Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Dúvidas sobre a bíblia


juininho1

Recommended Posts

Estou lendo a bíblia desde o começo e já estou no livro "1 Reis" (11º livro), mas desde o êxodo estou com vontade de ler um resumo do velho testamento na internet e passar direto para o novo testamento, pois os fatos apresentados nesse livro não se aplicam de formam alguma ao Deus de Jesus, o nosso Deus, trata apenas de um ser que é ciumento e manipulável, além de incentivar a matança descontrolada dos inimigos, deixando claro que não se trata do ser amoroso e misericordioso que Jesus se refere como sendo o criador de tudo.

Já li em algum lugar que o Deus de Moisés foi criado por ele para elevar o melhor para os israelitas DAQUELA ÉPOCA, de modo que o que foi dito na biblia só é (era) aplicável às pessoas que viviam antes do Cristo vir à Terra, então queria saber de alguém que ja leu o velho testamento se vale mesmo a pena lê-lo e que conhecimentos ele pode nos passar, e se eu devo seguir diretamente para o novo testamento. Queria também saber se nenhuma das regras impostas pelo Deus do velho testamento se aplicam à gente, a não ser os dez mandamentos.

Erivan Jr.

Link to comment
Share on other sites

Realmente acho que essa é a resposta que eu esperava rfernandes.

Vou ler o velho testamento inteiro mas só a título de curiosidade, e quem sabe eu ache algo que seja realmente tão valioso que tenha valido a pena ler tudo?

Ainda assim tenho a certeza que a partir do ponto onde começar a falar de Jesus será um livro completamente novo.

Erivan Jr.

Link to comment
Share on other sites

O legal desses livros religiosos, a bíblia, o bagavad gita, o Tao the Ching (meu favorito :mrgreen: ), podem ser usados de 2 formas:

1-Como dogma limitador (o jeito mais fácil);

2-Quando você lê, raciocina, e depois percebe que aquilo que acabou de ler é exatamente o que você sentia no fundo do seu Ser e que não tinha palavras para expressar.

Claro que a Bíblia é mais complicada... Tem muita coisa que não presta, mas não é culpa do cristianismo em sí, é que os livros religiosos orientais estavam livres de muita censura e de muita deturpação (acho que essa palavra existe, né :?::!: ), a Bíblia foi usada muito para controlar o povo, se tornou um líder político.

O lado bom, é que Jesus usava parábolas, e eu mesmo não entendo muitas... E por isso, o conhecimento ainda é transmitido, pois a "censura" não achou nada demais nisso... pois também não conseguiram entender! É como uma frase que eu acho 100% verdadeira, da assinatura do Thiago M, "Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto para os ouvidos do entendimento", e é exatamente isso... Para qualquer um que bater o olho não é nada, mas pra quem pensar a fundo, ah, aí sim!

Ainda tem a questão de tradução né, o hebraico era complicado, tanto que muitos entendem "Satan" como uma entidade, um ser, e quer dizer "o Opositor", ou seja, força oposta, o Ego, e não o capetinha em si :twisted::lol::D

Foi bom falar sobre isso, sempre temos que lembrar, "o caminho está no meio", "os lábios da sabedoria estão fechados, exceto para quem sabe ouvir".

Abraços. :)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Belíssima palavras Rfernandes, concordo com você. Aproveito para dizer que ainda não li a bíblia inteira, mas estou quase acabando o velho testamento, mas como estou lendo vários livros ao mesmo tempo, vou demorar pra acabar.

Quero dizer, como testemunho e recomendação, que quem quiser ler só o novo testamento não vai perder muita coisa, apenas recomendo dar uma olhada em Salmos e em Provérbios, eles são bem interessantes e são os únicos que eu achei que valeu a pena ler, sem preconceitos com quem gosta dos outros livros, claro. Acho que os outros livros tem dicas valiosas pra a época em que foram escritos, mas são inadequados para o nosso contexto, então recomendo o novo testamento à todos que queiram encontrar na bíblia uma conduta de vida inspirada num ser muito evoluído, nesse caso, Jesus.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...