Jump to content
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt
  • advertisement_alt

Vício, hábito ou mania...


Recommended Posts

Olá irmãos,

Mais uma vez estou cá para tirar dúvidas aproveitando o ambiente, calor e aconchego aqui do fórum para desabafar.

Possuo alguns vícios - se é que posso chamar assim - como o tabagismo, e o ato de roer as unhas. Frequentemente me pego com os dedos das mãos sangrando e alguns deles já sem unha. Somente escapam a dos pés, pois estas não tenho coragem e nem vontade de roer.. rs

É engraçado como o ser humano se auto destrói. Já li em algum lugar que um dos desejos mais íntimos do ser humano é a auto-destruição e até hoje me pergunto se seria realmente verdade. Basta pensar em minhas unhas. É algo automático. Quando estou em situações que provoquem ansiedade ou qualquer outra emoção forte sendo boa ou ruim, levo as unhas à boca. Esta situação chegou a tal ponto que já nem sinto mais dor nesta região. Apenas uma fisgada e sangue.

Outra "mania" é o cigarro. Sei que esse último é menos físico que psicologico, pois chega uma certa hora do dia que meu corpo já não aguenta mais cigarro. Sinto ele pedindo para parar um pouco para respirar, mas fica aquele negócio na cabeça tipo "tem que fumar! tem que fumar! fuma! fuma!" e, nessa brincadeirinha, vai tranquilo 1,5 ou 2 carteiras por dia, o que seriam de 30 a 40 cigarros..

Já estive em uma psiquiatra e somente fui atolado de remédios para depressão, transtorno bipolar (por causa da minha mudança brusca e repentina de humor), paranóia, baixa auto-estima e ansiedade. Até que resolvi largar todos esses remédios, pois apesar da melhora, sentia-me durante todo o dia um zumbi. O único que ainda não parei foi o ansiolítico, que uso para evitar eventuais surtos de pânico.

Haveria possibilidade de estar sofrendo ação de obsessores? Ou isso tudo é, simplesmente, coisa da minha cabeça, como costumam dizer pra mim?

Os não fumantes costumam me chamar de fraco e dizem que sou dominado por um objeto do tamanho de meu dedo. Dizem também que basta querer parar para conseguir. Juro que tento isso. Até me saio bem. Mas de repente, me bate algo que não sei explicar e volto atrás e começo novamente a fumar e roer as unhas.

Sei que vícios não são bons. Mas, infelizmente e não por falta de aviso, eu caí no vício do cigarro e não estou conseguindo dominá-lo. A impressão que tenho, às vezes, é que trago esse vício de outras passagens por esta terra.

Link to comment
Share on other sites

OLÁ DARCY! VI SEU RELATO E SEI QUE O VÍCIO É MESMO HORRÍVEL E MEXE COM O NOSSO PSICOLÓGICO, POIS JÁ FUI FUMANTE MUITO TEMPO E CONTINUO SENDO SÓ QUE AGORA FUMO CACHIMBO, VÊ SE PODE. TAMBÉM PASSEI PELOS OS PROBLEMAS QUE VOCÊ RELATOU E PRA MIM FOI UMA SAÍDA PORQUE CONTROLO A ANSIEDADE E FUMO MENOS. AGORA VÍCIOS SÃO SEMPRE PREJUDICIAIS MAIS PRA MIM SÃO ATITUDES QUE LHE FAZEM MAL MAIS SÓ FAZEM MAL A VOCÊ, NÃO QUERO COM ISSO FAZER JUSTIFICATIVAS NEM COMPARAÇÕES MAIS PRA MIM EXISTEM VÍCIOS OU MELHOR ATITUDES QUE FAZEMOS QUE SÃO MUITO PREJUDICIAIS TAMBÉM. SÃO AS ATITUDES VICIOSAS DE CARÁTER SABE, PESSOAS COM UMA GRANDE NECESSIDADE DE PREJUDICAR, DEFAMAR, JULGAR, INVEJAR ETC. E QUE MUITAS PESSOAS LEVAM A VIDA COM ESSES VÍCIOS NA PERSONALIDADE. ISSO É TERRÍVEL E SE EU PUDESSE, EM VEZ DE VÊ UMA PLACA COM A FRASE : PROIBIDO FUMAR, EU COLOCARIA PROIBIDO INVEJAR, PROIBIDO PREJUDICAR OU PROIBIDO DESRESPEITAR QUEM SABE SE TUDO NÃO MELHORARIA E ASSIM ATÉ DEIXARIAMOS DE SENTIR NECESSIDADE DE FUMAR HEHE. BOM DARCY ENTENDO O SEU PROBLEMA E SÓ QUERIA DESCONTRAIR UM POUCO E ENQUANTO ISSO VAMOS DIA A DIA VENCENDO NOSSAS DIFICULDADES E ESPERO QUE VOCÊ PARE DE VEZ COM O CIGARRO . BOA SORTE E ATÉ BREVE!

Link to comment
Share on other sites

Darcy, o Márcio diz tudo. Eu sei que o vício é duro de largar. Eu fumei durante 30 anos, e fumava de 1 a 1 e meio por dia. Eu queria largar de fumar, e não conseguia.

Eu comecei a xingar o cigarro de FDP, e de vários nomes. Eu falava que ele não ia me escravizar. Isto acontecia todas a noite. Eu pedia ao espíritos de luz, para me ajudar, porque sozinho não ia conseguir. Até que chegou um dia, que peguei uma gripe tão forte.

Precisou chamar o médico, senão eu poderia morrer, pois estava com o pulmão cheio de catarro. Foi assim que larguei de fuma, o médico disse, se eu continuasse a fumar acabaria morrendo. Eu larguei e já faz 10 anos. Detesto até o cheiro de cigarro, e não chego perto de pessoas fumam.

Quanto a roei unhas não sei, pois nunca roei as unhas. Seria melhor você relatar tudo isto, no tópico de "Duvidas", lá você encontraria pessoas, que pode te ajudar e conhece mais o seu assunto.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite darcy, eu sei como sao ruins os vicios e como é dificil mudar. Eu nao possuo e nunca possui vicios fisicos nesta vida mas sou bem em mudar: mudar como eu sou, o que eu faco, do que eu gosto, com quem eu saio, o que eu penso, como eu penso. E espero que com esta minha experiencia eu possa te ajudar, mudar o seu ser é algo realmente dificil que exige forca de vontade, determinacao, objetivos e motivacao. Eu acredito que seja mais facil mudar no fisico que em outros planos mas é tudo questao de pratica, com certeza voce conseguira, tenho certeza.

Olha, voce faz estas coisas porque sente necessidade, vontade e prazer em faze-las. Simplesmente falar para si mesmo que vai mudar geralmente nao é o suficiente, voce precisa de motivos, de metas, de formas para saber se voce esta realmente progredindo.

Como primeiro passo para esta transformação é necessario o auto-conhecimento e a auto-reflexao. Pegue um horario do dia e simplesmente pare TUDO, pare tudo o que voce estiver sentindo, pensando, fazendo e vendo, PARE TUDO. Entao comece a pensar, a conversar com voce mesma sobre quais sao os motivos que te levam a fumar, a roer unhas e a qualquer coisa que te aflija, seja sincera com voce mesma SEMPRE, a sinceridade é muito importante. Lembre-se que voce esta apenas conversando com voce mesma entao nao precisa sentir vergonha, medo ou obrigação de fazer o que quer que seja.

Entao pense no porque voce se sente incomodado com isto, porque voce se sente mal, porque quer parar.

Entao pense no que voce vai conseguir se continuar fazendo o que voce esta fazendo, qual serao as consequencias, voce quer isto para voce? entao é por isto que quer parar? Reflita.

Entao pense no que voce realmente quer para voce mesma, para o seu futuro, as suas expectativas, os seus objetivos. Voce realmente quer estas coisas? Voce esta disposta a pagar para ter o que quer? Esta disposto a se esforcar?

Lembre-se em ser sempre sincero, realista, fale o que voce realmente esta sentindo, pensando, acha. Ler, estudar, pesquisar sobre o assunto é sempre bom, afinal o conhecimento é a maior de todas as armas.

Eu aconselho a apos algumas praticas de auto-reflexao voce buscar tecnicas de meditacao, se quiser eu posso te ensinar algumas e aqui mesmo neste forum voce poderá encontrar algumas. Entao quando voce PARAR TUDO sente e medite. Após algum tempo faça a mesma pratica que ja está abituado mas agora em estado meditativo. Deixe as respostas virem la do fundo, que elas aflorem em sua mente, o que voce pensar pensou, apenas guie os seus pensamentos assim como se guia uma criança, encontre as respostas e ensine a si mesmo. Relaxe pois assim voce será capaz de alcançar o seu sub-conciente, os seus desejos e vontades mais intimos e assim será capaz de se compreender melhor, obterá um maior auto-conhecimento.

Esta é apenas a preparação pois a verdadeira guerra é no seu dia-a-dia: aplique as suas conclusoes, decisoes no seu dia-a-dia, lembre-se de suas metas e objetivos e aprimore suas técnicas gradualmente. Esteja sempre observando a si mesmo, aprendendo tudo o que voce puder: os seus mecanismos, impulsos, sentimentos, comportamentos. Estudo a si mesmo e como voce funciona, entao quando voce PARAR TUDO mais uma vez leve estes topicos para o debate, reflita, questione, esclareça a si mesmo e sempre aprenda.

Acredito que no comeco pode parecer complicado e dificil mas rapidinho voce ira se acostumar e dominar esta tecnica assim como se sentir melhor e melhorar a sua qualidade de vida.

Lembre-se sempre: VOCE NAO é o seu corpo, VOCE NAO é os seus pensamentos, VOCE É MUITO mais do que isto tudo. NINGUEM nem NADA pode te controlar, mandar em voce, o que quer que seja, É VOCE quem decide o que vai fazer, sentir e pensar. VOCE É o dono de sua vida, de suas energias e do seu corpo então É VOCE quem decide o seu futuro.

As unicas coisas que sao necessarias sao as nossas necessidades basicas sejam elas fisiologicas, mentais, emocionais ou psicologicas e sao apenas estas que devemos alimentar da melhor forma possivel para que possamos continuar sempre saudaveis. O resto serve apenas para tornar a nossa vida melhor, se nao for para o nosso bem entao jogue fora, simplesmente descarte as coisas que nao te serverm, que nao te fazem bem.

Pra que precisamos de vicios? Pra que queremos ansiedade? Pra que termos raiva? Porque guardamos em nosso intimo coisas que nao servem para nada a nao ser nos fazerem mal e atrair obsessores?

Ja o fato de existirem obsessores com voce com certeza existe, mas isto nao quer dizer que eles sao pessoas ruins, eles apenas sao ignorantes e se encontram na mesma situação em que voce esta atualmente e a unica coisa que eles querem a satisfazer as suas necessidades, eles sentem vontade de fumar tambem entao quando voce fuma e sente prazer eles tambem sentem atraves de voce. Quando voce sente ansiedade voce se afiniza com outras pessoas ansiosas e assim eles se aproximam de voce. Isto é algo natural assim como 2 gotas de agua que estao separadas: no momento que elas se tocam logo se forma um canal e elas se fundem.

As pessoas costumam por a culpa do que elas vivem em coisas que elas nao tem controle pois elas acreditam que nao tem controle sobre suas proprias vidas, mas isto é uma grande mentira que nos tem ensinado desde que nós nascemos. É muito mais comodo colocar a culpa em Deus, destino, vidas passadas do que ter que suportar o fardo de saber que tudo é o resultado de suas ações, escolhas, pensamentos, sentimentos e energias, afinal quem gosta de ser responsavel? De ver a verdade, de ter que trabalhar? Voce pode aceitar estas desculpas e continuar a merce do mundo e dos outros, ou entao pode se tornar dono de si mesmo e começar a trabalhar para evoluir, aprender, crescer.

Quantas pessoas na historia nao nasceram em familias pobres mas se tornaram herois. Quantos nao tinham nada na vida e mesmo assim se tornaram reis? Quantos nao foram marginalizados mas mesmo assim deram a volta por cima e mostraram que realmente eram? Nos temos tantos exmplos historicos que nos mostram que nada disso é verdade mas mesmo assim acreditamos nos ensinamentos errados da sociedade e sempre buscamos o caminho mais facil.

Como meu tio sempre disse: Nascer pobre é destino mas morrer pobre não, é falta de vontade em ser algo melhor.

Mas como eu disse antes É VOCE quem é o dono de sua vida, suas açoes. Voce nao tem obrigacoes com eles, apenas com a sua propria vida e evolucao entao so cabe a voce mudar. Existem grupos de apoio e eles costumam ser muito bons, quem sabe eles nao possam te ajudar e voce se sinta melhor? É sempre bom ter alguem para compartilhar experiencias e para se motivarem a continuar caminhando. Voce tambem pode me adicionar no MSN para conversar sempre que precisar.

PAZ LUZ e AMOR a TODOS

Link to comment
Share on other sites

Márcio Lima disse:

VI SEU RELATO E SEI QUE O VÍCIO É MESMO HORRÍVEL E MEXE COM O NOSSO PSICOLÓGICO, POIS JÁ FUI FUMANTE MUITO TEMPO E CONTINUO SENDO SÓ QUE AGORA FUMO CACHIMBO, VÊ SE PODE.

HAHAHAHAHAHAHA... Eu também fumo cachimbo... Mas somente sábado a noite. Sou programador e as vezes preciso parar os sábados a noite para adiantar serviços. rs... Mas quando estou livre, adoro assistir um filme fumando cachimbo. hahahahaha

Mas brincadeiras a parte.. rs.. Sorrio pra não chorar... Que fumo é uma mania feia é com certeza..

Parando pra pensar bem, vício é algo que não tem lado bom, ou pelo menos eu ainda nao consegui ver. Tive a segunda crise de bronquite há algumas semanas e o médico novamente alertou sobre o avanço para algo pior se não cortasse ou ao menos diminuisse o ritmo. Isso me dói, claro! Não só as dores no peito, mas também na consciência. Mas parece algum tipo de provação. Sempre que tento parar à força, acontece algo que me faz voltar. Ou algo relacionado à minha namorada, ou algo relacionado ao trabalho, ou até mesmo minha cabeça. Talvez tenha que aprender a controlar minha mente. Mas desistir nunca... :)

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Eu aconselho vc a descobrir a origem desses vícios, todos os vícios sempre tem uma raíz no passado, sempre existe uma razão inconsciente, eu não estou dizendo que é fácil descobrir isso, você tem que ter muita força de vontade e ter uma atitude muito introspectiva. Aconselho também , ao invés de procurar um psiquiatra, procurar um psicólogo, de preferência de uma abordagem psicodinâmica (psicanálise, psicologia analítica Junguiana por exemplo), eles com certeza te ajudarão a encontrar a raíz dessa "ansiedade", mas se fosse fácil, o próprio Freud não teria morrido por causa do fumo. Uma das coisas que aprendi em minha experiência é que quando descobrimos a razão de alguns comportamentos "viciados", eles deixam de ter poder sobre você, isso pode parecer simples, e até utópico, mas acredite, é verdade. Pois quando você descobre a causa, você entende o porque desse ato, o porque desse instinto "destrutivo" que você mesmo citou no seu relato, Freud o chamava de Thanatos (pulsão de morte). E então assim você poderá dar lugar a criação, ao novo, a pulsão de vida (Eros), anulando os efeitos nocivos de dependência dos vícios sobre você. Sei que na teoria tudo é muito bonito, mas não se deixe vencer pelos obstáculos, ouça esse outro grande Deus que habita dentro do seu ser, e lembre-se, vc nunca está sozinho, se existem obssessores, existem também os amparadores, fortaleça essa conexão com eles dentro de você, tenho certeza de que eles virão te ajudar.

Abraços e boa sorte em sua caminhada.

Link to comment
Share on other sites

Aeeee, td bão??

O primeira porre que eu tomei, foi durante uma viagem para Campos do Jordão, e com apenas 13 anos de idade, émole??? Bebi tanto wisky que quase entrei num coma alcoólico...

Depois disso, até hoje (tenho 30 anos) não posso nem sentir o cheiro de wisky que sinto náusea, parece que, depois dessa experiência "traumática", meu cérebro me protege contra a bebida...

No caso do cigarro, enganar o cérebro e forçar experiências traumáticas parece ser uma boa técnica, já vi funcionar com algumas pessoas:

(Isso exeige alguns sacrifícios)

Toda mnhã, logo após de acordar e em jejum, voce pega metade de um cigarro, amassa e mistura à um copo d´água e bebe....

Cara o gosto é horrivel e pode te fazer mal pra caramba.... Faça isso por pelo menos uma semana, assim você força uma experiência traumática e educando o cérebro.

A idéia é que, depois disso, toda vez que vc pensar em fumar e pegar num cigarro, inconscientemente seu organismo vai associar essa experiência e, provavelmente, vc sentirá muito nosjo do cigarro e poderá deixar o vício...

Com relação à unha, é só passar esmalte de pimenta que funciona muito bem...hehehehehehe (brinaceirda, heim???)

Falando sério, um bom lance é aprender a tocar um instrumento musical....

Isso mesmo, eu sugiro violão ou guitarra.... assim vc resolve dois problemas numa tacada só... Primeiro porque a música acalma e é uma ótima terapia para controlar a ANSIEDADE e a BAIXA AUTO-ESTIMA.

Segundo, se vc começar a tocar violão/guitarra, logo perceberá que sem unhas não dá para tocar e, quem sabe, não deixa de roê-la, né não???

Descurpa ae se falei muita bobagem, falou???

Aguardo um tópico seu ae dizendo que largou esses vícios...

Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...