juininho1 Posted February 7, 2010 Report Share Posted February 7, 2010 Olá pessoal, vi que todos estão falando que a Terra vai, finalmente, passar para a 4ª dimensão num futuro bem próximo, mas fiquei com algumas dúvidas, não em relação com este assunto, mas com o tempo em que a Terra estava na 2ª dimensão:1. Alguém sabe mais ou menos quando a Terra estava na 2ª dimensão e quando foi pra a 3ª?2. O que exatamente Jesus fez ao "tirar o pecado do mundo"?3. Como seria o mundo se Jesus ou outros avatares e seres mais evoluídos não tivessem morado aqui e transmitido seus ensinamentos?4. O que muda quando a gente for pra uma dimensão mais elevada?5. Jesus era um ser iluminado (com o máximo de aprendizado possível)? Ou vir para a Terra foi, também, uma prova pra ele?Bem, sei que são perguntas complexas e podem gerar uma grande (e bela) discussão. Gostaria que refletíssemos um pouco sobre elas e colocássemos aqui nossas conclusões e veremos se chegamos a um consenso em pelo menos uma dessas questões.Paz e luz. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Capitain_zero Posted February 7, 2010 Report Share Posted February 7, 2010 Olá juininho1 !!! Vou tentar responder algumas questões, e vai ser uma mistura das minhas opiniões com a de outras pessoas.1. Alguém sabe mais ou menos quando a Terra estava na 2ª dimensão e quando foi pra a 3ª?Acredito que antes de 4,5 bilhoes de anos. Acho que assim como nós e Terra também tem um espírito, e foi mais ou menos nesta data que ela foi trazida de outra dimensão e tomou a forma que conhecemos hoje.2. O que exatamente Jesus fez ao "tirar o pecado do mundo"?Não sei muito sobre isto, mas acho que ele teve permissão para assumir parte de nosso carma, logo ele aliviou nosso mundo do mesmo que tinhamos até então.3. Como seria o mundo se Jesus ou outros avatares e seres mais evoluídos não tivessem morado aqui e transmitido seus ensinamentos?Provavelmente, estaríamos menos evoluídos, com a visão muita mais limitada que a atual.4. O que muda quando a gente for pra uma dimensão mais elevada?Este é um catado de informações "alienígenas" e suposições. Quando isto acontecer, nossos corpos sofrerão mudanças (não sei se morreremos e habitaremos outro corpo ou se nosso atual vai mudar). Nosso corpo energético será corrigido, terá menos bloqueios, consequentemente, as doenças desaparecerão. Seremos todos clarividentes, seremos dotados de telepatia, nosso espectro da visão terá mais que o dobro do número de cores, nossa consciência irá se expandir, nossos sentidos de forma geral serão mais aguçados, nosso tempo de vida aumentará enormemente. Acho que de toda a mudança, a mais importante será a consciêncial e uma ligação mais forte com o mundo espiritual. Por isso posso ter uma idéia de como será assustador aos extremamente materialistas.5. Jesus era um ser iluminado (com o máximo de aprendizado possível)? Ou vir para a Terra foi, também, uma prova pra ele?Acredito que jesus não seja o ser mais avançado e que tudo saiba. Olhe por este lado, se um ser da 9° dimensão (parece que jesus veio desta) com um avanço espiritual extremo comparado a nós, viesse para a nossa 3°, no mínimo seria tratado como um Deus, não? As pessoas esquecem que o próprio Jesus diz que somos todos irmão, e ninguém é mais importante que o outro. Pense, ele é o filho de Deus, e nós somos filhos de quem?Não sei sua passagem foi uma prova para ele, pois vejo que quanto maior o grau de evolução espiritual e moral um ser tem, não há preocupações com provas, acho que antes até da cobiça por evoluir ainda mais, em primeiro lugar fica o vontade incalculavel de ajudar!Mas para se ter noção da grandiosidade da existência (incluindo outras dimensões), pelo que se tem conhecimento existiam 11 Dimensões, onde os seres desta possuem a capacidade de criar uma galáxia facilmente, e até estes ficaram surpresos ao descobrir que uma outra dimensão tinha sido criada a 12°. Nem eses seres encontraram o que chamamos de Deus. Incrível isto. Então literalmente acho que nossa jornada é infinita!Espero ter ajudado! Muita Paz e Luz !!! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfernandes Posted February 8, 2010 Report Share Posted February 8, 2010 O que vou escrever agora é só a minha opinião, a minha visão sobre o assunto:1. Alguém sabe mais ou menos quando a Terra estava na 2ª dimensão e quando foi pra a 3ª?De acordo com o blog do AndréM, nós somos seres tridimensionais, já os animais "irracionais" teriam uma consciência bidimensional, e os seres rastejantes seriam "monodimensionais" (espero que essa palavra exista...) Acho que pelo menos a Terra está em terceira dimensão mais ou menos apartir da época em que a Ciência coloca que foi a sua formação.2. O que exatamente Jesus fez ao "tirar o pecado do mundo"?Tirou? Foi só alguém que cresceu, e nós, até hoje, estamos tentando aproveitar algumas "dicas" que ele deixou para que possamos crescer também.3. Como seria o mundo se Jesus ou outros avatares e seres mais evoluídos não tivessem morado aqui e transmitido seus ensinamentos?Não sei, talvez ainda muito parecido como está agora, porque a maioria é materialista, e quem está preso à dogmas, ainda não está muito longe de ser um tipo de "materialista". Seres mais "Evoluídos", são pessoas que reconheceram o que eles sentem internamente, é aquela conversa: O que é ser "Bom" de verdade? Querer mudar para ser melhor, ou encontrar a bondade dentro de si? É de se pensar...Jesus e outros, como Buda, Lao Tsé e Krishna não estavam perfeitos, eles cresceram aqui:A passagem do deserto, em que Jesus enfrenta o "Cão", o demônio não é um espírito, ou uma legião de espíritos (pelo menos não totalmente), era o próprio ego dele, a parte inferior do Ser, que todos precisamos ter para viver aqui. Transcedendo o Ego, ele percebe a verdade simples do interior dele: Se queremos um lugar melhor, porque não fazemos a nossa parte? Porque sempre queremos "mais", será que é uma forma de tentar compensar o vazio lá do fundo?E Sidharta Gautama, sentado numa árvore, meditando, até encontrar o silêncio interno, e perceber o que realmente importa? Ele transcedeu "Mara" (acho que é esse o nome), que é um demônio, que na verdade é um aspecto interno de cada um. Aí ele se tornou "Buda", O Desperto.4. O que muda quando a gente for pra uma dimensão mais elevada?Seríamos mais sutis, fenômenos como a clarividência, saída do corpo, conhecimento do passado e futuro, entendimento dos acontecimentos, percepção aumentada, entenderíamos as "sincronicidades", e maior lucidez, isso seria muuuuito facilitado, pelo que eu li.5. Jesus era um ser iluminado (com o máximo de aprendizado possível)? Ou vir para a Terra foi, também, uma prova pra ele?Já respondi acima... Se Deus é o Todo, então para encontrar Deus, é preciso "sair da matrix", mas todos precisam sair junto, e aí me parece que perdemos a individualidade, e nos dissolvemos no Todo, nos tornamos parte da Natureza. Mas pra sair da Matrix*, é preciso antes saber viver na Matrix, e aprender o máximo nela...*Matrix=MayaEvolução é Expansão, tanto da percepção quanto do nosso campo de ação. O assunto chega a ser quase filosófico!Abraços. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
juininho1 Posted February 8, 2010 Author Report Share Posted February 8, 2010 Realmente gostei bastante das respostas obtidas, acho que era mais ou menos o que eu imaginava, vamos deixar as perguntas em aberto pra ver se mais alguém se interessa pelo tema e vem discutir conosco. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kazama Posted February 9, 2010 Report Share Posted February 9, 2010 (Palmas)Gostei da idéia do tópico. Levanta questões interessantes.Posso levantar uma sexta questão?Tem a ver com essa idéia de 12ª dimensão.Se Deus é o Todo (concordo) e somos partes individuais e ainda egoístas que precisam evoluir para se juntar novamente ao Todo (pois todos nós viemos do Todo).Será que por sairmos do Todo, fazermos todo esse "Looping" (não achei termo melhor) e voltar ao Todo, estamos "acrescentando" ao Todo.Logo me vem uma questão que um amigo levantou, não ousei responder mas que gostaria de lançar dentro da discussão mas sem a intenção de achar uma resposta concreta, mas apenas para reflexão."Será que o próprio Deus (O Todo) não está em constante evolução também?" Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfernandes Posted February 9, 2010 Report Share Posted February 9, 2010 (Palmas)Gostei da idéia do tópico. Levanta questões interessantes.Posso levantar uma sexta questão?Tem a ver com essa idéia de 12ª dimensão.Se Deus é o Todo (concordo) e somos partes individuais e ainda egoístas que precisam evoluir para se juntar novamente ao Todo (pois todos nós viemos do Todo).Será que por sairmos do Todo, fazermos todo esse "Looping" (não achei termo melhor) e voltar ao Todo, estamos "acrescentando" ao Todo.Logo me vem uma questão que um amigo levantou, não ousei responder mas que gostaria de lançar dentro da discussão mas sem a intenção de achar uma resposta concreta, mas apenas para reflexão."Será que o próprio Deus (O Todo) não está em constante evolução também?"É de se pensar. E se nós formos superposições (múltiplas personalidades, facetas) de Deus? Digo, se você fosse o único ser existente, fosse Tudo, e não um ser, mas consciente, você não pode saber como é se ver fora, porque não há fora, aí criam-se múltiplas facetas, para que o Todo, que é o conjunto, possa se observar atravéz de cada faceta.Enfim, só uma visão maluca do asunto Abraços. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
juininho1 Posted February 9, 2010 Author Report Share Posted February 9, 2010 (Palmas)Gostei da idéia do tópico. Levanta questões interessantes.Posso levantar uma sexta questão?Tem a ver com essa idéia de 12ª dimensão.Se Deus é o Todo (concordo) e somos partes individuais e ainda egoístas que precisam evoluir para se juntar novamente ao Todo (pois todos nós viemos do Todo).Será que por sairmos do Todo, fazermos todo esse "Looping" (não achei termo melhor) e voltar ao Todo, estamos "acrescentando" ao Todo.Logo me vem uma questão que um amigo levantou, não ousei responder mas que gostaria de lançar dentro da discussão mas sem a intenção de achar uma resposta concreta, mas apenas para reflexão."Será que o próprio Deus (O Todo) não está em constante evolução também?"Bem vindo a este tópico, gostei da sua pergunta, e acho que ela também deve tirar o sono até dos espíritos mais elevados.No livro dos espíritos, de Allan Kardec, os espíritos elevados dizem que somente Deus sabe como se formam os espíritos, então até esses seres não conheçem tudo, apenas Deus. Baseado nisso, acredito que Deus não é como uma pessoa que ainda está testando seu poder, aprendendo, ele ja deve ter total controle sobre o universo, ou os universos, quem sabe. E acho que ele, se está evoluindo, não está aplicando seus novos conhecimentos, pelo menos não aqui, pois desde que o universo surgiu ele está criando espíritos da mesma forma e com a mesma capacidade evolutiva, pois todos começam no mesmo nível.Sei que dá mesmo essa impressão de Deus estar evoluindo, o que eu atribuo a nossa própria evolução, pois quanto mais avançados estamos, mais temos consciência da vastidão do poder de Deus, e temos mesmo a sensação de ele estar num caminho de evolução pelo fato de encontrarmos uma voz dentro da gente que muitas vezes associamos aos mentores, à Deus ou ao nosso subconciente. E como essa voz passa conhecimentos e repercussões cada vez melhores, acho que ficamos com a impressão que ela evoluiu, e atribuímos essa evolução à Deus, o que acho um erro.Resumindo: Deus tem todas as características positivas em graus máximos, então ele não pode estar ainda aprendendo, pois senão não teria a sabedoria no máximo estágio, a não ser que esse estágio esteja aumentando a cada dia com a sua evolução, que pode até ser verdade, pois sabemos que o progresso é quase infinito, mas duvido, e realmente gostaria que dessem a sua opinião, inclusive se ela discordar da minha, fiquem a vontade pra questionar algum ponto dessa argumentação.Paz e Luz. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rnato Posted February 9, 2010 Report Share Posted February 9, 2010 Mais esse conceito de "Maximo", ou um limite, nao seria somente uma limitação fisica ? Visto que em relatos, no mundo espiritual nosso aprendizado, aparentemente, é muito vasto, onde podemos ate mesmo relembrar de nossas vidas/experiencias passadas (que pode nao ter sido poucas )Acredito que o conceito de "Deus" seja mais amplo do que conhecimento, ja que ele nao seria uma pessoa(individuo). Se voce encarar com uma uniao, Deus seria tudo, estaria em tudo. Tudo onde a vida. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
juininho1 Posted February 9, 2010 Author Report Share Posted February 9, 2010 Mais esse conceito de "Maximo", ou um limite, nao seria somente uma limitação fisica ? Visto que em relatos, no mundo espiritual nosso aprendizado, aparentemente, é muito vasto, onde podemos ate mesmo relembrar de nossas vidas/experiencias passadas (que pode nao ter sido poucas )Acredito que o conceito de "Deus" seja mais amplo do que conhecimento, ja que ele nao seria uma pessoa(individuo). Se voce encarar com uma uniao, Deus seria tudo, estaria em tudo. Tudo onde a vida.Não seria uma limitação física, mas sim espiritual, mas acho que é como se fosse mesmo um limite, ou um ponto além do limite, inalcansável, pois mesmo que o nosso aprendizado seja vasto, ele não pode alcançar o aprendizado de Deus.Não afirmei que Deus seja o conhecimento, apenas disse que Ele tem todos os atributos em grau superlativo, máximo, o conhecimento é apenas 1 desses atributos, ele também é bondoso, justo, misericordioso, piedoso, etc, em grau máximo.Realmente, Deus é tudo, ele não está apenas onde há vida, está também onde não há, pois ele criou tudo e em tudo está. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kazama Posted February 9, 2010 Report Share Posted February 9, 2010 (Palmas)Gostei da idéia do tópico. Levanta questões interessantes.Posso levantar uma sexta questão?Tem a ver com essa idéia de 12ª dimensão.Se Deus é o Todo (concordo) e somos partes individuais e ainda egoístas que precisam evoluir para se juntar novamente ao Todo (pois todos nós viemos do Todo).Será que por sairmos do Todo, fazermos todo esse "Looping" (não achei termo melhor) e voltar ao Todo, estamos "acrescentando" ao Todo.Logo me vem uma questão que um amigo levantou, não ousei responder mas que gostaria de lançar dentro da discussão mas sem a intenção de achar uma resposta concreta, mas apenas para reflexão."Será que o próprio Deus (O Todo) não está em constante evolução também?"Bem vindo a este tópico, gostei da sua pergunta, e acho que ela também deve tirar o sono até dos espíritos mais elevados.No livro dos espíritos, de Allan Kardec, os espíritos elevados dizem que somente Deus sabe como se formam os espíritos, então até esses seres não conheçem tudo, apenas Deus. Baseado nisso, acredito que Deus não é como uma pessoa que ainda está testando seu poder, aprendendo, ele ja deve ter total controle sobre o universo, ou os universos, quem sabe. E acho que ele, se está evoluindo, não está aplicando seus novos conhecimentos, pelo menos não aqui, pois desde que o universo surgiu ele está criando espíritos da mesma forma e com a mesma capacidade evolutiva, pois todos começam no mesmo nível.Sei que dá mesmo essa impressão de Deus estar evoluindo, o que eu atribuo a nossa própria evolução, pois quanto mais avançados estamos, mais temos consciência da vastidão do poder de Deus, e temos mesmo a sensação de ele estar num caminho de evolução pelo fato de encontrarmos uma voz dentro da gente que muitas vezes associamos aos mentores, à Deus ou ao nosso subconciente. E como essa voz passa conhecimentos e repercussões cada vez melhores, acho que ficamos com a impressão que ela evoluiu, e atribuímos essa evolução à Deus, o que acho um erro.Resumindo: Deus tem todas as características positivas em graus máximos, então ele não pode estar ainda aprendendo, pois senão não teria a sabedoria no máximo estágio, a não ser que esse estágio esteja aumentando a cada dia com a sua evolução, que pode até ser verdade, pois sabemos que o progresso é quase infinito, mas duvido, e realmente gostaria que dessem a sua opinião, inclusive se ela discordar da minha, fiquem a vontade pra questionar algum ponto dessa argumentação.Paz e Luz.Mas não há porque limitar Deus...Entendo seu ponto de vista só discordo de limitar Deus...Se eu caminho é evoluir e novamente fazer parte do TODO meu caro, quando você se adicionar ao TODO esse mesmo TODO será um pouquinho mais do que era sem você. Eu penso assim =)Daí surgiu a idéia de evolução. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
juininho1 Posted February 9, 2010 Author Report Share Posted February 9, 2010 (Palmas)Gostei da idéia do tópico. Levanta questões interessantes.Posso levantar uma sexta questão?Tem a ver com essa idéia de 12ª dimensão.Se Deus é o Todo (concordo) e somos partes individuais e ainda egoístas que precisam evoluir para se juntar novamente ao Todo (pois todos nós viemos do Todo).Será que por sairmos do Todo, fazermos todo esse "Looping" (não achei termo melhor) e voltar ao Todo, estamos "acrescentando" ao Todo.Logo me vem uma questão que um amigo levantou, não ousei responder mas que gostaria de lançar dentro da discussão mas sem a intenção de achar uma resposta concreta, mas apenas para reflexão."Será que o próprio Deus (O Todo) não está em constante evolução também?"Bem vindo a este tópico, gostei da sua pergunta, e acho que ela também deve tirar o sono até dos espíritos mais elevados.No livro dos espíritos, de Allan Kardec, os espíritos elevados dizem que somente Deus sabe como se formam os espíritos, então até esses seres não conheçem tudo, apenas Deus. Baseado nisso, acredito que Deus não é como uma pessoa que ainda está testando seu poder, aprendendo, ele ja deve ter total controle sobre o universo, ou os universos, quem sabe. E acho que ele, se está evoluindo, não está aplicando seus novos conhecimentos, pelo menos não aqui, pois desde que o universo surgiu ele está criando espíritos da mesma forma e com a mesma capacidade evolutiva, pois todos começam no mesmo nível.Sei que dá mesmo essa impressão de Deus estar evoluindo, o que eu atribuo a nossa própria evolução, pois quanto mais avançados estamos, mais temos consciência da vastidão do poder de Deus, e temos mesmo a sensação de ele estar num caminho de evolução pelo fato de encontrarmos uma voz dentro da gente que muitas vezes associamos aos mentores, à Deus ou ao nosso subconciente. E como essa voz passa conhecimentos e repercussões cada vez melhores, acho que ficamos com a impressão que ela evoluiu, e atribuímos essa evolução à Deus, o que acho um erro.Resumindo: Deus tem todas as características positivas em graus máximos, então ele não pode estar ainda aprendendo, pois senão não teria a sabedoria no máximo estágio, a não ser que esse estágio esteja aumentando a cada dia com a sua evolução, que pode até ser verdade, pois sabemos que o progresso é quase infinito, mas duvido, e realmente gostaria que dessem a sua opinião, inclusive se ela discordar da minha, fiquem a vontade pra questionar algum ponto dessa argumentação.Paz e Luz.Mas não há porque limitar Deus...Entendo seu ponto de vista só discordo de limitar Deus...Se eu caminho é evoluir e novamente fazer parte do TODO meu caro, quando você se adicionar ao TODO esse mesmo TODO será um pouquinho mais do que era sem você. Eu penso assim =)Daí surgiu a idéia de evolução.Realmente, colocando nestas palavras, é um ótimo ponto de vista, não tinha considerado este aspecto, é uma boa possibilidade. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
juininho1 Posted February 9, 2010 Author Report Share Posted February 9, 2010 Acabei de achar os atributos que os espíritos elevados, através de Kardec, atribuem a Deus:Ele é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom... Bem, aqui diz que ele é imutável, então acho que ele não está também no caminho do aprendizado, o que não quer dizer que ele esteja limitado, apenas sabe de tudo o que há pra saber, se algo nunca antes visto fosse criado no universo, ainda assim ele saberia tudo sobre isso. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
tefovai Posted February 10, 2010 Report Share Posted February 10, 2010 Acabei de achar os atributos que os espíritos elevados, através de Kardec, atribuem a Deus:Ele é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom... Bem, aqui diz que ele é imutável, então acho que ele não está também no caminho do aprendizado, o que não quer dizer que ele esteja limitado, apenas sabe de tudo o que há pra saber, se algo nunca antes visto fosse criado no universo, ainda assim ele saberia tudo sobre isso.Sem querer discordar da fonte mais acho que foi o próprio que disse os espíritos não são infalíveis, e que a opinião deles(os espiritos) somente constituía a opinião pessoal de cada um deles...Falar de Deus e complicado, e como sentir a presença de um espírito no seu quarto e tentar descreve-lo sem ter clarividência para vê-lo... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfernandes Posted February 10, 2010 Report Share Posted February 10, 2010 Eu acho que "deus" (essa palavra já tá gasta...rsrsrs), melhor, o Todo, não seja bom ou mal, justo ou injusto, pois isso tudo é um julgamento humano sobre o que é bom ou não para si e para os demais. Se existe luz no universo, ele é a luz, se existe treva, idem, pois é o Todo, está em tudo, é a energia imanente que interpenetra tudo, interpenetra espíritos, os elementos, planetas... Por isso se diz que é onipresente e onisciente, porque ele simplesmente não é um ser que sabe tudo e está em todo lugar e em nenhum ao mesmo tempo, ele É tudo. E nós não somos nem 0,00001% de tudo o que existe, como cada indivíduo vai conseguir raciocinar o Todo? Como entender o que está em tudo, tanto em dimensões sutis como nos umbraizinhos da vida, tanto na mente de uma pessoa considerada "boa" e também está na alma de um assassino.Não dá pra esquecer que espíritos são pessoas sem um corpo... Se nós somos incapazes de pensar nisso, acho que até nossos mentores o são.Abraço, Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
juininho1 Posted February 10, 2010 Author Report Share Posted February 10, 2010 Tefovai, foram exatamente esses espíritos que se fizeram ouvir direta ou indiretamente por Kardec que disseram que existem espíritos ignorantes que a tudo respondem, sem se importar com a verdade. Eles podem sim estar dando a opinião deles, mas podem também estar falando apenas em termos técnicos, de forma imparcial, e em linguagem simbólica, se bem que o espiritismo se dispõe exatamente a diminuir o uso de linguagem simbólica e aumentar o número de verdades ditas em palavras exatas.Acho que quanto a natureza de Deus, que nenhum ser conhece integralmente, cabe a cada um apenas crer nos aspectos que lhe parecem mais exatos para definir-lo, de forma que nunca se chegará num consenso que não gere reclamações por uma parte ou outra.Acabo de ler um trecho da bíblia em que Deus fala com Jó. Jó queria respostas de Deus para a injustiça que ele estava sofrendo em todos os aspectos, e depois de muito julgar e praguejar contra Deus, Ele aparece e dá um sermão em Jó, que inicialmente fica calado e depois pede desculpas, e aí Deus lhe restitui as posses, dá uma família, saúde e várias outras benções. Uma clara recomendação para que a gente não limite, julgue ou culpe Deus pelos nossos problemas, pois ele é justo e bom, e só quer o nosso bem.Rfernandes, realmente a bondade e a justiça são relativas, não sei se já ouviu falar de Maquiavel. Ele foi o cara que convençeu o príncipe do país que ele morava de que "o fim justifica os meios". A palavra maquiavélico se origina do nome dele. Ele achava que o que ele dizia era a justiça, e esta foi mudando através dos tempos, mas a justiça divina nunca mudou, muda ou mudará, ela não está submetida às nossas opiniões ou convenções, apenas cabe a Deus, e é disso que se fala quando se diz que Ele é justo. Não é uma justiça relativa, é definitiva, embora possa parecer estranha para seres atrasados como nós, que somente no futuro a compreenderemos.Quanto a bondade e maldade, Deus não criou as duas, apenas a primeira, e os seres que ele criou geraram a segunda através da descrença e da mentira. Quando fomos criados tinhamos uma vaga idéia das leis de Deus, e ele nos deu liberdade para seguí-las ou não. Quem as seguiu descobriu a bondade de Deus, exatamente por estar praticando a bondade. Quem não as seguiu inventou a maldade e descobriu o sofrimento, mas ainda poderá desfrutar da justiça e do perdão divino, uma prova de que Deus é misericordioso e bom.Acho que falei muito, mas esta é a minha opinião, que não está necessariamente certa, mas pra mim é a que melhor explica a questão debatida. Se alguém se sentiu ofendido pelas minhas crenças eu peço desculpas, e se não entenderam algum aspecto, apresentem-no que eu o explicarei.Muita paz. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfernandes Posted February 10, 2010 Report Share Posted February 10, 2010 É impossível convencer alguém de uma idéia, por isso eu respeito a sua forma de ver isso.Mas o que eu sinto, pelo menos, é que não há um Deus no sentido da palavra, há somente força imanente, que está em tudo (no sentido concreto, não abstrato), essa idéia de uma divindade criadora do universo, sempre foi muito religiosa, muito mística pra mim, e acabei largando isso. Na minha opinião, "deus" não é um ser, não é uma criatura ou um criador. É uma visão muito parecida que alguns hindús tem de Brahman, ou outros teriam de "Gadu". Eu acho que as nossas ações tem consequências, sentimentos, pensamentos também, e que nós estamos de certa forma "ligados", e é por isso, que quando fazemos algo para alguém, pelo menos a energia disso sempre volta. Na minha opinião, o Supremo não é consciência, é o "somatório de todas as energias", acho que assim eu explicaria melhor, nem pensa, nem julga, nem "acha que algo é bom ou não". (Velha idéia que nós herdamos dos teístas...)Enfim, mas saímos totalmente do assunto do tópico, quando eu olhei o título do tópico e vi o que eu tinha escrito, tomei um susto... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
juininho1 Posted February 10, 2010 Author Report Share Posted February 10, 2010 É impossível convencer alguém de uma idéia, por isso eu respeito a sua forma de ver isso.Mas o que eu sinto, pelo menos, é que não há um Deus no sentido da palavra, há somente força imanente, que está em tudo (no sentido concreto, não abstrato), essa idéia de uma divindade criadora do universo, sempre foi muito religiosa, muito mística pra mim, e acabei largando isso. Na minha opinião, "deus" não é um ser, não é uma criatura ou um criador. É uma visão muito parecida que alguns hindús tem de Brahman, ou outros teriam de "Gadu". Eu acho que as nossas ações tem consequências, sentimentos, pensamentos também, e que nós estamos de certa forma "ligados", e é por isso, que quando fazemos algo para alguém, pelo menos a energia disso sempre volta. Na minha opinião, o Supremo não é consciência, é o "somatório de todas as energias", acho que assim eu explicaria melhor, nem pensa, nem julga, nem "acha que algo é bom ou não". (Velha idéia que nós herdamos dos teístas...)Enfim, mas saímos totalmente do assunto do tópico, quando eu olhei o título do tópico e vi o que eu tinha escrito, tomei um susto...Realmente a gente tá falando de algo bem diferente do tema do tópico, a gente podia até ter criado outro e discutido melhor lá. Mas ta tudo bem porque foi eu quem criou o tópico e todos que começaram a discussão nem reclamaram da mudança do tema, então não incomodou ninguém. E realmente é uma discussão muito saudável que só acrescenta coisas boas à nossa vida e à nossa humilde opinião. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rnato Posted February 12, 2010 Report Share Posted February 12, 2010 ja que desviamos o tópico ..... Achei interessante, a força da palavra. Quando dizemos "Deus", sei la, as vezes pra mim primeiramente vem como se fosse um "nome" de alguem/alguma coisa. E isso me cria uma certa limitação ao pensamento.Gostei de como vc escreveu rfernandes, "Todo" da uma definição (se é que temos a capacidade) mais ampla, pelo menos pra mim Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kazama Posted February 12, 2010 Report Share Posted February 12, 2010 Acabei de achar os atributos que os espíritos elevados, através de Kardec, atribuem a Deus:Ele é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom... Bem, aqui diz que ele é imutável, então acho que ele não está também no caminho do aprendizado, o que não quer dizer que ele esteja limitado, apenas sabe de tudo o que há pra saber, se algo nunca antes visto fosse criado no universo, ainda assim ele saberia tudo sobre isso.Boa soma à discussão amigo.Agora já não temos o que discutir e fico feliz de ter posto um fim por hora nas dúvidas =)Abraço Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kazama Posted February 12, 2010 Report Share Posted February 12, 2010 Eu acho que "deus" (essa palavra já tá gasta...rsrsrs), melhor, o Todo, não seja bom ou mal, justo ou injusto, pois isso tudo é um julgamento humano sobre o que é bom ou não para si e para os demais. Se existe luz no universo, ele é a luz, se existe treva, idem, pois é o Todo, está em tudo, é a energia imanente que interpenetra tudo, interpenetra espíritos, os elementos, planetas... Por isso se diz que é onipresente e onisciente, porque ele simplesmente não é um ser que sabe tudo e está em todo lugar e em nenhum ao mesmo tempo, ele É tudo. E nós não somos nem 0,00001% de tudo o que existe, como cada indivíduo vai conseguir raciocinar o Todo? Como entender o que está em tudo, tanto em dimensões sutis como nos umbraizinhos da vida, tanto na mente de uma pessoa considerada "boa" e também está na alma de um assassino.Não dá pra esquecer que espíritos são pessoas sem um corpo... Se nós somos incapazes de pensar nisso, acho que até nossos mentores o são.Abraço,RFernandes, me permita discordar de ti em parte.Mal = ausência de bemEscuridão = ausência de luzEu podia escrever um enorme texto falando um pouco dos gregos e tal... Um pouquinho dos orientais...Mas é o seguinte... Deus não está na maldade, já que Deus é bom e a maldade é ausência do bom/do bem. Me entendem?Logo, Deus não pode estar na ausência da luz, ele pode estar presente mas não estar nisso que na verdade é ausência de outra coisa, na verdade nem existe se for parar pra ver.Só esse pouquinho pra refletirmos =P Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
juininho1 Posted February 12, 2010 Author Report Share Posted February 12, 2010 Eu acho que "deus" (essa palavra já tá gasta...rsrsrs), melhor, o Todo, não seja bom ou mal, justo ou injusto, pois isso tudo é um julgamento humano sobre o que é bom ou não para si e para os demais. Se existe luz no universo, ele é a luz, se existe treva, idem, pois é o Todo, está em tudo, é a energia imanente que interpenetra tudo, interpenetra espíritos, os elementos, planetas... Por isso se diz que é onipresente e onisciente, porque ele simplesmente não é um ser que sabe tudo e está em todo lugar e em nenhum ao mesmo tempo, ele É tudo. E nós não somos nem 0,00001% de tudo o que existe, como cada indivíduo vai conseguir raciocinar o Todo? Como entender o que está em tudo, tanto em dimensões sutis como nos umbraizinhos da vida, tanto na mente de uma pessoa considerada "boa" e também está na alma de um assassino.Não dá pra esquecer que espíritos são pessoas sem um corpo... Se nós somos incapazes de pensar nisso, acho que até nossos mentores o são.Abraço,RFernandes, me permita discordar de ti em parte.Mal = ausência de bemEscuridão = ausência de luzEu podia escrever um enorme texto falando um pouco dos gregos e tal... Um pouquinho dos orientais...Mas é o seguinte... Deus não está na maldade, já que Deus é bom e a maldade é ausência do bom/do bem. Me entendem?Logo, Deus não pode estar na ausência da luz, ele pode estar presente mas não estar nisso que na verdade é ausência de outra coisa, na verdade nem existe se for parar pra ver.Só esse pouquinho pra refletirmos =PExatamente o que eu discuti alguns posts acima. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
rfernandes Posted February 12, 2010 Report Share Posted February 12, 2010 Não há vácuo, a escuridão é sim ausência de luz, mas não dá pra trazer ese conceito pras leis morais. Não deveríamos fazer algo porque é de acordo com uma moral, eu acho que deveria ser porque é o melhor pra nós, e para os outros, quem age com inteligência não prejudica ninguém com consciência disso.Ok, a escuridão é falta de luz, mas essa escuridão seria a "passividade", enquanto a luz seria a "Atividade". Se a Natureza é dual, não vejo sentido em nós, que fazemos parte da natureza, tentarmos ficar "de um lado só".Mas até na escuridão há alguma atividade, e provavelmente na luz há também passividade. Não tô me referindo à "luz e trevas" no sentido de ações, ou pessoas "boas e ruins", estou me referindo aos pólos da Natureza.A Sombra psicológica, na visão da psicologia junguiana é muito importante pra criatividade, e pra dar contraste à vida. Quem não tem sombra é apático, quem é dominado por ela se torna obscuro. Tem que haver um meio termo...Se o Todo é onipresente, está em tudo, inclusive na treva... (não na sombra consciencial, mas na "treva natural", é difícil escrever sobre esse assunto sendo claro), a sombra consciencial, ou Ego, é só reflexo de nós mesmos, é temporário.Acho que não consegui expressar o que eu queria, mas deixa quieto... abraços. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Donilo Posted February 13, 2010 Report Share Posted February 13, 2010 Opaaa..um otimo tópico esse Bom,gostaria de dar a minha opinião sobre 'Deus',concordo com o que o Rfernandes diz,Deus é o TODO: "O Alfa e o Omega" "o Principio e o Fim",acho que ele criou a dualidade para que possamos aprender melhor.E o que diz sobre "Deus Imutavel" gosto de pensar no seguinte,se eu fosse Deus(sei que esse pensamento pode parecer estranho mas..)não faria as coisas assim tipo mecanicamentecomo uma Lei que tem que ser comprida pelo resto da Eternidade.Gosto de pensar que Deus é o Deus do "E se...",é o Deus que experimenta as coisas,"E se eu fizer isso?" ou "E se eu fizer aquilo?"Bom tá ai a minha opinião.. Abraços. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts