Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Alimentação Carnívora!

Recommended Posts

Alessandro,

Sua colocação foi perfeita!!!! :pal:

O hábito alimentar é totalmente cultural!! E o "dogma" da carne ainda é forte no nosso país!

E por sinal, esse site sobre vegetarianismo que vc postou é ótimo! Lá tem todas as respostas para a galera do tópico...é só ler os depoimentos dos carnívoros!

Eu tbm não tenho a intenção de convencer ninguém aqui...apenas expus minha opinião. Mas eu já estou acostumada...é sempre assim qdo se fala de vegetarianismo (e olha que eu sou ovo-lacto-vegetariana)...as pessoas se sentem "atacadas" e se defendem com unhas e dentes, pois o prazer de comer carne supera o amor pelos animais e pelo meio ambiente.

Pois é...livre arbítrio é isso mesmo...cada um come aquilo que gosta...vaca, cavalo, cachorro, porco, minhoca...enfim, gosto não se discute..rs

abç!

• Replies 78
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Sobre esse tema só tenho uma colocação, leiam Ramatis.

Suas colocações e argumentos são precisos. Eu era (ainda sou :cry: ) carnívoro, mas aos poucos estou mudando o hábito. Carne de porco já consegui eliminar das minhas refeições. Vou tentar agora tirar a carne bovina e ficar nos frangos e peixes para depois dar o último passo. É incrível como vamos mudando o hábito e vemos que a vontade de comer carne é totalmente psicológica, e não uma necessidade orgânica. Fui a uma churrascaria (infelizmente) a pedido de meu irmão de fora em visita, e consegui praticamente só comer frango. Não senti necessidade alguma de comer picanhas, maminhas, etc. Por sinal vi a volúpia dele em comer aquelas carnes mal passadas e me fez lembrar nossas reencarnações passadas. :P

Acredito que a mudança dos hábitos alimentares é apenas uma consequência da reforma íntima e auto conhecimento do despertar da consciência...

Vou deixar um trecho do Livro Fisiologia da Alma - Ramatis para análise:

PERGUNTA: — Muitos espíritas afirmam que a alimentação nada tem que ver com o espiritismo, pelo qual motivo vossas considerações a esse respeito são improdutivas e mesmo censuráveis. Que dizeis?

RAMATÍS: — E sabido que todas as filosofias do Oriente que pregam a libertação do espírito do jugo da matéria, sempre hão preceituado que a primeira conquista de virtude do discípulo con¬siste no abandono definitivo da nutrição carnívora. Como Allan Kardec, ao codificar a doutrina espírita, também se inspirou nos postulados da filosofia espiritualista oriental, não devem os espíri¬tas considerar improdutivo e até censurável recomendar-lhes que não se alimentem com a carne dos animais. Isso equivale a louvar e defender a alimentação carnívora, no que Kardec nunca pensou. Todo esforço moderno, de espiritualização do mundo, nunca pôde fugir de situar as suas raízes iniciáticas no experimento milenário do Oriente, cuja tradição religiosa, de templos dignos de respeito, traz por fundamento essencial a doutrina vegetariana. Nada estra¬nharíamos, se essa censura proviesse de membros de religiões sectaristas, que não compreendem ainda o que seja a evolução do espírito e não acreditam que o animal possa ter alma, nem que os prejuízos que causais ao corpo carnal se refletem no corpo espiri¬tual; mas é sempre contraditório que o espírita advogue a prática da ingestão do cadáver do seu irmão inferior, quando já é portador de uma consciência mais ampla e desenvolvida sob a alta pedago¬gia de amadurecidos valores iniciáticos do passado.

E provável que as nossas cogitações sobre o vegetarianismo sejam consideradas improdutivas e ostensivas, por parte de certa porcentagem de espíritas; no entanto, as suas censuras contra aquele sistema e os seus louvores à nutrição carnívora implicam em se considerar que Deus fracassou lamentavelmente quanto à criação de recursos para nutrir os seus filhos e teve, por isso, de lançar mão do execrável recurso de criar cabritos, coelhos, porcos, bois e carneiros, destinados exclusivamente ao sacrifício cruel das mesas humanas!

Se os animais pudessem falar, que diriam eles a respeito dessa gentil disposição de muitos espíritas de os devorarem sob festivos cardápios e requintados molhos que deixariam boquiabertos muitos zulus antropófagos?

E estranhável, portanto, que ainda se façam censuras às solicitações seguintes, em que temos situado o nosso principal labor:

1) que não coopereis para o aumento de matadouros, charqueadas e açougues;

2) que não promovais as efusivas churrascadas sangrentas, ria confraternização espírita;

3) que eviteis que penetre na vossa aura o visco nauseante e aderente do astral inferior, que se liberta do animal sacrificado;

4) que vos distancieis, o mais depressa possível, dos velhos antepassados caiapós ou tamoios que, devido à ignorância dos postulados espíritas, se entredevoravam em ágapes repugnantes;

5) que, se não encontrar eco em vossos espíritos tudo quanto vimos solicitando, pelo menos tenhais piedade do animal inocente, que é vosso irmão menor perante Deus!

Deste modo, podereis integrar-vos nos preceitos amorosos de Jesus e corresponder à dádiva generosa do Criador, que veste o solo terráqueo de hortaliças, legumes e árvores pejadas de frutos, na divina e amorosa oferta viva para uma nutrição sadia!

Alessandro,

Sua colocação foi perfeita!!!! :pal:

O hábito alimentar é totalmente cultural!! E o "dogma" da carne ainda é forte no nosso país!

...

abç!

Olha, eu acho que não foi isso que ele disse...

O habito alimentar possui influências culturais, mas não é TOTALMENTE cultural. Existe a parte biológica também, que diz muito.

A pessoa pode viver sem comer carne, mas o corpo está preparado e esperando nutrientes presentes na carne, que precisam ser compensados de forma minuciosa por nutricionistas, caso queira viver sem ingerir carne.

Acho que desde o momento em que passa de OPÇÃO e vira OBRIGAÇÃO, começa todo o problema. Ninguém PRECISA deixar de comer carne...só que algumas pessoas QUEREM. Querer é saudável, PRECISAR não é.

Como já disse antes, "fanatismo" tem em todas as áreas...rsrsrs

...É incrível como vamos mudando o hábito e vemos que a vontade de comer carne é totalmente psicológica, e não uma necessidade orgânica. Fui a uma churrascaria (infelizmente) a pedido de meu irmão de fora em visita, e consegui praticamente só comer frango. Não senti necessidade alguma de comer picanhas, maminhas, etc. Por sinal vi a volúpia dele em comer aquelas carnes mal passadas e me fez lembrar nossas...

Você comer frango para mim não faz diferença alguma de comer carne vermelha em relação a ser ou não ser carnívoro...rsrsrs

Não acho que seja TOTALMENTE psicológica, assim como eu disse anteriormente.

No meu caso, eu nunca gostei de carne, sempre fui induzido a comer por causa do crescimento, na maioria das vezes eu comia forçado, rsrs... sempre me enjoei e ainda me enjôo com o pedação de bife que minha mãe frita, rsrs.

Então...

Sabe o que hoje em dia me pressiona e acho que pressiona muita gente que não curte a comer carne? É a pressão de chegar num lugar e não poder dizer não e ter que comer aquele bifão, rsrs.

Eu continuo comendo, mas não aguento o cheiro da carne vermelha. Como frango e peixe, mas mesmo assim não me sinto com aquela vontade gigante de comer. No meu caso acho que comer carne é mais psicológico do que orgânico, frizando que não me acho mais ou menos evoluído por isso, é só questão de afinidade alimentar.

Ainda continuo achando que há muito se deve a carne a evolução do corpo humano, como existem "n" pesquisas em torno. Não acho que o vegetarianismo seja a chave da evolução, mas acho que será uma das vitórias que a humanidade alcançará: achar meios de se alimentar e suprir necessidades fisiológicas sem precisar comer carne.

No meu caso, eu nunca gostei de carne, sempre fui induzido a comer por causa do crescimento, na maioria das vezes eu comia forçado, rsrs... sempre me enjoei e ainda me enjôo com o pedação de bife que minha mãe frita, rsrs.

Então...

Sabe o que hoje em dia me pressiona e acho que pressiona muita gente que não curte a comer carne? É a pressão de chegar num lugar e não poder dizer não e ter que comer aquele bifão, rsrs.

Eu continuo comendo, mas não aguento o cheiro da carne vermelha. Como frango e peixe, mas mesmo assim não me sinto com aquela vontade gigante de comer. No meu caso acho que comer carne é mais psicológico do que orgânico, frizando que não me acho mais ou menos evoluído por isso, é só questão de afinidade alimentar.

Mas você come carne...só não é bovina...

Acho que a frase chave sua foi essa: "...frizando que não me acho mais ou menos evoluído por isso, é só questão de afinidade alimentar.".

Foi como eu disse...Querer é saudável, precisar não.

Ainda continuo achando que há muito se deve a carne a evolução do corpo humano, como existem "n" pesquisas em torno. Não acho que o vegetarianismo seja a chave da evolução, mas acho que será uma das vitórias que a humanidade alcançará: achar meios de se alimentar e suprir necessidades fisiológicas sem precisar comer carne.

Concordo que seria uma certa vitória da humanidade, mas me parece extremamente utópica no momento, além de desnecessária.

Poxa, amigo, dê uma lida em todas as suas afirmações neste tópico. Você que tem combatido tanto a arrogância dos gnósticos em outro tópico, está caindo numa armadilha neste. Em nenhum momento falei que sou (ainda) vegetariano, já que isso é um desejo a ser alcançado.

Esta sua afirmação abaixo me pareceu de um juiz de direito. A grande maioria de suas afirmações são como estas, julgamentos. Uma pena porque me parece uma pessoa de grande conhecimento.

E a propósito, minha esposa é nutricionista, e como estou lendo muito do Ramatis, perguntei a ela se é possível viver sem a ingestão da carne, o que ela disse que sim, com outros alimentos, não sendo necessário reposições minunciosas como você disse acima.

Você comer frango para mim não faz diferença alguma de comer carne vermelha em relação a ser ou não ser carnívoro...rsrsrs

Não acho que seja TOTALMENTE psicológica, assim como eu disse anteriormente.

Poxa, amigo, dê uma lida em todas as suas afirmações neste tópico. Você que tem combatido tanto a arrogância dos gnósticos em outro tópico, está caindo numa armadilha neste. Em nenhum momento falei que sou (ainda) vegetariano, já que isso é um desejo a ser alcançado.

Esta sua afirmação abaixo me pareceu de um juiz de direito. A grande maioria de suas afirmações são como estas, julgamentos. Uma pena porque me parece uma pessoa de grande conhecimento.

E a propósito, minha esposa é nutricionista, e como estou lendo muito do Ramatis, perguntei a ela se é possível viver sem a ingestão da carne, o que ela disse que sim, com outros alimentos, não sendo necessário reposições minunciosas como você disse acima.

Eu? De forma alguma...só repeti a mesma palavra que você utilizou:

"...É incrível como vamos mudando o hábito e vemos que a vontade de comer carne é totalmente psicológica, e não uma necessidade orgânica."

Só coloquei a frase anterior porque achei engraçado você dizer que percebe que a vontade de comer carne é psicológica, mas come frango. Não há parametros suficientes para tal afirmação, além de experiência pessoal não servir de parâmetro para concluir isso.

Que bom que sua esposa é nutricionista! Será excelente você perguntar então se podemos simplesmente parar de comer carne de toda a espécie sem ter acompanhamento ou embasamento para reposição de nutrientes e ver no que vai dar...

Mas com toda a sinceridade, eu aqui neste tópico não estou sendo contra carnívoros ou vegetarianos, só estou sendo contra qualquer tipo de "verdade absoluta" ou fanatismo. Não gosto de extremos, seja pra qualquer lado.

Me desculpe se pareceu arrogância, mas eu diria que é intolerância.

Aew Gangrel, eu acho que você leu tudo não foi? Não neguei que continuo sendo carnívoro, apenas não me acho melhor por não comer carne vermelha, rsrs. Sim, querer é saudável! Chegar a não comer carne é uma vitória frente a tantas outras.

Sim eu li, adorei sua opinião...só frisei uma frase importante sua, pois gostei particularmente.

Olá! este tópico está acirrado ehheh.

Se um come uma coisa o outro come outra é uma escolha pessoal, e as consequências que houver vão ocorrer e pronto, sejam o que forem, digestivas, espirituais, energéticas, etc.

Na prática, para o assunto projeção, eu estou no processo para conseguir consciente, esta indo bem sabe, devagar é pressa, como diz Saulo, energeticamente não me sinto terrívelmente pesado, nada além do normal, acredito que num futuro próximo vou conseguir sair consciente e continuando a comer carne, seja do animal que for, até isso mudar, quem sabe, mas no momento não vejo necessidade alguma disso.

Minhas intenções são boas, hehe, quer dizer, eu quero sair consciente e aprender, tentar amparar, doar um pouco de minha densa carnívora energia pra quem precisar. Não sou agressivo, nada além do normal, estou bem calmo até, inclusive quando fico com fome, se por algum motivo atraso a refeição, aí sim o bicho pega heheh, e quando como um prato bem feito, equilibrado, com arroz, feijão, saladas, carnes aí sim, fico calminho e feliz.

Tenho dó dos bichos sim, mas ainda quero comer, se eu não comer me sinto fraco, já testei, coisas de soja são muito ruins em sabor... tem gente que adora, eu já provei e odiei o gosto. Dá pra trocar a alimentação e não se desnutrir, dá sim, com acompanhamento de nutricionista certamenta dá para fazer isso tranquilamente, basta querer e comprar o que precisar de legumes, vitaminas e sei lá mais o que.

Mas é necessário? É realmente necessário? Tem mais importância parar de comer carnes, que por exemplo, começar a sentir as energias, internas e externas, começar a querer aprender e processar seus carmas, ajudar os outros com coração, etc... um espírito bem, bem evoluído, certamente não gosta de carne, mas e quem não está ainda nesse patamar, e talvez demora uma vida ou mais para isso, quer dizer que ele não pode ser carnívoro e ao mesmo tempo trabalhar energia, amparar, se projetar consciente? acredito que sim, então temos muito ainda a viver, e as coisas vão indo, devagar é pressa, e mesmo que muito ou parte de querer ser carnívoro seja uma força do ego, além da força do estômago e da fraqueza, e dái? Poxa, deixa viver, cada um em seu tempo, como já disse o Chico Xavier num vídeo aqui postado, muitos ainda precisam da carne, e isso deve ser aos poucos, e mesmo que a pessoa não queira isso mudar isso, começar, deixa, se é assim mesmo que precisa ser,vai outras vidas e pronto... o cara as vezes pode desenvolver muitas habilidades extrafísicas, ser bom de amparo e etc, ainda comer uma picanhinha, que seja.

Num futuro, sei lá quando, acho que muitos não vão mais precisar, ter vontade de carne, mas claro não se esquecendo de buscar vitaminas e etc que faltarem, só que, nesse mundo, que tem expíritos muito trevosos encarnados e à encarnar, eu tenho quase certeza, que um espírito denso, com muito carma não será prioridade em sua vida, por exemplo, ser vegetariano, por dó de animais, se o cara não tem dó nem dos outros humanos... ou seja, ainda, enquanto a Terra for Terra, densa, de vivência de carmas, não acabará a morte de animais para alimentação, desculpem os vegetarianos.

Por isso, talvez os mesmos(vegetarianos) estejam quase num patamar de sair de vez aqui, isso se outras coisa do ego, carmas e etc tiverem sido limpos e entendidos completamente. Acho que eu vou deixar a picanhinha como último obstáculo, então, parar poder ascensionar. E talvez, se eu chegar num ponto muito bom, que estou muito bem, e só falta parar de comer a carninha, talvez na mesma vida, que parar, se todo o resto de tudo de ego, carmas e etc, tiverem sido burilados, eu consiga parar de comer e quando desencarnar, já ascensionar, talvez, quem sabe ao certo!?

E Se não for assim, beleza, minha prioridade agora é tentar ser útil para mim mesmo e para quem precise, tentando ficar e manter o máximo possível de consciência e lucidez no corpo e tentando no astral e mental, quem sabe, tentando ajudar, amparar e aprender, ter maturidade, ainda carnívoro.

A além disso tudo, agora não creio pessoalmente(talvez isso mude, vai saber) que quem coma carne não possa evoluir ao mesmo patamar de quem não coma.

Abraço.

Oi Jajá.

Muito legal o que vc escreveu. Faço comentário apenas da última parte que vc disse:

A além disso tudo, agora não creio pessoalmente(talvez isso mude, vai saber) que quem coma carne não possa evoluir ao mesmo patamar de quem não coma.

Acredito que a evolução se dá em várias áreas, então não quer dizer que ser vegatariano é ser evoluido em tudo.

Por exemplo (no meu pontinho de vista):

- ser vegetariano ajuda na evolução alimentar, no trato com a natureza.

- amar ao próximo como a si mesmo ajuda a evoluir o coração.

- estudar ajuda na evolução mental.

- trabalhar ajuda na evolução da cidade, do país.

- fazer exercícios ajuda na evolução do corpo físico.

Pra encerrar digo o seguinte: se no teu íntimo vc acha que está na hora de rever a alimentação carnívora, então te informa bastante sobre como ser um vegetariano, sobre os prós e contras, vai no nutricionista (ou mais de um), comece a parar devagarinho, experimentando novas fontes de proteina, vitaminas e minerais, faça exames de sangue pra ver se a mudança esta te fazendo bem, e, se depois de um longo tempo vc ver que não era isso que vc queria, então volte a comer carne, aos poucos, pra não dar dor de barriga. hehe. Ah, e se não quiser parar de jeito nenhum de comer carne, pelo menos pense na possibilidade de diminuir o consumo, como eu fiz. Antes era sagrado pra mim carne no almoço e janta. Hoje como umas 2 ou 3 vezes por semana, por enquanto.

Pra encerrar digo o seguinte: se no teu íntimo vc acha que está na hora de rever a alimentação carnívora, então te informa bastante sobre como ser um vegetariano, sobre os prós e contras, vai no nutricionista (ou mais de um), comece a parar devagarinho, experimentando novas fontes de proteina, vitaminas e minerais, faça exames de sangue pra ver se a mudança esta te fazendo bem, e, se depois de um longo tempo vc ver que não era isso que vc queria, então volte a comer carne, aos poucos, pra não dar dor de barriga. hehe. Ah, e se não quiser parar de jeito nenhum de comer carne, pelo menos pense na possibilidade de diminuir o consumo, como eu fiz. Antes era sagrado pra mim carne no almoço e janta. Hoje como umas 2 ou 3 vezes por semana, por enquanto.

Exatamente, concordo.

Eu por exemplo, carne vermelha eu evito...mas não deixo de comer. Devo comer uma vez a cada 15 dias...por ai. Mas se tiver um churrasco...estou dentro!

Nas práticas espirituais, quando requer mais "pureza", deixo de comer carne por 24...48 horas ou mais se necessário.

Mas tudo isso por QUERER e não por PRECISAR. Como já disseram aqui, da pra manter as energias em ótimo estado sem precisar eliminar a carne da alimentação, mas quem quer eliminar, ótimo!

Eu acho que é bem por ai como o jaja disse...concordo plenamente com o que ele falou.

Olá Alessandro

exatamente, exemplo, um viciado em picanha que ajude ao próximo de coração seja aqui ou astral, considero mais evoluído na soma do conjunto, que um vegetariano que seja egoico ou obssessivo em outras coisas, sei lá.

Admiro quem seja vegetariano por pura escolha, por querer mesmo, sem ficar com nenhuma encanação e pressão e ser sincero consigo mesmo, que ele não sinta necessidade mais desse tipo de alimento, não fique com desejo reprimido e etc.

Eu aindo gosto mesmo, na maioria das refeições estou com disposição para comer, percebo que estou preferindo carnes brancas no dia-a-dia, mas sabe, sem ficar pensando, como em self-service, aí bato o olho nas misturas e pego as carnes brancas, apesar que tem vez que quero mesmo boizinho, e churrasco então, minha esposa é gaúcha também, por isso pude provar e comprovar que aí o churras é demais! Aí meu amigo, é uma festa hehehe.

Assim como o Gangrelrj escreveu, querer é uma coisa, precisar é outra, pode ser que estejamos equivocados, mas no momento concordo com isso, ao menos no meu ponto de vista.

Acho que tudo tem seu tempo, os pontos de vista podem mudar, ou não, novos aprendizados podem esclarecer ou não, e de qualquer forma, cada um tem seu caminho né.

Podemos avaliar por uma ótica espiritualista a questão:

Possivelmente o gasto de mais energia para fazer a digestão dificulte elevações espirituais como em casos de yogues que meditam 14 horas por dia, sentados e com uma taxa metabolica muito baixa, toda sua energia é direcionada ao alcance de estados alterados de consciência.

Durante um períodos de intensas práticas no sistema hindu a digestão de alimentos fica dificultada quando se chega à prática associada ao manipura chakra. Isto ocorre com todos os que passam por este treinamento, é um padrão de purificação no sistema hinduísta e o desconforto não é permanente apesar de durar em torno de 6 meses.

Porém é uma questão de sistemática de treinamento e cultura.

Há espiritualistas que mesmo com ingestão de carne não tem prejuízos entre eles é possível citar o rabino de 2000 anos atrás, Jesus.

Sobre o argumento de que homem sempre foi carnívoro pois tem dentes caninos não passa de uma falácia. Por esse raciocínio também seriam carnívoros os ursos pandas, mas sabemos que apenas comem plantas. A dentição por si não aponta o hábito alimentar.

Não há malefícios físicos no vegetarianismo ainda que no caso de um esportista ou de uma pessoa de vida agitada manter o vegetarianismo exige muita suplementação. Lembremos que Carl Lewis, medalhista de ouro olímpico, era vegetariano e tem ainda um corpo muito melhor que o de qualquer pessoa deste fórum..

Obviamente do ponto de vista ético comer carne é pior que alimentar-se de vegetais pois o animal é assassinado para que isso ocorra. Não há como comparar isto com a morte de um vegetal visto que o vegetal não possui um sistema nervoso que lhe possibilite sentir dor.

Sobre sabor, vontade de comer, fazer do vegetarianismo uma religião... isto é tudo pessoal e subjetivo - não há como ter consenso objetivo- cada um sabe o que faz de si

Porém é uma questão de sistemática de treinamento e cultura.

Há espiritualistas que mesmo com ingestão de carne não tem prejuízos entre eles é possível citar o rabino de 2000 anos atrás, Jesus.

Sobre o argumento de que homem sempre foi carnívoro pois tem dentes caninos não passa de uma falácia. Por esse raciocínio também seriam carnívoros os ursos pandas, mas sabemos que apenas comem plantas. A dentição por si não aponta o hábito alimentar.

Não há malefícios físicos no vegetarianismo ainda que no caso de um esportista ou de uma pessoa de vida agitada manter o vegetarianismo exige muita suplementação. Lembremos que Carl Lewis, medalhista de ouro olímpico, era vegetariano e tem ainda um corpo muito melhor que o de qualquer pessoa deste fórum..

Obviamente do ponto de vista ético comer carne é pior que alimentar-se de vegetais pois o animal é assassinado para que isso ocorra. Não há como comparar isto com a morte de um vegetal visto que o vegetal não possui um sistema nervoso que lhe possibilite sentir dor.

Sobre sabor, vontade de comer, fazer do vegetarianismo uma religião... isto é tudo pessoal e subjetivo - não há como ter consenso objetivo- cada um sabe o que faz de si

1)Quem disse que Pandas comem apenas plantas? Eles pertencem a ordem dos carnívoros, mesmo se alimentando muito mais de bambus.

2)"Não há malefícios físicos no vegetarianismo..." : Sem dúvida...sabendo buscar nutrientes de outras fontes em quantidade suficiente...

3)"Não há como comparar isto com a morte de um vegetal visto que o vegetal não possui um sistema nervoso que lhe possibilite sentir dor." Para mim, todo ser vivo é capaz de sentir dor, até porque a ciência ainda não descobriu toda a estrutura das plantas. Além do mais, a própria espiritualidade indica o contato com as plantas como forma de troca de carinho, conversas e etc...

4)"...cada um sabe o que faz de si": Exatamente...o problema é quando sai do "si"...rsrsrs

1)Quem disse que Pandas comem apenas plantas? Eles pertencem a ordem dos carnívoros, mesmo se alimentando muito mais de bambus.

O panda se alimenta de vegetais, ele trocou naturalmente de nível trópico sem que tratadores colocassem carne na sua jaula e o deixassem em jejum. Naturalmente sua escolha alimentar é o vegetal. Achar artigos científicos do tipo "0,001% dos pandas comem carne" não adianta, o que queremos é o comportamento normal, a regra.

3)"Não há como comparar isto com a morte de um vegetal visto que o vegetal não possui um sistema nervoso que lhe possibilite sentir dor." Para mim, todo ser vivo é capaz de sentir dor, até porque a ciência ainda não descobriu toda a estrutura das plantas. Além do mais, a própria espiritualidade indica o contato com as plantas como forma de troca de carinho, conversas e etc...

Aí eu discordo, a dor vem por meio do sistema nervoso. É sabido que em pessoas que tiveram degeneração nervoso ou que tem perda de algum nervo importante, em algumas áreas do corpo, não há dores, nem é possível ter sensibilidade quando submetidos a qualquer ataque ao corpo. Lembremos que vegetais não tem sistema nervoso, então não há dor.

Não tem fundamento fazer analogia entre possíveis sistemas do vegetal com a dor dos animais, isto seria muito distante da realidade.

O vegetal tem alguma forma de desenvolvimento, mas é fato que em nível muito, muito primário. Visivelmente é menos desenvolvido que o animal e a mim parece muito mais grave agarrar e "passar a faca num porco" do que cortar um ramo de árvore e pegar uma maçã.

4).cada um sabe o que faz de si": Exatamente...o problema é quando sai do "si"...rsrsrs

Tem "guru" que cria regra pra tudo, seita, dieta da luz... mas até hoje nunca vi ninguém colocar o revólver na cabeça da pessoa e obrigar a entrar em nada. Cada um escolhe sua loucura ou sabedoria com liberdade, não há problema nisso.

O panda se alimenta de vegetais, ele trocou naturalmente de nível trópico sem que tratadores colocassem carne na sua jaula e o deixassem em jejum. Naturalmente sua escolha alimentar é o vegetal. Achar artigos científicos do tipo "0,001% dos pandas comem carne" não adianta, o que queremos é o comportamento normal, a regra.

Ok...quer o comportamento normal? O homem em sua maioria come carne de alguma espécie...logo, é carnívoro (seguindo seu raciocínio).

...

4).cada um sabe o que faz de si": Exatamente...o problema é quando sai do "si"...rsrsrs

Tem "guru" que cria regra pra tudo, seita, dieta da luz... mas até hoje nunca vi ninguém colocar o revólver na cabeça da pessoa e obrigar a entrar em nada. Cada um escolhe sua loucura ou sabedoria com liberdade, não há problema nisso.

Há problema desde o momento que incentive a discriminação, o fanatismo ou o preconceito.

Guardando as devidas proporções, Hitler afirmava que a Raça Ariana era superior a outras raças não puras, e deu no que deu.

Eduque às crianças e não será necessario castigar aos homens. - PITÁGORAS

Engraçado neste tópico que os argumentos pró ingestão de carne são muito fracos para quem decidiu por reduzir a ingestão da mesma, assim como, os argumentos a favor da alimentação vegetariana tb não vão mudar a opinião de ninguem aqui que gosta de comer carne.

Logo é uma discussão sem sentido. Proponho o próximo encontro astral em um matadouro daqueles bem arretados! Pq duvido muito que algum de nós façamos uma visitinha a este estabelecimento por conta própria... :D

Meu irmão, por exemplo, aplica em ações de um grande produtor de carnes. Já falei para ele vender, pq nesta nova era a carne vai cada vez mais sumir das nossas mesas!!! :D Ainda mais que cada vez está mais cara...

Engraçado neste tópico que os argumentos pró ingestão de carne são muito fracos para quem decidiu por reduzir a ingestão da mesma, assim como, os argumentos a favor da alimentação vegetariana tb não vão mudar a opinião de ninguem aqui que gosta de comer carne.

Logo é uma discussão sem sentido. Proponho o próximo encontro astral em um matadouro daqueles bem arretados! Pq duvido muito que algum de nós façamos uma visitinha a este estabelecimento por conta própria... :D

Meu irmão, por exemplo, aplica em ações de um grande produtor de carnes. Já falei para ele vender, pq nesta nova era a carne vai cada vez mais sumir das nossas mesas!!! :D Ainda mais que cada vez está mais cara...

Concordo em gênero, número e grau com o colega. Cada um escolha o que quiser, mas ciente dos fatos existentes a respeito do caso.

Qualquer espiritualista sabe que o sangue é fluído mediador entre os planos. Em todas as seitas antigas os sacrifícios de sangue eram usados para fixar energias astrais e alimentar as energias das entidades falecidas. coisa primitiva.

Sendo o sangue um receptáculo ele se torna impróprio para consumo. Basta fazer uma visita a um matadouro para ver a "turma" lá esperando pra pegar o sangue.

Certos animais como o porco e o boi tem um nível de consciência muito grande e emoções desenvolvidas, logo isso fica impregnado no sangue quando do abate. Consumir carne, certamente irá ter alguma influência psíquica, por menor que seja. É bom lembrar que o frango e o peixe, ainda que não a melhor opção, são melhores que outras carnes vermelhas.

Além da questão moral, muitos que comem "churrasco" (corpo inteiro do boi levemente queimado) só veem a carne prontinha pra comer em pacotes limpinhos.

Comer carne parece ser uma escolha moral entre o prazer alimentar e o sacrifício de outro ser vivo.

Não cabe compararmo-nos ao cromagnum ou ao homem das cavernas com dizeres do tipo: ah, o homem comia carne, tem dentões que atestam isso e bla,bla,bla... mais de 100 mil anos se passaram. O mundo mudou, o homem evoluiu, parou de grunhir, temos milhares de opções na supermercado.

Se até o urso panda já mudou seus hábitos porque não pode o homem, um pouquinho mais inteligente, fazê-lo também ?

-----

Ok...quer o comportamento normal? O homem em sua maioria come carne de alguma espécie...logo, é carnívoro (seguindo seu raciocínio).

O comportamento normal é opcional garoto. O homem come carne, mas pode não comer, é uma escolha simples de se fazer. Com o urso panda é diferente, ele só come carne se forçado a isso.

Basta atentar para os motivos éticos e os benefícios espirituais. Claro não é esperado de um cético que aceite questões esotéricas sobre isso.

...

Há problema desde o momento que incentive a discriminação, o fanatismo ou o preconceito.

Guardando as devidas proporções, Hitler afirmava que a Raça Ariana era superior a outras raças não puras, e deu no que deu.

Sobre Hitler, não tem nenhum fundamento e é falacioso comparar opções alimentares e incentivo, (ninguém força por meio de coerção estatal como Hitler fazia, apenas é sugerido) com políticas sociais que pregavam opiniões racistas e genocidas. Argumento puramente retórico que não cola.

Eduque às crianças e não será necessario castigar aos homens. - PITÁGORAS

Concordo em gênero, número e grau com o colega. Cada um escolha o que quiser, mas ciente dos fatos existentes a respeito do caso.

Qualquer espiritualista sabe que o sangue é fluído mediador entre os planos. Em todas as seitas antigas os sacrifícios de sangue eram usados para fixar energias astrais e alimentar as energias das entidades falecidas. coisa primitiva.

Sendo o sangue um receptáculo ele se torna impróprio para consumo. Basta fazer uma visita a um matadouro para ver a "turma" lá esperando pra pegar o sangue.

Certos animais como o porco e o boi tem um nível de consciência muito grande e emoções desenvolvidas, logo isso fica impregnado no sangue quando do abate. Consumir carne, certamente irá ter alguma influência psíquica, por menor que seja. É bom lembrar que o frango e o peixe, ainda que não a melhor opção, são melhores que outras carnes vermelhas.

Além da questão moral, muitos que comem "churrasco" (corpo inteiro do boi levemente queimado) só veem a carne prontinha pra comer em pacotes limpinhos.

Comer carne parece ser uma escolha moral entre o prazer alimentar e o sacrifício de outro ser vivo.

Não cabe compararmo-nos ao cromagnum ou ao homem das cavernas com dizeres do tipo: ah, o homem comia carne, tem dentões que atestam isso e bla,bla,bla... mais de 100 mil anos se passaram. O mundo mudou, o homem evoluiu, parou de grunhir, temos milhares de opções na supermercado.

Se até o urso panda já mudou seus hábitos porque não pode o homem, um pouquinho mais inteligente, fazê-lo também ?

Sobre o sangue: Você consome sal? Bebe água? Qualquer espiritualista sabe que o sal possui propriedades de absorção de energias negativas, e que a água, como condutora energética, quando misturada ao sal, aumenta suas propriedades. Preciso falar mais alguma coisa?

Isso se chama superstição (um dos maiores males da humanidade, ao lado do fanatismo).

Olha, se comer carne fosse comparável a sacrifícios demoníacos, e deixar de comer fosse comparável a limpeza da alma ou deixar de atrair influencias negativas, vocês estariam dando um péssimo exemplo sendo vegetarianos, pois além de desrespeitarem a opinião alheia, insinuam que quem não adere a seus costumes alimentares são primitivos, animalescos, atrasados, burros e negativos.

O olha a ironia...dois vegetarianos, limpos da influência negativa do sangue, agindo como evangélicos fanáticos..."Quem não aceita Jesus, é do Diabo e está no inferno!!!"

Aprenderam a "respeitar os animais", mas não aprenderam a respeitar seus semelhantes. Ironico isso.

Parece que o sangue demoníaco dos animais consumidos deixa passar algumas coisas boas despercebido, pois vi mais respeito aqui vindo dos que consomem carne do que dos adeptos do vegetarianismo.

Traduzindo a participação de vocês neste post, sabe como parece?

Vegetarianos: "Olha, respeito quem come carne, comer carne é opção, mas quem come é um primitivo, animalesco, espírito de porco, burro e atrasado."

Amigo Lobo,

Pelo visto vc tem um problema qualquer de interpretação de leitura...tvz seja fruto do seu pessimismo e negativismo perante a vida...

Vc está interpretando como fanáticos, as pessoas que deixaram aqui suas opiniões a favor do vegetarianismo? Acho que tá rolando um preconceito aí.!..Não acho fanatismo expor um ponto de vista...

Ninguém aqui foi desrespeitoso com quem come carne, e ninguém aqui está falando pra vc ou qq outra pessoa deixar de comer...me parece que vc é o único aqui que se sente desrespeitado, e sinto em suas palavras uma energia de defesa e raiva ao mesmo tempo, qdo responde aos posts...não precisa se defender, pq ninguém aqui tá te acusando de nada...e essa sua raiva do mundo é muito mais prejudicial pra vc, do que a carne que vc come.

Alôoooooo.....acorda menino!!! A vida é maravilhosa!!! Que carioca mais ranzinza..rsrs

Ninguém desrespeitou ninguém, estamos apenas discutindo argumentos sobre os benefícios. Ninguém tachou de primitivo, atrasado ou nada, é apenas questão de prioridades

O primeiro a entrar no campo pessoal nesta discussão está sendo você.

Ninguém se acha perfeito ou melhor pelo hábito alimentar. É apenas uma escolha moral e visando saúde. Existem vegetarianos péssimos e carnívoros exemplares, isso não é tão importante.

Quem não está respeitando os semelhantes é você, pois até esse momento estavamos no campo do argumentos, você como ficou sem nenhum passou a fazer citações pessoais, xingando a nós como fanáticos.

Recomendo não entrar em questões pessoais, não leva a nada e é desaconselhável para um espiritualista. Também colocar a questão como uma disputa de vegetarianos x carnívoros é infantil, é besteira. Há muitos que comem peixe algumas vezes por mês, sem preconceito algum, depois passam meses sem.

Sobre o sangue ele não é demoníaco, você é que afirma isto. E cada um vê o que consegue ver. Também não tem cabimento nem fundamento nenhum comparar os efeitos da água salgada com os do sangue, são completamente diferentes. Os efeitos são práticos e comprovados milenarmente por experiência. O fato de você não conhecer não muda a realidade - mais uma vez você apela para o argumento falacioso e retórico.

Recomendo praticar projeções a matadouros como o colega acima citou (se conseguir) e estudar sobre fenômenos parapsíquicos, senão fica impossível discutir assuntos- claro nesse caso apela-se para o pessoal e o debate fica trolado.

Amigo Lobo,

Pelo visto vc tem um problema qualquer de interpretação de leitura...tvz seja fruto do seu pessimismo e negativismo perante a vida...

Vc está interpretando como fanáticos, as pessoas que deixaram aqui suas opiniões a favor do vegetarianismo? Acho que tá rolando um preconceito aí.!..Não acho fanatismo expor um ponto de vista...

Ninguém aqui foi desrespeitoso com quem come carne, e ninguém aqui está falando pra vc ou qq outra pessoa deixar de comer...me parece que vc é o único aqui que se sente desrespeitado, e sinto em suas palavras uma energia de defesa e raiva ao mesmo tempo, qdo responde aos posts...não precisa se defender, pq ninguém aqui tá te acusando de nada...e essa sua raiva do mundo é muito mais prejudicial pra vc, do que a carne que vc come.

Alôoooooo.....acorda menino!!! A vida é maravilhosa!!! Que carioca mais ranzinza..rsrs

Bom, vou colocar frases de vocês aqui, e quem quiser que julgue se preciso aprender novamente o português...

Eu interpreto assim: Comer carne é coisa de homem das cavernas. Quem continua, se compara a eles.

Me chamou de: Primitivo.

Eu interpreto assim: O Panda irracional já aderiu ao vegetarianismo. Se você fosse um pouco mais inteligente, faria também.

Me chamou de: Burro.

Realmente, a natureza nos fez carnívoros...há milhões de anos atrás! Porém, a tendência de lá pra cá, foi de evolução (espero..rs).

Eu interpreto assim: Comer carne é coisa de homem primitivo. Quem continua, é atrasado. Não evoluiu.

Me chamou de: Primitivo.

Bom pessoal, acho realmente que esse tópico já deu o que tinha que dar...

concordo totalmente com as palavras do Proclo!

Isso aqui tá virando discussão pessoal, com argumentos infantis, e acho que não vale a pena prosseguir no tópico. Até pq, já expus minha opinião sobre o assunto e não quero perder meu tempo com "batalha de EGo"!

Acho que todas as opiniões expostas aqui foram válidas e relevantes!!

Até o próximo tópico!! ::R