Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Não se perdoar pelos erros do passado.

Owl

Recommended Posts

Olá pessoal, estou nessa situação...

Eu tenho consciência de que evolui e que não irei cometer o mesmo erro ( mesmo porquê o arrependimento é sinal de avanço )...

Mas eu não estou conseguindo me perdoar pelos meus erros do passado...Me lembro de situações, de relações minhas que foram cortadas por pura infantilidade da minha parte...

Sempre fico mal com isso; eu penso " Puts, porquê eu fiz isso? "

O problema é que algo que aconteceu a quase 1 ano atras eu ainda não consegui esquecer, eu não consigo me perdoar...

Alguém pode me ajudar por favor?

Um abraço a todos.

Owl, não sei se poderei te ajudar com minhas palavras mas vamos lá! Quanto a não se perdoar por algum ato do passado, acredito que muitos sentem isso. Eu mesma às vezes me recordo de como tratei certas pessoas queridas com palavras agressivas por exemplo, por pura infantilidade (espiritual). E penso como vc, "Puts,porquê eu fiz isso?" Mas como vc mesmo disse,

Eu tenho consciência de que evolui e que não irei cometer o mesmo erro ( mesmo porquê o arrependimento é sinal de avanço )...

Isso mesmo, vc não cometerá o mesmo erro, vc evoluiu...Já no meu caso percebi que ainda às vezes ajo da mesma maneira num momento de egoísmo, orgulho, não sei bem explicar e percebo que tenho de me vigiar e cuidar para não cair no mesmo erro, sendo que tenho consciência do erro e já me arrependi muito mas ele vem à tona.

Desculpe estar desabafando um pouco. :pal:

Todos nós erramos num momento de fraqueza (às vezes por acharmos que é a atitude mais correta no momento)e nem por isso vc deve se sobrecarregar de culpa.Se possível, procure esta pessoa e peça desculpas de todo coração, deixe o orgulho de lado (se o caso for este).Ou peça em oração, ou envie vibrações positivas para ela. Peça perdão, perdoe ao próximo e se perdoe.Se vc reconheceu seu erro, se arrependeu e pedir perdão não há mais nada que possa fazer, vc tem que viver sua vida trabalhando para sua evolução de agora em diante.

Não sei se pude me expressar bem, mas está aí, espero que tenha ajudado em algo.

Abraços!

Olá caro Owl.

Olha amigo, se a oportunidade de reverter a situação ou corrigir os erros passados não é mais possível, é o que você deixa subentendido, a única coisa útil que fica mesmo é o aprendizado, ainda que um gosto amargo fique como lembrança, é isto que lhe restou.

Talvez, o “x” da questão é que você não só não consegue aceitar o seu erro (o que não significa que você tenha que gostar dele) e/ou principalmente não consegue lidar com as consequências do seu erro, ou seja, aquilo que perdeu ou deixou de ganhar em função do seu erro, não é mesmo?

Virar a página e prosseguir é a melhor coisa a se fazer, você ganhou um “calo”, uma cicatriz, mas quando se lembra do ocorrido, você revive novamente o acontecimento e... Sofre com isto. Eu compreendo seus sentimentos. Não sei se isto serve de consolo, mas também já cometi um erro e a conseqüência foi perder o que eu mais queria, pelo menos pensava assim na época, mas superei.

Mais difícil do que aceitar o seu erro é aceitar a conseqüência dele que no seu caso é aquilo que você perdeu. Pode ser paradoxal e talvez você não goste do que eu vou lhe dizer, mas a melhor maneira de você se ajudar e por fim ao seu sofrimento é, mais do que aceitar que errou, por que você é humano, é aceitar que você perdeu (o que não significa que você tenha que gostar, repito) e não tem mais volta. Você perdeu e se perdeu é inútil ficar remoendo o passado tentando negar isto.

Dê uma chance a si mesmo de acertar mais adiante, não seja tão duro conssigo mesmo. A vida é feita de perdas e ganhos. Acredite ficar preso ao passado não dá futuro.

Veja bem amigo Owl, bem sei que isto não é fácil, mas dizer isto é a melhor maneira de lhe ajudar, o que não ajuda é nos iludirmos. Pense e reflita bem no que lhe disse, qualquer coisa estamos às ordens, certo, você não está sozinho, ok?

Um grande abraço para ti.

Espero que você não se ressinta com o escrevi, mas coloquei o meu melhor nisto que escrevi.

Desabafe, conte sua estória, busque um ombro amigo, mais por favor prossiga e vire esta página quando mais nada tiver que ser dito. Não alimente um processo de auto-assédio/auto-obsessão que só fará prolongar seu sofrimento.

Um grande abraço e tudo de bom para ti.

eu sempre digo que e melhor nunca agir de cabeca quente ou por impulso ou fazer algo que sua consciencia desaprove para nao precisar se arrepender depois...

Mas se ja aconteceu, como diria aquela frase do mestre Chico Xavier: ''Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim''

Paz