Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Meditando na Evolução da Forma

luciano_caldas

Recommended Posts

Meditando na Evolução da Forma

Certa vez o poeta Rumi estava meditando próximo a um óasis na direção de Damasco, quando se aproximou dele um jovem ávido de novos conhecimentos e expectativas.

- Acabei de me formar em Matemática e finalizei meus estudos em Astronomia. Irei trabalhar com Al Masu Zahrawi, um dos homens mais ricos de toda Arábia e possivelmente meu futuro sogro. Estou com a vida plenamente estabilizada. Tenho apenas 25 anos e possuo status, alto padrão social e as melhores expectativas possiveis. O Califa de Al Masran me fez propostas irrecusáveis. Conquistei tudo que poderia imaginar antes dos 30. Sabendo da sua sabedoria vim ao seu encontro para pergunta-lhe : "O que esperar mais da Vida?"

Rumi sorri e responde : - "Vê como as partículas do ar e os grãos de areia do deserto giram em busca de novos caminhos? Portanto que a sua busca seja mais abundante no SER - E assim quando você se encontrar consigo mesmo, estará se encontrando com o Grande Anônimo - Aquele que move a dança da EVOLUÇÃO da Forma e da Essência de Tudo! Portanto, meu jovem SIGA em Frente, pois ainda tens muito o que DESCOBRIR dentro e fora de Ti...FOREVER!!!

Forte abraço com muita Paz & Luz!!!

Luciano Caldas

*Jalāl ad-Dīn Rūmī (1207-1273) : Grande poeta sufi árabe.

Ps. Este texto foi escrito logo após eu ler o maravilhoso poema "A Evolução da Forma" do próprio Rumi - maravilhosas palavras que tratam na verdade da evolução da consciência e de que nada morre e continua além...

Abaixo segue a transcrição deste ótimo poema escrito há quase 800 anos, dono de uma "senhora" sensibilidade espiritual. Espero que gostem!

A Evolução da Forma

Toda forma que vês

tem seu arquétipo no mundo sem-lugar.

Se a forma se desvanece, não importa,

permanece o original.

As belas figuras que viste,

as sábias palavras que escutaste,

não te entristeças se pereceram.

Enquanto a fonte é abundante,

o rio dá água sem cessar.

Por que te lamentas se nenhum dos dois se detém?

A alma é a fonte,

e as coisas criadas, os rios.

Enquanto a fonte jorra, correm os rios.

Tira da cabeça todo o pesar

e sorve aos borbotões a água deste rio.

Que a água não seca, ela não tem fim.

Desde que chegaste ao mundo do ser,

uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses.

Primeiro, foste mineral;

depois, te tornaste planta,

e mais tarde, animal.

Como pode ser isto segredo para ti?

Finalmente foste feito homem,

com conhecimento, razão e fé.

Contempla teu corpo - um punhado de pó -

vê quão perfeito se tornou!

Quando tiveres cumprido tua jornada,

decerto hás de regressar como anjo;

depois disso, terás terminado de vez com a terra,

e tua estação há de ser o céu.

Passa de novo pela vida angelical,

entra naquele oceano,

e que tua gota se torne mar,

cem vezes maior que o Mar de Oman .

Abandona este filho que chamas corpo

e diz sempre "Um" com toda a alma.

Se teu corpo envelhece, que importa?

Ainda é fresca tua alma.

- Rumi - Poemas Místicos - Editora Attar

Só complementando :

Em determinado momento do poema do Rumi ele escreve : "Desde que chegaste ao mundo do ser,uma escada foi posta diante de ti, para que escapasses."

Ora bolas, que escada é essa? Nada mais, nada menos que as saídas do corpo que rolam durante a queda natural do metabolismo durante o sono. No poema fala o verbo escapar, ou seja, escapar da tridimensionalidade do mundo das formas e se revigorar através da "escada" da projeção no plano extrafísico.

Fico imaginando a sabedoria deste homem que viveu aqui há 800 anos: O cara fala de maneira embutida não só da projeção como da evolução da consciência em vários reinos (etapas conscienciais) - "Primeiro, foste mineral; depois, te tornaste planta, e mais tarde, animal. Como pode ser isto segredo para ti?"

Por isso e por outras poesias inspiradas que tenho em Rumi um dos poetas sufis que mais admiro!

Forte abraço em todos,

Luciano Caldas :wink:

Lu, meu rei!

Que poema mais lindo! Obrigada por propiciar tal leitura.

Um dia que começa assim só pode ser, como diria um bom baiano, lindo!

"Abandona este filho que chamas corpo

e diz sempre "Um" com toda a alma.

Se teu corpo envelhece, que importa?

Ainda é fresca tua alma."

Muito interessante a maneira de falar do corpo como um filho... lindo, sensível e verdadeiro...

Agora, alma fresca? Ui, ui... rs

Brincadeiras a parte, ótimo texto, vale a leitura e a releitura.

Beijocas.

Pois é Bibi...

Oi eu voltando aos poucos hehe

Esta pérola do Rumi é maravilhosa, profunda e resume em poucas palavras o que poderiamos gastar em duas horas de palestra sobre espiritualidade e a relação da consciência consigo mesma neste plano e e nos planos extrafisicos que margeiam o mundo das formas.

Um abraço com as melhores energias,

Luciano

É amigos, realmente bonito e de uma amplitude e simplicidade só visto nas grandes obras da Natureza. Obrigado amigo Luciano pela pérola. Dá vontade de imprimir o dito e colocar numa moldura para todo mundo ver e sentir a vibração intensa da mensagem por ele expressa que nos coloca em contato com o nosso íntimo e nos remete à espiritualidade inerente de cada um. E a atualidade dele, pô o cara viveu há 800anos! Muito bom.

Luz, muita Luz!