Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Espiritismo errou, está errado, é uma enganação?


Recommended Posts

"O germe primitivo existia já em estado latente"... "os tecidos dos homens e dos animais não encerram os germes de uma multidão de vermes que aguardam, para eclodir, a fermentação pútrida necessária à sua existência?"

O segmento acima revela a crença na abiogênese, que era algo que se acreditava na época de Kardec. Vejam a cena: Kardec quando idealizou o espiritismo, quis dar bases científicas para justificar seus fundamentos... Kardec e seus contemporâneos acreditavam na teoria científica da época sobre a origem da vida, a abiogênese... Como todo mundo acreditava, incluindo os cientístas da época, Kardec se sentiu confiante em pôr esse argumento na boca dos seus "espíritos superiores". A teoria da abiogênese foi provada falsa no final do mesmo século em que Kardec idealizara o espiritismo.

Os mesmos espíritos superiores também disseram coisas erradas sobre a realidade: disseram que os aneis de Saturno são discos sólidos... mas a sonda Voyer (acho que é esse o nome se não me engano...) fotografou e mostrou que não são...

Outra coisa: os espíritos superiores disseram que o universo é eterno, mas já se sabe que um dia ele terá fim... quando todo o hidrogênio das reações nucleares nos sois acabarem, todo o universo ficará na completa escuridão e completamente frio, incapaz de sustentar vida. Os mesmos espiritos disseram que a vida, os espiritos nascem o tempo todo... coitado então dos que nascerem perto do fim... não terão ambiente em que encarnar, pois todo universo será sem luz e sem calor, ou seja, sem condições de vida...

Mais: também dizem os espíritas que quando alguém morre, continua o mesmo, tão sábio quanto era em vida, tão bom ou ruim quanto era em vida... mas, em relação à sabedoria, não deveriam ser todos nós gênios? pois temos muitas vidas e imensa experiência de nossas centenas de encarnações? Então porque dizer que continuamos os mesmo após desencarnar... contraditório, não?

Por isso e por outras que o espiritismo parece ser uma invensão de Kardec, o fato dos espiritos superiores errarem fatos básicos de ciência, fatos que se acreditavam serem verdadeiros na época de Kardec... oras... se Kardec inventou tudo isso, iria usar os argumentos "científicos", argumentos que todo mundo acreditava ser real... incluindo a abiogênese... Mas, se fossem espiritos superiores mesmo, iriam saber que abiogênese não é real... ou seriam espíritos petudantes?

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 98
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Olha, não é porque alguém morre, que vai ser portador da verdade... quase sempre mantemos as nossas convicções, as nossas crenças, a nossa religiosidade que tínhamos.

Você continua o mesmo após o desencarne. Mas não depois de encarnar denovo, o seu cérebro (novo, pensa nele como um pendrive vazio, porque foi gerado no útero da sua mãe), não tem o conhecimento que está armazenado no seu corpo mental.

E mais uma coisa, o espiritismo não é a santa doutrina da verdade absoluta. É só mais uma doutrina, criada por humanos (encarnados e desencarnados), com as bases que tinham na época. É só mais uma corrente. Espiritismo não é espiritualismo ou espiritualidade.

E pelo que sei, Kardec disse que o espiritismo deveria se sujeitar às mudanças da ciência, e não o contrário. O espiritismo deve se adaptar ao conhecimento que vamos adquirindo.

Esse meu post não foi de defesa ao espiritismo, foi só pra responder às suas colocações. Até porque eu não sou espírita, e tenho os meus prós e contras em relação a isso.

Link to comment
Share on other sites

Acredito que a Doutrina Espírita não vai ser, e não existe doutrina aqui para nós definitiva. Estamos num período de transição de doutrinas dogmáticas baseadas na fé cega para doutrinas de maior liberdade de pensamento. Entende o que digo, a doutrina foi baseada e codificada por espíritos superiores até, então, (acredito que ainda estamos assim) foram aqueles que melhor puderam chegar ao ponto de mandar mensagens para uma turma tão densa como a nossa. Agora, qual a escala de superioridade deles? A que melhor poderia ser na nossa atual evolução.

Agora já que entrou no assunto, vou aproveitar o tópico e colocar outro ponto polêmico:

A doutrina fala que nossa inconsciência e esquecimento de vidas passadas é a melhor forma de resgatarmos karma. Pensem comigo, isso é verdade? Hoje, após estudar um pouco, percebo que se trata de grande bobagem essa forma de pensamento. Você imagina se todos nós nascêssemos sabendo que a vida não se encerra aqui nesta existência, que somos eternos, que já vivemos muitas outras vidas, e que mesmo que tenhamos feito algum mal no passado, temos toda a eternidade para rever esses atos não seria muito melhor para todos? Alguém se preocuparia apenas em TER, a partir do momento que sabe que a vida não se encerra nesse corpo de carne? Imagina que você sabendo que furtou ou assassinou outro ser, e que isso provocou longos tempos de trevas após sua morte na existência passada, teria, agora lembrando isso, mais chances de fazer o mal ou o bem?

Essa é minha visão, acredito que todos somos bons, só estamos inconscientes e fazemos coisas ruins por isso. Então se trata de ascensão e não evolução.

As razões de nossa inconsciência não podem ser essa, não faz o menor sentido...

Só para pensar....

abraços! (excelente tópico!)

Link to comment
Share on other sites

E ae galera!

Na verdade, não acredito que o espiritismo apresenta "erros" propriamente ditos. Quem já estudou a doutrina, percebe que A TODO O MOMENTO os espíritos superiores esclarecem que ABSOLUTAMENTE TODAS as mensagens ou informações transmitidas através de quaisquer das linguagens humanas, estarão ainda muito incompletas. De acordo com eles, seria impossível explicar o universo, ou a origem da vida de maneira profunda através de nossos atrasados meios de comunicação. E também dizem que mesmo a Bíblia e outros livros sagrados são escritos através de figuras de liguagem apropriadas à época e ao espaço de quem os escreveu. O motivo é evidente:

Imaginem um Cientista da Computação tentanto explicar aos hebreus (por exemplo) o funcionamento do Sistema Operacional em um computador. Eles entenderiam?!

No espiritismo, todas as mensagens são codificadas de maneira que possam decodificar-se atendento aos "limites de interpretação" daqueles que as recebem.

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Neste mesmo livro os espiritos falam na pergunta 18.

O homem penetrará um dia o misterio das coisas que lhe são ocultas?

"O véu se levanta para ele á medida que se depura;mas, para compreender certas coisas,precisa de faculdades que ainda não possui."

E sobre a questão do universo, eu entendi que os espiritos responderam que o universo nunca vai acabar, e assim nunca o vai, apenas irá deixar de ser propricio a vida.

Stephen Hawking tem a teoria de varios universos, se concordamos com esta teoria, nunca deixaria de exitir vida, os espiritos tambem responderam que eles não são donos da verdade e que Deus simbolo de caridade e amor nunca deixará de criar.

Paz e Luz.

Link to comment
Share on other sites

Olá Astralnauta,

Que legal que vc postou este tópico. Cara, eu discordo de todas as suas afirmações e vou comentar algumas:

"O germe primitivo existia já em estado latente"...

Este vc retirou do Livro dos Espíritos pergunta n.44 mas esqueceu-se de interpretar a resposta. Pergunte a sí mesmo: o citado germe da vida estava em que plano? No nosso plano material? No astral, no mental? No livro não está explícito, mas provavelmente não é no material porque a temperatura do planeta era altíssima com rocha derretida na crosta. Na pergunta seguinte, "Onde estavam os elementos orgânicos (...)? Resposta:"Estavam (...) no espaço, entre os espíritos ou em outros planetas (...)" De acordo com a ciência tradicional o universo como conhecemos tem 13 bilhões de anos e a vida na terra 3 bilhões isso abre uma janela de 10 bi para o surgimento de vida em outros planetas antes da terra e posterior transferência para o nosso planeta. Não estou dizendo que foi assim que aconteceu, estou apenas aventando possibilidades. Apelando para a ciência, a moderna teoria de cordas descreve 11 dimensões, então, além das 4 que conhecemos aquela "transferência" poderia ter aconteceido por qualquer uma dos outras 7 diemnsões que não temos nem idéia de como são. Novamente, apenas aventando possibilidades.

Estive folheando o Livro dos Espíritos recentemente. Dê uma olhada nas perguntas n.30 e 31. Se estivéssemos lendo esta resposta há 20 anos diriamos que ela está errada porque está em desalinho com a física de 20 anos atrás (o modelo atômico de Niels Bohr e a mecânica quântica). Mas hoje temos outra visão, a resposta está de acordo com a teoria das corda e a teoria M. Procure se informar sobre elas.

disseram que os aneis de Saturno são discos sólidos...

Me indique, por favor de onde você retirou esta citação.

Outra coisa: os espíritos superiores disseram que o universo é eterno,

Na pergunta 37 do mesmo livro temos:“Ele [o universo] não pode ter sido feito por si mesmo; e se existisse de toda a eternidade, como Deus, não poderia ser obra de Deus.” Ou seja, os espíritos dizem que o universo não é eterno. Aém disso pesquise sobre as novas teorias sobre a formação do universo, os físicos estão reformulando as hipóteses do big bang e do fim do universo.

quando alguém morre, continua o mesmo, tão sábio quanto era em vida, tão bom ou ruim quanto era em vida... mas, em relação à sabedoria, não deveriam ser todos nós gênios? pois temos muitas vidas e imensa experiência de nossas centenas de encarnações? Então porque dizer que continuamos os mesmo após desencarnar...

Não continua exatamente o mesmo. Pesquise um pouco mais sobre a doutrina espírita. Não tem espaço aqui pra eu te explicar isso. Leia o livro "Nosso lar" que fala um pouco sobre isso (o livro, não o filme). Sobre sermos gênios, faça uma auto análise, quanto você aprendeu nesta vida? O que você fazia na sua última vida? Se acha que teve 100 vidas, o quanto vc estudou para se tornar um gênio hoje? Em quantas vidas você foi índio, aborígene, camponês, mendigo, soldado, etc e não aprendeu nada e em quantas você foi alquimista, físico, filósofo, etc e estudou para se tornar um gênio hoje?

Não estou dizendo que a doutrina de Kardek é a verdade perfeita. Mas acredito que ela é muito boa e adequada para a humanidade em seu estágio atual de evolução. E esclarecendo, não sou espírita, não frequento nenhuma religião, apenas leio livros e tendo expandir meus conhecimentos em todas as diciplinas. Estou respondendo suas questões apenas porque achei elas muito primárias.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

A doutrina fala que nossa inconsciência e esquecimento de vidas passadas é a melhor forma de resgatarmos karma. Pensem comigo, isso é verdade? Hoje, após estudar um pouco, percebo que se trata de grande bobagem essa forma de pensamento. Você imagina se todos nós nascêssemos sabendo que a vida não se encerra aqui nesta existência, que somos eternos, que já vivemos muitas outras vidas, e que mesmo que tenhamos feito algum mal no passado, temos toda a eternidade para rever esses atos não seria muito melhor para todos? Alguém se preocuparia apenas em TER, a partir do momento que sabe que a vida não se encerra nesse corpo de carne? Imagina que você sabendo que furtou ou assassinou outro ser, e que isso provocou longos tempos de trevas após sua morte na existência passada, teria, agora lembrando isso, mais chances de fazer o mal ou o bem?

Tenho colocado essa questão e outras relacionadas, em topicos e comentarios, realmente tem muita coisa que não faz sentido, depois que comecei a estudar sobre viagem astral e procurar informações sobre espiritualidade, vi muito mais coisas que não fazem sentido, como assedio, obsessão, que comentei em outro topico.

Vi tambem muitas mentes presas a raizes profundas, embriagadas por aquelas verdades, e não adianta "sacudi-las", elas não acordam..., até que chegue a hora.

Acho que enquanto aceitarmos tudo sem questionar, não evoluiremos,

questionar não é desrespeitar, se todos conhecerem a verdade sem estar preso a nada, não havera motivo pra discordia.

Só a mente realmente aberta e livre de conceitos pré estabelecidos podera evoluir de verdade.

Abraço a todos, muita luz e mente aberta...

Link to comment
Share on other sites

Mesma questão do post anterior:

A doutrina fala que nossa inconsciência e esquecimento de vidas passadas é a melhor forma de resgatarmos karma. Pensem comigo, isso é verdade? Hoje, após estudar um pouco, percebo que se trata de grande bobagem essa forma de pensamento. Você imagina se todos nós nascêssemos sabendo que a vida não se encerra aqui nesta existência, que somos eternos, que já vivemos muitas outras vidas, e que mesmo que tenhamos feito algum mal no passado, temos toda a eternidade para rever esses atos não seria muito melhor para todos? Alguém se preocuparia apenas em TER, a partir do momento que sabe que a vida não se encerra nesse corpo de carne? Imagina que você sabendo que furtou ou assassinou outro ser, e que isso provocou longos tempos de trevas após sua morte na existência passada, teria, agora lembrando isso, mais chances de fazer o mal ou o bem?

Acho realmente complexo isso. Acho que depende do nível de entendimento das pessoas. Para uma pessoa mais ignorante acredito que a lembrança pode ser muito prejudicial. Imagine lembrar de pessoas que te fizeram mal, fizeram sofrer em vidas passadas. Imagina lembrar de uma vida que vc foi escravo e dos algozes que te torturaram. Imagine a lembrança de que seu pai foi um feitor de escravos e te chicoteou no tronco várias vezes, e em outra vida ele foi um assassino que entrou em sua casa, violentou sua esposa e depois te matou. Agora imaginhe vc lembrar isso desde os primeiros anos de sua infância. No passado havia muito mais guerras, assassinatos e sofrimento.

Talvez uma pessoa serena perdoaria facilmente, mas a maioria de nós não está nessa condição. Talvez o esquecimento seja uma oportunidade para começarmos tudo de novo do zero. Talvez o "não ver e crêr" seja muito mais valioso que o "ter certeza".

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com você, José, que tem esse lado da moeda. Só que estamos falando de todos, todos nós não lembramos de absolutamente nada, ficando inconscientes de tudo que passamos. E você tocou em outro assunto bem legal. Não discordo da lei de causa e efeito, apenas discordo de que a inconsciência nossa seja fruto de que o Criador fez dessa forma para ser mais benéfico a nossa evolução.

Para não deixar em aberto, a teoria que mais se aproxima a uma coerência que li até hoje é que a nossa inconsciência é um problema meramente físico, provocado por algum problema cósmico recente, que impossibilita o cérebro de rememorar e ter acesso às informações de nossa existência. No livro A Vida no Planeta Marte, do Ramatis, ele fala que os marcianos, segundo ele em processo de evolução 500 anos a frente de nós, não têm acesso logo de cara à essas informações, mas que elas são adquiridas ao longo de sua vida, como quem vai se lembrando de algo importante.

Por que não poderia ser assim conosco? Essa história de ficar tudo num plano de intuição não nos dá a menor segurança de que estamos no caminho certo e nos torna facilmente manipulados por dogmas, como acontece e aconteceu ao longo dos anos. Por isso nossa evolução moral fica meio que a mercê da sorte em todos esses anos de existência terrena. Percebe que a evolução tecnológica é continuada, mas a evolução moral não. Ela é fruto do presente e do meio em que se vive (pelo menos aqui). Por isso acredito plenamente que uma criança num meio violento que consegue se destacar moralmente não quer dizer que a mesma é mais evoluída que os demais, acredito que por alguma razão, ela é mais consciente do seu espírito, conseguindo se sobrepor ao ego que nos domina. Evoluídos nesse grau todos nós somos. Somos capazes de amar e acolher, como somos capazes de agredir e maltratar numa diferença de segundos. E não me venham dizer que isso é culpa dos obsessores somente. Na verdade isso é culpa do nosso ego inconsciente que sobrepõe nosso espírito evoluído.

Se a ciência investigasse com maior afinco nossas glândulas cerebrais talvez conseguíssemos acessar a essas informações sem termos de ficar meditando e fazendo técnicas por horas e horas ao longo da nossa existência. Até hoje a ciência não sabe qual a função da pineal...

É só minha opinião...e como aqui é um local onde predominam pessoas com maior consciência de si, espero que desperte algum questionamento, como aconteceu comigo.

abraços

Link to comment
Share on other sites

Oi EAGLE, quem disse que todos nós não lembramos das vidas passadas? Há relatos de yogues orientais que quando se iluminaram lembraram de todas as suas vidas passadas. Concordo de coração contigo sobre os dogmas. Por isso tento buscar informação de fontes diversas. Leio literatura budista, induista, hare krishna, espiritualista, científica, e outras. E olha, acho muita coerência entre todas elas. É claro que tem muito lixo também, dogmas irracionais e sem sentido. Acho que esse é o meio de saber se estamos no caminho certo, procurar cruzar as informações para nos aproximarmos da verdade. (conhecer a verdade acho impossível para nossa compreensão atual, mas aproximarmonos dela é possível)

Busque informações entre os mestres. Esqueça os dicípulos. Te dou umas sugestões de leitura: "A doutrina de Buda" edt. Martin Claret, Livros do Osho, Livros do Krishnamurti, o Bhagavad Gita, "O quinto evangelho" também da editora Martim Claret, com os comentários de Huberto Rhoden. Este último é muito bom, estou lendo agora, é um dos evangelhos de cristo banido pela igreja e em 1945 acharam uma cópia datada do século 2.

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Acho realmente complexo isso. Acho que depende do nível de entendimento das pessoas. Para uma pessoa mais ignorante acredito que a lembrança pode ser muito prejudicial. Imagine lembrar de pessoas que te fizeram mal, fizeram sofrer em vidas passadas. Imagina lembrar de uma vida que vc foi escravo e dos algozes que te torturaram. Imagine a lembrança de que seu pai foi um feitor de escravos e te chicoteou no tronco várias vezes, e em outra vida ele foi um assassino que entrou em sua casa, violentou sua esposa e depois te matou. Agora imaginhe vc lembrar isso desde os primeiros anos de sua infância. No passado havia muito mais guerras, assassinatos e sofrimento.

Talvez uma pessoa serena perdoaria facilmente, mas a maioria de nós não está nessa condição. Talvez o esquecimento seja uma oportunidade para começarmos tudo de novo do zero. Talvez o "não ver e crêr" seja muito mais valioso que o "ter certeza".

Ola José, analize uma coisa, se cada pessoa tivesse consciencia de si mesma desde o inicio de sua existencia, sera que as coisas estariam acontecendo dessa maneira ainda hoje?, acho meio dificil, pois cada um teria a noção exata de sua responsabilidade e o verdadeiro motivo pelo qual está aqui.

O fato de não lembrarmos não nos da oportunidade de começar tudo de novo do zero, nós temos que pagar pelos karmas de outras vidas, não temos?, então porque não podemos lembrar o que fizemos?

O que voce acha melhor, acreditar que está tudo bem, ou ter certeza que está tudo bem?

Abraço a todos e muita luz!...

Link to comment
Share on other sites

Acho realmente complexo isso. Acho que depende do nível de entendimento das pessoas. Para uma pessoa mais ignorante acredito que a lembrança pode ser muito prejudicial. Imagine lembrar de pessoas que te fizeram mal, fizeram sofrer em vidas passadas. Imagina lembrar de uma vida que vc foi escravo e dos algozes que te torturaram. Imagine a lembrança de que seu pai foi um feitor de escravos e te chicoteou no tronco várias vezes, e em outra vida ele foi um assassino que entrou em sua casa, violentou sua esposa e depois te matou. Agora imaginhe vc lembrar isso desde os primeiros anos de sua infância. No passado havia muito mais guerras, assassinatos e sofrimento.

Talvez uma pessoa serena perdoaria facilmente, mas a maioria de nós não está nessa condição. Talvez o esquecimento seja uma oportunidade para começarmos tudo de novo do zero. Talvez o "não ver e crêr" seja muito mais valioso que o "ter certeza".

Ola José, analize uma coisa, se cada pessoa tivesse consciencia de si mesma desde o inicio de sua existencia, sera que as coisas estariam acontecendo dessa maneira ainda hoje?, acho meio dificil, pois cada um teria a noção exata de sua responsabilidade e o verdadeiro motivo pelo qual está aqui.

O fato de não lembrarmos não nos da oportunidade de começar tudo de novo do zero, nós temos que pagar pelos karmas de outras vidas, não temos?, então porque não podemos lembrar o que fizemos?

O que voce acha melhor, acreditar que está tudo bem, ou ter certeza que está tudo bem?

Abraço a todos e muita luz!...

Pedro, tudo bom?

Amigo, não me entenda mal, mas se assim é, com certeza existe um motivo muito acima de nossos apelos racionais.

Diferente te muiiiiitos, eu acredito que política e religião se discutem sim, mas quando a discussão possa gerar uma mudança... Então eu te pergunto, ser contra um FATO vai nos levar aonde? Desculpe, não quero invalidar seu ponto, mas mesmo se todos aqui chegarem a mesma conclusão que você, não vai mudar em nada a "opinião de Deus" (desculpem o termo pífio). Existem coisas que não precisam ser entendidas, apenas aceitas. :)

Mas que fique claro que estou me referindo ao fato de concordar ou não com Maia.

Agora por outro lado, entendo o que você quer dizer a respeito. Se soubéssemos de nossas "faltas", poderíamos agir sobre a questão de maneira focada buscando uma mais rápida "elevação", mas isso é uma constatação completamente individual, somos (eu e você) 2 entre quase 7 bilhões. Acredito que é por isso que como um outro amigo disse, existem sim maneiras de se rememorar estas "vidas" se acreditamos que vai nos ajudar em nosso desenvolvimento espiritual, mas com certeza é algo hermético e "difícil" justamente por não ser o melhor para a grande maioria! :) E ainda assim, mesmo ACHANDO que estamos preparados, deve ser uma barra pesadíssima.

Grande e Fraternal Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Seguindo a linha de pensamento do Tiago, lembrei-me de um dos audios do Saulo no Curso Básico de Projeção (corrijam-me se eu estiver errado pois faz algum tempo que ouvi) ele relata um encontro com seu amparador que sugeriu mais uma lembrança de sua vida passada. O Saulo, que estava em viagem astral com a consciência expandida, recusou imediatamente a oferta, porque não tinha tido boa experiência da última vez que isso tinha acontecido.

Abraços,

José

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas dicas dos livros José, já li livro do Osho, mas tb são discípulos não?

Falcão, sempre ouvi falar que quando começamos a questionar uma religião é porque esta não nos serve mais. O questionamento move o homem.

Já ouvi várias teorias interessantes sobre nossa vida aqui na Terra. Uma delas, provinda da fraternidade branca, que por sinal tenho grande vínculo com o raio azul, dizia que isso tudo aqui não passa de uma experiência, que estamos no processo de reencarnações em uma matéria tão densa e que possibilita tão poucas funções dos nossos outros corpos sutis. Seria uma experiência para mostar que o espírito crístico venceria (se tornasse bom) até mesmo nestas condições.

Para quem gosta de estudar, como eu e você José, o questionamento é o que nos move sempre. Logicamente que faço exercícios, técnicas e meditações porque nada melhor que estas experiências para ampliar a visão de mundo nossa.

Só não acredito que não lembramos de vidas passadas devido a um processo de karma. Apesar de alguns não quererem saber sobre suas vidas, é inquestionável que esse conhecimento ajudaria a nossa ascensão, pq pensem comigo, então, para que temos que renascer várias vezes? O que interessa é que é desse jeito e temos de ralar como o exemplo dos yogues que o José citou para acessar as vidas passadas, e as demais habilidades como a clarividência, telepatia, etc, infelizmente, porque esse corpo de carne é bem limitadão!

abraço

Link to comment
Share on other sites

Olá pessoal!

Bom, tudo que eu gostaria de postar a respeito já foi postado pelos colegas acima.

Só gostaria de acrescentar um ponto referente ao comentário do Vinicius abaixo:

E sobre a questão do universo, eu entendi que os espiritos responderam que o universo nunca vai acabar, e assim nunca o vai, apenas irá deixar de ser propricio a vida.

Propício à vida como a conhecemos, pois sabemos que em muitos outros mundos, a sutilidade da vida nem sempre é como a nossa (física e materialmente falando). A vida é mais ou menos densa e material, o que com certeza, não podemos comparar com a vida na Terra e nem comparar as "condições para se ter vida" como aqui.

As condições nesses outros mundos são totalmente diferentes da nossa (claro que existem os mundos, onde estágio evolutivo é semelhante ao nosso também). Até acho que por isso que nunca encontramos vidas em outros planetas por ora... Procuramos vida nos planetas onde se julga ter vida nas mesmas condições que a Terra.

Link to comment
Share on other sites

Oi Tiago, pois é, deve ter um motivo, mas qual?

Eu tambem acho que tudo deve ser discutido e com a mente aberta pra ser entendido,

quanto ao FATO, eu apenas gostaria que fosse diferente, pois assim não faz sentido, pra ser contra eu teria que conhecer as razões de ser assim, e o fato de não aceitar me leva ao questionamento, e dai ao conhecimento, acho que eu não cresceria se simplesmente aceitasse as coisas como aparentemente são.

A ideia não é "mudar a opinião de Deus", mas saber se é mesmo a opinião Dele e saber as razões.

Para uma contagem chegar a 7 bilhões, ela tem que passar pelo 1, 2, 3,... ;)

Com o modo de vida que esses 7 bilhões tem, quantos de nós teriam meios de fazer o que esses gurus, ou outros que nem sei, fazem para se lembrarem de vidas passadas?

Se a barra pesasse por eu conhecer minhas ações passadas, não seria tão ruim como pagar sem saber o por que.

Tiago, fique a vontade, coloque sempre suas ideias, voce é bem vindo!

Abraço a todos e muita luz...

Link to comment
Share on other sites

Puxa cara, quando eu escrevi sobre "aceitar" as coisas eu tinha certeza que você iria responder isso... kkk Acho que de fato me expressei mal. E justamente por eu também não aceitar nada sem poder comprovar, como já disse anteriormente, sou um cara muito cético... O que eu quis dizer na realidade é que tem coisas que não precisamos conhecer o funcionamento para estarmos sujeitos à ela, tal qual a gravidade. Não é por entendermos algum dia seu completo funcionamento, o porquê de existir, e saber o quanto seria legal flutuar a vontade (numa analogia à lembrar das vidas passadas) que ela não nos derrubaria... entende meu ponto?

E exatamente por existir algum motivo (que você não conhece, muito menos eu, e TALVEZ ninguém na mesma faixa vibratória que nós), que 7 bilhões tem um estilo de vida que não os permitem chegar à este conhecimento... quem sabe atingir o ponto de conhecer tudo não seja nossa meta evolucional? vai saber...

Agora, o que eu defendo é que tenho plena certeza que o mundo não teria 7 bilhões de pessoas (acho que teria umas 10 kkkkkk) caso TODOS se lembrassem dos atos passados. Eu já vi uma amiga uma vez dizendo que não perdoaria uma outra por uma questão extremamente banal, mesmo tendo uma outra amiga dela tentando mostrar o quão banal era a situação e o quanto a atitude dela não levava a lugar nenhum... mas ela não mudou de posição sequer um milimetro (fica difícil passar a situação por texto, mas compreenda da seguinte maneira, ela estava putíssima e acreditando que não teria porquê NUNCA perdoar qualquer outra pessoa que à tivesse ofendido, etc)... Se tem pessoas que tem esse tipo de reação por coisas banais (tem quem mate por dívida de 1 real), imagina se elas soubesse que poderiam voltar milhares de outras vezes para "pagar" pelo erro cometido... eu acho que elas pensariam, "Ah, fod*-se, eu vou matar aquela desgraça e em outra vida eu pago".... Entende o que eu quero dizer? Eu acho que diferente de muitos que tendem a evoluir se soubessem do passado (como eu e você supomos que tenderíamos), a grande maioria ia acabar matando o próximo pois sabia que não ia dar em nada, ele ia ter mais um "life" como num vídeo game. E quanto mais fundo nesta idéia de vingança, acho que seria mais difícil um "despertar". Mas cara, essa é minha opinião, e não pense que tenho "raízes profundas" em qualquer idéia, estou SEMPRE aberto à mudanças, crescimento, contanto que o outro argumento tenha melhor sentido no meu modo de pensar do que o argumento que atualmente "defendo" (defender não seria a palavra mais apropriada, mas não sei qual seria). E veja que não discordo completamente de você, só não acho que esse tipo de lembrança seria boa para todos, talvez para alguns.

E cara, pode ficar tranquilo, quando é uma "argumentação" saudável eu vou sempre responder, não acho ruim que tenhamos opiniões que TALVEZ sejam divergentes, pelo contrário, é gratificante e acrescenta muito! :) Assim como espero o mesmo em troca... Por isso que eu sempre escrevo no começo/meio/fim dos meus posts para que não me levem a mal, que me desculpem e etc, justamente porquê não quero que ninguém entenda minha "discordância" como uma agressividade!

Por isso, não me leve a mal!! kkkkk :lol::lol:

Grande e Fraternal abraço!

Link to comment
Share on other sites

Posso dar um pitaco leigo? rs...

Na verdade, pelo nível dos posts, percebo que os participantes que já leram muito, pensaram muito, discutiram muito e, por isso, têm reflexões interessantes pra compartilhar. Eu, cá com minhas infinita curiosidade e espírito questionador, fico pensando o seguinte:

se nos lembrássemos de nossas encarnações passadas, qual seria, afinal, o propósito de voltar a encarnar? Digo isso pois imagino que se eu me lembrasse de toda a minha existência, se me lembrasse de encarnações anteriores e também da minha vida no plano espiritual, encarnar na Terra seria uma mera "mudança de cenário", não? Pois o processo evolutivo se daria de forma totalmente linear, eu seria sempre a mesma pessoa, como a mesma consciência, as mesmas memórias, apenas "subindo e descendo" da Terra para os planos superiores e vice-versa.

Nesse caso, qual seria a função da encarnação, na opinião de vocês?

Link to comment
Share on other sites

eu seria sempre a mesma pessoa, como a mesma consciência, as mesmas memórias, apenas "subindo e descendo" da Terra para os planos superiores e vice-versa.

Alisson,

na minha forma de entender é exatamente isso que ocorre, apenas trocando a palavra "pessoa" por espírito... Somos sempre os mesmos (mesmo espírito), mas um diferente EGO (pessoa)... Eu acredito que uma das funções de encarnar seja para passarmos por provas que talvez apenas sejam possíveis neste plano.

Aliás, seu questionamento foi interessante, me fez pensar no seguinte: Lembrarmos de nossas vidas AQUI seria o mesmo que já acontece do "lado de LÁ"... ou seja, lá nos lembramos... lá sabemos o que erramos e o que temos que melhorar... Só que se voltamos aqui para tentar "corrigir" (equilibrar seria mais correto), é porquê realmente por algum motivo só possamos passar por tais provas aqui.

Outra coisa que o Eagle disse também me pareceu muito interessante,

dizia que isso tudo aqui não passa de uma experiência, que estamos no processo de reencarnações em uma matéria tão densa e que possibilita tão poucas funções dos nossos outros corpos sutis. Seria uma experiência para mostar que o espírito crístico venceria (se tornasse bom) até mesmo nestas condições.

Serviria como um motivo para o "aqui se faz, aqui se paga... Contudo, sobre essa citação eu precisaria refletir muito a respeito antes de ter alguma opinião concreta. Mas não deixo de achar interessante.

Mas sei lá, não sou espírita, não conheço muito sobre os processos de reencarnação, por isso reforço a pergunta e peço a opinião de alguém com mais gabarito! :)

Grande e Fraternal abraço.

Link to comment
Share on other sites

Posso dar um pitaco leigo? rs...

Na verdade, pelo nível dos posts, percebo que os participantes que já leram muito, pensaram muito, discutiram muito e, por isso, têm reflexões interessantes pra compartilhar. Eu, cá com minhas infinita curiosidade e espírito questionador, fico pensando o seguinte:

se nos lembrássemos de nossas encarnações passadas, qual seria, afinal, o propósito de voltar a encarnar? Digo isso pois imagino que se eu me lembrasse de toda a minha existência, se me lembrasse de encarnações anteriores e também da minha vida no plano espiritual, encarnar na Terra seria uma mera "mudança de cenário", não? Pois o processo evolutivo se daria de forma totalmente linear, eu seria sempre a mesma pessoa, como a mesma consciência, as mesmas memórias, apenas "subindo e descendo" da Terra para os planos superiores e vice-versa.

Nesse caso, qual seria a função da encarnação, na opinião de vocês?

Muito interessante o seu questionamento, Alisson. :)

Colocando dessa maneira, a encarnação não teria o mínimo sentido! A gente precisa entrar nessa ilusão (o mundo material, o maya) como personagens (nossas personalidades = joão, maria, lucas, josé, etc) vivendo historinhas (nossa "história de vida") para entender quem realmente somos.

Se não encarnássemos, também, como poderíamos adquirir novas experiências? Tudo bem que poderíamos estudar as coisas do "lado de lá", mas estaríamos sempre condicionados às ideias que já temos e, assim, não nos "entregaríamos" de verdade a novas experiências.

Daí se pensa: sim, e daí? Vamos ficar reencarnando e reencarnando... E quando a gente para, finalmente, de reencarnar? A minha resposta é: ora! Se entramos na ilusão para entendermos quem realmente somos, descobrindo que Nós Somos, as encarnações não mais serão necessárias quando se entender isso!

Daí também vem à cabeça: se não precisaremos reencarnar mais, como fica a Lei do karma, que antes se executava, principalmente, pela reencarnação? Para isso, a minha resposta é: ela também deixa de atuar! Sei que parece difícil de se imaginar um momento em que não precisemos mais reencarnar nem estejamos sujeitos à Lei de Ação e Reação, mas é assim que penso. Vejam, os animais, que não tem karma, reencarnam para, basicamente, "aprender a sobreviver" e entender as coisas mais básicas sobre o mundo (Terra) até chegar no nível evolutivo do ser humano. Quando chegam ao nível humano, o karma começa a entrar em ação e fica fazendo a gente quebrar a cara. Daí, quando entendemos que nós não somos esses personagens (lucas, antônio, mariana, etc), mas que Somos, ou seja, quando atingimos a "iluminação", pra que a gente vai reencarnar de novo? Quando a gente não precisar mais reencarnar, pra quê a gente vai precisar de karma? Pra ensinar à gente? Mas a gente não já aprendeu?

Sintetizando a minha idéia de evolução:

•Estado animalizado (ou ainda abaixo dele) -> sem karma, encarna pra aprender a sobreviver e para aprender o básico até que se chegue ao nível humano.

•Nível humano -> com karma, encarna para entender as Leis de equilíbrio do Universo, e para aprender a ver através do maya (mundo das ilusões = mundo material), entendendo que Nós Somos, e não que somos joão, maria, etc.

•Algum nível superior -> não seria mais necessário o reencarne num mundo de provas e expiações (Terra e mundos semelhantes); também não seria mais necessária a ação do karma, já que não estaríamos mais dentro da ilusão (maya).

Antes de terminar, gostaria de fazer mais uma comparação, já que acho que a parte do karma, principalmente, vai criar discordância. Pensem comigo: se no estado animal não existe karma (segundo o próprio Saulo, por exemplo, em seu FAQ do dia 25/10/10) e ele, o karma, só começa a atuar no nível evolutivo humano, quando se passar do nível humanizado, pra quê karma? Se entendemos que Somos, pra quê reencarnar como joão, maria, etc? Para "resgatar dívidas"? Mas de que importa uma "dívida" de joão (minha suposta última encarnação) com maria (uma pessoa a que, supostamente, fiz "mal") se Eu Sou e Ela É? Entendem por que penso que reencarnamos num mundo de provas e expiações sob ação do karma, simplesmente, para aprendermos que Nós Somos? Entendem também por quê digo que, quando entendermos que Nós Somos, não importa mais o "resgate" de uma "dívida"? :)

Bom, o pensamento é esse. Espero que consigam entender alguma coisa do que eu tentei escrever. rsrs :roll:

;)

Link to comment
Share on other sites

se nos lembrássemos de nossas encarnações passadas, qual seria, afinal, o propósito de voltar a encarnar? Digo isso pois imagino que se eu me lembrasse de toda a minha existência, se me lembrasse de encarnações anteriores e também da minha vida no plano espiritual, encarnar na Terra seria uma mera "mudança de cenário", não? Pois o processo evolutivo se daria de forma totalmente linear, eu seria sempre a mesma pessoa, como a mesma consciência, as mesmas memórias, apenas "subindo e descendo" da Terra para os planos superiores e vice-versa.

Alisson, sabia que viria este questionamento por sinal muito pertinente e que o svedese sabiamente complementou. Se questiono o karma, para que reencarnar? Bem, pessoal recomendo este livro que citei anteriormente: A Vida no Planeta Marte. Nele vemos a descrição de uma civilização com praticamente todos os nossos problemas resolvidos. O link está abaixo:

http://www.4shared.com/document/iuKT8DZC/Ramatis_A_Vida_no_Planata_Mart.htm

Mesmo, assim, há reencarnação por lá, mesmo sendo um Planeta sem karma. Curiosamente estou no capítulo 24, e o próximo capítulo é 25 - Reencarnação e desencarnação, então, não vejo a hora de lê-lo! :D

O nosso bloqueio cerebral para rememorarmos nosso passado existencial é, conforme acreditam o Tiago e o svedese e tantos amigos aqui é porque não temos condições evolutivas para podermos lidar com isso. Também sempre acreditei nisso, até me deparar com uma corrente (sem entrar no mérito qual) que na verdade somos inconscientes com um bloqueio cerebral e que isso não tem absolutamente nada a ver com evolução, já que somos todos evoluídos no nosso espírito.

Nosso problema seria meramente físico, provocado por uma explosão solar no passado que causou este bloqueio, e que estaria modificando agora, na famosa era de 2012 (se é que é neste ano) por nova mudança cósmica. Crível ou não? Difícil. Só que ao dar uma nova conotação a esse esquecimento, as coisas se encaixam melhor, não concordam? Daí vem a dúvida, então? E por que reencarnamos? Ora, porque por algum motivo (e há explicação desta corrente tb, só que vou passar para não chocar mais 8-) ) estamos presos a esta esfera planetária.

Minha visão de mundo sobre o tema ainda está (e será sempre assim, né?) em formação. Mas, que essa história mexeu na minha cabeça, mexeu! Até porque ela não acaba com obsessores, causa e efeito, etc. Isto tudo existe e é consequencia dos nossos atos enquanto inconscientes.

Tiago, esta sua amiga, talvez, só conjecturando, teria nova visão do episódio se soubesse que a vida é eterna. Vocês sempre falam no passado, mas o futuro agora fica sendo certo, e isto também muda tudo. Vou colar uma passagem do livro que achei fantástica:

"Essa característica do homem terreno, que ainda sacrifica situações, prazeres, amigos e mesmo o caráter, para usufruir a volúpia efêmera de um cargo ou gloríola humana, vem da sua incerteza pela vida espiritual. Desconhecendo a realidade de bens superiores e definitivos, que estão à mercê da alma evoluída, procura "gozar" com urgência os prazeres mais à mão. Daí, os conluios, as combinações e discrepâncias entre os homens do vosso mundo, que se atiram, aflitos, à conquista desregrada do que supõem valioso para suas emoções instintivas. Os marcianos consideram os tesouros do mundo como os "meios" de estudo e manuseio para os "fins" superiores; após a convicção indestrutível de que a vida material é singelo banco escolar na escadaria do Infinito, o cidadão de Marte não vai à estultice de repelir o "verdadeiro" pelo "falso"!"

Isso resume o que falei!

Ótimo tópico, ótimas contribuições! ;)

Link to comment
Share on other sites

Alisson, não fique pensando que sou algum entendido no assunto hem!, sou apenas curioso, e "inconformado" com muita coisa, rsrs..., postei em outro topico uma questão parecida,

porque temos que passar por varias encarnações, provas, karmas, etc., pra nos aproximarmos de nosso Criador, como dizem varias religiões, nós teriamos sido criados tão imperfeitos assim, por Ele?

Até onde consigo "enchergar", isso parece não fazer sentido nenhum, se nossa essencia é perfeita, o que estamos fazendo aqui?

Abraço a todos...

Link to comment
Share on other sites

Alisson, não fique pensando que sou algum entendido no assunto hem!, sou apenas curioso, e "inconformado" com muita coisa, rsrs..., postei em outro topico uma questão parecida,

porque temos que passar por varias encarnações, provas, karmas, etc., pra nos aproximarmos de nosso Criador, como dizem varias religiões, nós teriamos sido criados tão imperfeitos assim, por Ele?

Até onde consigo "enchergar", isso parece não fazer sentido nenhum, se nossa essencia é perfeita, o que estamos fazendo aqui?

Abraço a todos...

A nossa essência é perfeita, mas não agimos como se fôssemos, não? Mas você poderia dizer que isso é porque não lembramos de nossas vidas passadas. Ok. Mas mesmo estando no plano espiritual por tempo prolongado, e recordando algumas lembranças, os espíritos não se iluminam por isso. Aí é que está! Não estamos aqui para "evoluir", como se fôssemos "impuros" e precisássemos melhorar, e sim, para entendermos que Nós Somos. Simplesmente digo que "Somos" porque qualquer adjetivo que se dê é muito pobre e não vai conseguir expressar o que realmente Somos. É como se fôssemos "puros", "eternos" e etc, mas isso nem arranha o que realmente Somos. rsrs

Eu gosto de usar a seguinte analogia: somos como lâmpadas brilhantes. Todas brilhamos lindamente, mas estamos cobertas por uma camada espessa de pó. Tem algumas lâmpadas que já sacaram quem São e que, por isso, já se limparam do pó e deixam seu brilho visível. Não é que elas brilhem mais do que nós outras! Afinal, somos todas alimentadas pela mesma "Fonte". Então por que elas parecem ser "mais" do que nós? Porque nós ainda não entendemos que Somos e que brilhamos tanto quanto elas, tendo nosso brilho encoberto pelo pó.

;)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...