Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Exercícios de concentração


Recommended Posts

Oi pessoal!

Seguinte, tava lá coversando com o povo, qdo de repente o Alex deu uma de muso inspirador e eu resolvi postar uns exercícios de concentração.

Não me interpretem mal, não que eu sou mestre da concentração, muito pelo contrário, mas já ouvi muito pessoal falando q tem problemas com isso, e como concentração é uma coisa q te ajuda em tudo quanto é coisa na vida, não só em projeção, e como eu tenho uns exercícios aqui separados, tô achando uma boa cortar a conversa mole e postar alguns deles aqui.

Só para não me enquadrarem na proteção aos direitos autorais: achei por aí na internet e dando uma procurada no google dá pra achar esses aqui e muito mais ficadica ;).

Exercícios de Concentração:

Visuais

Coloque alguns objetos à sua frente, por exemplo, um garfo, uma faca, uma cigarreira, um lápis, uma caixa de fósforos, a fixe o pensamento em um deles, durante algum tempo. Memorize exatamente sua forma a sua cor. Depois feche os olhos a tente imaginar esse mesmo objeto tão plasticamente quanto ele é, na realidade. Caso ele lhe fuja do pensamento, tente chamá-lo de volta. No início você só conseguirá lembrar se dele por alguns segundos, mas com alguma perseverança e a repetição constante, de um exercício a outro o objeto tomar se á cada vez mais nítido, e a fuga e o retorno do pensamento tornar-se-ão cada vez mais raros.

Não devemos assustar nos com alguns fracassos iniciais, a se nos cansarmos, devemos passar ao objeto seguinte. No começo não se deve praticar o exercício por mais de dez minutos, mas depois deve se aumentar a sua duração gradativamente até chegar a meia-hora. Para controlar as perturbações devemos usar o cordão de contas ou de nós descrito no capítulo sobre a auto sugestão. A cada perturbação devemos passar para a conta ou nó seguinte, assim saberemos posteriormente quantas perturbações surgiram durante o exercício. Este será bem sucedido quando conseguirmos fixar um objeto no pensamento, sem interrupções, durante cinco minutos.

Depois de superarmos essa etapa podemos prosseguir, tentando imaginar os objetos com os olhos abertos. Os objetos devem tomar se visíveis diante de nossos olhos como se estivessem suspensos no ar, a tão plásticos a ponto de parecerem palpáveis.

Não devemos tomar conhecimento de nada que esteja em volta, além do objeto imaginado. Nesse caso também devemos controlar as perturbações com a ajuda do colar de contas. O exercício será bem sucedido quando conseguirmos fixar nosso pensamento num objeto suspenso no ar, sem nenhuma interferência, por no mínimo cinco minutos seguidos.

Auditivos

Depois da capacidade de concentração visual, vem a capacidade auditiva. Nesse caso a força de auto sugestão tem no início uma grande importância.

Não se pode dizer diretamente: "Imagine o tic tac de um relógio" ou algo assim, pois sob o conceito "imaginação" entende se normalmente a representação de uma imagem, o que não pode ser dito para os exercícios de concentração auditiva. Colocando essa idéia de um modo mais claro, podemos dizer: "Imagine estar ouvindo o tic-tac de um relógio".

Para fins elucidativos usaremos essa expressão; portanto, tente imaginar estar ouvindo o tic tac de um relógio de parede. Inicialmente você só conseguirá fazê-lo durante alguns segundos, mas com alguma persistência esse tempo irá melhorando gradativamente e as perturbações diminuirão. O cordão de contas ou de nós também deverá ser usado para o controle.

Depois, você deverá tentar ouvir o tic tac de um relógio de bolso ou de pulso, a ainda, o badalar de sinos, nas mais diversas modulações. Faça outras experiências de concentração auditiva, como toques de gongo, pancadas de martelo a batidas em madeira; ruídos diversos, como arranhões, arrastamento dos pés, trovões, o barulho suave do vento soprando a até o vento mais forte de um furacão, o murmúrio da água de uma cachoeira, a ainda, a música de instrumentos como o violino e o piano.

Neste exercício o importante é concentrar se só auditivamente a não permitir a interferência da imaginação plástica. Caso isso aconteça, a imagem deve ser imediatamente afastada; no badalar dos sinos, por exemplo, não deve aparecer a imagem dos sinos, a assim por diante. O exercício estará completo quando se conseguir fixar a imaginação auditiva por no mínimo cinco minutos.

Sensoriais

É a concentração na sensação. A sensação pode ser de frio, calor, peso, leveza, fome, sede, e deve ser fixada na mente até conseguir mantê-la, sem nenhuma imaginação auditiva ou visual, durante pelo menos 5 minutos. Quando formos capazes de escolher a de manter qualquer sensação, então poderemos passar ao exercício seguinte.

Olfativos

Em seguida vem a concentração no olfato. Imaginemos o perfume de algumas flores, como rosas, lilases, violetas ou outras, e fixemos essa idéia, sem deixar aparecer a representação visual dessas flores. A mesma coisa deve ser feita com os mais diversos odores desagradáveis. Esse tipo de concentração também deve ser praticado até se conseguir escolher qualquer um dos odores e imaginá-lo por pelo menos cinco minutos.

Gustativos

A última concentração nos sentidos é do paladar. Sem pensar numa comida ou bebida ou imaginá-la, devemos concentrar-nos em seu gosto. No início devemos escolher as sensações de paladar mais básicas, como o doce, o azedo, o amargo e o salgado. Quando tivermos conseguido firmá-las, poderemos passar ao paladar dos mais diversos temperos, conforme o gosto do aprendiz.

Ao aprender a fixar qualquer um deles, segundo a vontade do aluno, por no mínimo cinco minutos, então o objetivo do exercício terá sido alcançado.

Constataremos que esta ou aquela concentração será mais ou menos difícil para um ou outro aprendiz, o que é um sinal de que a função cerebral do sentido em questão é deficiente, ou pelo menos pouco desenvolvida, ou atrofiada. A maioria dos sistemas de aprendizado só leva em conta uma, duas, ou no máximo três funções.

Os exercícios de concentração realizados com os 5 sentidos fortalecem o espírito e a força de vontade; com eles nós aprendemos não só a controlar todos os sentidos e a desenvolvê-los, como também a dominá-los totalmente. Eles são de extrema importância para o desenvolvimento, a por isso não devem ser desdenhados.

Esses são alguns, vÔ colocar outros mais tarde para não ficar muita informação de uma vez só, senão ninguém lê mesmo :lol:

Abraço aí e bom proveito!

Link to comment
Share on other sites

Muito Obrigado Nanda.

Se coração Mesmo.

Realmente tinha problemas de concentração.

Uma dica que eu dou também é que para aqueles que não gostem de ler muito(como eu assim era antes,mais peguei amor pela coisa xD)leia mais.

Pegue um livro que se intereçe,de preferência sobre projeção.

Mais eu pessoalmente acho difícil demais encontrar um livro de projeção.

E aqui em Ilhabela ainda,vixi...

Não seria exagerado usar o termo impossível.

Mais novamente obrigado Nanda.

E se cuida,e tudo de bom pra você.

Abração e coração

By:J.S

Link to comment
Share on other sites

Muuito bom, Nanda.

A falta de concentração é mesmo uma constante

que atrapalha muitos projetores

principalmente na hora de Praticas Energéticas

Eu mesmo, não sou um EXPERT em conseguir ficar bastante concentrado

rsrsrsrs.

obrigado pelo post

tenho certeza que muita gente vai gostar, abraço

:*

Link to comment
Share on other sites

Quando abri o tópico eu tive um dejá-vu... nossa! olhei a foto da nanda, olhei o texto, li um pedaço, rolei o scrool-bar, e acabou! rsrsrs

Eu sempre me cobrei de buscar no google algum exercicio pra melhorar a concentração, mas eu sempre esquecia e acabava procurando outras coisas.. auhauha.. o google é tentador, as vezes me pego na frente dele escolhendo por qual tema começar a procurar.. auhauha... é tanta coisa que eu tenho pra procurar, as vezes eu até anoto no word pra procurar no dia seguinte!! :shock:

Cara.. o Google é maior doidera, vc já refletiu sobre? auhauhauha

VALEEEEEEEEEUUU NANDAAA!! vc é um anjo!! =D

bjosss!

Link to comment
Share on other sites

Pô pessoal, brigada pelo feedback :D

Fico feliz em saber que o tópico tá ajudando!

Reforçando o recado do Joelson... realmente, tem que se obrigar a ler

Os posts aqui vão ser longos, já tô vendo, e às vezes a gente vê uma coisa daquele tamanho e desiste, ou faz leitura dinâmica (daquela bem pelas coxas) :D

Mas assim, não só pelo tópico, mas hj em dia não se tem aquela opção de não gostar de ler, isso era luxo dos tempos antigos qdo todo mundo era ignorante, e olhe lá. Hj isso tá mais pra obrigação. Quem não lê, curtindo ou não, será atropelado. Tenho dito.

Tô deixando um link para um teste de concentração...

parece não fazer muito sentido (parece mais teste de qi) mas é pra ver se o pessoal consegue atentar para o problema rapidamente. Uma mente concentrada consegue achar o "x" da questão logo, e como não precisa fazer conta nenhuma (ficadica!) 10 segundos são o suficiente para responder cada questão.

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=922

Como não podia deixar de ser, caí de cabeça quando era bebê :lol:

(minha defesa é que ainda não tomei minha dose matinal de cafeína :D )

Boa sorte pessoal!

Link to comment
Share on other sites

Mais um pouquinho pra se divertir durante o fds:

São três exercícios, em três níveis. Sugere-se que assim que se dominar um, siga-se para o próximo.

1

Sente-se confortavelmente numa cadeira ou deite-se num divã. Relaxe todo o corpo, feche os olhos durante cinco minutos e observe o curso dos pensamentos que você tenta fixar. No início irá perceber que uma grande quantidade desses pensamentos precipitar-se-ão em sua mente, na sua maioria pensamentos relativos a coisas a situações do dia-a-dia, às suas atividades profissionais, suas preocupações em geral. Imagine-se na posição de um observador silencioso, totalmente livre a independente.

Conforme o estado de ânimo e a situação em que você se encontrar no momento, esse exercício será mais ou menos difícil de realizar. Não se trata de perder o curso do pensamento ou de esquecê-lo, mas de acompanhá-lo com atenção.

Devemos sobretudo evitar pegar no sono durante o exercício. Ao nos sentirmos cansados, devemos interromper o exercício imediatamente a adiá-lo para uma outra ocasião, quando então assumiremos o compromisso de não nos deixarmos dominar pelo cansaço.

Para não perder o seu tempo precioso, os indianos, por exemplo, borrifam ou esfregam água fria no rosto a no peito, a assim conseguem permanecer despertos. Algumas respirações profundas antes do exercício também eliminam e previnem o cansaço e a sonolência.

Com o tempo, o aprendiz descobrirá por si mesmo essas a outras pequenas medidas auxiliares. Esse exercício de controle do pensamento deverá ser feito de manhã e à noite, e a cada dia o seu tempo deverá ser prolongado em um minuto, para que em uma semana possamos acompanhar a controlar o curso de nossos pensamentos por no máximo dez minutos sem nos dispersarmos. Esse período de tempo foi determinado para o homem mediano, comum. Quem achá-lo insuficiente pode prolongá-lo de acordo com a própria avaliação.

De qualquer modo deve-se avançar com prudência, pois não há motivos para pressa; em cada pessoa o desenvolvimento ocorre de forma bastante individual. Mas não se deve de jeito nenhum seguir adiante antes de dominar totalmente o exercício anterior.

O aprendiz atencioso perceberá como inicialmente os pensamentos vão sobressaltá-lo, passando por sua mente em grande velocidade a dificultando a sua captação. Mas de um exercício a outro ele constatará que o caos inicial irá desaparecendo aos poucos a eles ficarão mais ordenados, até que só uns poucos surgirão na sua mente como que vindos

de muito longe.

[...]

Pressupondo-se que o exercício em questão foi suficientemente elaborado a que todos já conseguem dominar a sua prática, podemos prosseguir com mais uma instrução, que é a instrução mental.

2

Já aprendemos a controlar nossos pensamentos. O exercício seguinte consiste em não permitir que pensamentos insistentes e indesejados aflorem em nossas mentes. Por exemplo, ao retornarmos à nossa vida privada a familiar, devemos estar em condições de evitar as preocupações ligadas ao nosso trabalho profissional. Todos os pensamentos que não pertencem à nossa vida privada devem ser desligados, a devemos mediatamente nos transformar em outras pessoas. E vice-versa, na nossa atividade profissional devemos direcionar nossos pensamentos exclusivamente ao trabalho a não permitir que se desviem para outros locais, como o ambiente doméstico ou privado, ou qualquer outro. Isso deve ser exercitado até transformar-se num hábito.

Devemos sobretudo habituar-nos a executar nossas tarefas, no trabalho ou na vida privada, com a máxima consciência, sem levar em conta o fato de se tratar de algo grande, importante, ou de uma coisa insignificante, pequena. Esse exercício deve ser cultivado ao longo de toda a vida, pois ele aguça a mente a fortalece a memória e a consciência.

3

Depois de obtermos uma certa prática na execução desse exercício, podemos passar ao próximo, que consiste em fixar uma única idéia por um certo período de tempo, a reprimir com firmeza outros pensamentos que vêm se juntar a ela na mente, com violentos sobressaltos. Escolha um pensamento ou uma idéia qualquer de sua preferência, ou então uma imagem. Fixe-a com toda a força, a rejeite energicamente todos os outros pensamentos que não tenham nada a ver com os do exercício. No início, você só conseguirá fazer isso por alguns segundos, a posteriormente, por alguns minutos. Você tem que conseguir fixar um único pensamento a acompanhá-lo por no mínimo dez minutos seguidos.

Se for bem sucedido em seu intento, estará maduro para mais um exercício, que consistirá no aprendizado do esvaziamento total da mente.

Deite-se confortavelmente num sofá ou numa cama, ou então sobre uma cadeira reclinável, a relaxe o corpo inteiro. Feche os olhos. Rejeite energicamente todos os pensamentos emergentes. Em sua mente não deve haver nada, somente o vazio total. Fixe esse estado de vazio total, sem se desviar ou se distrair. No início você só conseguirá manter isso durante alguns segundos, mas exercitando-se constantemente conseguirá um melhor desempenho. O objetivo do exercício será alcançado quando você conseguir manter-se nesse estado durante dez minutos completos, sem se distrair ou adormecer.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...