Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Impressões sobre curso com Profº Wagner Borges

Morpheus

Recommended Posts

Olá pessoal,

Nesse último fim de semana (15/04 e 16/04/11) tive a oportunidade de participar de um curso realizado por Wagner Borges em Caxias do Sul-RS.

Gostaria de compartilhar com vocês minhas impressões sobre o curso. Todos os participantes receberam um CD com o material do curso. O próprio Wagner disse que as práticas indicadas no material poderiam ser repassadas a todos os interessados.

Então pretendo futuramente ir passando o material aqui no fórum, principalmente as técnicas que ele indicou.

Antes do começo do curso fizemos uma sintonia e oração e foi dito que o Professor Wagner estava fazendo uma meditação e sintonia com todos os nossos mentores para realizar um bom curso.

O curso foi excelente e produtivo, o professor Wagner não parou de falar em nenhum momento, com muita informação de qualidade, utilizando muitos slides e imagens. Demonstrou amplo domínio sobre o que falava, muita inspiração e um grande bom humor. Ocorreram muitas gargalhadas dos alunos com as brincadeiras e piadas por ele utilizadas de forma muito inteligente para descontrair o pessoal.

Suas explicações eram bastante claras, mesmo em assuntos ligados a simbologias orientais e mantrans, que sempre considerei muito complexos no meu ponto de vista, talvez por falta de estudo aprofundado e escassez de bagagem cultural a respeito.

Levei mentalmente algumas perguntas que queria fazer, contudo todas elas foram esclarecidas durante o curso de forma muito natural e sem eu precisar perguntar nada.

O curso não era grande, com cerca de cinquenta participantes, fato que permitiu um contato mais próximo com o Professor Wagner. Procurei somente observar e não agir como uma mariposa ao redor de uma lâmpada.

No segundo dia de curso, cheguei um pouco antes ao local e tive a oportunidade de conversar com ele. Pude perceber que o Professor Wagner Borges é uma pessoa muito simples, humilde, franca, direta e com uma alegria interior irradiante.

Pude comprovar que ele é um irmão igual a todos nós e age com muita simplicidade, sem nenhum sentimento de superioridade ou arrogância pelo fato de ser uma pessoa conhecida no meio espiritualista.

Percebi que ele realmente faz todo o seu trabalho de coração aberto, com muito amor e dedicação e de uma forma muito espontânea.

Ele deixou claro no curso que não devemos ver a nossa espiritualidade tão somente como um estudo intelectual e frio de teorias, doutrinas e técnicas, mas sim que a verdadeira espiritualidade deve ser sentida por nós de todo o coração.

Devemos vivenciar, praticar e estudar porque amamos de verdade esse conhecimento, sabendo que ele tem a possibilidade de nos tornar pessoas melhores e mais úteis para o mundo.

Mas tudo isso deve ser feito com equilíbrio, ou seja, não devemos ”viajar na maionese espiritual” (palavras dele).

Para crescermos espiritualmente devemos arrumar todas as nossas bases físicas (trabalhar, estudar, namorar, encontrar os amigos para se divertir, cuidar da saúde do corpo físico, etc), pois são elas que nos ancoram e dão sustentação para um melhor desenvolvimento consciencial e nos mantêm com os pés no chão.

Exemplo: Não se pode pensar em fazer um estudo espiritual com fome ou doente, primeiro temos que nos equilibrar, tratar nossas deficiências.

Não se pode querer fazer uma meditação tranquila enquanto não resolvermos aquele urgente problema doméstico que nos espera.

Não podemos somente querer viver a vida espiritual, esquecendo a vida normal do dia a dia.

De forma alguma devemos pisar e passar por cima de nossos irmãos mais próximos sob o pretexto de termos “uma meta ou missão mais elevada”, pois essa mesma atitude revela que tal meta não é elevada, mas sim pequena.

Uma meta elevada implica em não excluir ninguém, mas sim trabalhar em conjunto, unindo as pessoas, cada uma contribuindo com sua capacidade e grau de desenvolvimento.

O professor Wagner autografou gentilmente o livro Viagem Espiritual 1 que adquiri. Antes de me devolver o livro ele marcou/dobrou uma página no final e disse que era para eu começar a ler o livro por aquele texto. Para minha surpresa, depois percebi que o texto tinha essencial ligação com um dos questionamentos dos quais tinha dúvida.

No final do curso, fui lhe cumprimentar.

Ele perguntou se eu havia gostado do curso e se havia valido a pena a viagem. Bom, minha resposta não poderia ser outra, senão que havia valido muito a pena a viagem por tudo aquilo que aprendi.

Bom era isso pessoal, são minhas impressões pessoais sobre o curso.

Acho que nós devemos buscar o conhecimento em todas as fontes disponíveis, com a mente aberta, ecletismo, discernimento e muito senso crítico.

Grande abraço.

Paz e Luz.

:):):)

Valeu pelas informações, fiquei com vontade de conhecer o curso, mas qual deles foi realizado? O de projeção astral ou o de bioenergetica?

Olá Dodge Jolen,

O título do curso era: Espiritualidade e Estudos Conscienciais

Os temas eram os seguintes:

Causas do Suicídio e do Medo da Morte

Almas Livres

Chacras

Experiências Fora do Corpo

Amparadores Extra-físicos e Assistências Espiritual

Quadros do IPPB

Espíritos Apegados à Terra (Íncubus e Súcubus)

Analogia dos Contrários e Ponderações Concienciais

Arrogância Intelectual x Arrogância Religiosa

Práticas Iogues

A projeção astral foi um tópico do curso. O curso era bem geral e não foi aprofundadado, foi dada uma visão ampla para todos pois tinham muitas pessoas iniciantes no assunto.

Teve bastante perguntas do público. Pelo nível das perguntas e das conversas do intervalo, constatei que o público não era muito familiarizado com o assunto ou estudavam pouco sobre o tema.

Porém, muita coisa foi falada e o Wagner relatou algumas experiências astrais dele muito interessantes, pena não ter gravado.

Tô meio corrido nos meus compromissos mas quero dar uma olhada melhor no material (CD'S) do curso e passar aqui algumas práticas dadas no curso. Talvez elas já estejam no site do IPPB. Uma delas é de visualização em um símbolo esoterico (estrela prânica) para estabelecer uma ponte/conexão com as dimensões mais elevadas ou com os mentores, pelo que entendi é por meio da criação de uma "forma pensamento" depois algum tempo de prática.

Dodge Jolen, se vc tiver oportunidade faça o curso, na minha opnião vale a pena.

Temos que pesquisar e analisar com mente aberta e crítica todas as fontes, sem nos fechar, assim vamos crescendo em conhecimento.

Um abraço, :);):)

• 8 months later...
Boa noite Morpheus, ei vc poderia disponiabilizar esse cd uppando ele num 4shared da vida para que podessemos dar uma olhada ? valeu

abraço

Olá Anderson,

Vi sua postagem e fui procurar o CD, mas guardei ele tão bem guardado que não estou localizando. Acho que os Gnomos andaram escondendo, rsrsrsrsrs :lol:

Esse ano fiz duas mudanças e guardei muitas coisas em caixas, vou procurar melhor e quando achar posso te enviar por email, pois os slides do curso não são tão pesados e podem ser descarregados por email.

No CD do Wagner tem uma coletânia de músicas Rock progressivo e New Agem, além de uma entrevista dele em um programa de TV, que tornam o CD pesado. Mas esse material (músicas e entrevistas) são extras.

Então, se puderes, me envia uma Mensagem Privada com o teu email que assim que conseguir localizar o CD eu te envio o material.

Abraço, e Feliz 2012. :drinks

:P