splinter Posted September 13, 2011 Report Share Posted September 13, 2011 eu não li tudo, é muito grande, e peço desculpas antecipadamente caso esteje repetindo alguém.a onisciencia e o livre arbitrio não são contraditorios, o fato de Deus saber o que vc vai escolher não significa que não foi vc que escolheu. um exemplo bem tosco que eu consigo pensar agora seria tipo, se meu irmão for escolher entre bolo de chocolate ou de abacaxi, eu sei que ele escolherá o de abacaxi, mas é claro que eu não tive influencia na escolha dele, eu apenas sei pq o conheço. mesmo assim eu posso errar, pois existem outras variaveis, meu irmão pode no dia estar com vontade de comer chocolate, ou estar enjoado de abacaxi, mas se eu fosse onisciente eu conheceria todas as variaveis e portanto não erraria nunca.esse pensamento fica mais evidente se vc acreditar que tudo está interconectado, como muitas filosofias dizem.isso é apenas um pensamento sobre a relação entre livre arbitrio e onisciencia, não significa que eu acredite em um Deus onisciente, na verdade eu ainda estou em busca do que devo acreditar. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tati Posted September 13, 2011 Report Share Posted September 13, 2011 Oi GuilhermeBem, na minha visão o que chamamos de destino é uma forma mais de colocar como se a vida fosse 100% projetada, e isso na minha visão não existe, e como disse Gilbert muito bem, todos nós viemos com uma programação, que é diferente do destino.É programado antes de nosso reencarne as lições que podemos encontrar pelo caminho, para nós auto melhorarmos em determinados aspectos, daí entra o famoso livre arbitrio (que as vezes não é tão livre assim não, dependendo de nossas cabeçadas) o que iremos fazer quando vier determinada lição a nós, será de inteira responsabilidade nossa, se vamos ser alunos negligentes ou dedicados.Quando digo que o livre arbitrio não é tão livre assim digo no sentido que em determinado ponto, os amigos espirituais, ou mentores enfim, nós direciona, nós encaminha a um ponto X, para que não fujamos mais pela tangente, chega em um ponto que não podemos mais optar por isso ou por aquilo, os Mentores vem e colocam-nos para aprendizado onde necessitamos, não que o espírito perderá 100% do livre arbitrio dele, mas irá diminuir, pelo tanto de bobagem feitas ao longo das encarnações, também o que pode acontecer é do espírito ter sido colocado em um ponto X para aprendizado e já não tem mais total poder de seu livre arbitrio ele estacionar na evolução, até surgir dentro dele a alavanca propulsora que é vontade de se melhorar.“Já não é senhor do seu pensamento aquele cuja inteligência se ache turbada por uma causa qualquer e, desde então, já não tem liberdade. Essa aberração constitui muitas vezes uma correção para o Espírito que, porventura, tenha sido, noutra existência, fútil e orgulhoso, ou tenha feito mau uso de suas faculdades. Pode esse Espírito, em tal caso, renascer no corpo de um idiota, como o déspota no de um escravo e o mau rico, ou no de um mendigo. O Espírito, porém, sofre por efeito desse constrangimento, de que tem perfeita consciência"Fica fácil de compreender,que nossas ações contrárias ao Bem dentro de nós, efetuadas em vidas passadas nos trarão dor e sofrimento. A Espiritualidade Maior é muito clara nas situações práticas citadas. Entendemos que somos corrigidos exatamente na manifestação em que erramos, pois o mestre Jesus disse: “Aquele que fere pela espada, por ela perecerá” Mateus, XXVI: 52.Não podemos esquecer, jamais, que nossa liberdade se fortalece quando usamos dela para agir no bem. Ajudar os necessitados, pensar no bem, manter o equilíbrio, tudo isso significa fortalecer nossa liberdade, e aproximar a Espiritualidade Amiga de nossas vidas. Paulo de Tarso, no 4º. Capítulo de sua epístola aos Filipenses (versículo 13) confirma isso ao nos relatar: “TUDO POSSO, NAQUELE QUE ME FORTALECE”.Sobre Emmanuel saber que Chico desencarnaria no dia do Brasil estar em Festa, pode ser que, por ele ser o Mentor espiritual do Chico, ele conseguisse presentir uma alegria na egregora do Brasil no dia do desencarne do seu Tutelado, mas não vemos nada documentado que ele afirmou ser a vitoria do Brasil na final da copa, apenas citou sobre a energia de alegria em nosso país.Fica minha opinião (pequena e limitada)Abraço Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts