangue ou transplante de órgão entre membros de uma mesma família não teria MAIORES repercussões kármicas já que essas pessoas já compartilham de um karma em comum.

...............................

COM RELAÇÃO AO HOMOSSEXUALISMO, a atitude da gnose é compreensível devido ao foco na magia sexual e ao trabalho com a polaridade energética dos corpos. No entanto, a questão não parece ser tão “simples”, pois a atitude do fundador, Samael Aun Weor, e de seus continuadores, é bem agressiva quanto aos homossexuais.

Eu já fui instrutor na Gnose, e essa atitude “oficial” da gnose em relação aos homossexuais sempre me incomodou um pouco. Entendo e concordo com o aspecto técnico da coisa, ligado a prática da magia sexual. Ou seja: se você precisa contratar um datilógrafo (digitador), um pessoa sem as mãos não lhe teria utilidade alguma. Logo, não se trata de preconceito, mas de pragmatismo. Mas há atitudes muito mais agressivas aos homossexuais dentro da filosofia gnóstica, o que me parece apenas fruto dos próprios preconceitos do fundador, que nasceu em 1917 e portanto teve sua personalidade formada numa época antiga.

Obviamente, se encarnamos com corpos diferentes, homens e mulheres, é porque precisamos experimentar a encarnação usando configurações energéticas diferentes, logo, não conseguir “funcionar” adequadamente de acordo com a polaridade do veículo que lhe foi designado nesta encarnação, indica sim algum tipo de “desalinhamento”. No mínimo uma extrema identificação com o corpo de uma encarnação anterior, o que não é saudável, pois não somos um corpo, não há porque confundir tão ferrenhamente sua identidade com ele, ainda mais de um corpo passado. Não querer enxergar isso é tentar tapar o sol com a peneira.

Agora....deduzir daí que um homossexual seja, em algum sentido, inferior a um heterossexual, é, a meu ver, exagerar a importância desse desalinhamento. Se estamos encarnados, temos todos algum tipo de desalinhamento, alguns mais suaves, outros mais graves, e embora alguém possa se achar no direito de colocar esses desalinhamentos numa escala, definindo quais são os menores desalinhamentos e quais os maiores, essa atitude talvez revele que quem faz isso é, no mínimo, culpado de crueldade para com o próximo.

Como instrutores da gnose, a partir de uma certa época, recebemos um orientação do coordenador internacional para não mais permitir que homossexuais freqüentassem a fase A do curso, que ERA PÚBLICA. Na prática, isso significava que qualquer bêbado de rua poderia entrar e assistir a qualquer conferência da fase A, composta de 50 aulas, mesmo entrando no final do temário, e nós, instrutores, deveríamos dar aulas de recuperação para essa pessoa, mesmo se ela chegou na conferência 49, até que ela tivesse todas as 50 aulas, mas que deveríamos rejeitar um homossexual de sequer ter acesso a essas 50 aulas, onde teria a chance de entender o porque de a gnose condenar o homossexualismo.

Nenhum dos instrutores do meu núcleo jamais seguiu essa orientação, por acha-la absurda, por se tratar de uma FASE PÚBLICA E ABERTA A QUALQUER UM. JÁ A FASE B do curso, que não era pública, tinha sim várias restrições a quem pretendesse seguir adiante, logo, deixávamos claro na entrevista de passagem que não seria permitido o ingresso de pessoas que não se enquadrassem nas características listadas, e entre elas o homossexualismo era UMA DAS RESTRIÇÕES, mas nesse ponto, após 6 meses de fase A, o sujeito já teria entendido o motivo dessa e de outras restrições, e tido chance de repensar sua posição tanto nessa questão quanto nas outras.

Portanto, falo isso para que aqueles que simpatizam com a gnose não se iludam: a gnose é totalmente ANTI-HOMOSSEXUALISMO, E SE POSICIONA DURAMENTE NESSE PONTO.

Quem quiser torcer o nariz para a gnose por causa disso, que o faça, mas convém lembrar que as regras que valem para grupos isolados (religiões, seitas, crenças) não tem nenhuma relação com as regras que valem para a sociedade em geral. É o caso, por exemplo, da discussão sobre casamento de homossexuais. O casamento é um contrato civil cujo objetivo sempre foi regular a questão patrimonial, logo, não poderia jamais haver qualquer restrição a isso na sociedade civil. Outra coisa bem diferente é essa sociedade civil, que ignora e menospreza os conceitos religiosos, se achar no direito de exigir que esta ou aquela religião aceite o casamento RELIGIOSO de homossexuais, o que, em geral, contraria frontalmente a própria base dessa religião. Uma religião não precisa seguir os rumos que a sociedade civil segue, ela precisa definir claramente sua visão e seus objetivos e manter as portas aberta para quem se alinha COM ELES, e quem não se alinha, que procure outras opções. Felizmente a sociedade é rica em opções.

Grupos ditam suas próprias regras, e o objetivo é exatamente selecionar certos tipos de pessoas. É como o esporte competitivo: se você quer ser atleta olímpico mas seu corpo não suporta a intensidade dos treinos, não ‘e a metodologia dos treinos que mudará, é você que não teve a sorte de nascer com um corpo que agüente o tranco. Resta procurar outros interesses na vida, não menos nobres, e não perder tempo se sentindo rejeitado por este ou aquele grupo.

Mas é sempre bom tentar entender porque este ou aquele grupo tem as exigências que tem. Atribuir a toda e qualquer exigência o rótulo de preconceito é querer uma igualdade entre os humanos que só existe na falácia da “democracia”. Não há duas pessoas iguais, logo, as pessoas se reúnem por interesses e habilidades que tem em comum. Só o “cidadão”, personagem fictício da sociedade democrática, é assexuado e igual ao outro “cidadão”, porque o direito ao voto (dar poder a alguém) é o nivelador geral.

Em todo o resto há critérios seletivos, e portanto, muita exclusão.Faz parte da vida na terra, que nos froca a todos a dividir o mesmo espaco, depois a gente morre e cada fica convivendo com seus iguais, sem esses conflitos.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Acho Gnose interessante, tem textos bem sérios que provem de estudos RC, mas o que discordei e achei até certa distorção dela é aquela de Samael Aunweor em que ele começa a botar preconceitos da cabeça dele e outras maluquices em relação a alquimia e magia sexual, algumas psicologias, inferno, e até karma, etc. (o que já vira uma farsa de Gnose)

Alguem com algum conhecimento de outros livros bons e do astral consegue filtrar bem as coisas de Samael AunWeor.

Link to comment
Share on other sites

maluquices em relação a alquimia e magia sexual

Não sei exatamente a qual maluquice você se refere, mas o Samael não inventou nada novo, o que você provavelmente pode considerar maluquice em relação a alquimia a magia sexual tem apoio em CERTOS ramos da cultura do Tantrismo bem como no Taoísmo, e também nesse a magia sexual é identificada com a alquimia. E se alguém aqui gostar de Paulo Coelho, no livro dele o ALQUIMISTA tem umas imagens bem sugestivas do livros da idade média. Tem que ser bem imaginativo para olhar aquelas estampas e acreditar que alquimia era só química da idade média.

, algumas psicologias, inferno, e até karma, etc. (o que já vira uma farsa de Gnose)

A psicologia da gnose vem toda do Gurdjieff,e historicamente todo mundo sabe que o que Gurdjieff ensinava veio da gnose primitiva, nos ramos que se espalharam pelo egito e oriente médio.

Mas nada disso é muito parecido com a gnose cristã, do pouco que chegou até nós, e pelo pouco que sei nada tem a ver com "gnoses mágicas", tipo Papus ou Crowley, porvavelmente mais derivadas do Simão o Mago, personagem erroneamente identificado como gnóstico nos evangelhos, mas que era apenas um "mágico"

A parte do inferno também vem do Gurdjieff,e portanto da gnose, pois o ensino do Gurdjieff já falava, de passada , das dimensões regidas por mais de 48 leis, e portanto abaixo da dimensão física.

Karma, como conceito, é oriental, não sei se havia alguma base na gnose anterior a do samael tratando de karma, mas gnose é muito mais sinônimo de esoterismo do que de cristianismo, e no esoterismo todos os gatos são pardos, afinal são apenas as manifestações externas (religiões) do esoterismo que precisam ser adaptadas a cada povo ou época, para que esse ensinamento seja mais palatável. Deve ser por isso que o Gurdjieff se referia ao seu ensinamento tanto como Cristianismo esoterico, como Budismo esoterico, e portanto o karma passa a não ser um conceito estranho a gnose, portanto não caracterizando uma farsa de gnose.

Link to comment
Share on other sites

De fato ele não trouxe nada de novo, o que me refiro foi as preconceitos da cabeça dele sim e coisas sim que sairam da cabeça dele. Enquanto eu lia os livros dele conseguia sentir sim uma posição de querer enfiar as coisas goela abaixo.

Ah sim, aquele "jeitão"...

É, eu também nunca gostei disso. Mas parece ser coisa dos tais "mestres do raio da força" que é como ele chama.

Encontrei esse mesmo problema em textos atribuídos ao tal Mestre Morya (não da gnose, mas material canalizado por outros, sob a bandeira de “mestres ascensionados”) , supostamente também um “Mestre do Raio da Força”.

Devido ao trabalho de Jesus e dos grandes vultos do cristianismo, fomos tão mais influenciados pela forma de comunicação dos mestres do “Raio do Amor” que esquecemos que essa forma de ver as coisas não é a única, e estranhamos as manifestações desses outros “Raios”.

Link to comment
Share on other sites

Algo que achei muito maluco quando estava lendo a Revolução de Belzebuth de Samael, é quando ele começa a acusar a AMORC, cheio de teorias conspiratórias contra a AMORC rs, até ri.

Eu faço parte da AMORC e concerteza o Samael viajou na mayonese com força quando escreveu aquilo :lol:

Link to comment
Share on other sites

Algo que achei muito maluco quando estava lendo a Revolução de Belzebuth de Samael, é quando ele começa a acusar a AMORC, cheio de teorias conspiratórias contra a AMORC rs, até ri.

Eu faço parte da AMORC e concerteza o Samael viajou na mayonese com força quando escreveu aquilo :lol:

Sobre a questão de invocar o guardião do umbral e, oa invés de enfrentá-lo, "jurar fidelidade" ou algo assim, né?

Um colega meu que começou umas lições da AMORC disse que tinha algo assim nas monografias, mas não perguntei mais detalhes.

Link to comment
Share on other sites

Sim. O guardião do umbral é citado sim desde a primeira monografia do primeiro grau se me lembro bem.

Mas ele é tratado de forma semelhante de como o Samael o trata.

Tanto que é um termo rosacruz comum perguntar sobre cruzar o umbral ou se a pessoa se deparou com o guardião do umbral...

Não tem nada de virar escravo do guardião do umbral. Isso é coisa de satanistas da internet :lol:

Os escravos servirão!

Link to comment
Share on other sites

Sim. O guardião do umbral é citado sim desde a primeira monografia do primeiro grau se me lembro bem.Mas ele é tratado de forma semelhante de como o Samael o trata.

Mas então esclareça pra nós. No texto abaixo o Samael afirma que existe este procedimento nas monografias da AMORC. O procedimento não existe, estaria deturpado pelo Samael, ou o Guardião para vocês é outra coisa?

...............

O Necromante da Escola de Sodoma roga ao Guardião do Umbral para que apareça no espelho e uma vez feita a visão o candidato fica escravo do Guardião do Umbral e convertido em Mago Negro.

O ritual de primeiro grau da Escola Amorc da Califórnia é o crime mais monstruoso que se tem cometido contra a humanidade. O discípulo olhando o espelho invoca o monstro do umbral com estas nove perguntas que faz a si mesmo:

1ª. Desejaríeis conhecer o mistério de vosso ser?

2ª. Escutaríeis a voz que responde?

3ª. Existirá dúvida entre vós e o vosso Eu Interior?

4ª. Conheceis o Eu Interior? (O Guardião do Umbral.)

5ª. Já ouvistes falar da Consciência?

6ª. Sabeis que a consciência é a voz interna e que fala quando se lhe dá oportunidade de fazê−lo?

7ª. Dareis à consciência liberdade para que vos fale?

8ª. Sabeis que vossa consciência é o vosso Guardião e, portanto, o

Guardião deste Sanctum?

9ª. E sabeis que este Sagrado Guardião estará sempre presente neste Sanctum para guiar−vos e proteger−vos?

Essas perguntas se faz ao ingênuo discípulo e depois de recitar alguns outros parágrafo de Magia Negra ante o espelho, diz: “Ante meus Fratres e Sórores e em presença do Guardião do Sanctum proclamo que me aproximei do Terror do Umbral e que não tive terror por minha alma. Agora sou um morador do umbral. Purifiquei−me e tenho ordenado a meu verdadeiro Eu (o

Guardião do Umbral) que tenha domínio sobre meu corpo físico e minha mente”.

Assim, o ingênuo discípulo fica convertido em mago negro, escravo do Guardião do Umbral e das trevas. Este ritual de Magia Negra, adaptada hoje ao século 20, é antiqüíssimo.

.................

Link to comment
Share on other sites

É coisa do Samael mesmo, por algum motivo ele odiava a AMORC.

Guardião do umbral não é o Self para nós. Tanto que é citado mais de uma vez sobre alcançar a consciencia cósmica, ou seja, união com Deus, com o Ser/Self/SAG/Espirito, seja qual for o nome que você dá.

Guardião do umbral é encarado como a parte ruim de nós, nossos medos, barreiras, etc.

Existe sim essa de estar diante dos fraters e sorors e até de uma energia guardiã, mas nada de Guardião do umbral como sendo essa coisa ai falada pelo Samael.

Até botei no google pra ver se achava algum R+C da AMORC que falou algo sobre isso, mas acho que se algum leu, deve ter rido ou ficado "LOL?!" e nem saiu falando ou atacando como Samael fez contra a AMORC.

Arriscado e cilada é sair por ai fazendo rituais de magia tacados na internet de blogs estranhos, sites "satanistas", etc...

Agora a AMORC, Samael? Por favor ein :roll:

Link to comment
Share on other sites

É coisa do Samael mesmo, por algum motivo ele odiava a AMORC.

A AMORC sempre sofreu muitas criticas, mas acho que e porque ela e a versao americana da ordem rosacruz, e os europeus nunca engoliram muito bem as versoes americanas de nada.

O samael foi aluno do Krum-Heller, que veio da O.T.O se nao me engano, e ai ja cruzou caminhos com o Crowley, que veio da G.D, que afinal veio da Rosacruz....entao acho que e o velho atrito de "minha ordem e mais legitima que a sua" , eles adoram brigar por isso.

Um problema com ele e que ele nao cita direito as fontes de nada, para a gente conferir. Ele diz que esta na monografia do primeiro grau.

Eu, como nao tenho acesso a esse material, nao posso saber se ele citou certo. Uma amigo meu que fez algumas licoes iniciais e frequentava um grupo aqui da minha cidade dizia que aquilo estava sim na monografia,e em contou ate uma visoa que teve de um templo, olhando no espelho, mas eel semrep foi muito sgestionavel...

Eu como nunca vi essa monografia, nao posso afirmar. Se voce e da AMORC e diz que nao esta, entao nao esta, ou eles mudaram, (esse livro do Samael e de 1952 ou 56), ou nunca esteve la mesmo.

Sobre essas diverngencias de ordens, ten um pouco desse nhenhenhem aqui:

Afirmar que a FRA divulgava publicamente, e em época anterior a 1962, a Lei de Thélema é mostrar total ignorância (e muitas das vezes má fé) dos fatos e desconhecer o ambiente em que a sociedade brasileira vivia naqueles tempos no tangente ao esoterismo. A FRA, fundada por Krumm-Heller (Frater Huiracocha), adotava, é verdade, a Lei de Thélema; mas isto era feito de maneira bastante velada, distorcida e restrita ao ambiente de membros iniciados em graus mais elevados. Tanto isto é verdade que os rituais iniciáticos dos três graus daquela fraternidade ‘rosacruciana’, reportavam-se à Thélema de maneira muito sutil e, em sua totalidade, permaneciam dentro dos padrões maçônicos osirianos. A revista GNOSE, editada há vários anos pela FRA, era distribuída (ou vendida, não sei ao certo) somente a membros reconhecidamente iniciados na organização. Pelo menos foi o que me informou um antigo membro da FRA, o Senhor P.(infelizmente o Sr. P. faleceu recentemente). Se alguns exemplares desta publicação foram encontrados em alguma livraria ou sebo de nossa cidade, é porque quem os possuía (fosse o possuidor original, ou algum parente herdeiro deste) desejou desfazer-se deles. Eu mesmo possuo alguns exemplares editados entre 1949 e 1973. Comprei-os num sebo existente na Rua República do Líbano, há alguns anos atrás. Por coincidência em um deles encontrei um poema de Marcelo Ramos Motta, atestando que, de fato, meu falecido Instrutor fora um iniciado daquela Fraternidade.

Os dirigentes da FRA temiam tanto que ficasse evidente a ligação da FRA com Thélema, ou mais especificamente com Therion (Aleister Crowley) que, um retrato de Crowley, exposto aos olhos públicos nas dependências da Ordem (por volta de 1948), foi retirado. Um dos antigos membros da FRA contou que, certo dia, logo após sua iniciação, tendo comentado a respeito do retrato com um membro mais antigo, este lhe dissera, demonstrando surpresa ante a pergunta, que aquele era o retrato de THERION, um dos mestres mais importantes da fraternidade. Pareceu assombrado de ver este novo membro tão ignorante a respeito e, repentinamente, não quis mais falar do assunto.

Aos que interessa encobrir a ligação de Crowley com a FRA, dizendo que esta ligação jamais existiu, transcrevemos aqui as próprias palavras de Krumm-Heller em “Logos Matram e Magia” - Ed. Kier S.A. - 1990: “Al iluminado maestro del invisible cuyo nombre no se debe estampar, a los maestros Basilides, Perdurabo y Recnartus...”. ora, Perdurabo não é outro senão o próprio Crowley, que usou este moto mágico em sua passagem pela Golden Dawn.

Ao morrer, Krumm-Heller legou a FRA a seu filho Parzival Krumm-Heller. Entretanto, o Ramo da FRA Brasileira negou-se a aceitar Parzival como líder mundial da Ordem. Nisto seguiu a linha de pensamento de S.Clymer e Samael Aun Weor.

Fonte:http://www.astrumargentum.org/arquivos/ht/ensaios/thor_1.htm

Link to comment
Share on other sites

Thelema foi demonizada demais, o jeito que o Crowley escreveu as coisas é até meio provocador com essa gente que sai chamando os outros de magos negros e os crentes. Tanto que ele se denominava a Besta 666 para a mídia por provocação e piada mesmo.

Mas de "coisa do capeta" haha, Thelema não é isso não. :twisted:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Olá, deixando claro que ainda não pesquisei sobre os gnóticos, tenho a impressão de haver certos conceitos religiosos... Baseando-me neste video:

Do qual quem o postou é um cristão gnóstico e a musica é Gnósis Cristã.

Como eu disse ainda não pesquisei sobre os gnóstico e ainda não li o 1º post por completo, porém, pela rápida lida que fiz... Não seria melhor ser adepto a Teosofia?

A Teosofia é um corpo de conhecimento que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência. Embora essa afirmação não seja reconhecida universalmente, mas apenas por simpatizantes do ocultismo, pois creem que tanto hoje como na antiguidade, a Teosofia se constitui na sabedoria universal e eterna presente nas grandes religiões, filosofias e nas principais ciências da humanidade,[1] e pode ser encontrada na raiz ou origem, em maior ou menor grau, dos diversos sistemas de crenças ao longo da história.

Wikipedia

Link to comment
Share on other sites

A Teosofia é um corpo de conhecimento que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência. Embora essa afirmação não seja reconhecida universalmente, mas apenas por simpatizantes do ocultismo, pois creem que tanto hoje como na antiguidade, a Teosofia se constitui na sabedoria universal e eterna presente nas grandes religiões, filosofias e nas principais ciências da humanidade,[1] e pode ser encontrada na raiz ou origem, em maior ou menor grau, dos diversos sistemas de crenças ao longo da história.

Essa e tambem a definicao de Gnose, que e sinonimo de esoterismo, que e o conhecimento que da entendimento e as ferramentas para o homem mudar a si mesmo na direcao do desenvolvimento integral, que pode ser expresso como a uniao entre eu inferior e eu superior, ou encarnar a divindade em si, ou Uniao com Deus, ou atingri a perfeicoa ou imortalidade ou o que for de leve do homem ao "super-homem".

Quando o povo de uma regiao nao tem condicoes de entender esse conheciento, entao se cria um pacote simplificado de regras e conselhos, chamado religiao. Quando ha pessoas maduras o suficiente para entender mais a fundo, surgem as escolas de misterios, ou escolas esotericas.

Como a psique e o corpo do homem e basicamente a mesm,a em qualquer epoca ou pais, esse conjunto de conhecimentos e ferramentas e comum a todas as epocas e racas, por isso o esoterismo que esta por tras de todas as religioes e muito similar e nao faz sentido ficar discutindo qual linha e melhor, porque em geral so trocam os nomes das coisas, para se fingirem originais e atrair seguidores. As diferencas residem mais nas religioes, porque dependendo do nivel geral do povo que a recebe, ela tera que ser adaptada a ele, e ficara para semrep congelada naquele estagio, porque a religioao smerpe sera conservadora, ja que quem nao ocmpreende o que faz nao pode alterar nada, sob pena de estragar tudo.

Ja o esoterismo esta em constante adaptacao e avanco, cada nova escola surge , em geral, como resultado da investigacao pessoal de um suejeito "superdotado" em alguma area, o que faz com que ele destaque a importancia daquela area para seus seguidores, e os treine com mais competencia naquela area que foi a que ele proprio se desenvolveu mais.Esse sujeito descobre novas fornteias, novos metodos, e passa a propaga-los.

Nesse sentido, a melhor escola esoterica em geral sera a mais moderna, tanto porque fala a linguagem do sue publico ,quanto porque seu fundador ja deve ter tido tempo de separar o lixo e as fantasias dos seus antecedentes e achar algo novo.

A propria Teosofia surgiu como uma ordem magica, nos moldes da Golden Dawn, que era um ordem rozacruz. Mas depois a Blavatsky mudou de inclinacao, porque a India estava muito na moda naquela epoca, e a Teosofia acabou sirgindo como uma "revelacao" de um conhecimento que unia oriente e ocidente.

As tradicoes ocultistas ocidentais estavam morrendo, o Eliphas Levy foi quem deu um gas no assunto, com seu Dogma e Ritual da Alta Magia, em 1854. Entao parece que a Blavastky resolveu investir seu tempo em algo que atraisse mais o interesse do publico, e orientalismo era a febre na europa naquela epoca.

A propria Golden Dawn surgiu como uma especie de CTG. Sua proposta era defender a cultura ocidental contra essa invasao de conceitos orientais, como se dizendo: Para que buscar em outras terras um ensinamento oculto que sempre tivemos? E para valorizar essa cultura oculta apagada pelas perseguicoes da igreja, recuperou das cinzas muita coisa. Ate hoje se especula como e de onde eles tiraram tudo aquilo, que constituiu a base para oressurgimento do ocultismo ocidental, de modo que praticamente tudo hoje que existe, em termos de escola esoterica ou linhas magicas, saiu ou adquiriu nova vida devido a Golden Dawn. Gnose, Thelema, AMORC, Rosacruz mais moderninha, O.T.O, Wicca e ate os papinhos de "anjo guardiao" que circulam pelos movimentos New Age.

Mas tudo isso foi resgate apenas, porque sempre foi a mesma tradicao que viajou os seculos:

A gnose, como esse conhecimento esoterico mais geral, veio da Persia, se uniu ao conchecimento dos gregos na epoca de Alexandre, e germinou no Egito, gerando o Hermetismo, que deu origem ao Neoplatonismo, contemporaneo do inicio do cristianismo, e ao Pitagorismo, ao mesmo tempo em que nascia a Cabala entre os Judeus.

Na renascenca, que foi um periodo intelectualemnte muito efervescente, os caras juntaram a cabala com suas fontes originais, o Neoplatonimso e o Hermetismo, tudo misturado com o Cristianismo ( que tambem era,na origem, egipcio, porque apenas na cultura egipcia voce tinha o conceito de ressurreicao fisica dos mortos. Quando os judeus sairam do egito, levaram junto esse conceito)

Com a reforma da ireja e o protrstantismo virando a vanguarda do pensamento espiritual, as ordens esotericas adeiram e surgiram os rosacruzes, que eram basicamente uma mistura de tudo isso feita por membros protestantes. A maconaria e mais ou menos da mesma epoca, segundo as fontes oficiais, mas todas essas ordens seguem uma liha de ensinamento ininterrupta ate onde e impossivel determinar. Ela estao bebendo numa base de conhecimento pra la de pre-crista, apenas vao adicionando novos temas ao que ja sabem, sendo modernas quando do seu surgimento, mas virando uma curiosidade historica poucas decadas depois, algo muito parecido com religiao, poretegendo mais a tradicao do que a livre-investigacao.

Uma ordem jovem pode ter ainda em seus lideres pessoas que sao capazes de investigar as coisas nas fontes, assessorar os alunos, acender neles o estimulo plea busca pessoal, e responder as duvidas dos que ainda nao tem condicao de achar as respostas sozinhos, sempre adaptada as exigencias dos tempo modernos. Ja de uma ordem antiga, apenas de aproveita o corpus teorico, raramente eles fazem mais do que repetir o que ouviram outros repetirem....

A Dion Fortune dizia algo que resume bem isso:

Embora o contato com o plano interior seja o núcleo vital, qualquer organização estará numa situação muito medíocre se não tiver algum corpo de conhecimento mundano de onde possa retirar informações. Os sistemas ocultos são demasiadamente complexos e demasiadamente detalhados para que o seu discernimento psíquico seja uma questão prática.

Muito embora disperso e escondido, existe um grande corpo de tradição, e o estudante, cujo olho interior está aberto, pode penetrar a sua significação enquanto o estuda. Se ele tem por objetivo ser um iniciador e treinar estudantes, é necessário que possa sistematizar este conhecimento e reduzi-lo a um sistema inteligível; o valor de uma escola oculta depende, em grande parte, da maneira pela qual é realizado este trabalho puramente mundano. A Sabedoria Antiga deve ser correlacionada com o pensamento moderno, caso se pretende colocar a sua significação ao alcance do estudante.

Uma escola oculta, então, precisa ter, em seu meio, psíquicos que estejam de posse dos contatos, e eruditos que tenham relevantes conhecimentos.Mediante estas duas coisas, as escrituras antigas tem pouca significação, pois, a menos que existam contatos vivos e a menos que o sistema tenha sido mantido nesta condição de atualização de geração para geração, elas poderão ser apenas lápides marcando o lugar de sepultamento de uma fé morta.

As organizações místicas não são coisas que tenham vida longa; elas raramente sobrevivem à geração que teve contato pessoal com o fundador. Tão logo o impulso original perde força, a senilidade se instala, e o seu renascimento tem que ser realizado em meio a indizíveis dores de parto.

Velhas garrafas raramente contém o vinho novo, e a reforma normalmente se efetiva mais por meio da divisão, do que por meio da expansão e da restauração.

Se procuramos as raízes de uma experiência pessoal viva, não demonstramos sabedoria procurando por elas ao longo das linhas de uma tradição organizada no plano físico. O vento sopra onde lhe agrada, e não de acordo com o roteiro traçado pela autoridade estabelecida. A verdadeira linha de contato é uma linha pessoal e funciona de uma maneira muito peculiar, porém muito definida. O fio de ligação é dos mais delgados, mas não obstante está ali.

Dion Fortune

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...